Botões, agulhas, tesoura e acessórios de costura.
Ultima atualização: 7 de maio de 2021

Como escolhemos

9Produtos analisados

30Horas investidas

5Estudos avaliados

65Comentários coletados

Já pensou em confeccionar a sua própria roupa? E entrar de vez no mercado fashion vendendo suas criações? Se essa ideia já passou pela sua cabeça, você precisa considerar fazer um curso de corte e costura. Seja bem-vindo!

No artigo de hoje, nós vamos mostrar quem deve fazer um curso como esse, quais são os tipos de cursos que ensinam a modelar, cortar e costurar vestuários dos mais diversos e como escolher o melhor para você.




Primeiro, o mais importante

  • Costurar a própria roupa ou peças para vender é um interesse que cresce a cada dia no Brasil.
  • Por isso, hoje existem inúmeros cursos de corte e costura, seja presencial, seja online.
  • Para se matricular no melhor curso, é preciso comparar alguns aspectos como a duração, o conteúdo ensinado, a qualificação do professor, entre outros.

Melhores cursos de corte e costura: nossas recomendações

Existem cursos de corte e costura para todos os níveis de conhecimento e interesses. Assim, nós reunimos uma seleção diversificada para você escolher o que mais lhe agrada. Veja:

Guia de Escolha: Tudo o que você precisa saber sobre o curso de corte e costura

Não importa se você é iniciante ou não. Escolher um curso de corte e costura não é uma tarefa simples. Afinal, isso envolve muita expectativa, além de investimento de dinheiro e de tempo. Por isso, no Guia a seguir nós vamos tirar algumas dúvidas que podem surgir no momento de pagar por um curso como esse.

Mulher costurando em uma fábrica.

O curso de corte e costura vale tanto para iniciantes quanto para profissionais que desejam se aprimorar. (Fonte: whirligigtop/ Pixabay)

Para quem é recomendado o curso de corte e costura?

Sabe aquele desejo de criar uma blusa, uma saia ou um vestido? E consertar uma roupa que está parada no guarda-roupa, fazer a bainha da calça, ajustar ou transformá-la em outra peça? Se você já pensou sobre isso, o curso de corte e costura é para você.

Mas se a ideia é montar um mini ateliê ou, ainda, criar uma coleção de roupas próprias para vender, o curso de corte e costura também vai ser útil para você.

Máquina de costura, tesoura, fita métrica e linhas.

Aprender a costurar é útil como hobby ou como profissão. (Fonte: Buntysmum/ Pixabay)

Ou seja, qualquer pessoa vai se beneficiar de um curso como esse. E, o melhor, é que a grande maioria dos cursos disponíveis hoje em dia no mercado não tem pré-requisitos.

Isso mesmo, você não precisa ter noções de moldes, corte e costura para iniciar um curso dessa temática. É preciso apenas interesse e disposição para aprender.

O que você vai aprender no curso de corte e costura?

Isso vai depender muito do tipo de curso que você escolher. Isso porque existem diversos formatos, com diferentes temáticas.

Você vai encontrar desde as aulas básicas para iniciantes, que ensinam os fundamentos da modelagem, do corte e da costura, até os cursos mais específicos e completos como os que ensinam a fazer vestidos infantis e roupas de festas.

Para você ter uma visão ampla sobre isso, confira a seguir alguns dos tópicos que você poderá aprender em um curso de corte e costura:

  • Fundamentos básicos da modelagem, corte e costura;
  • Acabamento e ajustes;
  • Desenho técnico de moda;
  • Costura em máquinas;
  • Costura manual;
  • Design de moda festa e noivas;
  • Costura de bolsas e acessórios;
  • Moda feminina;
  • Moda masculina;
  • Moda infantil.

Vale a pena fazer um curso de corte e costura online?

Hoje em dia você poderá escolher entre dois formatos do curso de corte e costura: O presencial e o online. No entanto, cada vez mais o curso realizado pela internet ganha destaque.

Primeiro porque, de modo geral, o curso de corte e costura online é mais barato do que o presencial.

Ao estudar online, o aluno tem mais flexibilidade.

Segundo, porque, ao estudar online, o aluno tem mais flexibilidade para escolher o horário em que irá assistir as aulas e realizar os exercícios. E isso é especialmente importante para quem trabalha durante o dia.

Outra vantagem de estudar pela internet é que você poupa tempo. Afinal, não será preciso enfrentar o trânsito para ir e voltar da escola ou ateliê.

No entanto, um curso de costura virtual também exige mais do alunos, principalmente no quesito dedicação. Como não há a presença física do professor, o aluno precisa de mais planejamento e organização para fazer valer a pena.

Para ajudar você a escolher a melhor opção, veja abaixo o quadro que mostra os prós e contras do curso online e do presencial:

Curso online Curso presencial
Vantagens Poupa tempo, é mais barato e permite maior flexibilidade de horários Tem a presença física do professor, que pode motivar mais
Desvantagens Demanda mais organização e planejamento É mais caro e demanda mais tempo, inclusive de deslocamento

Como aproveitar ao máximo o curso de corte e costura online?

Como vimos, uma das demandas de um curso online é que você se organize para que possa tirar o melhor das aulas e aprender mais. Para evitar distrações e a procrastinação e também otimizar o seu aprendizado, siga as três dicas a seguir:

  1. Tenha horários fixos para assistir as aulas e fazer as atividades;
  2. Tenha um caderno de anotações e anote suas dúvidas para discutir com o professor;
  3. Compre tecidos baratos para treinar, como o algodão cru ou tricoline. Você também pode usar retalhos. Lembre-se: Você vai errar muito até acertar e isso é normal.

Quanto tempo leva para fazer um curso de corte e costura?

Cada curso terá uma duração diferente porque vai depender do conteúdo programático. Existem algumas opções de cursos rápidos, no qual você pode aprender a fazer uma única peça, por exemplo.

Nesse caso, o curso pode durar horas ou alguns dias. Já os cursos mais completos, e principalmente os presenciais, podem durar entre alguns meses a até 1 ano.

Critérios de Escolha: O que analisar para escolher o curso de corte e costura

Antes de comprar o seu curso de corte e costura, leve em conta que existem alguns fatores que podem ser mais úteis do que outros, dependendo do seu objetivo. São eles:

Conteúdo e kit

O primeiro critério que você deve comparar quando for escolher um curso de corte e costura é o conteúdo programático.

Leia todas as informações com atenção e, se tiver dúvidas, entre em contato com a escola ou o professor para pedir esclarecimentos.

Agora, se você não sabe bem o que deve constar na lista de conteúdo do curso, parta para um curso de corte e costura para iniciante que deve conter o seguinte na grade de aulas:

  • Modelagem e costura de peças básicas como saia, blusa, calça e vestido;
  • Medidas e conhecimento sobre tecidos;
  • Ajustes e reformas;
  • Aviamentos e acabamentos;
  • Manuseio da máquina de costura.

Além disso, fique atento porque os melhores cursos de corte e costura oferecem um kit aprendizagem que pode conter, entre outros acessórios, o jogo de gabarito, folhas de papel carbono para tecido, régua, fita métrica, caixa de alfinetes, jogo de agulhas, carretel de linha e tesoura.

Professor

O professor é outro fator que merece sua atenção na hora de escolher o melhor curso de corte e costura. Primeiro porque ele precisa ter uma boa experiência e qualificação. Segundo porque você também precisa se identificar com ele.

Sendo assim, você deve procurar por algum vídeo no qual o professor dê uma amostra de sua aula.

Comunicação

Não deixe de verificar se o curso oferece a possibilidade de você entrar em contato com o professor (a). Isso é fundamental para que você possa tirar dúvidas sobre as aulas e as atividades.

Na maioria dos cursos, essa opção existe através de grupos do Whatsapp ou por chat dentro da própria plataforma.

Formato das aulas

Os cursos online de corte e costura podem ter diferentes formatos e você precisa conhecê-los para escolher o ideal. Em geral, você vai encontrar cursos que são ministrados através de vídeos, que podem ser gravados ou ao vivo. Além disso, existem os que usam apenas apostilas.

Informações extras

Antes de se matricular no curso de corte e costura analise também algumas informações cruciais como: Forma de pagamento, se há ou não certificado, se as aulas ficam disponíveis para acesso mesmo após a conclusão do curso e etc.

Resumo

Fazer um curso de corte e costura é ideal tanto para quem quer aprender a fazer as próprias roupas, para quem deseja iniciar um novo empreendimento e para aqueles que precisam aprimorar o conhecimento. Para isso, existem diversos tipos de cursos.

O curso online é mais barato e prático e oferece conteúdos que vão desde os fundamentos básicos de modelagem, corte e costura, até a confecção de peças especiais como roupas para festa e vestidos de noiva. Mas antes de escolher o melhor curso de corte e costura, analise a duração, o formato das aulas e a qualificação do professor (a).

(Fonte da imagem destacada: bluemorphos/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas