Imagem mostra um eletricista mexendo em um quadro de distribuição.
Ultima atualização: 21 de abril de 2021

Seja muito bem-vindo! Você está pensando em fazer um curso de eletricista para ter novas possibilidades profissionais? Então fique conosco! Falaremos a seguir o que você precisa saber sobre o assunto.

Um bom curso de eletricista pode ser feito tanto por quem acabou de concluir o ensino médio, quanto por quem deseja mudar de ares profissionais. A área elétrica é sólida e bem estabelecida, podendo ser muito benéfica para você!




Primeiro, o mais importante

  • Os cursos de eletricista são indicados para quem deseja seguir uma profissão que sempre possui vagas e paga um pouco acima da média nacional. Também ajudam quem trabalha como “faz-tudo”.
  • Você pode escolher com qual área da elétrica deseja trabalhar e se prefere fazer um curso online ou presencial.
  • Quem opta fazer um curso online de eletricista precisa prestar atenção na assistência oferecida: Momentos para tirar dúvidas são essenciais na formação de um bom profissional.

Os melhores cursos de eletricista: Nossas recomendações

Quem investe em um curso de eletricista está pensando em um futuro profissional na área. Qualidade didática e bons professores são fundamentais. Selecionamos algumas opções que vão te oferecer uma ótima formação:

Guia de escolha: O que você precisa saber sobre curso de eletricista

Você ainda está em dúvida se o curso de eletricista é a melhor opção para o seu futuro? Não sabe como fazer a sua escolha dentre os que estão disponíveis? Não se preocupe! No guia de compra, responderemos às suas principais perguntas!

Imagem mostra um eletricista fazendo um serviço doméstico.

Um eletricista deve ser muito meticuloso em seu trabalho. (Fonte: jarmoluk/ Pixabay.com)

Eletricista ainda é uma boa carreira?

Sabemos que existem dificuldades quanto a empregos no Brasil. A área de elétrica, porém, resiste firme. Sempre haverá redes internas ou externas para se instalar ou fazer manutenção, e sempre será necessário ter novos profissionais.

Pesquisas mostram que a demanda por profissionais do setor elétrico cresceu 20% nos tempos recentes e que os salários são um pouco acima da média nacional. Portanto, optar por um curso de eletricista é uma boa ideia para quem procura certo conforto.

Se você deseja ser eletricista, saiba que precisará lidar com muitas pessoas, inclusive entrando em suas casas, que um porte físico capaz de lidar com serviços que pedem força e resistência é necessário, e que algum conhecimento de física e matemática também não pode faltar.

Você dificilmente ficará rico sendo eletricista, mas o trabalho pode ser gratificante e pagar relativamente bem.

Você sabia que o daltonismo é uma condição que pode dificultar o trabalho de um eletricista? Muitos fios seguem a orientação pelas cores verde, vermelha e amarela, o que confunde os daltônicos.

Porém, é só ter uma pessoa por perto para te indicar as cores corretas e resolver o problema!

Quais os tipos de cursos de eletricista disponíveis?

A elétrica é uma área bastante ampla e um eletricista pode ter várias especialidades diferentes. Listamos abaixo algumas das mais famosas e com abundância de cursos:

  • Eletricista residencial e predial: É o profissional que resolve problemas domésticos ou em condomínios ligados à área elétrica, fazendo visitas e sendo especializado em manutenção. O curso também ajuda profissionais autônomos como “faz-tudo” ou marido de aluguel.
  • Instalação elétrica: Trabalhando principalmente na construção civil, o eletricista especializado em instalação é responsável por montar novas redes elétricas.
  • Eletricista industrial: Trata-se do profissional que lida com motores, equipamentos e máquinas. É um trabalho que envolve menos contato humano, muitas vezes fechado em lugares específicos.

Há também cursos gerais de eletricista, mais longos, que capacitam os alunos a realizarem tarefas em todas as áreas, mas podem pedir ainda por um pequeno complemento de especialização.

Caso você queira trabalhar com problemas mais complexos e ter a chance de ganhar mais, pode ainda buscar um curso tecnólogo na área de energia elétrica ou cursar uma faculdade de engenharia elétrica.

Vale a pena fazer um curso online de eletricista?

Como todo curso online, o de eletricista apresenta uma série de vantagens: Não é preciso sair de casa, é possível fazer tudo no seu próprio tempo, há economia de dinheiro com locomoção, você pode estudar o material quantas vezes quiser.

Ser eletricista, porém, é um trabalho extremamente prático. Você consegue aprender tudo apenas com teoria?

Pode ser que não seja suficiente para você apenas assistir a vídeos e lições sobre como cada serviço precisa ser feito. De toda forma, mesmo com cursos presenciais, é só colocando a mão na massa, no local do trabalho, que a experiência de fato será adquirida.

Se você sente que aprende melhor à distância e que vídeos são suficientes, nós recomendamos o curso de eletricista online. Caso acredite que precisa já praticar com afinco para desenvolver suas habilidades, é melhor escolher um presencial.

De toda forma, exija que o curso online tenha assistência satisfatória. É um dos critérios mais importantes.

Confira as principais vantagens e desvantagens de um curso online de eletricista:

Vantagens
  • É possível ter aulas quando e onde quiser
  • O curso é feito no seu próprio tempo
  • Há a possibilidade de assistir à mesma aula quantas vezes for necessário
  • O dinheiro da locomoção e alimentação é economizado
Desvantagens
  • Não há como aprender com a prática
  • É necessário um horário especial para tirar dúvidas com os instrutores

Quais os tópicos essenciais de um bom curso de eletricista?

Um curso de eletricista de qualidade deve englobar desde as partes mais técnicas, como o manuseio de ferramentas indispensáveis para a profissão (chave de fenda, chave inglesa, alicate amperímetro, alicate decapador de fios, entre outros), até as mais teóricas.

Um bom curso também deve ensinar como lidar com clientes de forma educada.

Até mesmo as habilidades sociais, como ética e educação ao lidar com clientes, devem ser tratadas por um curso que pretende formar um profissional qualificado e completo.

Verifique se o curso oferece conceitos básicos de física, matemática e elétrica para que você tenha o domínio dos porquês de fazer o que se deve fazer. Não há como ser um bom profissional sabendo apenas a prática.

Normas de segurança, equipamentos necessários, conhecimento de fios, circuitos, redes, critérios de medição e quadros de distribuição são tópicos fundamentais.

Imagem mostra várias ferramentas de eletricista lado a lado.

O eletricista precisa saber manusear várias ferramentas. (Fonte: Sid74/ Pixabay.com)

Critérios de escolha: Como decidir por um curso de eletricista

Quem já decidiu fazer um curso de eletricista também precisa saber decidir pelo que mais atende às suas necessidades. Vamos discutir agora alguns critérios importantes para a escolha:

Pré-requisitos

Para ser um bom eletricista é preciso ter alguns conhecimentos de áreas como física, matemática e circuitos elétricos. Por isso, cursos da área muitas vezes pedem por pré-requisitos de formação.

O mais comum é que um curso de eletricista peça por ensino médio completo como pré-requisito. Existem alguns, porém, que não são tão exigentes e já se contentam com a certificação da conclusão do ensino fundamental.

De toda forma, verifique qual é o pré-requisito do curso em questão e se você o atende.

Certificado

A grande maioria das pessoas que fazem um curso de eletricista têm a intenção de trabalhar na área logo em seguida. Para isso, elas precisam de documentação que comprove que possuem uma formação satisfatória.

O curso deve oferecer um certificado que seja aceito por empregadores.

Um curso de eletricista deve oferecer um certificado de conclusão que seja aceito por empregadores e te permita trabalhar assim que conseguir a aprovação em todos os módulos ensinados.

Verifique também a área a qual o curso se relaciona e o que diz o certificado: Ele deve indicar o que você cursou, como por exemplo “eletricista residencial” ou “instalador elétrico”.

Assistência

Em um curso online, não há o mesmo contato direto com instrutores como acontece nas aulas presenciais. Tirar dúvidas é muito mais complicado.

É por isso que qualquer curso de alto nível deve contar com uma assistência satisfatória. Não basta apenas oferecer vídeo aulas e apostilas, é preciso que os instrutores estejam disponíveis em horários variados para conversar com os alunos.

A assistência de alto nível talvez seja o critério mais importante para a decisão sobre qual curso escolher. Leia atentamente a descrição do curso sobre o assunto antes de se matricular.

Imagem mostra um eletricista fazendo um reparo em um poste.

É importante que o eletricista domine a prática de seu trabalho, não apenas a teoria. (Fonte: Bru-nO/ Pixabay.com)

Metodologia

Cursos online costumam ter variadas metodologias diferentes. O ensino pode ser baseado principalmente em apostilas, em aulas ao vivo, em aulas gravadas, entre outros.

Pense em qual é a sua forma mais eficiente de aprendizagem e opte por um curso que baseie nela sua metodologia. Assim, o tempo será otimizado e as suas chances de se tornar um ótimo profissional rapidamente crescerão!

Resumo

A profissão de eletricista sempre será necessária e terá vagas de emprego disponíveis. Ela se divide em áreas como residencial, predial e industrial. Cursos podem ser específicos ou focados em uma das subdivisões.

Quem deseja exercer a profissão de eletricista pode optar por um curso online. A categoria mais importante a se analisar é a qualidade da assistência prestada, mas a metodologia e o certificado emitido também devem ser levados em conta.

(Fonte da imagem destacada: jarmoluk/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas