Mão segurando caneta desenhando um homem
Ultima atualização: 28 de abril de 2021

Como escolhemos

8Produtos analisados

32Horas investidas

6Estudos avaliados

85Comentários coletados

Quer aprender a desenhar mas não sabe qual curso escolher? Embora seja possível aprender muitas técnicas assistindo a vídeos gratuitos no YouTube, a vantagem de investir em um curso de desenho online é a garantia de começar pelo primeiro passo e, a partir de uma lógica montada pelo professor seguindo técnicas, ir progredindo do básico para o avançado.

Se você deseja entrar em um curso de desenho por hobby ou carreira, fique com a gente nesse guia completo. Vamos responder as principais dúvidas e ensinar a escolher o melhor curso para você!




Primeiro, o mais importante

  • Diferente do que muitas pessoas pensam, desenhar não é apenas talento, e sim um conjunto de técnicas. Por esse motivo, um curso de desenho online pode te ensinar a desenhar do zero.
  • Há muitas possibilidades de carreira dentro do ramo, como ilustrador de livros, desenvolvimento de estampas, criação de outros desenhos digitais, entre outros.
  • Existem cursos de desenho bem nichados, como croquis de moda, anime, realista ou pintura. Por isso, criamos esse guia para te orientar na escolha.

Melhores cursos de desenho online: nossas recomendações

Você quer aprender a desenhar anime, desenhos realistas ou fazer um curso mais genérico? Separamos algumas das melhores opções para você comparar:

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre curso de desenho online

Desenho não é mágica ou dom, e sim um conjunto de técnicas que podem fazer você sair do básico ao avançado com estudo e aplicação do conhecimento. Com esse guia de escolha, queremos responder suas dúvidas e te auxiliar a fazer o melhor investimento em um curso de desenho online.

Imagem em preto e branco de uma pessoa sentada desenhando

Desenhar não é dom, e sim a aplicação de um conjunto de técnicas. Fonte: Yohann LIBOT/ Unsplash.com)

Quais os diferentes tipos de curso de desenho online?

Quando você busca por um curso de desenho online um leque de opções se abre. Existem alguns cursos que ensinam técnicas gerais e outros de nichos que focam em um tema específico, como animes.

Selecionamos alguns tipos para você entender a diferença:

  1. Geral: Em um curso mais genérico você vai aprender os princípios básicos do desenho para usar em qualquer tipo de arte. Algumas opções de cursos mais gerais podem focar em ensinar apenas técnicas simples, outras podem oferecer conteúdo mais avançado. É importante conferir o cronograma de conteúdo.
  2. Realista: O desenho realista é aquele que o resultado final parece mais com uma foto do que com um desenho em si. Mesmo dentro desse nicho existem diferentes ofertas de curso, enquanto alguns focam no estilo preto e branco, outros ensinam a usar lápis de cor ou outros materiais.
  3. Anime ou manga: Tema em alta, especialmente entre crianças e adolescentes, o desenho anime ensina a fazer os personagens mais famosos com detalhes e também todos os conceitos para criar bonecos nesse estilo.
  4. Digital: Esse é o tipo de curso que te ensina a desenhar pelo computador, ou seja, tornar sua arte digital. Você pode aprender todos os estilos citados acima nesse formato.

Existe um bom curso de desenho online infantil?

Sim, existe. Só é preciso entender qual estilo a criança gosta de desenhar. É muito comum que eles tenham interesse em um curso de desenho online no estilo anime, mas também existem outras opções, como aquarela, kawaii, funko pop, caricatura, cartoon, entre outros.

Quando os pais buscam um curso para as crianças precisam checar a grade de conteúdo e ver se é compatível com a idade dos seus filhos.

Um curso de desenho online infantil também precisa de um professor e método que cativem a atenção dos pequenos, usando linguagem apropriada, assim como técnicas que eles sejam capazes de executar.

Outro ponto num curso de desenho para crianças online, é os pais serem responsáveis por ajudar os pequenos a lidarem com o acesso à plataforma. Uma forma interessante de levar as aulas com disciplina é definir dias e horários específicos para que pais e filhos possam sentar juntos.

Duas crianças vistas de cima desenhando.

Existem opções para diversas idades. (Fonte: Ketut Subiyanto/ Pexels.com)

Consigo aprender do zero com um curso básico de desenho?

Muitos cursos são focados em ensinar pessoas que nunca desenharam antes. Eles ensinam os conceitos mais básicos, dessa forma você tem um bom direcionamento desde o primeiro traço.

Não se trata de dom, e sim de executar os conceitos necessários.

Não se trata de dom, e sim de executar os conceitos necessários. Embora algumas pessoas possam apresentar mais facilidade, com o domínio das técnicas, mesmo quem nunca desenhou antes pode sair do zero e desenhar de forma profissional. E esse avanço do básico para o avançado pode ocorrer dentro do período que durar o curso.

Outro ponto é que com as aulas gravadas, uma pessoa que possui dificuldade pode rever o conteúdo quantas vezes for necessário. Refazendo o mesmo desenho

É possível aprender a desenhar bem com um curso de desenho online?

Em termos de conteúdo, um curso online não perde em nada para o presencial. Muito pelo contrário, às vezes é possível aprender mais técnicas em um período menor.

Além disso, por contar com aulas gravadas, que geralmente podem ser assistidas dentro do período de um ano, o aluno assiste quantas vezes precisar. Se perdeu uma parte da explicação, no curso de desenho online é possível pausar e voltar. Outro ponto positivo é a possibilidade de fazer na velocidade que consegue acompanhar.

A diferença do curso online é que você não tem o professor corrigindo cada traço que você faça. De qualquer modo, existem sim opções com suporte da equipe técnica do curso.

Confira outras vantagens da modalidade online:

Vantagens
  • Preço mais acessível
  • Mais conteúdo em menos tempo
  • Não precisa esperar pelo ritmo da turma, podendo acelerar o aprendizado
  • Pode rever as aulas sempre que precisar
  • Aluno estuda de casa, sem precisar se deslocar
Desvantagens
  • Suporte mais dificultado que o presencial
  • Precisa de disciplina para assistir as aulas

Critérios de escolha: como comparar os cursos de desenho online

Agora que você já sabe que existe um universo de possibilidades no ramo de curso de desenho online, está na hora de escolher o seu. Aprenda a avaliar o melhor de acordo com os seguintes critérios:

Conteúdo

É conferindo o cronograma de conteúdo que você vai decidir se esse é o curso certo para você ou seu filho. É na grade de aulas que você poderá entender o que o curso vai te entregar, assim saberá exatamente no que está investindo.

Dentro de um tema específico, como anime, confira o que vai ser ensinado em cada módulo. Se o curso não disponibiliza essa informação, peça ao suporte antes de executar a matrícula. É importante entender se o conteúdo é compatível com seu nível de conhecimento e objetivo com as aulas.

Imagem de uma pessoa desenhando na prancheta.

Leia o cronograma de conteúdo para decidir que atende suas necessidades. (Fonte: Abby Chung/ Pexels.com)

Avaliação

Quando você acessa a plataforma onde o curso está hospedado, um ótimo critério de escolha é ler as avaliações deixadas por alunos.

Busque tanto a opinião de quem avaliou com 5 estrelas quanto quem ofereceu apenas 1, se houver. Um bom curso com certeza costuma ter dezenas ou centenas dessas avaliações.

Dica: Opte por um curso de desenho online que possua avaliação média acima de 4 estrelas.

Duração

Quanto tempo o curso vai durar no total? Dois meses? Seis meses? Para quem tem interesse profissional isso importa.

Outro ponto para escolha pode ser a liberação das aulas, ou seja, o curso já está todo gravado e acessível ou o professor vai liberar as vídeo aulas semanalmente. Não tem jeito certo ou errado, apenas aquele que respeita sua necessidade.

Ainda, confira quanto tempo dura uma aula. É melhor que o curso tenha mais vídeos com até 20 minutos de duração, do que poucos vídeos com mais de 1 hora de conteúdo. Isso é importante especialmente nos cursos infantis.

Tempo de acesso

Pode ser que você conclua o curso em dois, seis ou 12 meses. Mas o tempo de duração do curso é diferente do tempo de acesso que você possui dele.

Pode ser que o acesso seja vitalício, ou seja, eterno, ou mesmo que você tenha um prazo, normalmente de um ano, para concluir todas as aulas.

Materiais necessários

Alguns materiais de desenho podem custar bem caro. Nesse sentido, além de se preocupar com o preço e conteúdo do curso, é necessário avaliar quais os materiais você precisa investir.

Pode ser que você precise comprar prancheta, tinta e pincel para aquarela, lápis com grafite específico, lápis de cor especial, entre outros materiais amadores ou profissionais.

Resumo

O curso de desenho online é uma ótima opção tanto para quem quer aprender a desenhar por hobby ou necessidade profissional. Existem opções de cursos bem genéricos e outros bem específicos. Ele é, geralmente, mais acessível que o presencial.

Para escolher um bom curso, você deve conferir o que os alunos que já fizeram falam dele. Ainda, analise a grade de conteúdo, o tempo de conclusão e a duração de cada aula. Espero que esse guia tenha sido útil para você fazer a melhor escolha.

(Fonte da imagem destacada: ?ukasz Stefa?ski/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas