mulher aplicando técnicas do curso de depilação
Ultima atualização: 19 de maio de 2021

Não há dúvidas de que o setor da beleza é um dos que atravessa crises praticamente ileso. E, se poucas pessoas podem abrir mão de manter a aparência sempre “em dia”, investir em um curso de depilação, básico ou avançado, pode ser um ótimo negócio.

Neste artigo, vamos mostrar as vantagens de fazer essa formação por meio da modalidade on-line, com dicas de como escolher o curso ideal de acordo com o conteúdo, a certificação conferida e o tempo de curso. Vem com a gente?




Primeiro, o mais importante

  • Um bom curso de depilação prepara o profissional para aplicar as mais variadas técnicas tanto em mulheres quanto em homens.
  • Basta um computador ou smartphone para acompanhar as aulas de um curso de depilação à distância.
  • Existem cursos de depilação on-line destinados exclusivamente às técnicas de remoção a laser.

Melhores cursos de depilação: nossas recomendações

A chegada dos cursos à distância já trouxe transformações ao mundo da educação. E agora são os cursos profissionalizantes que estão ganhando espaço. Conheça os mais bem avaliados:

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre o curso de depilação

Se você busca por um curso de depilação, é importante saber a diferença entre as modalidades oferecidas. Por essa razão, a partir de agora, vamos trazer informações essenciais sobre este curso e suas aplicações.

pote com cera e perna com o produto aplicado com técnicas do curso de depilação.

Um bom curso de depilação prepara o profissional para aplicar as mais variadas técnicas. (Fonte: Ruslan Olinchuk/ 123rf.com)

O que é um curso de depilação?

O curso de depilação é uma formação profissionalizante, mas que também pode ser usada na sua vida pessoal, sem problemas. Ele traz o conhecimento sobre a anatomia dos pelos e ensina as melhores técnicas de remoção.

Assim, de acordo com o curso escolhido, você poderá se especializar em um tipo de depilação ou obter um conhecimento abrangente sobre os cuidados com a pele e as boas práticas profissionais, para atuar neste mercado prestando serviços de qualidade.

Quais os tipos de formação em um curso de depilação?

Os cursos de depilação podem ser muito variados ou bem específicos. Até pouco tempo, os mais comuns eram os cursos profissionalizantes presenciais, em escolas técnicas.

Com o desenvolvimento das formações on-line, a forma de aprender também mudou. No entanto, os três tipos principais continuam os mesmos:

  • Curso técnico profissionalizante - formação ampla, com aplicação de todas as técnicas;
  • Curso livre - formação direcionada, com depilação para virilhas ou buço, por exemplo;
  • Aperfeiçoamentos - aborda atualização de técnicas e utilização de novos procedimentos.

Quem pode fazer um curso de depilação?

O curso de depilação pode ser feito por qualquer pessoa que tenha interesse em ingressar nessa carreira, necessite de especialização ou, ainda, para usar em si mesmo, em amigas e familiares.

Em geral, quem escolhe pela modalidade on-line precisa ter um conhecimento básico de utilização das ferramentas de internet, um computador ou notebook e uma boa conexão de dados.

Se você já atua como manicure, maquiadora ou áreas relacionadas, o curso de depilação pode ser uma forma de ampliar o mercado e oferecer mais opções de atendimento para seus clientes.

smartphone, luvas e cera, materiais para o curso de depilação

Basta um computador ou smartphone para acompanhar as aulas de um curso de depilação à distância. (Fonte: Viorel Poparcea/ 123rf.com)

Como é o curso de depilação à distância?

A internet nos mostra que já é possível aprender quase tudo à distância. E com as técnicas de depilação não seria diferente. Na prática, ele não tem muita diferença em comparação com um curso presencial.

De maneira geral, consiste no acompanhamento das aulas, que geralmente são previamente gravadas, estudo do material de apoio e atividades práticas.

Sobre o conteúdo abordado, ele não varia tanto com relação ao presencial. Ao contrário, por ser mais direcionado, é comum encontrar cursos de depilação on-line ainda mais completos que os ministrados em sala de aula.

Quais as vantagens do curso de depilação on-line?

Se há algo que possa ser ensinado, certamente já há um curso on-line para ele! Desde curso de maquiagem até formações para cabeleireiros. E essa é uma das vantagens desta modalidade.

Mas há outras que queremos destacar. Por isso, preparamos um quadro com os prós e contras do curso de depilação. Pode conferir!

Vantagens
  • Você pode estudar em qualquer lugar e horário
  • As aulas ficam gravadas e podem ser repetidas em caso de dúvidas
  • Proporciona flexibilidade, pois respeita a sua disponibilidade
  • Costuma ter valor mais acessível
Desvantagens
  • Normalmente, não permite tirar dúvidas com o professor
  • Pode ser mais difícil encontrar modelos para as atividades práticas
  • Como não exige horário fixo, pode não ser adequado para quem necessita de uma rotina para aprender

Qual é o conteúdo de um curso de depilação?

O conteúdo abordado pode variar de acordo com o curso de depilação que você escolher. Como dissemos, alguns podem ser bem amplos e contemplar as técnicas básicas e outros, destinados a aplicações específicas.

Mas de maneira geral é possível descrever alguns tópicos que normalmente são apresentados em todos os cursos:

  • Identificar os tipos de pele e os cuidados necessários;
  • Reconhecer os tipos de pelo e as técnicas mais indicadas;
  • Preparar o paciente e a pele para a remoção;
  • Escolher os melhores produtos, como ceras, suprimentos e aparelhos;
  • Aplicar as técnicas de depilação.

Critérios de escolha: O que levar em conta ao escolher um curso de depilação

Quando se procura por um curso de depilação, a qualidade no ensino e as técnicas escolhidas podem fazer a diferença entre uma carreira promissora ou uma tentativa frustrada. Assim, vale a pena avaliar com cuidado alguns aspectos do curso antes de concluir a matrícula.

Tipo de técnica

Como dissemos, existem os cursos que ensinam a depilação de forma abrangente mas há também os específicos, com técnicas diversas. Entre estes, os mais comuns são:

  • Depilação com cera: ensina essa técnica milenar de remoção de pelos, mostra os diversos produtos disponíveis, como manipular o aquecedor de cera com segurança e como aplicar a técnica;
  • Depilação a laser: aborda os conceitos dessa aplicação revolucionária, ensina a escolher o melhor depilador a laser e, sobretudo, obedecer os protocolos de segurança no dia a dia;
  • Depilação em geral: apresenta as mais diversas técnicas, desde a depilação caseira com creme depilatório ou lâmina, até as aplicações profissionais, mostrando as diferenças entre elas e como os distintos tipos de pelo podem responder a cada uma.

Instrutores

Quem ensina em um curso on-line precisa vencer o desafio de não estar próximo do aluno o tempo todo. Neste sentido, vale a pena procurar por profissionais que você já acompanha pelas redes sociais, por exemplo.

Se ainda não conhece o professor, pesquise avaliações do curso com outros alunos e garanta que ele tem a qualificação necessária para ensinar todas as técnicas que você pretende aprender.

técnica a laser também é ensinada no curso de depilação

Existem cursos de depilação on-line destinados exclusivamente às técnicas de remoção a laser. (Fonte: Nikolay Kovalchinskiy/ 123rf.com)

Duração

Ao contrário de um curso presencial, o curso de depilação on-line permite maior liberdade na hora de assistir às aulas e desenvolver as atividades. Neste sentido, o prazo para conclusão do curso pode ser mais ou menos longo, de acordo com o seu ritmo.

Por essa razão, é importante ficar atento ao período de acesso que cada escolha vai garantir a você. Alguns cursos têm acesso por tempo determinado e outros são vitalícios. Não deixe esse detalhe passar despercebido!

Material de apoio

O material de apoio é um grande aliado da boa formação. Ainda que seja em formato digital, é um diferencial de um bom curso de depilação. Com ele, você pode relembrar conteúdos ou tirar dúvidas em qualquer momento, sem precisar ligar o computador.

Tenha isso em mente na hora de comparar cada um dos cursos que estiver pesquisando. Contar com PDFs mostrando a aplicação dos procedimentos, na prática, pode fazer diferença.

Certificado

Obter um certificado ao final da formação é um diferencial, especialmente se você pretende buscar oportunidades de trabalho em um salão de beleza ou centro de estética, por exemplo.

Além disso, caso esteja querendo investir de fato nessa profissão, já comece a pensar nas especializações. Para isso, verifique se o mesmo instrutor oferece outros aperfeiçoamentos. Assim, você dá continuidade aos estudos mantendo a abordagem inicial.

Resumo

Se você sempre quis mudar de vida e começar uma nova profissão mas nunca conseguiu encaixar um curso profissionalizante na sua rotina, o curso de depilação on-line pode ser uma alternativa eficaz e rentável.

Neste artigo, mostramos as principais abordagens deste tipo de curso, para quem ele é indicado e o que você pode esperar de uma formação à distância. Deixamos ainda sugestões de cursos para quem não sabe por onde começar a procurar.

Se este material ajudou a esclarecer suas dúvidas, aproveite para compartilhar com amigos e familiares. Muito obrigado e até breve!

(Fonte da imagem destacada: rawpixel/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas