Ultima atualização: 13 de agosto de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

18Horas investidas

5Estudos avaliados

71Comentários coletados

Olá! Bem-vindo ao Reviewbox. Você gosta de enigmas? Você quer exercitar sua mente resolvendo um enquanto se diverte? Bem, com um cubo de Rubik você pode fazer as duas atividades em qualquer lugar e a qualquer hora, já que estes quebra-cabeças testam tanto suas habilidades mentais quanto sua coordenação de mãos.

É difícil encontrar alguém que não saiba como jogar com este interessante cubo, ou pior, que nunca viu um, isso porque o cubo de Rubik é conhecido como o brinquedo de maior sucesso na história, por esta razão há tantas versões e marcas vendidas no mercado e neste guia de compras nós o ajudaremos a comprar o melhor.

Para trazer-lhe este guia de compras no Reviewbox analisamos tanto as características mais preferidas neste tipo de produtos, como também os melhores hábitos de compra, desta forma informamos sobre quais detalhes procurar em seus produtos, quanto você deve pagar por eles e onde você pode encontrá-los mais facilmente.




O mais importante

  • Um cubo de Rubik é um brinquedo ou quebra-cabeça cuja versão original consiste em um cubo, e cada uma de suas 6 faces tem uma cor diferente representada por nove adesivos colocados em peças em movimento. O objetivo do jogo é bagunçar as peças e depois devolvê-las aos seus locais originais.
  • Embora o cubo Rubik original ainda seja comercializado, há um grande número de marcas vendendo variações do modelo original, sendo o clássico cubo de 6 lados com 9 adesivos por lado conhecido como "3x3" o mais amplamente comercializado. Eles podem variar em mecanismos de fiação, cores, número de lados e muito mais.
  • O mais importante ao comprar este brinquedo é que você se sinta confortável com ele, escolha um tamanho que caiba em suas mãos, que você se sinta confortável com seu mecanismo de girar e que ele lhe agrada visualmente. É importante que você compre um cubo resistente, pois você estará colocando sua integridade à prova a cada giro que fizer.

Cubos de Rubik: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre cubo de Rubik

Para ajudá-lo a aprender um pouco mais sobre este brinquedo, nós lhe contaremos um pouco sobre ele para transmitir alguma cultura geral e fatos curiosos, você também encontrará as diferentes variações que você encontrará, bem como em quais lojas de brinquedos e páginas você pode encontrar os melhores modelos, bem como os preços que eles podem ter.

O cubo de Rubik é uma boa maneira de exercitar sua mente enquanto se diverte (Foto: meisjedevos / pixabay.com)

O que é um cubo de Rubik e quais são suas vantagens?

O cubo de Rubik é um quebra-cabeça criado em 1974 por Erno Rubik, um escultor húngaro que originalmente criou este brinquedo para ensinar seus alunos sobre figuras tridimensionais.

Ele não percebeu que havia criado um quebra-cabeça até que tentou devolver as peças aos seus lugares originais. Erno patenteou e comercializou este brinquedo como o "cubo mágico" em 1980, tornando-se um dos ícones dos anos 80 onde atingiu seu auge de popularidade. Ainda hoje o cubo de Rubik é o quebra-cabeça tridimensional mais vendido e quando sua patente expirou em 2000, muitas marcas comercializaram sua própria versão.

Em sua versão original, também chamada de "cubo 3x3", cada um de seus 6 lados é composto de uma cor diferente: azul, amarelo, verde, vermelho, laranja e branco. Em cada lado há 9 adesivos localizados em peças móveis, e o objetivo do quebra-cabeça é deslocar as peças e realocá-las para seu respectivo lado e cor.

Vantagens
  • Muitas variações e modelos
  • Portáteis
  • Alguns modelos são personalizáveis
  • Exercícios de funções psicomotoras
  • Divertidos
  • Fáceis de aprender
Desvantagens
  • Não adequado para crianças pequenas
  • Pode ser frustrante
  • Modelos mais baratos podem ser facilmente danificados

Cubos com autocolantes e cores sólidas - o que deve ser cuidado?

Você tem que aceitar o fato de que os cubos de Rubik são muito bonitos de se ver e talvez seja porque foram criados por um escultor, de qualquer forma estes cubos vêm em diferentes apresentações estéticas diferenciadas pela forma como apresentam as cores, os mais comuns são aqueles com adesivos e aqueles com cores sólidas.

Cubos com adesivos. Nesses cubos, cada peça móvel tem um decalque no topo representando uma cor, padrão ou parte de um desenho. Sua vantagem é seu alto nível de personalização, pois você pode substituir os decalques por outros diferentes, sua desvantagem é que com o tempo e usar os decalques perdem a cor ou descascam.

Cubos de cor sólida. Estes são cubos cujas peças são apresentadas em plástico de cor sólida. Elas têm a vantagem de resistir a riscos, descoloração e perda total da cor devido ao uso, mas são muito menos personalizáveis do que os decalques. Alguns os preferem porque eles não têm intervalos entre as decalques.

Decalques Cor sólida
Forma de apresentação Decalques colados nos quadrados Plásticos coloridos
Durabilidade Baixa, os decalques podem cair Alta, as cores resistem a arranhões e não descascam
Personalização Fácil, decalques podem ser trocados Difícil, o plástico deve ser pintado

Critérios de compra

Como você já deve saber, há muita variedade nos cubos de Rubik, como o número de lados, seus mecanismos de fiação e muitas outras coisas. Não importa se você está comprando o seu cubo de Rubik por diversão ou se você vai usá-lo para bater recordes e competir com outros, nós lhe mostraremos os fatores que você deve considerar ao comprar um cubo de Rubik.

Dificuldade

A dificuldade de um cubo depende do número de peças móveis em um cubo. Com cada peça móvel adicional, tanto o número de combinações possíveis quanto o número de movimentos necessários para resolvê-las aumenta. É uma das primeiras coisas a levar em conta antes de sair para comprar um cubo de Rubik.

  • Nível fácil: A dificuldade mais fácil é o 2x2 devido à sua simplicidade e rapidez de solução, por isso é recomendado para aqueles que procuram desafios simples, presentes para os pais que precisam de um pouco de distração no escritório, bem como para os membros mais jovens da família. Eles são geralmente cubos pequenos, portanto são muito portáteis.
  • Nível padrão a intermediário: O nível de dificuldade mais comercializado é o nível padrão, também conhecido como o cubo de Rubik 3x3. É o cubo que você normalmente vê nas lojas de brinquedos, então você não terá dificuldade em encontrá-lo. O nível intermediário é composto pelos cubos 4x4 e 5x5 e também são normalmente modelos bastante comercializados.
  • Nível difícil: Os níveis de dificuldade mais difíceis são compostos por modelos que podem ser considerados exagerados, variando de 6x6 a 11x11. Embora existam modelos muito maiores e mais complicados, mesmo excedendo 17x17. Estes são destinados a amadores e colecionadores de cubos dedicados.

Velocidade de giro

A velocidade de giro de um cubo de Rubik refere-se tanto à velocidade em que o cubo gira quanto à sensação que ele dá quando gira. Se você não vai resolver cubos para bater recordes você pode escolher aquele que você quer de acordo com a sensação que você gosta, se você vai resolver cubos competitivamente você deve prestar um pouco mais de atenção.

Smooth: Estes são os cubos do Rubik que giram mais lentamente, eles são chamados de smooth porque são muito fáceis de girar e dão uma sensação agradável ao fazer isso, então eles são a melhor opção para aqueles que só querem resolver seu quebra-cabeça durante seu tempo livre, ou aqueles que não estão interessados em usá-los competitivamente.

Fast: Os cubos rápidos são recomendados para aqueles que estão procurando uma boa velocidade para reduzir o tempo durante competições e desafios. Estes cubos giram com o mínimo de esforço, mas requerem precisão e mãos ágeis, portanto podem não ser a melhor escolha para os novos cubos da Rubik.

Tamanho e peso

Os tamanhos dos cubos da Rubik são geralmente padronizados, portanto você encontrará tamanhos uniformes independentemente da marca. Mesmo assim, existem empresas que lançam diferentes modelos que podem ser usados para tornar os cubos mais confortáveis para as crianças, no caso dos pequenos, ou mais extravagantes no caso dos grandes.

O peso de um cubo está normalmente ligado tanto ao seu acabamento estético quanto ao seu tamanho. Embora o peso não seja algo óbvio a olho nu, ele ainda é um fator quando se trata de manuseio, pois algumas pessoas podem se sentir mais confortáveis usando um cubo pesado para melhor aderência ou um leve para movimentos rápidos.

(Foto: Pexels / Pixabay.com)

Características adicionais

  • Acabamento estético: Como explicado acima, os acabamentos mais comuns são decalques e peças plásticas de cor sólida, mas existem outros acabamentos que cobrem as faces dos cubos, tais como tons de cinza, espelhos ou acabamentos fotográficos. Estes não afetam sua velocidade, mas afetam sua estética e durabilidade.
  • Formas alternativas: Existem formas alternativas do cubo de Rubik que se desviam da forma clássica e adotam figuras muito extravagantes, tais como pirâmides, retângulos e há até mesmo uma forma de dodecaedro conhecida como "O Megaminx". Estas são formas muito diferentes do cubo original do Rubik e adicionam um nível extra de dificuldade.
  • Tensão ajustável: Um cubo ajustável à tensão é um cubo que você pode mudar a tensão para facilitar a manobra, ou para servir seus mecanismos de fiação. Esteja ciente de que uma tensão muito solta pode resultar em danos ao seu cubo, tais como cantos dobrados ou peças soltas.
  • Corte de cantos: Esta é uma técnica que permite ao jogador virar um lado do cubo sem a necessidade de que as outras peças estejam totalmente alinhadas, o que ajuda a reduzir o tempo necessário para resolvê-lo. Esta técnica pode destruir alguns cubos, então é bom saber se o cubo que você quer pode manuseá-lo.

(Fonte da imagem em destaque: Alvaro Reyes / unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas