bandeira da Espanha balançando em céu azul
Ultima atualização: 19 de abril de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

38Horas investidas

8Estudos avaliados

85Comentários coletados

A era da internet tem facilitado muito as coisas, especialmente depois de 2020. Se antes ainda era preciso presença, inúmeros processos se tornaram online. Para estudar qualquer assunto basta ter internet e um computador. Se você está interessado em aprender um novo idioma, seja bem-vindo ao nosso portal, nesse artigo vamos falar tudo sobre curso de espanhol online.

Aqui você vai saber avaliar as características mais importantes para fazer sua escolha e estudar com qualidade do conforto do seu lar. Siga conosco até o fim para dar o primeiro passo rumo à fluência!




Primeiro, o mais importante

  • Espanhol a língua oficial de 22 países e é o terceiro idioma mais importante do mundo. Especialmente na América do Sul, estamos rodeados de países que têm o espanhol como língua materna.
  • Mais de 400 milhões de pessoas no mundo falam espanhol, sendo uma das línguas mais faladas do globo.
  • Um dos critérios para escolher um bom curso de espanhol online é checar as avaliações feitas por alunos, priorize ofertas acima de 4 estrelas.

Melhores cursos de espanhol online: nossas recomendações

Existem diferentes tipos de curso, mesmo para quem busca a mesma língua. É possível comprar um curso de espanhol para iniciantes ou avançados, estudar áreas específicas ou ainda um preparatório para algum concurso. Separamos algumas das opções mas interessantes:

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre curso de espanhol online

Está em busca do melhor curso de espanhol online? Criamos esse guia completo para você aprender tudo que precisa antes de se matricular, assim poderá fazer a melhor escolha, na certeza de estar fazendo um investimento seguro, mesmo online.

Imagem de uma mulher jovem sentada na cama com notebook, fone de ouvido e caderno

Para escolher um bom curso de espanhol online é preciso conhecer bem o cronograma de aulas. (Fonte: Ivan Samkov / Pexels.com)

Quais as vantagens de se matricular em um curso de espanhol online?

O curso de espanhol online sai ganhando em alguns pontos em relação ao presencial. O primeiro a se destacar é o preço. Mesmo os cursos mais caros acabam saindo mais baratos do que as mensalidades cobradas pelas escolas físicas durante anos.

Outro ponto positivo é o tempo médio de conclusão do curso. Enquanto uma escola leva entre três e seis anos para formar um aluno, o curso online pode oferecer conteúdo do básico ao avançado para conclusão dentro de um ano, ou menos.

Se existe a possibilidade de o aluno acelerar o estudo de acordo com sua disciplina, é possível estudar em menos tempo.

Além disso, um curso online de idiomas oferece mais flexibilidade, especialmente se as aulas forem gravadas. Dessa forma o aluno pode estudar na hora que desejar. Nesse formato, o aluno ainda pode rever uma aula quantas vezes forem necessárias para fixar melhor o aprendizado.

Por fim, quem faz um curso de espanhol online não gasta com deslocamento, nem perde tempo no trânsito, sobrando mais tempo em casa e estudando com mais conforto.

Porém, alguns formatos podem apresentar algumas dificuldades. É preciso conferir se o curso oferece suporte para tirar dúvidas e se a pessoa tem disciplina para estudar de casa.

Vantagens
  • Mais barato
  • Mais rápido para concluir
  • Mais flexível
  • Economia de tempo sem precisar ficar no trânsito durante deslocamento
  • Mais conforto
Desvantagens
  • Alguns cursos podem não oferecer bom suporte
  • Exige mais disciplina do aluno

Curso de espanhol com professor nativo ou brasileiro: qual escolher?

Quando uma pessoa busca por um curso de idiomas, uma das dúvidas mais frequentes é se precisa escolher um professor nativo ou brasileiro. A verdade é que não há resposta certa, depende do estilo do aluno. Ambos podem ser benéficos, ou mesmo causar problemas.

Algumas pessoas podem apresentar muita dificuldade em não ter a língua materna, ou seja, o português como base dos estudos. Ter um professor nativo significa fazer todo o estudo em espanhol desde o início.

A comunicação com o professor, desde a primeira aula, será em espanhol. O que também pode ser um ponto positivo, já que força o estudante a compreender e se comunicar na língua alvo mesmo no começo.

Já um professor brasileiro, fluente e especializado no idioma, pode conduzir o estudo de forma mais facilitada, principalmente nos primeiros módulos. Mas, é importante que o professor deixe de usar o português quando perceber que o aluno já esteja fazendo progressos.

A língua materna deve ser um facilitador de aprendizado, e não a base da comunicação o tempo todo.

Imagem de alguém escrevendo em um caderno enquanto conversa com alguém pelo computador.

A escolha do professor ser nativo ou não, depende do nível de conhecimento e facilidade de aprendizagem do aluno, bem como do formato do curso. (Fonte: Julia M Cameron/ Pexels.com)

Quais características um aluno precisa ter para estudar espanhol online?

Estudar online não é a mesma coisa que ser autodidata. Quando você se matricula em um curso de espanhol online, está escolhendo uma metodologia e um professor para te conduzir nessa jornada, portanto não confunda “online” com “sozinho”.

Não confunda “online” com “sozinho”.

De qualquer forma, duas características são fundamentais nesse processo de estudar de casa: constância e disciplina. O aluno precisa ter constância de praticar diariamente e disciplina de sentar e realizar as aulas, mesmo que o conforto e distrações do lar - e um bom filme - sejam um convite para procrastinar.

Selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a ter mais disciplina e sucesso nessa jornada:

  1. Tenha um local de estudo. Não estude na cama ou no sofá. Se você não tem um escritório em casa, ao menos faça uma escrivaninha no seu quarto para estudar sempre daquele local. Nem que seja da mesa da cozinha, mas crie um ambiente de estudo;
  2. Entenda o horário que você é mais produtivo e respeite essa condição. Se ao chegar do trabalho você acha que estará cansado demais ou sua casa muito barulhenta, que tal acordar uma hora ou 30 minutos mais cedo para fazer a aula da semana e praticar o idioma?;
  3. Tenha dias e horários fixos. Se a sua aula é gravada, te dando liberdade de fazer quando bem entender, a chance de procrastinar é grande. Portanto, combine com você mesmo dias e horários fixos. O ideal é que você estude um pouco todo dia, ou pelo menos três vezes por semana;
  4. Desligue as distrações. Primeiro combine com os demais membros da casa que você está em momento de aula e não pode ser interrompido, mesmo que sua aula seja gravada. Enquanto estiver estudando, desligue outras distrações como TV e redes sociais. Uma boa dica é deixar o celular em modo avião.

Critérios de escolha: como comparar os cursos de espanhol online

Pronto para se tornar um aluno de espanhol? Queremos te ajudar a entender quais critérios importantes para escolher seu curso de espanhol online. Veja:

Cronograma

Existem cursos para alunos iniciantes, avançados, situações bem específicas como viagens ou mesmo um preparatório para prova. Para não ser surpreendido, sempre confira o cronograma de aulas, o que cada módulo vai abordar.

Dica: Através da checagem do cronograma você também conhece melhor a metodologia. Critério primordial para decidir se encaixa com seu estilo de aprendizagem.

Se tiver dúvida, converse com a equipe de suporte para saber se é o curso ideal para suas necessidades.

Suporte

Suporte é outro ponto fundamental em um curso online. Como você vai poder tirar suas dúvidas? Alguns cursos oferecem suporte pelo WhatsApp e esse é um diferencial nesse mercado online.

Às vezes o e-mail é o único canal de comunicação oferecido e pode levar dias, ou semanas para ter um retorno. Muitos cursos sequer oferecem apoio ao estudante, fique atento nesse critério.

Imagem desfocada, sentado na mesa com computador , caderno e celular.

É importante que o curso ofereça algum tipo de suporte e que ele seja facilitado. (Fonte: Vlada Karpovich/ Pexels.com)

Formato de aulas

Você prefere aulas ao vivo ou gravadas? A forma como o professor apresenta o conteúdo pode variar bastante dentro de um curso online. Em alguns casos, as aulas podem ser ao vivo, com dias e horários fixos.

O bom é que você pode conversar com o professor em tempo real e, geralmente, tem uma turma para praticar. Por outro lado, isso tira um pouco da liberdade que as aulas gravadas oferecem.

Com aulas gravadas, o aluno perde no quesito interação e suporte, mas ganha na flexibilidade. Outro ponto positivo é a possibilidade de rever o conteúdo quantas vezes forem necessárias.

Tempo de conclusão

Qual a carga horária e tempo de conclusão do curso. Nesse critério, você pode fazer os seguintes questionamentos:

  • Quanto tempo dura uma aula? Uma aula de 20 minutos todo dia pode ser mais atraente do que uma de 2 horas uma vez por semana.
  • Posso acelerar meu aprendizado ou dependo do ritmo do curso e professor? Muitas vezes o aluno pode concluir em menos tempo de acordo com a disciplina que investe.
  • Qual a previsão de conclusão do curso? Dessa forma você consegue planejar melhor suas metas.

Conversação

Quer um curso diferenciado? Escolha um curso de espanhol online que ofereça a possibilidade de praticar, especialmente através da conversação.

Aulas que entregam esse extra de sair da teoria e partir para a parte prática podem ser mais caras, mas costumam compensar o investimento.

Resumo

O curso de espanhol online é mais barato que o presencial, geralmente. Além do mais, oferece mais flexibilidade e economia de tempo em diversos aspectos, já que o aluno não precisa perder tempo no trânsito e tem uma previsão de conclusão bem menor do que as escolas oferecem.

É preciso disciplina para estudar nesse formato. Além disso, para escolher um bom curso, alguns critérios são essenciais, como cronograma de aulas e suporte. Espero que esse artigo tenha te ajudado a tomar a melhor decisão para fazer uma matrícula segura e te ajudar na tão sonhada fluência.

(Fonte da imagem destacada: Pixabay / Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas