curso de empreendedorismo
Ultima atualização: 25 de junho de 2021

Empreender é mais do que investir em um negócio. Muitos chamam de arte, outros de dom. Mas a realidade é que essa vocação pode ser aperfeiçoada com um bom curso de empreendedorismo. E é sobre esse tema que vamos falar neste artigo.

Vamos mostrar como são as formações neste segmento, o que esperar desse tipo de curso e o que você precisa saber para encontrar aquele que mais se adapte ao seu perfil e suas expectativas. Venha com a gente para conhecer as possibilidades que um curso de empreendedorismo pode trazer para a sua vida.




Primeiro, o mais importante

  • O curso de empreendedorismo prepara o aluno para planejar e investir no próprio negócio, mas também o capacita para ter um perfil de liderança e visão estratégica em outras empresas.
  • No curso de empreendedorismo on-line é possível estudar nas horas vagas, basta ter um computador ou smartphone por perto.
  • Para escolher o melhor curso de empreendedorismo on-line, é preciso ter em mente qual o objetivo dessa formação e o que se pretende aprender.

Melhores cursos de empreendedorismo: nossas recomendações

Um empreendedor de sucesso costuma ter características específicas. A vontade de aprender e estar sempre atento às opções do mercado é uma delas. Então, que tal começar aqui mesmo a exercitar suas tomadas de decisão? Veja os cursos que selecionamos para você:

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre o curso de empreendedorismo

Se você pensa em fazer um curso de empreendedorismo antes de começar seu negócio, já está um passo à frente da concorrência. Sim, a busca por informações é a base para as melhores escolhas. Para ajudar, pesquisamos as perguntas mais frequentes na Internet e respondemos todas elas a partir de agora.

curso de empreendedorismo

O curso de empreendedorismo prepara o aluno para planejar e investir no próprio negócio, capacitando-o para ter um perfil de liderança. Fonte: Andriy Popov / 123rf.com

O que é um curso de empreendedorismo?

Antes de falarmos sobre o curso de empreendedorismo, especificamente, é importante deixar claro do que estamos tratando aqui. Apesar de ser visto normalmente como aquele que acredita e investe em uma ideia de negócio, o empreendedor é mais que isso.

É possível empreender em qualquer lugar.

Isso quer dizer que uma pessoa pode ser extremamente empreendedora trabalhando como colaborador de uma empresa, por exemplo. Ou seja, não necessariamente é preciso ter o próprio negócio para ser empreendedor.

O curso de empreendedorismo, portanto, é uma formação que capacita seus alunos para esse tipo de atitude. Ele explora conceitos do mundo empresarial, ensina como planejar e gerir um negócio e, especialmente, como entender as possibilidades do mercado em benefício do seu empreendimento.

Quais as abordagens de um curso de empreendedorismo?

Assim como o mundo dos negócios é um universo quase infinito, no caso dos cursos de empreendedorismo ocorre basicamente a mesma coisa. Por essa razão, existem diversas abordagens possíveis para esse tipo de formação.

Para exemplificar, separamos alguns dos tipos de cursos mais presentes nas plataformas de ensino à distância. Ainda que possam ter algumas variações, os mais recorrentes são:

  • Conceitos e teorias do empreendedorismo;
  • Plano de negócio e modelos de gestão;
  • Empreendedorismo feminino;
  • Coach para negócios;
  • Empreendedorismo digital;
  • Técnicas de persuasão e vendas.

Para quem o curso de empreendedorismo é indicado?

Não há requisitos indispensáveis para o curso de empreendedorismo on-line. Na prática, qualquer pessoa que pretenda ter mais conhecimentos a respeito deste tema está apta a iniciar a formação.

O que não se pode negar é que ter familiaridade prévia com alguns conceitos facilita o aprendizado. Por isso, se você pensa em empreender, pode considerar fazer um curso de Power BI — que o capacita para análises de mercado — para ajudar a projetar seu negócio em níveis mais altos.

curso de empreendedorismo

No curso de empreendedorismo on-line é possível estudar nas horas vagas, basta ter um computador por perto. Fonte: Andriy Popov / 123rf.com

Como são as aulas do curso de empreendedorismo on-line?

Para fazer sua formação à distância, o que você vai precisar é de, basicamente, um computador e uma boa conexão com a Internet. Fora isso, pode fazer seus próprios horários e traçar seu itinerário de aprendizado de acordo com a sua rotina atual.

O conteúdo pode variar de acordo com o curso escolhido, mas costuma ser focado no aprendizado intensivo, concentrado em poucas aulas, com abordagem direta, prática e assertiva. Essas características colocam os cursos on-line em vantagem com relação ao presencial.

As aulas de um curso on-line costumam ser previamente gravadas e ficam à disposição do aluno assim que a inscrição é concluída.

Quais as vantagens do curso de empreendedorismo à distância?

E como falamos em vantagens, já destacamos que o principal benefício de uma formação à distância é a sua independência. Isso porque é você quem dita o ritmo do seu curso de empreendedorismo.

Além disso, há outros pontos positivos (e alguns negativos) desta modalidade de ensino. Destacamos os principais logo abaixo:

Vantagens
  • Permite estudar em qualquer lugar e fazer os próprios horários
  • As aulas ficam gravadas e podem ser repetidas sempre que surgirem dúvidas
  • Ao estudar por conta própria, sem cobrança de um tutor, o aluno se concentra mais no aprendizado
  • Costuma ter valor mais econômico do que o curso presencial
Desvantagens
  • Geralmente não há possibilidade de tirar dúvidas com o professor
  • Não há troca de experiências em grupo
  • Pode levar mais tempo para concluir, por não haver supervisão do instrutor

Como usar o curso de empreendedorismo na prática?

Dissemos no início deste artigo que a atitude empreendedora não se restringe ao ato de “abrir uma empresa”. Por isso, ao optar por um curso de empreendedorismo, você poderá utilizar esses conhecimentos na sua carreira e na sua vida de maneira muito ampla.

Para exemplificar, deixamos aqui algumas saídas para esse aprendizado:

  • Abrir a sua própria empresa;
  • Atuar como consultor de negócios;
  • Assumir cargos estratégicos de gestão;
  • Oferecer treinamentos.

Critérios de escolha: O que levar em conta ao escolher um curso de empreendedorismo

Imaginamos que, com seu perfil empreendedor, você já esteja imaginando de que forma vai aplicar os novos conhecimentos que logo terá acesso. No entanto, antes de optar por um curso específico, gostaríamos de falar sobre pontos que precisam ser avaliados antes da conclusão da matrícula. Vamos ver?

Tipo de curso

A variedade de opções para um curso de empreendedorismo é quase infinita! Por esse motivo, antes de qualquer coisa, é preciso ter certeza sobre o tipo de formação ideal para as suas expectativas.

Se está pensando em criar a sua startup, por exemplo, não faz sentido escolher um curso de empreendedorismo para empresas tradicionais. Da mesma forma, não adianta fazer um curso de empreendedorismo disruptivo se você deseja montar um pequeno comércio de bairro.

Conteúdo

Ainda falando sobre as diversas abordagens possíveis, é bom ter em mente o seu nível de conhecimento neste segmento e o conteúdo que você precisa aprender. Antes de inovar, é preciso conhecer as bases do planejamento de negócios.

Por isso, verifique com cuidado a proposta curricular do curso que pretende fazer. Veja se ele está de acordo com o que você espera desenvolver e se já tem alguma base de conhecimento que permita acompanhar as aulas com o máximo proveito.

curso de empreendedorismo

Para escolher o melhor curso de empreendedorismo on-line, é preciso ter em mente qual o objetivo dessa formação. Fonte: rido / 123rf.com

Formato das aulas

Na maioria dos cursos de empreendedorismo on-line, as aulas são gravadas e ficam disponíveis, módulo a módulo, na plataforma de ensino. Neste modelo, você acompanha a sequência indicada para seguir a linha de aprendizado construída pelo professor.

Mas existem aqueles que intercalam este modelo com aulas ao vivo e grupos de alunos nas redes sociais ou em aplicativos de mensagens. Esse diferencial pode enriquecer muito a sua formação. Por isso, se possível, busque por um curso com esse formato híbrido.

Cursos semelhantes

Tornar-se um empreendedor de sucesso não acontece da noite para o dia — e nem mesmo com a conclusão de um curso de empreendedorismo. Neste sentido, é importante saber que a sua vontade de estudar não pode terminar nunca!

Por isso, antes de escolher uma formação, veja se o mesmo professor ou escola oferece mais títulos relacionados para aperfeiçoar seus conhecimentos. Algumas boas opções são o curso de vendas ou o curso de oratória. Para ir além, você pode investir em uma formação de marketing digital.

Resumo

Um bom curso de empreendedorismo pode representar o divisor de águas na vida profissional de uma pessoa que deseja investir na sua própria ideia de negócio. Ele pode ser a porta de entrada para quem pretende estar bem preparado para esse desafio.

Por isso, fizemos questão de pesquisar sobre esse tipo de curso e trazer informações que poderão ajudá-lo na escolha da melhor formação para incrementar a sua carreira. Com as dicas dos mais procurados do mercado em 2021, esperamos ter ajudado na sua tomada de decisão. Muito obrigado e boa sorte!

(Fonte da imagem destacada: Andriy Popov / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas