Imagens de brigadeiro gourmet.
Ultima atualização: 23 de abril de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

40Horas investidas

6Estudos avaliados

45Comentários coletados

A tendência de adicionar um toque gourmet às receitas doces e salgadas, inclui a saborosa sobremesa originalmente brasileira: o brigadeiro. Para quem deseja lucrar com a venda de doces, sugerimos o investimento em um curso de brigadeiro gourmet.

Ao aprender diferentes receitas e sabores, você conseguirá se destacar ainda mais nesse segmento, principalmente porque a popularidade do brigadeiro é enorme. Continue a leitura para saber mais sobre o curso.




Primeiro, o mais importante

  • Em um curso de brigadeiro gourmet você aprenderá diferentes receitas, entenderá como calcular o custo de produção, como precificar o produto, como conservar os docinhos e como embalá-los adequadamente.
  • O curso de brigadeiro gourmet pode ser presencial ou à distância. Quem opta por um curso virtual pode ter acesso completo a uma série de videoaulas ou a um livro virtual com o conteúdo do curso.
  • Alguns cursos de brigadeiro gourmet também oferecem a emissão de um certificado após a conclusão dos estudos, ideal para quem pretende abrir o próprio negócio.

Melhores cursos de brigadeiro gourmet: nossas recomendações

Acreditamos que o curso de brigadeiro gourmet online é a melhor opção para quem deseja aprender mais sobre confeitaria, investindo um valor baixo. Pensando nisso, selecionamos algumas opções de cursos:

Guia de escolha: Como escolher um curso de brigadeiro gourmet

O brigadeiro gourmet é o doce preferido em qualquer festa, seja aniversário infantil, festa de quinze anos, formatura ou festa de casamento. Existem inúmeras receitas para todos os gostos e bolsos. Quem deseja aprender a preparar esse doce, seja para vender ou não, deve fazer um curso de brigadeiro gourmet. Falaremos mais sobre o assunto abaixo.

Imagem de um bandeja de brigadeiros.

O brigadeiro gourmet é muito mais elaborado do que o brigadeiro tradicional. (Fonte: niltonmaciel/ Pixabay.com)

O que é um brigadeiro gourmet?

O brigadeiro gourmet é uma evolução da receita de brigadeiro tradicional, pois leva ingredientes de máxima qualidade e técnicas de preparo elaboradas. Geralmente, existem diversos sabores de brigadeiro gourmet, não apenas de chocolate, e esses doces podem ou não serem recheados.

O que você aprenderá em um curso de brigadeiro gourmet?

O conteúdo de um curso de brigadeiro gourmet inclui dezenas de receitas de brigadeiro: brigadeiro tradicional, recheados, sabores exóticos, sem glúten e lactose, versão fitness e dicas de como criar os próprios sabores.

Neste curso, você também receberá instruções sobre os ingredientes, funções de cada um deles, em que momento devem ser adicionados à receita, como devem ser integrados, como atingir o ponto correto para enrolar o brigadeiro, entre outros.

Você também aprenderá modos de enrolar, tipos de cobertura, como padronizar o tamanho dos doces utilizando uma balança de cozinha, principais utensílios utilizados no preparo das receitas, como a panela antiaderente a colher de pau, e como manter a higiene em todos os processos.

Você também aprenderá como calcular o custo de produção e precificar os brigadeiros, seja por unidade ou por quilo, e como utilizar embalagens bonitas e personalizadas para surpreender os seus clientes.

O curso de brigadeiro gourmet me ensina a vender os doces?

Uma dúvida muito comum entre as pessoas que querem investir em um curso de brigadeiro gourmet é se esse curso ensinará como vender os doces, pois muitas pessoas nunca tiveram experiência com vendas.

Geralmente, um curso mais completo ensina como divulgar os seus produtos e como vendê-los diariamente, seja como uma fonte de renda principal ou extra. Alguns ensinam técnicas de divulgação dos produtos através das redes sociais como Facebook e Instagram.

Imagem de duas caixinhas de brigadeiro gourmet.

Um bom curso de brigadeiro gourmet também ensina como vender esses doces. (Fonte: juliofrutuoso/ Pixabay.com)

Quais são as possibilidades de venda de brigadeiros gourmet?

Depois de completar o curso de brigadeiros gourmet, você pode começar a comercializar esse produto. Existem diferentes maneiras de inserção nesse ramo, como iremos detalhar abaixo:

  • Vender brigadeiro gourmet em demandas pequenas: você pode preparar uma quantidade menor de doces e comercializar entre familiares e colegas da faculdade ou do trabalho. Geralmente, essas pessoas divulgam para outras e você pode crescer seu negócio de maneira orgânica.
  • Vender sob demanda: após a divulgação inicial, você pode conciliar o estilo de venda anterior com a venda sob demanda, ou seja, comercializar caixinhas com até dez unidades, vendidas sob encomenda.
  • Encomenda: com o crescimento do negócio, você pode oferecer a encomenda de brigadeiros gourmet em um maior volume, para atender a eventos. Nesse estágio, você pode começar a investir em ferramentas profissionais.
  • Loja física ou virtual: caso você se sobressaia na venda de brigadeiros gourmet, você pode abrir a própria loja e quem sabe não oferecer um curso presencial ou virtual para outras pessoas que queiram trabalhar com brigadeiros gourmet.

Devo fazer um curso de brigadeiro gourmet online ou presencial?

Você pode fazer o curso de brigadeiro gourmet presencial ou online. Para ajudá-lo a decidir qual a melhor opção, preparamos uma tabela comparativa entre as duas opções:

Curso presencial Curso online
Aulas Você deve frequentar as aulas em dias e horários determinados Você pode fazer as aulas quando puder e quiser
Onde estudar Escola de confeitaria Através do notebook, smartphone ou tablet
Custos Curso, material, transporte e alimentação Apenas com o curso e material

Critérios de escolha: Como encontrar o melhor curso de brigadeiro gourmet

Quem adora preparar doces e busca profissionalização para conquistar uma renda adicional, deve investir em um curso de brigadeiro gourmet. Para encontrar um curso completo, você deve analisar os seguintes critérios de escolha:

Formato do curso online

Existem dois formatos de curso de brigadeiro gourmet online. O primeiro é o e-book, um livro virtual que apresentará todo o conteúdo do curso. Você pode abrir o e-book em um e-reader, smartphone, tablet ou notebook ou imprimir este material.

O outro formato é em videoaula. Geralmente, esse formato é melhor, porque permite que você assista ao professor preparando as receitas na prática, além de poder acompanhar o passo-a-passo através de uma apostila.

Conteúdo do curso

Recomendamos que você avalie o conteúdo e carga horário das diversas opções de cursos de brigadeiro gourmet e escolha a opção mais completa.

Procure um curso que ofereça bastante variedade de receitas, que explique quais ingredientes usar e não usar no preparo dos doces, como enrolar e padronizar o tamanho dos brigadeiros, como conservá-los por mais tempo e embalar adequadamente.

Um bom curso também oferece informações relativas ao investimento inicial, conselhos de como precificar os produtos e até dicas de venda. Alguns desses cursos oferecem planilha de gastos e de lucro para você controlar o aspecto financeiro do seu negócio.

Imagem de brigadeiros.

Quanto mais receitas ensinadas, mais completo é o curso de brigadeiro gourmet. Fonte: brunorn17/ Pixabay.com)

Bônus oferecidos pelo curso

Alguns cursos de brigadeiro gourmet online oferecem diversos bônus como receitas exclusivas, dicas de como divulgar os produtos e lucrar com a venda dos doces, receitas de outros doces de festa, receitas de brigadeiro gourmet fitness, planilha de custos e moldes de embalagens diferenciadas.

Esses bônus agregam valor ao curso de brigadeiro gourmet e muitas vezes apresentam muita utilidade no cotidiano de um confeiteiro.

Professor ou tutor do curso

Recomendamos que você escolha um curso de brigadeiro gourmet conduzido por um profissional na área de confeitaria que tenha uma boa didática para ensinar o passo-a-passo das receitas, principalmente para quem é iniciante.

Alguns professores também comercializam cursos em que ensinam outros doces, como cupcake, brownie, trufa, pão de mel, bolo de pote, bombons, entre outros. O ideal é que você pesquise um pouco mais sobre o perfil do profissional antes de adquirir o curso.

Imagem de uma mulher estudando.

O curso online deve ser ministrado por um professor experiente. (Fonte: Ketut Subiyanto/ Pexels.com)

Opinião de outros consumidores

Na página de vendas do curso, você encontra uma seção de depoimentos de outros consumidores que avaliam o curso com uma a cinco estrelas e podem escrever um comentário sobre os aspectos positivos e negativos do curso.

Sugerimos que você dedique algum tempo para ler esses depoimentos e entender a opinião geral das pessoas sobre o conteúdo do curso. Através dos comentários, você terá uma boa noção sobre o que esperar do curso.

Veja também se o professor criou uma página no Facebook ou Instagram para interagir com os alunos. Quando você consegue esclarecer suas dúvidas diretamente com o professor, o curso se torna mais dinâmico e as chances de você se tornar um bom profissão são ainda maiores.

Resumo

Fazer um curso de brigadeiro gourmet é ideal para quem deseja aprender inúmeras receitas e variar nos sabores para atender a todos os gostos e estilos de celebração como festa de aniversário, batizado, formatura, casamento, entre outros.

Mesmo quem não tem qualquer experiência com o preparo e venda de doces, pode encontrar no curso de brigadeiro gourmet ensinamentos valiosos para seguir a profissão. Gostou de mais um conteúdo exclusivo? Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos e familiares.

(Fonte da imagem destacada: morvanrodrigues/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas