
Como escolhemos
Trabalhar com animais é o sonho de muita gente. E embora seja mesmo um trabalho que envolva muito afeto, é preciso bastante conhecimento técnico para lidar com os bichanos. O curso banho e tosa é uma das especialidades da área.
Está a fim de se especializar nesse mercado pet e cuidar do bem-estar estético dos animais em clínicas veterinárias e pet shops? Nesse guia você vai aprender as informações mais importantes para escolher o curso ideal.
Índice
Primeiro, o mais importante
- O mercado pet no Brasil movimenta cerca de 30 bilhões por ano. O país é o segundo maior mercado de produtos pet no mundo.
- A pessoa que dá banho e faz a tosa é responsável pelo bem-estar, higiene e estética do animal. Um bom banho e tosa inclui limpeza dos ouvidos e corte das unhas.
- Alguns equipamentos podem facilitar a vida do tosador, vamos falar mais sobre eles nesse guia.
Melhores cursos banho e tosa: nossas recomendações
Quer engrenar no mercado pet fazendo a higiene dos animais de estimação. Um bom curso banho e tosa online pode te colocar no mercado de trabalho. Selecionamos algumas opções:
Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre curso banho e tosa
No curso banho e tosa você aprende os detalhes para deixar o animal perfeitamente higienizado para ir para casa. Siga lendo para aprender mais!
O que a pessoa aprende em um curso banho e tosa?
Outro critério fundamental é a secagem. Embora pareça simples, os cursos ensinam como deixar o pelo do animal macio nessa etapa. A respeito da tosa, os cursos ensinam como fazer da maneira correta sem machucar ou causar alergias nos bichinhos, tanto na higiênica quanto na tosa completa.
Porém, muitos cursos oferecem informações complementares, como equipamentos necessários, custos que envolvem a montagem de um banho e tosa e dicas para prevenir acidentes no trabalho.
Qual a diferença entre o curso banho e tosa e a especialização para tosadores?
Você pode aprender a fazer finalizações como o rosto redondo, tosa asiática ou penteados. Existem cursos que focam em raças bem específicas e outros que ensinam a trabalhar com um tipo de pelagem. Então, a especialização vai trazer aprimoramento de técnicas.
Quem está começando nesse mercado deve iniciar pelo curso de banho e tosa padrão. Já se você deseja elevar seus conhecimentos e se diferenciar na carreira, pode buscar uma especialização de acordo com a demanda do seu local de trabalho.
Quais equipamentos eu preciso para trabalhar com banho e tosa?
- Mesa: A mesa serve como suporta para secar os animais e fazer a tosa. Ela deixa o bichinho em uma altura confortável para que os humanos possam trabalhar. Além disso, os animais tendem a ficar mais paradinhos sobre a mesa.
- Soprador: Esse é um equipamento usado para fazer a secagem inicial do animal. Ele remove o excesso de água do pelo, preparando o bichinho para a próxima etapa, a da secagem.
- Secador: Com a pelagem pré seca, o secador faz o processo de finalização. Eles são maiores que um secador comum. Invista em um bom modelo com regulagem no suporte para facilitar o dia a dia.
- Máquina de tosa: A máquina e os acessórios, como as lâminas, são responsáveis por deixar o animal pronto, portanto, compre uma marca de qualidade, bons materiais, que seja durável e faça um ótimo acabamento.
- Acessórios: Você também vai precisar dos produtos de higiene, como shampoo e condicionar, e também os apetrechos de decoração, como lacinho, bandanas e gravatinhas.
- Canil: É preciso pensar onde você vai deixar os bichinhos. Existem canis individuais ou aqueles com gaiolas sobrepostas. A escolha vai depender do espaço que você tem no seu pet shop.
Quais são as principais atribuições de um tosador?
- Dar banho;
- Aparar os pelos ou tosar;
- Limpar os ouvidos;
- Cortar a unha;
- Escovar os dentes;
- E embelezar o pet.
Fazendo cada etapa bem feita e com produtos de qualidade, o resultado final deixará o dono do animalzinho muito feliz. Em todos os processos o tosador deve tratar o animal com carinho, respeitando as limitações e causando o mínimo de estresse possível para o bichinho.
Critérios de escolha: como comparar os cursos banho e tosa
Está convencido que quer entrar nesse ramo do mercado pet? Antes de se matricular, queremos trazer mais alguns critérios para você considerar, podendo assim fazer uma escolha segura:
Cronograma
A variedade de conteúdo dos cursos de banho e tosa é bem grande. Enquanto alguns focam em ensinar o básico, outros abordam de forma aprofundada questões que englobam até a saúde do animal nesse processo.
Tente acessar a grade e conferir os módulos, assim você saberá exatamente o que esperar.
Bônus
O bônus pode ser um diferencial de desempate caso a grade seja parecida. Algumas oferecem até medidas de segurança para lidar com animais de grande porte e prevenir acidentes, como mordidas.
Formato de aulas e suporte
A maioria dos cursos de banho e tosa são com videoaulas gravadas. Elas podem ser liberadas aos poucos ou já estarem disponíveis na plataforma hospedada. Essa disponibilização das aulas muda o tempo de conclusão do curso.
Quando as aulas não são ao vivo, é importante checar se o curso oferece algum suporte e de que forma você pode se comunicar com a equipe.
Avaliação
O que as pessoas que já fizeram o curso dizem sobre o conteúdo, o professor e as aulas? Esse é um bom parâmetro para entender a qualidade do curso.
Priorize cursos que possuam avaliação superior a 4 estrelas. Leia o depoimento dessas pessoas, tanto os que gostaram quanto aqueles que deram uma avaliação negativa.
Resumo
Um curso banho e tosa é a opção certa para iniciar qualquer pessoa nesse ramo do mercado pet. Existem cursos para iniciantes, mas também é possível fazer especializações para raças e pelagens específicas.
Alguns materiais são essenciais, como mesa, soprador, secador, máquina de tosa e produtos de higiene. Esse guia tinha como objetivo trazer as informações fundamentais para você que pensa em entrar nesse nicho.
(Fonte da imagem destacada: benjamin lehman/ Unsplash.com)