Reichstag, o Parlamento Alemão.
Ultima atualização: 19 de maio de 2021

Vamos direto ao assunto: Se você veio em busca do melhor curso de alemão saiba que para isso é preciso colocar na balança o que você quer e o que há no mercado. Mas não se preocupe, nosso artigo de hoje tem o intuito de ajudar você nesse processo.

Em meio a tantas opções, você vai descobrir a diferença do curso online e presencial, quais são as temáticas ensinadas e os conteúdos programáticos de cada nível, além da duração e dos pré-requisitos para fazer um curso de alemão.




Primeiro, o mais importante

  • Aprender alemão não é tão difícil quanto dizem. Mas o ideal é contar com a ajuda de uma metodologia de ensino.
  • Existem diversos formatos com aulas presenciais, online ao vivo ou gravadas e em pdf.
  • Para o investimento valer a pena, é preciso considerar o tempo de duração, o conteúdo e a forma de comunicação entre aluno e professor.

Melhores cursos de alemão: nossas recomendações

Para poupar o seu tempo, nós fomos atrás dos melhores cursos de alemão disponíveis no mercado. Confira:

Guia de Escolha: tudo sobre o curso de alemão

Sabemos como é difícil investir em um curso sem ter a certeza de que ele vai trazer resultados. Por isso, nós criamos um Guia de Compra. A seguir, você vai tirar todas as suas dúvidas.

Mulher sentada com notebook no colo.

Um curso de alemão é ideal para quem deseja aprender o idioma. (Fonte: StartupStockPhotos/ Pixabay)

Qual a relevância da língua alemã no mundo e no Brasil?

O alemão é uma das línguas mais importantes do mundo. Tanto que, além de ser o idioma da Alemanha, é a língua oficial de centros econômicos e financeiros como Áustria, Liechtenstein, Luxemburgo e Suíça.

Sem contar que esses países também estão entre os que mais lançam livros em alemão. E, nesse quesito, o idioma também tem destaque mundial. Afinal, foi nessa língua que foram lançados clássicos como:

  • "Fausto", de Goethe;
  • "A Montanha Mágica", de Thomas Mann;
  • "O lobo da estepe", de Hermann Hesse;
  • "O Leitor", de Bernhard Schlink;
  • "A história sem fim", de Michael Ende;
  • "Contos de Grimm", que inclui histórias como "Rapunzel", "Chapeuzinho Vermelho" e "Branca de Neve".

Além disso, a Alemanha abre portas para muitas oportunidades de intercâmbio e de trabalho, o que demanda o domínio da língua. Dentro do Brasil, a importância do alemão se dá, principalmente, por conta do mercado de multinacionais alemãs.

É possível aprender alemão sozinho?

Qualquer pessoa pode aprender uma nova língua sozinho. Mas nem sempre é fácil. O alemão, por exemplo, ainda que seja considerado um idioma mais difícil de aprender, pode ser mais fácil para quem já domina o inglês.

Tanto o alemão quanto o inglês têm a mesma origem etimológica. Por isso, existem muitos cognatos.

Rapaz usando tablet.

Estudar sozinho como complemento do curso é fundamental. (Fonte: xx/ Pixabay)

Por outro lado, quando você considera fazer um curso de alemão, as chances de aprender mais e melhor são maiores.

É no curso que você encontra uma metodologia que vai lhe ajudar a absorver esse novo conhecimento, além de um professor que vai motivar, corrigir e avaliar a sua evolução.

Como otimizar o aprendizado nas aulas de alemão?

Primeiro é importante escolher uma escola e um professor cuja dinâmica de ensino seja eficiente e criativa.

Dependendo do formato do curso e da metodologia de ensino, o aprendizado por ser facilitado e muito. Por isso, uma boa aula é aquela que utiliza recursos interativos para promover o aprendizado como filmes, livros e músicas.

Mãe segurando cartão escrito a palavra “Danke”.

Vale apostar em ferramentas de aprendizado que ajudem a fixar o conteúdo. (Fonte: athree23/ Pixabay)

Além disso, é importante aliar o que você vai aprender no curso com a prática. A melhor forma para fazer isso é manter contato com um nativo no idioma.

Para conversar e trocar mensagens em alemão, você pode procurar grupos de nativos que moram no Brasil, por exemplo.

Qual a vantagem de fazer um curso de alemão online?

Um curso presencial pode ser a preferência de muitos alunos. Porém, com exceção das grandes capitais, não é tão simples encontrar escolas de idiomas que ofereçam esse curso de forma presencial.

Além disso, as aulas presenciais demandam mais tempo para o deslocamento e restringem a sua liberdade na hora de estudar.

O contrário do que ocorre com o curso de alemão online. Nas aulas pela internet você decide quando e onde assistir o conteúdo, seja pelo celular, tablet ou notebook. Além disso, o curso online costuma ser mais barato do que o presencial.

Quais os formatos do curso de alemão online?

Quando o aluno opta pelo curso de alemão online é preciso ter em mente que existem diversos formatos de aulas. Você vai encontrar cursos com as aulas que são gravadas, ao vivo ou em formato de PDF.

As aulas ao vivo são interessantes, mas se assemelham às presenciais. Ou seja, você é obrigado a assisti-las no horário determinado. No caso do PDF, ocorre uma limitação maior ainda, já que não há o auxílio imediato do professor.

Entre todos os formatos, o mais versátil é, de fato, o curso online com aulas gravadas. Com ele, você acessa os vídeos quando for melhor para você e pode reprisar sempre que precisar tirar dúvidas.

Você sabia que aprender um novo idioma é benéfico para a saúde do seu cérebro?

Ao treinar e exercitar o cérebro você acaba fortalecendo a memória.

Qual o conteúdo do curso de alemão?

O conteúdo programático de qualquer curso de idioma vai variar de acordo com o nível e a temática. Por exemplo, em um curso de alemão para iniciantes, o aluno não vai aprender gramática e interpretação de texto.

Por outro lado, se a ideia é estudar esses dois assuntos, a melhor alternativa é fazer um curso de alemão preparatório para exames.

Além disso, existem também os cursos pontuais como o que ensina apenas conversação empresarial ou o que é voltado para viagem de turismo. A seguir, você conhece alguns dos temas e assuntos que podem ser encontrados nos cursos de alemão:

O que você vai aprender
Curso para iniciante Alfabeto, pronúncia, formação de palavras e frases
Curso de nível intermediário Pronúncia e audição e escrita
Curso de alemão avançado Gramática, interpretação de texto, comunicação formal e coloquial
Curso de conversação Focado apenas no alemão falado, incluindo gírias e termos coloquiais ou empresariais
Curso preparatórios Para exames

Critérios de Escolha: Como avaliar os cursos de alemão

Antes de realizar a sua matrícula também é importante que você leve em conta outros fatores que diferem bastante de um curso para outro. São eles:

Tempo de duração

Um curso de alemão vai ter carga horária de acordo com o nível e o objetivo. O curso de alemão completo, por exemplo, pode durar até sete anos. Mas se o que você procura é apenas falar fluentemente o alemão, o curso pode durar dois anos.

Já quando tratamos de cursos online de alemão você vai encontrar opções que duram algumas horas, dias ou semanas.

Teste de nivelamento

Se você já tem alguma noção ou já estudou alemão, é muito provável que, dependendo do curso online que você queira fazer, a escola ou o professor lhe peça para fazer um teste de nivelamento.

E isso é muito bom porque vai ajudar a identificar o melhor nível para você. No entanto, a maioria dos cursos de alemão mais rápidos não precisam desse tipo de teste, já que são voltados para todo tipo de público-alvo.

Professores nativos e brasileiros

Ter aula com um professor nativo tem prós e contras. Ainda que de modo geral a maioria das pessoas prefira ter aulas com um professor alemão, a verdade é que, se você é iniciante talvez um professor brasileiro, com vasta experiência no ensino da língua, pode ser mais produtivo.

Isso porque, em um primeiro momento, o sotaque e a dificuldade de comunicação poderiam até atrapalhar.

De todo modo, é preciso desmistificar a ideia de que um professor brasieliro não é tão qualificado para ensinar a língua quanto um nativo. Na dúvida, pesquise a reputação do professor.

Recursos extras

Quando você opta por fazer um curso de alemão online é fundamental que alguns outros critérios estejam disponíveis para você. Por exemplo:

  • Canal de comunicação com o professor para tirar dúvidas;
  • Plataforma para interação com outros alunos;
  • Acesso a longo prazo do material de estudo;
  • Certificado de conclusão de curso.

Resumo

Estudar alemão pode ser importante para ingressar em uma escola na Alemanha, aumentar suas chances de trabalho ou até mesmo fortalecer a memória e se comunicar bem durante uma viagem. Mas, para isso, o ideal é fazer um bom curso de alemão.

O melhor de todos terá a carga horária, o nível e o conteúdo ideais para o seu objetivo. Por isso, pesquise bem e não deixe de avaliar o método de ensino e a qualificação do professor antes de se matricular no curso.

(Fonte da imagem destacada: karlherl/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas