mão segurando câmera profissional com notebook ao fundo
Ultima atualização: 8 de abril de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

29Horas investidas

5Estudos avaliados

88Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, portal especializado em guias de compras para te ajudar com a melhor escolha. Se você quer saber mais sobre fotografia, saiba que esse é um mercado muito abrangente. Inúmeros são os nichos em que o profissional pode se especializar e fazer uma carreira de sucesso e lucrativa. Não é à toa que existem muitas opções de curso de fotografia no mercado.

Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber para escolher um bom curso com segurança, seja por hobby ou carreira. Nos próximos parágrafos você vai conhecer nossas recomendações e tirar suas principais dúvidas antes da decisão final. Siga conosco!




Primeiro, o mais importante

  • Se você desejar fotografar por hobby, um curso de fotografia para iniciantes que também contemple edição de imagens pode ser uma opção interessante.
  • Quem busca um curso para construir uma carreira como fotógrafo deve focar em um nicho e se tornar expert naquela área, como o mercado de fotografias de recém-nascidos, por exemplo.
  • Existem cursos bem específicos que focam em ensinar a fotografar com determinados equipamentos, como câmeras das marcas Canon, Nikon ou mesmo pelo smartphone.

Melhores cursos de fotografia: nossas recomendações

Com o mercado de cursos online tão aquecido, não faltam opções. Seja você um iniciante ou alguém em busca de um nicho específico, selecionamos as melhores opções para você começar a estudar hoje mesmo.

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre curso de fotografia

Está na dúvida sobre a melhor opção para você? Por isso criamos esse guia completo. Aqui você vai entender o que é importante considerar para se matricular em um curso de fotografia.

É preciso conhecer bem todos os recursos do seu equipamento para gImagem em preto e branco da lente de uma câmera com fundo desfocado

É preciso conhecer bem todos os recursos do seu equipamento para garantir as melhores fotos. (Fonte: Ailbhe Flynn / Unsplash.com)

Curso de fotografia para iniciantes ou profissional: Qual escolher?

Se você entende muito pouco sobre fotografia é melhor começar investindo em um curso para iniciantes. Nele você vai aprender as noções básicas sobre iluminação, aprender termos como diafragma, obturador, ISO, entre outros.

A partir daí, é possível focar em um curso profissional, inclusive escolhendo seu nicho de atuação. Portanto, vai depender tanto do conhecimento que você já possui quanto dos seus objetivos com a fotografia.

Quais os diferentes nichos para fotógrafos existentes no mercado?

O mercado da fotografia é muito abrangente. Quem deseja fotografar profissionalmente pode escolher um nicho dentro do ramo, assim fica mais fácil se especializar e construir uma carreira sólida e lucrativa. Selecionamos alguns dos nichos mais aquecidos, além do ramo de eventos:

  • Lifestyle: Esse nicho trata-se de fotografar o estilo de vida das pessoas. Geralmente, famílias contratam fotógrafos profissionais para registrar seu cotidiano. É bem comum que essas fotos sejam tiradas em casa, mostrando o dia a dia no lar. Mas também é possível que sejam feitas fotos externas, em meio à natureza, fazendo cliques espontâneos e divertidos.
  • Newborn e acompanhamento: Especializado em recém-nascidos, esse é um nicho que precisa de estudo e cuidado. É comum ser explorado por mulheres que montam um estúdio planejado para garantir todo conforto para o bebê durante o ensaio. Conforme o bebê cresce, as famílias também optam por registrar profissionalmente essa evolução, especialmente em datas comemorativas como Páscoa, Natal, entre outros.
  • Alimentos: Esse ramo exige bastante cuidado para o manuseio dos alimentos durante a produção, portanto, com a infinidade de estabelecimentos que vendem comida é um mercado que pode ser bem lucrativo.

Imagem de panquecas americanas cobertas com chocolate e morango sobre toalha xadrez

Fotógrafos especializados em alimentos fazem cliques para os melhores restaurantes. (Fonte: Whitney Wright / Unsplash.com)

Vou ter um bom aproveitamento fazendo um curso de fotografia online?

O curso de fotografia online é tão bom quanto um presencial. É preciso se atentar ao cronograma e carga horária, além de verificar a credibilidade de quem ministra as aulas.

Embora alguns alunos não gostem desse formato por conta da falta de cobrança do professor, outros preferem a liberdade e flexibilidade que oferece.

Assim como em um curso presencial, é preciso ter disciplina, especialmente para colocar as técnicas aprendidas em prática. Essa talvez seja a maior diferença entre os dois formatos. A parte prática pode ser mais solitária e menos assistida. De qualquer forma, existem bons cursos em que o professor avalia o resultado dos seus alunos mesmo à distância.

Vantagens
  • Oferece flexibilidade de estudo
  • Aluno não precisa se deslocar ou gastar com trajeto
  • É geralmente mais acessível que o presencial
  • Em algumas versões é possível rever as aulas quantas vezes a pessoa quiser
Desvantagens
  • Não há professores para retirada de dúvidas em tempo real
  • Não há senso de classe para compartilhamento de ideias e resultados em tempo real

O que preciso ter antes de me matricular em um curso de fotografia?

Isso vai depender do tipo de curso que você se matricular.

É sempre bom verificar com o suporte o que será necessário durante as aulas.

Existem opções bem específicas que oferecem aulas para manuseio de câmera profissional Nikon, outros são focados em ensinar os melhores truques de fotografia para registrar os primeiros dias de vida do recém-nascido, ou ainda um curso para quem quer produzir as melhores fotos usando um smartphone.

Dessa forma, a melhor estratégia é verificar com o suporte do curso de fotografia o que será necessário durante as aulas. Assim, você não terá surpresas desagradáveis ao se deparar com o uso de equipamentos que não possui.

Critérios de escolha: como comparar os cursos de fotografia

Agora que você já possui um direcionamento de como escolher um curso de fotografia, é preciso refletir se ele atende suas expectativas. Selecionamos critérios para você não errar na sua escolha.

Cronograma

Antes de se matricular, confira a grade do curso de fotografia. Leia atentamente quais módulos são oferecidos e o que será explorado em cada um deles. Só assim você pode decidir se aquele conhecimento é básico ou avançado demais.

Carga horária

Para calcular o custo-benefício, confira a carga horária do curso. Alguns podem parecer bem caros, mas quando analisados a quantidade de horas em aula e o conteúdo oferecido tornam-se opções que compensam o investimento. Atente-se ainda se você vai conseguir cumprir a quantidade de horas que o curso demanda.

Você sabia que alguns cursos oferecem acesso vitalício? Ou seja, você terá acesso ao conteúdo da aula para o resto da vida.

Formato de aulas

Alguns formatos podem oferecer as aulas ao vivo, outros preferem ministrar o conteúdo em vídeo já gravado, assim o aluno pode rever quando for necessário. Analise de que forma as aulas serão apresentadas e reflita se encaixa na sua realidade. Afinal, já pensou se os encontros tem horário e dia fixo em que você não poderá participar?

Suporte

Confira também se o curso oferece suporte, e de que forma você consegue tirar suas dúvidas durante o progresso das aulas. Alguns oferecem canal de chat exclusivo, outros podem ser por e-mail ou mesmo através do WhatsApp.

Certificado

Por fim, se o certificado é importante para você comprovar conhecimento na área, certifique-se de que o curso de fotografia escolhido oferece esse documento.

Resumo

Um curso de fotografia pode abrir portas para uma carreira de sucesso e lucrativa nessa área. Com o mercado de cursos online é possível estudar sobre qualquer nicho do ramo no conforto do seu lar.

Seja para fotografar com seu celular ou interesse profissional, escolher um curso requer atenção a alguns detalhes. Lembre-se especialmente de ler todo o cronograma das aulas, essa é a forma mais segura de verificar se aquele conteúdo vem de encontro com seus interesses.

(Fonte da imagem destacada: JESHOOTS.COM/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas