profissional formada em um curso de cabeleireiro.
Ultima atualização: 6 de maio de 2021

Como escolhemos

9Produtos analisados

29Horas investidas

5Estudos avaliados

81Comentários coletados

Ninguém vive sem — pelo menos! — aparar as pontas dos cabelos. É por essa razão que os profissionais deste segmento sempre têm agenda lotada. Mas para ter sucesso de verdade, é fundamental se preparar com um bom curso de cabeleireiro.

Se você está em busca da melhor formação para começar uma nova carreira ou para aperfeiçoar suas técnicas, chegou ao lugar certo. Vamos contar tudo o que você precisa saber para escolher o curso ideal e começar a trabalhar na área da estética.




Primeiro, o mais importante

  • O bom curso de cabeleireiro ensina, além do corte, como cuidar da higiene e da saúde de cada tipo de cabelo.
  • Tanto o corte masculino quanto o feminino precisam de conhecimentos fornecidos por um curso de cabeleireiro específico para cada público.
  • Fazer um curso de cabeleireiro on-line aumenta a flexibilidade tanto para assistir às aulas quanto para praticar.

Melhores cursos de cabeleireiro: nossas recomendações

Para começar em uma profissão, é preciso contar com os melhores professores, que trarão ensinamentos e truques essenciais da profissão. Pensando nisso, selecionamos os cursos mais bem avaliados atualmente. Confira:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o curso de cabeleireiro

Se tem um profissional que tem influência direta na auto-estima das pessoas, este é o cabeleireiro. Com tanta responsabilidade, é crucial ter uma formação sólida, que transmita as melhores práticas profissionais. Agora, vamos ver em detalhes como funciona um curso de cabeleireiro e ajudá-lo a escolher o melhor!

mulher em salão de beleza recebendo tratamento ensinado no curso de cabeleireiro

O bom curso de cabeleireiro ensina, além do corte, como cuidar da higiene e da saúde de cada tipo de cabelo. (Fonte: Samo Trebizan/ 123rf.com)

Como é o curso de cabeleireiro?

Cada curso de cabeleireiro pode ter uma metodologia diferente. Em geral, todos eles oferecem uma iniciação teórica, ensinando princípios básicos da profissão, os tipos de cabelo e como cuidar de cada um deles.

Os cursos mais completos costumam trazer técnicas de corte, tratamentos e coloração. Há ainda os que garantem especialização em uma vertente específica como penteados, cabelos afro, descoloração ou cortes curtos, por exemplo.

A formação de um profissional completo começa com o curso de cabeleireiro básico, mas exige aperfeiçoamento constante, para se manter atualizado às novas tendências.

Há diferença entre o curso de cabeleireiro feminino e masculino?

Como regra, o curso básico de cabeleireiro ensina a trabalhar tanto com cabelo feminino quanto com o masculino. Desta forma, o profissional tem condições de trabalhar de maneira ampla e generalizada.

No entanto, para quem deseja se especializar em um tipo de atendimento, a formação precisa ser mais focada em cada gênero, ensinando de forma diferente a aplicação de:

  • Tipos de corte;
  • Adequação ao formato do rosto;
  • Tratamentos (alisamentos, hidratação e reconstrução capilar);
  • Colorimetria.

Quem pode fazer um curso de cabeleireiro?

Qualquer pessoa que tenha interesse neste trabalho pode fazer um curso de cabeleireiro. Em geral, como dissemos, a formação se inicia com os conceitos básicos da profissão e, por isso, não exige qualquer pré-requisito.

Já os cursos de aperfeiçoamento (aqueles que se destinam a técnicas específicas, como alisamento, coloração etc) são mais bem aproveitados por quem já tem um conhecimento prévio da profissão.

Ricardo ChamorroCabeleireiro e professor de visagismo
"A maioria dos homens usa cabelo curto, mas nem por isso é preciso menos conhecimento e técnica na hora do corte masculino."

Quanto tempo dura o curso de cabeleireiro?

A duração de um curso de cabeleireiro depende muito da abordagem, da carga horária mensal e do aprofundamento em cada módulo ou técnica. Assim, você pode encontrar cursos que levam alguns meses e outros, como os de nível técnico, que podem chegar a dois ou mais anos de formação.

Se optar por fazer um curso à distância, o tempo de conclusão do curso vai variar de acordo com a sua disponibilidade em assistir as aulas e realizar os exercícios propostos. Ainda assim, essa formação costuma ser bem mais rápida.

cabeleireiro cortando um cabelo masculino

Tanto o corte masculino quanto o feminino precisam de conhecimentos fornecidos por um curso de cabeleireiro específico. (Fonte: Dmitry Zvolskiy/ Pexels)

Quais as vantagens de fazer um curso de cabeleireiro on-line?

Esse tipo de formação, que tem sido muito procurada nos últimos anos tem, entre suas principais vantagens, uma que acabamos de citar: a duração. Mas esse não é o único benefício do curso de cabeleireiro on-line. Veja o que mais destacamos no quadro abaixo:

Vantagens
  • Flexibilidade de horários
  • Permite participar e completar o curso no seu tempo
  • Possibilidade de rever as aulas para tirar dúvidas
  • Valor mais acessível em comparação com os cursos presenciais
  • Basta um notebook ou smartphone para fazer as aulas
Desvantagens
  • Dificuldade em treinar a prática
  • Não há avaliação individual do desempenho do aluno
  • Alguns restringem o acesso depois de um tempo determinado
  • Pode ser mais difícil tem motivação para as aulas

Qual formação o curso de cabeleireiro oferece?

Isso vai depender do curso que você escolher. De maneira geral, podemos falar em cursos livres e cursos técnicos ou profissionalizantes. Cada um deles tem abordagem, conteúdo e certificação diferentes.

Os mais comuns são os chamados cursos livres.

Especialmente quando se fala em formação on-line, os cursos de curta duração são os mais aplicados. Eles oferecem o conteúdo de acordo com a especificidade escolhida, com abordagem simplificada.

Isso não significa, porém, que não se trate de uma boa experiência. Ao contrário, por ser bem direcionado, esse tipo de curso pode ensinar as técnicas pretendidas com mais assertividade. Depois, você pode fazer formações complementares, como um curso de maquiagem, por exemplo.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comprar um curso de cabeleireiro

Assim como em todas as profissões, para ser um bom cabeleireiro é preciso talento. Mas contar com uma formação concisa faz com que a vocação seja exercida com mais competência. Com isso em mente, antes de optar por um curso, lembre-se de avaliar:

Professores

Se você está investindo em uma nova profissão, precisa se cercar dos melhores deste segmento para te ensinar os primeiros passos deste trabalho. Assim, é importante conhecer a qualificação dos professores que ministram as aulas.

Além da própria página de vendas do curso, você pode pesquisar as redes sociais do profissional e procurar as avaliações de clientes em sites de busca e reclamações, como o Google e o Reclame Aqui.

Conteúdo

Como mostramos há pouco, o curso de cabeleireiro pode ter uma abordagem muito ampla, desde os conceitos básicos até técnicas mais aprofundadas. Então, quando for escolher, leia com atenção os módulos oferecidos.

Lembre-se que não adianta nada comprar um curso com conteúdo especializado e técnicas elaboradas, se você ainda não aprendeu o básico da profissão. Por mais que a proposta seja encantadora, nada adianta se ela não estiver de acordo com o seu conhecimento.

mulher praticando técnicas do curso de cabeleireiro com marido segurando o tablet

Fazer um curso de cabeleireiro on-line aumenta a flexibilidade tanto para assistir às aulas quanto para praticar.
Fonte: nd3000/ 123rf.com

Material

Como se trata de um curso de cabeleireiro on-line, quanto mais detalhado for o material disponibilizado pelo professor, melhor. Isso porque ele não estará ao seu lado em todas as aulas e, sobretudo, na hora de praticar.

Assim, se possível, dê preferência para os cursos que tenham vídeos bem claros e informativos, com material de apoio que seja efetivo na hora de estudar ou esclarecer dúvidas.

Duração

Uma das vantagens de um curso on-line, como você já sabe, é a flexibilidade no horário das aulas. Ela permite que a formação seja realizada no seu tempo, de acordo com a sua disponibilidade, sem te deixar preso a cronogramas fixos pré-estabelecidos.

No entanto, é preciso estar atento. Alguns cursos dão acesso ao material e às aulas por tempo limitado. Se puder, escolha um produto com acesso vitalício. Assim, você terá o conteúdo à disposição sempre que precisar.

Certificado

Pode até parecer bobagem se prender a este detalhe. Mas o certificado de conclusão de um curso de cabeleireiro pode te colocar em vantagem quando for procurar um emprego nessa área. Ele é a prova da sua qualificação e costuma fazer diferença nos processos seletivos.

E mesmo que a sua intenção seja trabalhar como autônomo, uma forma de iniciar a carreira é propondo parcerias para salões de beleza ou entidades de classe, por exemplo. Neste sentido, o certificado também será um diferencial!

Resumo

Acabamos de conhecer mais sobre uma das profissões que dificilmente enfrenta crises. Todo mundo precisa dele, seja por vaidade ou por uma questão de etiqueta social. Então, investir em um bom curso de cabeleireiro pode ser a porta para sua mudança de vida.

Neste artigo, mostramos como são os cursos nesta área, especificamente os feitos remotamente. Falamos sobre as vantagens desta modalidade, destacamos os tipos mais comuns de formação e deixamos algumas dicas de cursos bem avaliados no mercado.

Esperamos ter ajudado na definição da sua nova carreira. Se gostou, aproveite para compartilhar com outras pessoas. Um abraço, até mais!

(Fonte da imagem destacada: Ammentorp/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas