Imagem mostra homem barbeando outro em uma barbearia usando um barbeador elétrico.
Ultima atualização: 5 de maio de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

28Horas investidas

5Estudos avaliados

75Comentários coletados

Para muitos, ser barbeiro é muito mais do que um trabalho. É um estilo de vida. Com os homens se cuidando cada vez mais, a profissão de barbeiro tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. Cortar cabelo e barba, não é uma tarefa fácil. É por isso que quem deseja aprender, precisa iniciar a jornada fazendo um bom curso de barbeiro.

Se você veio até aqui com dúvidas de como saber qual o curso ideal para você, saiba que veio ao lugar certo. Seja muito bem-vindo! Neste artigo você vai encontrar um conteúdo exclusivo que preparamos para você. São dicas do que procurar para achar o curso ideal, além de um guia de escolha com as principais dúvidas da internet.

Ficou interessado? Basta continuar a leitura para saber mais.




Primeiro, o mais importante

  • O mercado está cheio de opções para todos os níveis, gostos e bolsos. Saiba exatamente qual o seu objetivo para escolher o melhor curso possível para você.
  • Os Cursos de Barbeiro Online são ideais para quem deseja iniciar em uma nova profissão.
  • Dê preferência aos cursos que oferecem certificados e espaço de atendimento para tirar dúvidas.

Os melhores Cursos de Barbeiro Online: nossas recomendações

Guia de escolha: o que você precisa saber para encontrar o Curso de Barbeiro Online ideal

Acabou-se o tempo em que o conhecimento dos barbeiros era passado de pai para filho. Hoje em dia, é necessário que os profissionais se preparem através de um curso de qualidade.

Entretanto, com tantas opções no mercado, como saber qual é o melhor? Nós te ajudaremos com isso.

Prepare-se para receber um guia de escolha completo sobre o produto. Veja!

Barbeiro fazendo a barba de cliente

Dê preferência aos cursos que oferecem certificados e espaço de atendimento para tirar dúvidas. (Fonte: Carlos Magno/ Unsplash.com)

O que é preciso para ser um barbeiro?

Por trabalhar com objetos cortantes, os profissionais precisam ter passado por algum tipo de curso na área. É de extrema importância aprender a utilizar os equipamentos cortantes com segurança.

Além disso, para ser um barbeiro de qualidade são necessárias três características fundamentais: capacidade de concentração por um longo período de tempo, habilidades manuais e facilidade de comunicação.

Ter um bom conhecimento em geometria, desenho e estética também pode te ajudar na profissão.

Você está preparado? Conheça seus limites físicos!
Lembre-se que um barbeiro fica o dia inteiro em pé. Para muitas pessoas não é fácil permanecer desse jeito por um longo período.

O que você vai aprender em um Curso de Barbeiro Online?

O conteúdo apresentado vai depender do Curso de Barbeiro Online escolhido por você. Resumidamente, um bom curso vai te introduzir ao mundo das navalhas e te ensinar a fazer cortes de cabelo e barba, em qualquer situação.
Quanto mais tempo em horas aula o curso possui, mais aprofundadas essas matérias vão ser.

Entretanto, existem alguns assuntos que são indispensáveis para você. Veja quais são e se eles estão presentes em seu curso desejado:

  • Materiais necessários para um bom corte
  • Técnicas de corte básico
  • Técnicas de sombreamento
  • Técnicas utilizando a máquina
  • Técnicas utilizando a tesoura
  • Técnicas com navalha
  • Modelagem de barba
  • Normas de biossegurança
  • Postura Profissional
  • Atendimento

Barbeiro x Cabeleireiro: Quais as diferenças entre eles?

A principal diferença entre barbeiro e cabeleireiro está no estilo de corte que cada um deles é especializado.

Enquanto os barbeiros são especialistas em cortes curtos e mais tradicionais, os cabeleireiros possuem mais experiência em cabelos longos e com movimento.

Além disso, os barbeiros são treinados como ninguém para cuidar da barba dos clientes. Eles utilizam como material de trabalho máquinas de cortar o cabelo e lâminas e navalhas. Já os cabeleireiros usam tesouras a maior parte do tempo.

Obviamente que isso não quer dizer que não existem barbeiros bons em cortes longos e cabeleireiros bons em cortes clássicos de barbearia. Entretanto, explicamos aqui suas funções tradicionais.

Veja as diferenças no quadro a seguir:

Barbeiro Cabeleireiro
Principal diferença Especialista em cortes curtos e tradicionais de cabelo e barba Especialista em cabelos longos e com movimento
Objetos tradicionais de trabalho Máquina de raspar o cabelo, navalha e tesoura Tesoura
Outros serviços Diferentes tipos de corte degradê e de barba Tratamentos capilares, colorações e penteados

Barbeiro de luva azul e macacão cortando cabelo de cliente

Os Cursos de Barbeiro Online são ideais para quem deseja iniciar em uma nova profissão. (Fonte: Michael DeMoya/ Unsplash.com)

Quem pode fazer o Curso de Barbeiro Online?

Um Curso de Barbeiro Online pode ser realizado por qualquer pessoa, independente do sexo. É verdade que a profissão é dominada pelos homens, entretanto, existem muitas mulheres que também trabalham em barbearias e são craques ao usar a navalha. Portanto se você é mulher e está lendo este texto, não desanime.

O Curso de Barbeiro Online pode ser uma excelente opção para você que está iniciando no mercado de trabalho e ainda não tem uma profissão. Também pode ser uma ótima ideia para você que queira mudar de ramo.

A profissão de barbeiro é a mais meritocrática possível.

A profissão de barbeiro é a mais meritocrática possível. Ou seja, quanto mais você trabalha, mais você recebe. Quanto mais cursos você faz e mais tempo tem de cadeira você tem, mais reconhecimento você recebe.
Gostar de se relacionar com o público é um diferencial importante.

Para fazer as aulas do Curso de Barbeiro Online escolhido, você vai precisar de um celular, um tablete ou um computador com conexão à internet.

Critérios de escolha: O que levar em conta ao escolher o Curso de Barbeiro Online ideal

Que bom que você chegou até aqui. Isso é sinal que você está realmente querendo achar o melhor Curso de Barbeiro Online para você. O seu nível de conhecimento vai determinar e muito a hora da escolha. Entretanto, existem diversos outros fatores para você analisar.

Por isso, a partir de agora, nós vamos listar os principais critérios de escolha que você deve procurar na hora de escolher o seu Curso de Barbeiro Online. Veja:

Ensino

Quais são as estratégias de ensino oferecidas pelo curso que você está querendo comprar? As aulas são mais práticas ou mais teóricas? Essa forma de ensino pode ser um diferencial importante na hora da escolha.

É importante ressaltar que em um Curso de Barbeiro Online a teoria e prática precisam andar juntas. Afinal, é a prática que leva a perfeição.

Procure também por conteúdos que irão lhe ensinar o correto, não tentativa e erro. Você está pagando para não precisar descobrir o caminho das pedras.

Abordagem dos conteúdos

Em sua procura pelo Curso de Barbeiro Online ideal, você vai encontrar cursos com diversos níveis e abordagens.
Se você está entrando agora na área, nem pense em escolher um mais avançado achando que será melhor e mais rápido o seu processo de aprendizagem. Não pule etapas! Nesse caso, escolha um curso que tenha como abordagem o ensino para iniciantes.

O mesmo acontece para você que já é do ramo e quer se aperfeiçoar. Você encontrará cursos de nível avançado. Não gaste seu dinheiro para aprender o básico que você já conhece.

Lembre-se: não é o melhor curso ou o curso mais caro que vai te fazer um bom barbeiro. E sim o tempo e a habilidade que você adquire ao longo de cortes e mais cortes, treinos e mais treinos.

Tenha paciência e não desista!

Professores

Hoje em dia é muito mais fácil saber se o professor é qualificado ou não. As redes sociais são um grande aliado nessa busca. Portanto, conhecer a reputação e habilidade do professor são fundamentais nesse momento de escolha.

Fez a sua pesquisa na internet? Ele possui alguma barbearia famosa? Suas redes sociais mostram fotos de cortes de cabelo e barba que você gostaria de aprender?

Importante: ele sabe se expressar e é comunicativo? Saiba que este detalhe pode ser essencial. Afinal, muitos podem saber fazer, mas não sabem ensinar.

Barbeiro passando a navalha em cabeça de cliente

Saiba exatamente qual o seu objetivo. Assim você conseguirá escolher o melhor Curso de Barbeiro Online para você. (Fonte: Chris Knight/ Unsplash.com)

Estrutura

A estrutura do Curso de Barbeiro Online que você está procurando é diferenciada? O que eles te oferecem? O curso possui uma área exclusiva para alunos? Você poderá tirar dúvidas depois de alguma aula? O curso oferece certificado?

É claro que quanto mais estrutura e atendimento, mais alto será o seu valor.

Entretanto, a estrutura do curso também deve ser um fator importante na hora de escolha.

Resumo

A profissão de barbeiro voltou com tudo e dessa vez para ficar. Como vimos ao longo do artigo, não é simples, nem fácil ser um barbeiro de qualidade. É por isso que é tão importante você que está começando na área, fazer um curso de barbeiro de excelência. É necessário que alguém com a experiência necessária, te ensine o que fazer e o que não fazer na hora do corte.

Como vimos ao longo do artigo, são vários os fatores para você levar em consideração na hora da escolha do curso ideal. Além disso, você tem que estar ciente que precisará de muito treino e dedicação para dominar a tesoura e a navalha.

Mas saiba que todo esforço valerá a pena e logo logo você poderá desfrutar dos benefícios e do estilo de vida da profissão.

Boa sorte na escolha do seu curso ideal!

(Fonte da imagem destacada: gstockstudio/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas