Cachorro molhado dentro de banheira
Ultima atualização: 6 de maio de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

33Horas investidas

6Estudos avaliados

70Comentários coletados

Trabalhar com animais é o sonho de muita gente. E embora seja mesmo um trabalho que envolva muito afeto, é preciso bastante conhecimento técnico para lidar com os bichanos. O curso banho e tosa é uma das especialidades da área.

Está a fim de se especializar nesse mercado pet e cuidar do bem-estar estético dos animais em clínicas veterinárias e pet shops? Nesse guia você vai aprender as informações mais importantes para escolher o curso ideal.




Primeiro, o mais importante

  • O mercado pet no Brasil movimenta cerca de 30 bilhões por ano. O país é o segundo maior mercado de produtos pet no mundo.
  • A pessoa que dá banho e faz a tosa é responsável pelo bem-estar, higiene e estética do animal. Um bom banho e tosa inclui limpeza dos ouvidos e corte das unhas.
  • Alguns equipamentos podem facilitar a vida do tosador, vamos falar mais sobre eles nesse guia.

Melhores cursos banho e tosa: nossas recomendações

Quer engrenar no mercado pet fazendo a higiene dos animais de estimação. Um bom curso banho e tosa online pode te colocar no mercado de trabalho. Selecionamos algumas opções:

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre curso banho e tosa

Tudo que um dono de pet quer é seu animal limpo, cheiroso e lindo. Melhor ainda se quem cuida do seu animal é amoroso e capricha nos detalhes. Para muitos humanos, os animais de estimação são membros da família, e por isso humanizar o trato com os bichinhos é fundamental.

No curso banho e tosa você aprende os detalhes para deixar o animal perfeitamente higienizado para ir para casa. Siga lendo para aprender mais!

Imagem de casal com seu cachorro na beira do rio

Os animais de estimação são considerados membros da família. (Fonte: Chewy/ Unsplash.com)

O que a pessoa aprende em um curso banho e tosa?

Um bom curso de banho e tosa vai muito além de ensinar a banhar e tosar os animais. O ensinamento básico é abordar todos os conceitos de um banho, considerando até mesmo aspectos que envolvem a saúde do animal nesse processo.

Um bom curso de banho e tosa vai muito além de ensinar a banhar e tosar os animais.

Outro critério fundamental é a secagem. Embora pareça simples, os cursos ensinam como deixar o pelo do animal macio nessa etapa. A respeito da tosa, os cursos ensinam como fazer da maneira correta sem machucar ou causar alergias nos bichinhos, tanto na higiênica quanto na tosa completa.

Porém, muitos cursos oferecem informações complementares, como equipamentos necessários, custos que envolvem a montagem de um banho e tosa e dicas para prevenir acidentes no trabalho.

Qual a diferença entre o curso banho e tosa e a especialização para tosadores?

Enquanto o curso de banho e tosa vai ensinar os conceitos básicos que servem para todas as raças, um curso de especialização para tosadores vai abordar técnicas mais específicas. E aí depende da proposta da especialização.

Você pode aprender a fazer finalizações como o rosto redondo, tosa asiática ou penteados. Existem cursos que focam em raças bem específicas e outros que ensinam a trabalhar com um tipo de pelagem. Então, a especialização vai trazer aprimoramento de técnicas.

Spitz alemão deitado

O spitz alemão é uma raça de pelagem fluffy que exige cuidados especiais. (Fonte: Cristina Anne Costello/ Unsplash.com)

Quem está começando nesse mercado deve iniciar pelo curso de banho e tosa padrão. Já se você deseja elevar seus conhecimentos e se diferenciar na carreira, pode buscar uma especialização de acordo com a demanda do seu local de trabalho.

Quais equipamentos eu preciso para trabalhar com banho e tosa?

Os equipamentos certos facilitam o dia a dia do tosador e impactam no resultado dos trabalhos. Então, se cercar de bons materiais é fundamental para montar um banho e tosa profissional. Confira os principais equipamentos para começar:

  1. Mesa: A mesa serve como suporta para secar os animais e fazer a tosa. Ela deixa o bichinho em uma altura confortável para que os humanos possam trabalhar. Além disso, os animais tendem a ficar mais paradinhos sobre a mesa.
  2. Soprador: Esse é um equipamento usado para fazer a secagem inicial do animal. Ele remove o excesso de água do pelo, preparando o bichinho para a próxima etapa, a da secagem.
  3. Secador: Com a pelagem pré seca, o secador faz o processo de finalização. Eles são maiores que um secador comum. Invista em um bom modelo com regulagem no suporte para facilitar o dia a dia.
  4. Máquina de tosa: A máquina e os acessórios, como as lâminas, são responsáveis por deixar o animal pronto, portanto, compre uma marca de qualidade, bons materiais, que seja durável e faça um ótimo acabamento.
  5. Acessórios: Você também vai precisar dos produtos de higiene, como shampoo e condicionar, e também os apetrechos de decoração, como lacinho, bandanas e gravatinhas.
  6. Canil: É preciso pensar onde você vai deixar os bichinhos. Existem canis individuais ou aqueles com gaiolas sobrepostas. A escolha vai depender do espaço que você tem no seu pet shop.

Existe uma legislação que determina que mesmo os pet shops precisam de um médico veterinário responsável para garantir um ambiente adequado para os animais. Confira a resolução n° 1069/2014 do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Quais são as principais atribuições de um tosador?

Cuidar da higiene do animal é o mínimo esperado de um tosador. Entre seus afazeres, o profissional precisa:

  • Dar banho;
  • Aparar os pelos ou tosar;
  • Limpar os ouvidos;
  • Cortar a unha;
  • Escovar os dentes;
  • E embelezar o pet.

Fazendo cada etapa bem feita e com produtos de qualidade, o resultado final deixará o dono do animalzinho muito feliz. Em todos os processos o tosador deve tratar o animal com carinho, respeitando as limitações e causando o mínimo de estresse possível para o bichinho.

Critérios de escolha: como comparar os cursos banho e tosa

Está convencido que quer entrar nesse ramo do mercado pet? Antes de se matricular, queremos trazer mais alguns critérios para você considerar, podendo assim fazer uma escolha segura:

Cronograma

A variedade de conteúdo dos cursos de banho e tosa é bem grande. Enquanto alguns focam em ensinar o básico, outros abordam de forma aprofundada questões que englobam até a saúde do animal nesse processo.

Tente acessar a grade e conferir os módulos, assim você saberá exatamente o que esperar.

Bônus

O bônus pode ser um diferencial de desempate caso a grade seja parecida. Algumas oferecem até medidas de segurança para lidar com animais de grande porte e prevenir acidentes, como mordidas.

Formato de aulas e suporte

A maioria dos cursos de banho e tosa são com videoaulas gravadas. Elas podem ser liberadas aos poucos ou já estarem disponíveis na plataforma hospedada. Essa disponibilização das aulas muda o tempo de conclusão do curso.

Quando as aulas não são ao vivo, é importante checar se o curso oferece algum suporte e de que forma você pode se comunicar com a equipe.

Imagem de um celular com apps na tela

O canal de suporte também é um critério interessante de escolha. (Fonte: Adem AY/ Unsplash.com)

Avaliação

O que as pessoas que já fizeram o curso dizem sobre o conteúdo, o professor e as aulas? Esse é um bom parâmetro para entender a qualidade do curso.

Priorize cursos que possuam avaliação superior a 4 estrelas. Leia o depoimento dessas pessoas, tanto os que gostaram quanto aqueles que deram uma avaliação negativa.

Resumo

Um curso banho e tosa é a opção certa para iniciar qualquer pessoa nesse ramo do mercado pet. Existem cursos para iniciantes, mas também é possível fazer especializações para raças e pelagens específicas.

Alguns materiais são essenciais, como mesa, soprador, secador, máquina de tosa e produtos de higiene. Esse guia tinha como objetivo trazer as informações fundamentais para você que pensa em entrar nesse nicho.

(Fonte da imagem destacada: benjamin lehman/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas