mulher jovem fazendo automaquiagem
Ultima atualização: 11 de maio de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

17Horas investidas

6Estudos avaliados

68Comentários coletados

Imagina sair de casa com a pele impecável, disfarçando qualquer defeitinho que você não quer deixar à mostra, mesmo depois de uma noite mal dormida! Com um bom curso de automaquiagem, isso é possível. E é por essa razão que tantas pessoas têm procurado por esse conhecimento.

No entanto, nem todo curso é capaz de ensinar a fazer, sozinha, a maquiagem perfeita. Então, preparamos este artigo para mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de curso e, assim, fazer a melhor escolha!




Primeiro, o mais importante

  • Com um curso de automaquiagem, qualquer pessoa se torna capaz de aplicar técnicas profissionais nas próprias produções.
  • Uma das vantagens do curso de automaquiagem on-line é que as aulas podem ser assistidas várias vezes, em qualquer lugar.
  • Normalmente, é possível fazer o curso de automaquiagem utilizando os produtos de beleza que você já tem em casa.

Melhores cursos de automaquiagem: nossas recomendações

Cada pessoa tem um tipo de pele, uma preferência por estilos de make. Por isso, é preciso ter atenção na hora de escolher o melhor curso de automaquiagem. Para dar uma ajudinha, selecionamos os mais bem avaliados da Internet.

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre o curso de automaquiagem

Mesmo quem não tem nenhum conhecimento em preparação de pele e técnicas de maquiagem pode se sair bem em um curso de automaquiagem. Porém, para escolher o melhor, é preciso ter algumas informações essenciais sobre essa formação. É o que você vai conferir agora!

mulher jovem aplicando técnicas do curso de automaquiagem

Com um curso de automaquiagem, qualquer pessoa se torna capaz de aplicar técnicas profissionais nas próprias produções. (Fonte: Siarhei Lenets/ 123rf.com)

O que é um curso de automaquiagem?

O curso de automaquiagem é uma ferramenta para as pessoas que desejam aprender as técnicas de preparação da pele para cuidar das próprias produções, seja no dia a dia ou em ocasiões especiais.

A ideia é que quem passe pelo curso seja capaz de se maquiar de forma autônoma, sem a ajuda de um profissional e, além disso, conheça sobre os cuidados básicos com a pele, para mantê-la sempre saudável mesmo com o uso diário de maquiagem.

O que é ensinado em um curso de automaquiagem?

O que você vai aprender em um curso de automaquiagem depende do produto escolhido. A maioria dos cursos, trazem dicas básicas para a preparação da pele e produção de make do dia a dia, para o trabalho, por exemplo.

Há cursos com técnicas básicas ou avançadas.

Aqueles que são direcionados para eventos e ocasiões especiais, por exemplo, trazem técnicas mais aprimoradas. No entanto, de maneira geral, o curso se baseia em dar aos alunos a capacidade de fazer a própria maquiagem.

Em um bom curso de automaquiagem, você vai aprender:

  1. Identificar o tipo de pele e o formato do seu rosto;
  2. Aplicar corretamente cada produto;
  3. Limpar a pele antes e depois da make;
  4. Preparar a pele;
  5. Corrigir imperfeições;
  6. Harmonizar cores;
  7. Finalizar a maquiagem.

Quais as modalidades do curso de automaquiagem?

Basicamente, o curso de automaquiagem pode ser aplicado sob duas abordagens. Para quem não tem qualquer experiência com este tipo de atividade, existem os cursos de automaquiagem básica. Se você já passou dessa fase, pode procurar por um curso específico, como o de maquiagem para os olhos, por exemplo.

Em todos os casos, há duas modalidades de aplicação do curso:

  • Presencial: com aulas em uma escola de beleza, em horários pré-definidos e com duração estabelecida;
  • À distância: as aulas são realizadas em casa nos horários de sua preferência, com duração que pode ou não ser delimitada.

Como é o curso de automaquiagem à distância?

De maneira geral, o curso de automaquiagem à distância oferece os mesmos conteúdos que você teria em um curso presencial. A diferença principal é que, basta um computador ou smartphone para você acompanhar as aulas que, normalmente, são gravadas antecipadamente.

Ele funciona da seguinte maneira: você acessa uma plataforma de cursos on-line, escolhe o curso desejado — como um desses que apresentamos há pouco —, finaliza a compra e já pode começar a estudar.

mulher fazendo curso de automaquiagem à distância

Uma das vantagens do curso de automaquiagem on-line é que as aulas podem ser assistidas várias vezes, em qualquer lugar.
Fonte: EKATERINA BOLOVTSOVA / Pexels

Quais as vantagens do curso de automaquiagem on-line?

Além de aprender a fazer a própria maquiagem, economizando tempo e dinheiro no dia a dia, o curso de automaquiagem on-line pode trazer uma série de vantagens, especialmente quando comparado à modalidade presencial.

Vantagens
  • Ensina técnicas básicas de auto cuidado e beleza
  • Permite flexibilidade no acompanhamento das aulas
  • Cada aula pode ser revista várias vezes
  • Não tem horário fixo para os encontros
  • É mais acessível do que o curso presencial
Desvantagens
  • Não tem auxílio em tempo real
  • Mais dificuldade para praticar ou esclarecer dúvidas
  • Alguns podem ter restrição de acesso

Para quem o curso de automaquiagem on-line é indicado?

O curso de automaquiagem on-line é indicado a todas as pessoas que desejam aprender novas técnicas de maquiagem e truques para disfarçar imperfeições e destacar os pontos fortes do rosto.

Além disso, é uma alternativa para pessoas que não têm muito tempo, seja pelo trabalho, estudos ou rotina da casa. Assim, ele é ideal para quem busca aprender com praticidade e autonomia.

O que é necessário o curso de automaquiagem?

A maioria dos cursos de automaquiagem, sejam eles presenciais ou on-line, não têm pré-requisitos. Basta se matricular, preparar o material necessário e ter vontade de aprender!

Normalmente, no início do curso, você recebe uma lista de materiais para praticar durante as aulas. Mas, em geral, é possível usar os produtos de maquiagem que já tem em casa mesmo. Ah, é importante verificar se seu dispositivo têm as especificações mínimas para assistir às aulas.

Critérios de escolha: O que levar em conta ao comparar os cursos de automaquiagem

O curso de automaquiagem vai garantir que você saia de casa ainda mais bonita todos os dias. Mas, como dissemos, nem todo curso é igual. Por isso, antes de optar por um produto digital, fique atenta a alguns pontos importantes.

Currículo

Pesquisar sobre o que o curso promete ensinar é um aspecto essencial para que ele atenda às suas expectativas. Portanto, verifique com calma todas as opções disponíveis, comparando o conteúdo de cada curso.

Se você já domina as técnicas básicas e deseja aprimorar seus conhecimentos, pode dispensar a abordagem para iniciantes. Da mesma forma, se mal conhece os nomes dos produtos, não adianta investir em um curso de técnicas avançadas.

Instrutores

Muitas vezes, um professor domina o assunto como ninguém, mas na hora de ensinar, não consegue. Isso é mais comum do que se imagina. Por essa razão, vale pesquisar sobre os instrutores do curso de automaquiagem que você pretende comprar.

Busque nas redes sociais, leia as avaliações de outros alunos e fique atenta à metodologia utilizada. Lembre-se que é ele quem vai te ensinar todas as técnicas e, portanto, precisa mostrar que tem didática para isso!

produtos utilizados no curso de automaquiagem

Normalmente, é possível fazer o curso de automaquiagem utilizando os produtos de beleza que você já tem em casa. (Fonte: zhugewala/ Pexels)

Disponibilidade

A oferta de cursos on-line é muito grande. A correria da sua vida também! Por isso, nem sempre será possível completar as aulas no prazo que imaginou. E está tudo bem! Aliás, essa é uma das vantagens do curso on-line, lembra?

O que não está bem é você descobrir, um belo dia, que acabou a validade do curso sem ter concluído… Para não correr esse risco, avalie com cuidado o opte pelos que oferecem acesso vitalício.

Material de apoio

Contar com vídeo aulas é uma vantagem e tanto dos cursos à distância. No entanto, você pode querer apenas tirar uma dúvida rápida no material, sem precisar ligar o computador na hora que está se produzindo para sair.

Por esse motivo, quanto mais material o curso de automaquiagem oferecer, melhor. Os tutoriais em PDF, por exemplo, podem ficar salvos no seu smartphone para você dar uma “espiadinha” neles até pegar o jeito!

Aperfeiçoamento

Imagina se, enquanto faz um curso de automaquiagem, você descobre a sua vocação. Pode ser a hora de investir em uma nova carreira! Começar maquiando as amigas e familiares é uma ótima alternativa.

No entanto, o ideal é encontrar um bom curso de maquiagem para aprimorar os conhecimentos. E será bem melhor se o mesmo professor tiver mais opções de cursos de aperfeiçoamento. Já pense nessa opção!

Resumo

Não há como negar que uma boa produção melhora a auto-estima e ajuda a encarar o mundo com mais segurança e confiança. E se você mesmo puder se dar esse cuidado todos os dias, será ainda melhor!

Neste artigo, falamos sobre o curso de automaquiagem, os principais conteúdos ensinados e as vantagens de aprender por meio de uma formação on-line, sem sair de casa.

Esperamos que você tenha gostado! Aproveite para compartilhar com aquela amiga que vai fazer o curso de automaquiagem com você! Obrigado e até mais!

(Fonte da imagem destacada: subbotina/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas