Ultima atualização: 4 de junho de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

As tendências de arquitetura e decoração mudam constantemente e muitas pessoas querem ter em sua casa o que há de mais moderno neste segmento. É por isso que as profissões relacionadas ao mundo da construção são sempre muito requisitadas. E você pode entrar neste mercado fazendo um curso de design de interiores.

Esta formação vai te proporcionar conhecimentos para atuar como decorador e fazer disso sua nova carreira ou apenas um hobby. Quer saber mais sobre este curso? Neste artigo, vamos mostrar tudo o que é preciso avaliar antes de se matricular.




Primeiro, o mais importante

  • Um bom curso de design de interiores prepara o profissional para utilizar todas as ferramentas disponíveis para a realização de um projeto do início ao fim.
  • A formação completa em design de interiores traz noções também de atendimento ao cliente e técnicas de negociação, para que o novo profissional tenha habilidades necessárias na hora de apresentar uma proposta de projeto.
  • Dependendo da abordagem escolhida, o aluno do curso de design de interiores pode aprender desde a teoria das cores até aplicação de técnicas para equilíbrio de energias, como o Feng Shui.

Melhores cursos de design de interiores: nossas recomendações

Já percebeu como cresce a oferta de cursos de design de interiores nos últimos tempos? Para facilitar a sua busca, selecionamos os mais procurados das plataformas de ensino pela internet. Veja os destaques:

Guia de escolha: tudo sobre os cursos de design de interiores

Se você está pensando em se matricular em um curso de design de interiores mas tem dúvidas sobre essa formação, não pode perder nenhuma linha desta seção. Aqui, vamos responder às perguntas mais comuns entre os alunos on-line. Fique com a gente.

profissional do curso de design de interiores.

O curso de design de interiores prepara o profissional para a realização de um projeto do início ao fim.
Fonte: primagefactory / 123rf.com

O que é um curso de design de interiores?

O curso de design de interiores é uma formação profissionalizante, que capacita o aluno para atuar em projetos de decoração de ambientes residenciais ou comerciais e corporativos.

Em geral, o designer de interiores trabalha em parceria com engenheiros, arquitetos, paisagistas, mas também pode oferecer projetos de reformas e remodelagem, o que pode dispensar o trabalho de outros profissionais.

Quais as modalidades de formação em um curso de design de interiores?

Os cursos de design de interiores passam, em geral, por uma formação básica e abrangente. Até pouco tempo, eles eram realizados em uma só modalidade e divididos entre cursos técnicos e cursos livres.

Atualmente, ainda que continuem sendo classificados de acordo com a duração e complexidade do curso, podemos destacar duas modalidades:

  1. Presencial: quando o aluno precisa comparecer às aulas em dias e horários pré-definidos, participa de atividades em grupo e, em muitas escolas, provas práticas;
  2. À distância: aulas previamente gravadas com acesso livre aos inscritos. Normalmente, existe uma sugestão de cronograma, mas o aluno pode assistir às aulas e desenvolver as atividades nos horários que sejam mais convenientes.

O curso de design de interiores é indicado para todas as pessoas?

Sim, todas as pessoas podem fazer um curso de design de interiores. Desde aquelas que desejam aprender a decorar ambientes para fazer isso como um passatempo, na própria casa, até as pessoas que esperam atuar neste mercado.

Não há pré-requisitos rígidos para essa formação, mas se tiver algum conhecimento em teoria das cores, conceitos da decoração ou afinidade com esta área será ainda mais fácil.

Além disso, passar por um curso de informática, ter boa conexão com a internet e um notebook ou smartphone são importantes para conseguir navegar bem pelos conteúdos das aulas.

profissional de design de interiores com cliente.

O curso de design de interiores traz noções também de atendimento ao cliente e negociações.
Fonte: luckybusiness / 123rf.com

Como é o curso de design de interiores à distância?

Você já percebeu que, para tudo o que pode ser ensinado, existe um curso à distância? Atualmente, é possível fazer desde curso de francês até uma formação em programação. Tudo sem sair de casa!

Com as técnicas de design de interiores, não é diferente. De maneira geral, o aluno pode acompanhar as aulas, que são previamente gravadas, e estudar com o material de apoio e atividades práticas sugeridas pelo professor.

Sobre o conteúdo abordado, ele pode ser bem diferente do presencial, com aprendizado intensivo. Por ter curta duração e ser mais direcionado, é comum encontrar cursos com currículo mais completos que os ministrados em sala de aula.

Quais as vantagens do curso de design de interiores on-line?

Uma das vantagens de um curso de design de interiores on-line é a flexibilidade, já que cada aluno pode acessar as aulas quando e de onde quiser.

Mas há outros benefícios que queremos destacar. Por isso, preparamos um quadro com os prós e contras deste tipo de curso, que você pode conferir na sequência:

Vantagens
  • Permite ao aluno estudar em qualquer lugar e horário
  • Por ficarem gravadas, as aulas podem ser repetidas em caso de dúvidas
  • Garante flexibilidade e autonomia, pois respeita a sua disponibilidade de horários
  • Costuma ter valor mais acessível do que a formação presencial
Desvantagens
  • A maioria não tem plantão para tirar dúvidas com o professor
  • É preciso realizar as atividades práticas individualmente
  • Pode não ser adequado para pessoas que dependem de rotina para aprender

O que é ensinado no curso de design de interiores?

Assim como ocorre em qualquer formação, o conteúdo abordado em um curso de design de interiores pode variar de acordo com o nível e a especificidade da formação que você escolher.

Como dissemos, alguns podem ser bem amplos, contemplar apenas as técnicas básicas ou serem destinados a aplicações específicas. De maneira, geral é possível descrever alguns tópicos que normalmente são oferecidos em todos os cursos:

  • Teoria das cores e suas aplicações;
  • História da arte e estética;
  • Ambientes e funcionalidades;
  • Ergonomia, acessibilidade e conforto;
  • Materiais e aplicações;
  • Gerenciamento de obras;
  • Técnicas de negociação e vendas;
  • Administração e finanças pessoais e empresariais.

Critérios de escolha: Como escolher um curso de design de interiores

Quando se fala em formação profissional, a qualidade de ensino e as técnicas escolhidas podem fazer a diferença para que você tenha uma carreira promissora. Por essa razão, é preciso avaliar alguns aspectos do curso antes de concluir a matrícula.

Abordagem

Como dissemos, existem os cursos que ensinam a profissão de forma abrangente mas há também os específicos, com técnicas diversas, focados em apenas um segmento da decoração e do design de interiores. Entre estes, os mais comuns são:

  • Paisagismo interno;
  • Remodelagem e reformas;
  • Iluminação residencial e comercial;
  • Automação com sensores e lâmpada inteligente;
  • Ergonomia e acessibilidade no ambiente corporativo;
  • Harmonização entre ambientes;
  • Técnicas de equilíbrio energético, como Feng Shui.

Professores

Quem ensina em um curso on-line precisa conseguir quebrar a barreira da distância e competir com outros estímulos aos quais o aluno é exposto ao longo de cada aula. Neste sentido, vale a pena procurar por profissionais que já tenham experiência nessa modalidade.

Se ainda não conhece o professor, pesquise avaliações do curso com outros alunos e garanta que ele tem a qualificação necessária para ensinar todas as técnicas que você pretende aprender.

Dependendo da abordagem escolhida, o aluno do curso de design de interiores pode aprender a aplicação de diversas técnicas.
Fonte: Pixabay

Duração

Ao contrário de um curso presencial, o curso de design de interiores realizado na modalidade on-line permite liberdade na hora de assistir às aulas e desenvolver as atividades. Neste sentido, o tempo para concluir o curso varia de acordo com o seu ritmo.

Por essa razão, é importante ficar atento ao período de acesso que cada curso vai garantir a você. Alguns têm acesso por tempo determinado e outros são vitalícios. Não deixe esse detalhe passar despercebido!

Material

O material didático é um grande aliado da boa formação. Ainda que seja em formato digital, contar com este apoio é um diferencial de um bom curso de design de interiores. Com ele, você poderá relembrar os conteúdos e tirar dúvidas a qualquer momento.

Tenha isso em mente na hora de comparar cada os cursos que estiver pesquisando. Contar com PDFs mostrando a aplicação das técnicas pode fazer diferença nos seus primeiros projetos.

Resumo

Se você sempre gostou de mudar a decoração da casa e agora acredita que essa profissão é uma chance para mudar de vida, o curso de design de interiores pode ser uma alternativa eficaz e rentável.

Neste artigo, mostramos as principais abordagens deste tipo de curso, para quem ele é indicado e o que você pode esperar de uma formação à distância. Preparamos sugestões de cursos para te ajudar a encontrar o que mais se adapta aos seus objetivos.

Se este material ajudou a esclarecer suas dúvidas, aproveite para compartilhar com amigos. Muito obrigado!

(Fonte da imagem destacada: rawpixel / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas