Homem, notebook e mesa digitalizadora.
Ultima atualização: 9 de junho de 2021

Interessado em criar projetos de comunicação visual? Então, você precisa investir em um curso de design gráfico. E no artigo de hoje, nós vamos ajudá-lo a escolher o melhor de todos de acordo com o seu objetivo.

Afinal, o design gráfico é um mercado sempre em voga e, por isso, a demanda por profissionais nunca diminui. Mas para se matricular em um curso de excelência, e adquirir o conhecimento necessário, vale considerar alguns critérios e nós vamos mostrar quais são eles.




Primeiro, o mais importante

  • O profissional da área de design gráfico cria projetos, desenha logotipos, formata material visual como panfletos, outdoors, entre tantos outros.
  • Existe uma diferença entre design gráfico e web design, mas hoje já é possível estudar para aprender e atuar em ambas as profissões.
  • Para se matricular em um curso de design gráfico, você deve considerar o nível de aprendizagem, as disciplinas que serão ministradas, além do tipo de curso e a duração.

Melhores cursos de design gráfico: nossas recomendações

Como demanda tempo e muita pesquisa, nem sempre é rápido e fácil escolher um bom curso. Para fazer valer o seu tempo e dinheiro, nos adiantamos e selecionamos alguns dos melhores cursos de design gráfico disponíveis no universo online. Veja:

Guia de aquisição: tudo o que você precisa saber sobre o curso de design gráfico

Afinal, o que um designer gráfico faz? Como é o mercado de trabalho para esse profissional e qual é o curso certo para você se tornar um? A seguir, você encontra respostas para essas perguntas e muitas outras que vão ajudá-lo a escolher o melhor curso de design gráfico.

Homem criando imagem no computador.

Criar é a função principal de um design. (Fonte: StartupStockPhotos/ Pixabay )

Qual a diferença entre design gráfico e web design?

Para você entender o que faz um design gráfico, é preciso diferenciar esse ofício do de um profissional de web design.

Assim, existem basicamente dois tipos de profissional de design: o que foca seu trabalho em mídias offline, como revistas e jornais, por exemplo; e o que se dedica às mídias online, como sites e redes sociais.

Dessa forma, o designer gráfico é o profissional que trabalha com a criação de design visual para materiais impressos, entre eles: folder, flyers, folheto, catálogo, embalagem, banner, anúncios, vinhetas para a TV, livros e revistas, cartão de visita e papel timbrado, logotipo e marcas.

Paleta de cores Pantone.

Ambos os profissionais de design precisam dominar técnicas de criação, formatação e cores. (Fonte: stux/ Pixabay )

Já o web designer é o profissional que atua na criação de designs específicos para plataformas digitais, como banner para site ou blog, posts para redes sociais, vídeos para o Youtube, diagramação de e-book e etc.

Outro diferencial é que o web designer sempre aplica conceitos de usabilidade, técnicas de SEO e um pouco de programação em seu trabalho.

Ambos porém, precisam ter conhecimentos básicos de design e que envolvem o estudo das cores, formatos, tamanhos e tipos de letra.

Por que você deve fazer um curso de design gráfico?

Se o seu plano é trabalhar como um designer gráfico, você deve considerar fazer um curso na área. Isso porque, é em um curso de design gráfico que você vai aprender as bases para criar projetos e sistemas de comunicação visual de revistas, jornais, panfletos, outdoors e capas de livros.

Durante as aulas, você vai se especializar em trabalhar com as formas e as cores, que são itens essenciais de um bom design.

Além disso, você vai aprender sobre as características funcionais, a estrutura e a estética dos mais variados tipos de produtos que você vai precisae criar.

Qual é o perfil do profissional formado em design gráfico?

De fato, não é qualquer pessoa que vai ser bem sucedida na área de design. Esse é um segmento que demanda do profissional alguma afinidade com desenho e as artes de forma geral.

Além disso, ter curiosidade sobre as novas tecnologias também agrega ao trabalho do designer gráfico, já que é possível que esse profissional use várias ferramentas de computação gráfica em seus projetos.

Um bom designer gráfico também vai precisar exercitar a sua criatividade e estar sempre buscando inovar em seus projetos. Para tanto, é fundamental que você sempre se mantenha antenado com as tendências do setor.

O que você vai estudar no curso de design gráfico?

As disciplinas ministradas em um curso de design gráfico dependem do tipo de curso e do nível de aprendizagem que pode ser básico, intermediário ou avançado.

Mas se a ideia é se formar em um curso mais completo, você certamente vai aprender as seguintes matérias, entre outras:

  • Criação e Inovação no design;
  • Desenho aplicado ao design gráfico;
  • Desenho de observação;
  • Desenho geométrico;
  • Design thinking;
  • Ergonomia;
  • Fundamentos da história da arte;
  • Ilustração;
  • Computação gráfica;
  • Neurociências, comportamento e consumo;
  • Forma, cor e superfície;
  • Projeto gráfico de embalagem;
  • Projeto gráfico de identidade visual;
  • Projeto gráfico editorial;

Como é o mercado de trabalho para quem faz design gráfico?

O mercado para profissionais de design em geral está em constante expansão. No caso do designer gráfico isso não é diferente. Tanto é que as possibilidade de trabalho são bem amplas.

Um designer gráfico pode atuar, por exemplo, em agências de publicidade, editoras, empresas de comunicação, estúdios de design, emissoras de TV, gráficas, produtoras e etc.

Além disso, quem faz um curso de design gráfico também pode exercer a profissão como autônomo ou professor de cursos técnicos, livres e de graduação.

Critérios de aquisição: Como analisar um curso de design gráfico

Como vimos, o curso de design gráfico pode ter as mais variadas disciplinas ministradas em sua grade horária. Mas isso vai variar de acordo com o tipo de curso e a sua duração. Daí a importância de checar outros requisitos que se distinguem entre os melhores cursos da área. Confira os principais:

Tipo

Você poderá escolher entre três níveis de curso de design gráfico que se diferenciam também pelo tipo de aula: Livre, técnico e graduação.

A graduação em design gráfico podainda se dividir entre os níveis de bacharelado ou tecnológico. O bacharelado é o curso mais completo e teórico de todos, mas tmabém oferce uma formação mais aprofundada. Já o curso de deisgn gráfico tecnológico foca em disciplinas práticas.

Os cursos livres, por sua vez, costumam ser específicos, ensinando, em geral, um tema ou dois como, por exemplo, o curso de criação de logotipo ou o curso de proporção áurea.

Virtual ou presencial

Outro requisito que você precisa considerar antes de se matricular no curso de design gráfico é o formato das aulas. Nesse caso, você vai encontrar duas alternativas: as aulas online e as presenciais.

O curso no formato EAD, permite que você possa estudar com celular ou tablet, o que flexibiliza muito os horários e beneficia quem tem uma agenda mais atribulada. Além disso, não raro, esse tipo de curso sai mais barato.

No curso online de design gráfico, você também encontra uma boa variedade de temas e níveis, que vão do básico até o avançado. Já nas aulas presenciais, o aluno conta com o apoio imediato do professor e a ajuda na correção de exercícios práticos.

Veja a seguir um resumo dos prós e contras de cada tipo de curso:

Virtual Presencial
Vantagens Felixibilidade de dias e horários, mais barato e mais opções de cursos Apoio presencial do professor
Desvantages Nem todos tem boa reputação São mais caros

Período de conclusão

Avalie bem o seu objetivo ao fazer um curso de design gráfico para, então, decidir quanto à melhor carga horária que as aulas devem ter. Afinal, como vimos, existem cursos livres, técnicos universitários.

E, você deve saber que os cursos de graduação duram em média quatro anos. Os técnicos costumam levar entre dois e três anos para serem concluídos. Enquanto que os cursos de design gráfico online podem ter carga horária que varia entre 30 horas e 200 horas.

Material de estudo

Por fim, mas não menos importante, considere qual será o material de estudo oferecido pelo curso de design gráfico. Os melhores cursos disponibilizam recursos teóricos e práticos para que você possa se aprofundar no aprendizado fora do horário de aula.

Outros cursos, no entanto, são totalmente ministrados por meio de apostilas PDF. Aqui a escolha deve levar em conta a sua forma de aprendizagem. Ou seja, veja como você aprende melhor e faça sua matrícula baseada nisso.

Resumo

Para trabalhar com a criação de peças visuais, especialmente as de meio impresso, você deve investir em um curso de design gráfico. Hoje em dia, as ofertas são muito variadas. Você pode se matricular em um curso presencial ou online, de nível básico, intermediário ou avançado.

E tem ainda os cursos com temática pontual, que focam no aprimoramento e atualização do conhecimento de profissionais da área. Para se certificar de que está escolhendo o melhor, não deixe de verificar as disciplinas que serão ministradas e a carga horária do curso.

(Fonte da imagem destacada: lukasbieri/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas