curso de bordado
Ultima atualização: 25 de junho de 2021

Tem gente que diz que isso é coisa para as vovós. Outros, são encantados pela arte e fariam qualquer esforço para aprender! A verdade é que fazer um curso de bordado não tem idade nem gênero. Qualquer pessoa pode se aventurar por essa arte com linhas.

Neste artigo, vamos mostrar como são os cursos de bordado à distância e como essa formação pode até se converter em uma fonte de renda para você e sua família. Ficou empolgada? Então, separa suas cores favoritas e vamos começar!




Primeiro, o mais importante

  • O curso de bordado é uma ferramenta para aprender a técnica de construir desenhos no tecido utilizando linhas coloridas.
  • Existem diversas técnicas nos cursos de bordado. É possível aprender desde bordar à mão até o uso de máquinas eletrônicas.
  • O curso de bordado à máquina pode se tornar uma oportunidade de negócio. Você pode bordar peças por encomenda ou trabalhar em parceria com lojas de decoração, por exemplo.

Melhores cursos de bordado: nossas recomendações

Existe uma grande variedade de cursos de bordado à distância. Cada um deles com suas particularidades. Para que você conheça os mais bem cotados da atualidade, fizemos uma seleção com os cursos mais procurados de 2021:

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre o curso de bordado

O bordado encanta e enfeita muitas casas há dezenas de gerações. Uma técnica tradicional que nem sempre é passada de mãe para filhos. Mas nesta seção vamos mostrar tudo o que você precisa saber para resgatar essa tradição aí na sua casa. Vem com a gente.

curso de bordado

O curso de bordado ensina técnicas para construir desenhos no tecido utilizando linhas coloridas. Fonte: Alexey Nazarov / 123rf.com

O que é um curso de bordado?

O curso de bordado é um conjunto de aulas que ensinam as mais variadas técnicas dessa arte manual. Para quem não conhece muito sobre bordados, o trabalho consiste em formar desenhos sobre o tecido usando linhas coloridas.

Em geral, o aprendizado começa com a formação básica, mas é possível encontrar professores que ensinam técnicas avançadas. Há também cursos que ensinam técnicas variadas e aqueles específicos, que se dedicam a uma única forma de bordado.

Quais as técnicas que se pode aprender com o curso de bordado?

Como dissemos, existem diversas abordagens para o curso de bordado. No entanto, como as técnicas costumam ser muito diferentes entre si, o mais comum é que, para cada uma delas, exista um curso específico.

Desta forma, podemos elencar alguns dos bordados mais populares e — portanto — os mais procurados por quem deseja fazer um curso à distância:

Tipo de bordado Como é feito?
Ponto Cruz O desenho é formado por uma série de pontos aplicados no tecido em forma de “X”, daí o nome da técnica
Vagonite O trabalho é feito nas tramas superficiais do tecido. Assim, a linha não passa para o avesso da peça. Geralmente, é usado para fazer desenhos geométricos
Ponto Reto Forma o desenho no tecido por meio de pequenos traços retos feitos com a linha. Costuma ser muito usado para criar contornos
Bordado Húngaro Se assemelha ao ponto reto, mas a linha passa de lado a lado do contorno para preencher os desenhos no tecido
Bordado à máquina Feito em máquina de bordar — que pode ser manual ou eletrônica — utiliza matrizes (moldes) que são utilizados como base para reproduzir o desenho no tecido

Para quem o curso de bordado é indicado?

O curso de bordado é indicado para todas as pessoas que tenham interesse em aprender as técnicas tanto como hobby quanto para geração de renda. Em todos os casos, apesar de não haver pré-requisitos específicos, é interessante ter alguma familiaridade com algum tipo de arte.

Assim, vale desde um curso de desenho quanto pintura, ou afininidade com linhas e agulhas de crochê. Mas também não há o que te impeça de descobrir um grande talento, mesmo que nunca tenha feito trabalhos manuais antes!

curso de bordado

Existem diversas técnicas nos cursos de bordado. É possível aprender desde bordar à mão até com o uso de máquinas eletrônicas.
Fonte: Chatri Attanatwong / 123rf.com

Como são as aulas de um curso de bordado on-line?

Para quem já está acostumado a acompanhar tutoriais por plataformas como o Youtube, fazer um curso de bordado on-line vai ser muito prático e confortável. De maneira geral, ele segue um padrão parecido com esses vídeos instrutivos.

O curso on-line tem abordagem intensiva.

A diferença está nesse direcionamento para conteúdos mais complexos, seguindo uma linha de aprendizado e aborda também outros conhecimentos teóricos importantes no desenvolvimento da técnica, sobretudo se você deseja usá-la profissionalmente.

O conteúdo abordado varia de acordo com o curso escolhido, mas costuma ser focado no aprendizado intensivo por ter curta duração. Com isso, é comum encontrar cursos com currículo mais completos que os ministrados em sala de aula.

Vale a pena fazer um curso de bordado à distância?

Sim, vale investir em uma formação on-line. Isso porque, ao contrário das escolas presenciais, em um curso à distância você tem mais flexibilidade e autonomia. Como as aulas ficam liberadas para acesso a qualquer hora, é possível se dedicar aos estudos nos seus momentos de folga.

Com isso, você une o útil ao agradável: ao mesmo tempo em que relaxa com uma terapia manual, vai poder aprender ou aprimorar suas técnicas de bordados. Além disso, essa modalidade de curso costuma ser muito mais acessível do que os ministrados presencialmente.

Como gerar renda com um curso de bordado?

Chegamos a um ponto interessante! Se o seu objetivo é encontrar uma nova forma de geração de renda e, quem sabe, começar a empreender, saiba que o artesanato é um segmento em expansão (1), movimentando cerca de R$50 bilhões por ano! Então, se esse é seu objetivo, pode monetizar seu talento por meio de:

  • Venda de peças exclusivas por encomenda;
  • Vendas on-line nas redes sociais e lojas virtuais;
  • Parceria com lojas de itens de decoração;
  • Participação em feiras e eventos;
  • Produção de conteúdo, como um canal no Youtube.

Critérios de escolha: O que levar em conta ao escolher um curso de bordado

Se, a este ponto do nosso guia, você já está empolgado com a possibilidade de aprender a bordar e cheio de ideias para gerar renda, vamos falar sobre pontos que precisam ser avaliados antes de concluir a matrícula. Veja quais são.

Técnica

Como mostramos na seção anterior, existe uma infinidade de técnicas de bordado e, para cada uma delas, um curso distinto. Por isso, nossa dica é para que você tenha em mente que tipo de trabalho pretende aprender. Esse será um bom filtro para suas pesquisas.

Se ficar em dúvidas sobre o mais adequado, dê uma nova olhada, com calma, na nossa tabela explicativa sobre as principais técnicas.

Professor

Aquele artesão que você acompanha nas redes sociais pode ser o seu professor, sabia? Sim, pois muitas pessoas que publicam seus trabalhos e tutoriais também podem produzir cursos, eventualmente.

Por essa razão, se você se inspira no trabalho de alguém, procure saber se ele está em alguma plataforma de ensino à distância.

curso de bordado

O curso de bordado à máquina pode se tornar uma oportunidade de negócio. Fonte: Chatri Attanatwong / 123rf.com

Material de apoio

Uma das bases de qualquer bordado são os gráficos ou matrizes, dependendo da técnica escolhida. Assim, antes de se matricular em um curso de bordado preste atenção aos materiais de apoio que são fornecidos.

A maioria dos produtores de cursos on-line costuma entregar e-books com conteúdo e amostras de trabalhos. Apesar de haver muito material disponível na Internet, contar com um elaborado com fins didáticos, pode fazer muita diferença.

Acesso

Ao contrário do que ocorre no curso presencial, que tem aulas em horários pré-determinados, na formação on-line você tem liberdade para acompanhar as aulas quando puder e concluir o estudo de acordo com seu próprio cronograma.

Para não ser surpreendido com o acesso bloqueado ao conteúdo depois de um tempo, verifique a validade do curso escolhido. Se possível, dê preferência para as formações com acesso vitalício.

Grupos de alunos

Muitas pessoas têm dificuldade para se adaptar ao curso on-line por não ter colegas de classe e, assim, não poder compartilhar experiências ao longo da formação.

No entanto, alguns professores já pensaram nisso. Muitos formam grupos virtuais onde os alunos podem interagir, mostrar os trabalhos e tirar dúvidas. Antes de decidir, veja se o curso de bordado que você pretende escolher conta com esse diferencial.

Resumo

As artes manuais, apesar de muito tradicionais, deixaram de ser ensinadas na maioria das família. Por essa razão, esses trabalhos se tornaram valorizados no mercado. Assim, fazer um curso de bordado pode ser uma alternativa para empreender e mudar de vida.

Pensando nisso, destacamos aqui as informações que você precisa levar em conta antes de escolher uma formação. Com isso, esperamos ter ajudado na sua decisão em busca do melhor curso de bordado. Um grande abraço, até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: Olga Yastremska / 123rf.com)

Referências (1)

1. Artesanato será motor de desenvolvimento do turismo. Agência Sebrae de Notícias. 2019
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Artigo informativo
Artesanato será motor de desenvolvimento do turismo. Agência Sebrae de Notícias. 2019
Ir para a fonte
Resenhas