Programa Microsoft Excel no computador.
Ultima atualização: 29 de junho de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

19Horas investidas

6Estudos avaliados

85Comentários coletados

Se você tem interesse em aprender a usar o Excel ou aprofundar o seu conhecimento sobre esse software, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje vamos mostrar tudo sobre o curso de Excel.

Programa que facilita a rotina de diversos profissionais, o Excel tem inúmeras funcionalidades. Mas como nem sempre é um software fácil de usar, se matricular em um curso pode ter muitos benefícios. A seguir, você vai entender como escolher o melhor curso de Excel.




Primeiro, o mais importante

  • No curso de Excel você aprende a criar planilhas eletrônicas e efetuar cálculos, em nível básico e/ou avançado.
  • Dominar as funcionalidades do Excel faz a diferença para qualquer profissional, e até mesmo na rotina de casa.
  • Mas na hora de escolher o melhor curso de Excel é importante analisar a credibilidade da escola, o conteúdo e formato das aulas.

Você também pode gostar:

Melhores cursos de Excel: Nossas recomendações

O melhor curso de Excel básico

O curso de Excel da WFour Cursos é online e com acesso ilimitado ao conteúdo. Com carga horária de 10 horas, nesse curso você vai aprender por meio de conteúdo ilustrado e vídeos. Além disso, ao final, você recebe o Certificado Digital de Conclusão.

O melhor curso para quem tem pressa

O curso de Excel do contador Felipe Miranda, tem duração de 6 horas e ensina a importar dados, classificar, utilizar filtros básicos e avançados, além de montar tabelas dinâmicas. Esse curso oferece certificado de conclusão.

O melhor curso de Excel completo

Nesse curso de Excel completo você vai aprender os fundamentos básicos, intermediários e avançados do programa. Com 26 horas de duração, esse curso é voltado para profissionais da área financeira, cobrança, estatísticos, profissionais de RH e auditores.

Guia de Matrícula: Tudo sobre o curso de Excel

Com a grande oferta de cursos é preciso um pouco de paciência e dedicação para pesquisar e encontrar o melhor. Afinal, em uma rápida pesquisa na internet você encontrará milhares de opções de cursos de Excel.

Para lhe ajudar a se matricular no curso ideal, nós criamos esse Guia de Compra. A seguir, você vai descobrir como analisar o melhor curso de Excel de acordo com o seu objetivo.

Para aprender a utilizar programas como o Excel um curso online pode ser a melhor opção. (Fonte: rawpixel/ Pexels.com)

Por que você deve fazer um curso de Excel?

Se você chegou até aqui é porque, de alguma forma, precisa utilizar o Excel. Um dos programas de computador da Microsoft, o Excel otimiza o seu trabalho e o faz poupar tempo e alcançar resultados mais eficazes.

E ainda é um programa versátil já que, por meio de tabelas e gráficos, o Excel ajuda você a realizar tarefas de trabalho, de estudo e até mesmo de casa.

Mas como aprender a usar o Excel ou aprofundar o conhecimento que você já tem? Se você tiver tempo de sobre pode sim se aventurar a aprender sozinho. Caso contrário, o ideal é realizar um curso de Excel.

Editor de planilhas Excel é uma ferramenta útil para construir tabelas e realizar cálculos, no trabalho e em casa.

No curso de Excel você vai entender como usar a enorme variedade de recursos, funções e fórmulas para controlar e organizar dados e informações, por meio de planilhas eletrônicas e cálculos.

No fim das contas, tarefas que antes você faria manualmente, agora serão automatizadas com a ajuda do Excel.

Por isso, ao fazer um curso de Excel você não apenas melhora sua rotina de trabalho, mas ainda garante um upgrade no seu currículo, já que muitas empresas demandam esse conhecimento.

Pessoa com celular, computador e planilhas.

O curso de Excel capacita a usar desde as funções simples até as mais complexas. (Fonte: FirmBe / Pixabay.com)

Mas além de aprender as funções básicas, em um curso de Excel também é possível aprender a utilizar uma série de recursos avançados que a maioria das pessoas desconhece.

Por isso, hoje em dia, existem vários tipos de cursos de Excel, desde o básico até o avançado. E, como veremos logo mais, são inúmeras as áreas profissionais que se beneficiam do uso do Excel.

Para quem é recomendado o curso de Excel?

Independentemente da sua profissão, em algum momento você vai precisar acessar ou criar planilhas, filtrar dados, usar tabelas dinâmicas, e por aí vai. Para tanto, o Excel é o software mais recomendado.

Por isso, como vimos, o curso de Excel é indicado tanto para profissionais que vão utilizar o programa no trabalho quanto para otimizar e organizar a rotina com gastos de casa ou até de estudos.

Ainda assim, algumas áreas profissionais acabam se beneficiando mais quando seus profissionais realizam o curso de Excel. São elas:

  • Administrativo;
  • Vendas;
  • Contábil;
  • Logística
  • Marketing
  • Micro e Pequenos Empresários;
  • Recursos Humanos;
  • Tecnologia da Informação;

Já no dia a dia, se você precisa fazer um controle mais eficiente dos gastos em casa ou mesmo planejar o futuro, vale aprender a usar o Excel. A seguir você confere o porquê.

O que é possível fazer após o curso de Excel?

Quando você faz um curso de Excel você estará capacitado a realizar desdes tarefas simples às mais complexas como, por exemplo, fazer cadastro de clientes e de fornecedores, fazer cálculos dos mais variados, gerenciar o estoque e criar planilhas para:

  • Auditoria;
  • Cálculo de Preços;
  • Folha de Pagamento;
  • Fluxo de Caixa;
  • Controle de Horas Extras;
  • Controle de Ponto;
  • Projeções, análise e planejamentos.

Já no ambiente doméstico, seja para cuidar dos gastos de casa, seja para organizar seus investimentos, o curso de Excel vai lhe permitir:

  • Organizar o orçamento doméstico;
  • Registrar as despesas do dia a dia;
  • Controlar as contas a pagar;
  • Acompanhar investimentos e rendimentos;
  • Estimar custos para a realizar sonhos.

Presencial ou Online: Qual curso de Excel devo fazer?

Sabendo do que você será capaz de fazer após concluir um curso de Excel é preciso partir para a escolha do melhor curso. Para começar, você terá que escolher entre o curso Excel online e o presencial.

A modalidade de ensino EAD permite que você aprenda tudo sobre Excel na hora e no local que você quiser, seja por meio de notebook, PC, tablet ou smartphone.

Em geral, o aluno pode acessar o conteúdo sempre que desejar, para sempre. Por isso, um curso de Excel online costuma ser mais barato do que o curso presencial.

Mulher com fone de ouvido e notebook.

O curso de Excel online é mais prático e mais barato. (Fonte:
Vlada Karpovich/ Pexels.com)

Os melhores cursos online de Excel também são muito eficientes, já que oferecem contato direto com o professor e outros alunos para tirar dúvidas e trocar experiências.

A desvantagem de um curso online é que ele demanda uma maior organização do aluno e nem sempre a qualidade é garantida.

Por outro lado, o curso presencial de Excel, além de ser mais caro, limita o horário e o local das aulas. No entanto, essa modalidade de curso requer menos planejamento da sua parte.

Para resumir, confira a tabela que mostra as principais vantagens e desvantagens de cada modalidade de curso de Excel:

Curso Excel online Curso Excel presencial
Vantagens Mais barato e flexibilidade de horários e local Contato direto com professor e mais fácil de manter organização e disciplina para estudar
Desvantagens Qualidade nem sempre é garantida e nem todos oferece assistência do professor Não há flexibilidade de horário nem de local e costuma ser mais caro

Quais as vantagens e desvantagens do curso de Excel?

Como vimos, ao realizar um curso de Excel você pode melhorar seu trabalho e sua rotina, além de poupar tempo, já que o software automatiza várias tarefas e realiza operações complexas.

Outra vantagem é que com um certificado de curso de Excel, você ainda se destaca em processos seletivos e aprende a manipular uma grande quantidade de dados de maneira fácil e rápida no trabalho.

Além disso, o curso de Excel vai servir para organizar e controlar o faturamento, a produção, as vendas, estoque, fornecedores, contato de clientes, folha de pagamento, metas e projeções e etc.

foco

Você sabia que o Excel é produzido pela Microsoft desde 1985?

Esse programa pode ser usado em qualquer computador que utilize o sistema operacional Microsoft Windows, além de computadores Macintosh da Apple e smartphones como o Windows Phone, Android ou o iOS.

Você pode usar o aprendizado de um curso de Excel para fazer controles, relatórios, gráficos, tabelas, listas e cronogramas.

Por outro lado, o curso de Excel, se não for bem escolhido pode ser muito superficial. Por isso, sempre prefira o curso de Excel que tenha como foco a prática, com a realização de simulações e exercícios, do que os cursos que oferecem apenas teorias e fórmulas.

Quanto custa o curso de Excel?

Na hora de escolher o melhor curso de Excel você vai precisar escolher entre o curso pago e o gratuito. Ambos contam com pró e contras.

Mas, de fato, o curso de Excel pago tem mais chances de ser mais completo. Os gratuitos costumam ser feitos com compilações de regras e fórmulas encontradas em tutoriais.

De todo modo, a principal diferença entre eles é que o curso de Excel gratuito não costuma oferecer canal de comunicação com o professor ou instrutor para tirar dúvidas.

Detalhe do programa Excel.

A versão paga de um curso de Excel tem mais garantia de qualidade. (Fonte: Dzmitry Kliapitski/ 123rf.com)

Além disso, esse tipo de curso gratuito não costuma disponibilizar certificado. Por isso, sempre que possível opte por um curso de Excel pago. Mas observe que o preço de um curso de Excel pode variar bastante, de R$ 29 a R$ 500.

Além disso, lembre-se que ser pago não garante a qualidade do curso. Por isso, analise bem a credibilidade da escola e do professor.

Onde fazer um curso de Excel?

Você vai encontrar cursos de Excel nas mais variadas escolas e institutos. No universo online a variedade é ainda maior.

Para não se matricular em um curso de Excel de baixa qualidade, recomendamos que você pesquise sobre o local que oferece o curso e, principalmente, sobre o professor ou instrutor que vai ensinar os conteúdos.

Avalie o histórico e a experiência do professor e busque por informações com outros alunos que já tenham participado do curso.

Critérios de Matrícula: Como comparar os cursos de Excel

Com vimos, para escolher o melhor curso de Excel é preciso se decidir entre a modalidade online e presencial, além de analisar o currículo do professor e o preço. Mas não é só.

Para investir no curso ideal, recomendamos que você também leve em conta os seguintes critérios:

Abaixo vamos explicar cada um desses tópicos.

Básico, avançado ou completo

Existem vários tipos de curso de Excel no que se refere ao conteúdo ensinado. Sendo assim, podemos dividir os cursos de Excel em níveis: Básico, Intermediário, Avançado e completo.

Para não se frustrar, o ideal é escolher um curso de Excel de acordo com o seu nível de conhecimento, mas também considerando o que você de fato precisará realizar com o software.

Em níveis avançados, o curso de Excel pode até ajudá-lo a realizar análises de informações e detectar tendências para tomar decisões melhores no seu trabalho. Por outro lado, se for usar o Excel apenas no ambiente doméstico, um de nível básico será o suficiente.

Além disso, observe se o curso de Excel que você escolher é voltado para sua área de trabalho. Você vai encontrar professores especializados em algumas áreas como Contábil e Marketing.

Dúvidas e material

Outro fator importante na hora de escolher o melhor curso de Excel é analisar o material utilizado e o canal de comunicação com o professor.

Veja se o curso oferece apostilas, vídeos gravados ou ao vivo e ebooks.

Veja se o curso oferece apostilas, vídeos gravados ou ao vivo e ebooks.

Além disso, verifique qual a forma de tirar dúvidas, seja por meio de chat, Whatsapp ou e-mail. Vale destacar que alguns cursos de Excel permitem que você tenha acesso ao professor e tire dúvidas mesmo após a conclusão do curso.

Outros cursos dão um prazo de 10, 20 ou 30 dias para que você pode tirar dúvidas sobre a utilização do Excel.

Certificado

Verifique se o curso de Excel oferece certificado de conclusão após a finalização das aulas. Isso é importante para que você possa provar que tem conhecimento do software, especialmente em entrevistas de emprego.

Bônus

Não deixe de analisar também outros benefícios que podem existir ao se matricular em um curso de Excel. Em geral, nos cursos que são pagos, é possível contar com extras como aulas de PowerPoint, por exemplo.

Resumo

O curso de Excel pode beneficiar qualquer pessoa, já que esse software ajuda a otimizar e automatizar tarefas de trabalho, de orçamento, vendas, projetos e do lar.

Mas para escolher o melhor curso de Excel é preciso considerar as versões online e presencial, além de avaliar a qualificação do professor, o nível mais adequado e a forma de comunicação com o professor.

(Fonte da imagem destacada: Dzmitry Kliapitski/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.