fone de ouvido em uma mesa com bandeira francesa e dicionário para o curso de francês
Ultima atualização: 19 de maio de 2021

Como escolhemos

8Produtos analisados

27Horas investidas

6Estudos avaliados

85Comentários coletados

Se você é uma daquelas pessoas que não perde uma boa chance de viajar e ainda espera conhecer o mundo todo, sabe que, em algumas situações, o idioma pode ser uma barreira e tanto! Assim, fazer um curso de francês pode trazer novas experiências e boas memórias.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para falar sobre a importância de aprender um novo idioma, com dicas de como escolher o melhor curso on-line. “Voulez-vous parler français?”. Quer falar francês? Então, não saia daí!




Primeiro, o mais importante

  • O curso de francês é uma ferramenta importante para quem pretende aprender esse idioma, seja para os negócios ou para a vida pessoal.
  • O curso de francês on-line é muito mais flexível que o presencial, pois permite estudar de qualquer lugar e em qualquer horário.
  • Em muitos cursos de francês, é possível treinar conversação com um professor nativo, o que melhora o aprendizado.

Melhores cursos de francês: nossas recomendações

A uma infinidade de cursos disponíveis nas plataformas de aprendizado on-line, desde os focados na conversação até aqueles que oferecem o francês acadêmico. Para auxiliar na sua busca, selecionamos os mais bem avaliados de 2021.

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre o curso de francês

Se você deseja se aventurar pelo “Velho Mundo”, mas tem receio de chegar à França sem conhecer o idioma, este artigo é o lugar certo. Aqui, vamos tirar suas dúvidas sobre os cursos de francês e mostrar que aprender um novo idioma pode ser mais simples do que parece.

homem segurando smartphone na tela inicial do curso de francês

O curso de francês é um aprendizado importante para quem pretende aprender esse idioma, seja para os negócios ou para a vida pessoal.(Fonte: Sergei Babenko/ 123rf.com)

Como é um curso de francês?

O curso de francês é uma ferramenta para quem é falante nativo de Português e deseja aprender mais um idioma. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o francês não é tão difícil de aprender.

Isso porque a língua franca tem origem no gaulês e no latim romano e sofreu influência de outros povos ao longo dos séculos (espanhóis, germânicos e italianos). Assim, ele tem muitas similaridades com o nosso idioma.

A maioria dos cursos modernos é voltado para o aprendizado prático, por meio do acesso ao vocabulário e à conversação. Porém, ainda existem os que trabalham direcionados às regras gramaticais.

Existem diferentes tipos de curso de francês?

Sim, o curso de francês pode ser dividido em tipos justamente de acordo com a abordagem, como acabamos de citar, e, ainda, pelo nível de aprofundamento no idioma, que são frequentemente chamados de níveis. Desta maneira, podemos dizer que o curso de francês se categoriza em:

  • Abordagem: conversação ou gramática;
  • Nível: básico, intermediário ou avançado.

Para quem o curso de francês é indicado?

O curso de francês é indicado para todas as pessoas que tenham interesse em aprender o idioma, seja com objetivo profissional, acadêmico ou pessoal. Neste sentido, também é possível criar uma outra segmentação:

  • Francês profissional: mais técnico, o curso se foca no aprendizado da linguagem comercial e expressões normalmente usadas no mundo dos negócios;
  • Francês acadêmico: direcionado para quem pretende estudar em países de língua francesa, destaca a linguagem científica para que o aluno possa se comunicar com eficácia nas universidades e centros de pesquisa;
  • Francês para turismo: também chamado de idioma de rua, prepara o estudante para se comunicar em situações do dia a dia. É o mais procurado por quem pretende viajar para países que falam francês.

moça sentada no chão fazendo curso de francês pelo computador

O curso de francês on-line é muito mais flexível que o presencial, pois permite estudar de qualquer lugar e em qualquer horário. (Fonte: melpomen/ 123rf.com)

É possível fazer um curso de francês à distância?

Sim. É possível e muito funcional! Até pouco tempo, era muito comum encontrar pessoas se matriculando em cursos de inglês on-line, mas essa prática chegou a todos os idiomas e setores.

Qualquer pessoa que tenha um computador pode estudar outras línguas.

Hoje é possível até mesmo escolher e investir em uma nova profissão sem sair de casa, fazendo um curso de confeitaria ou uma formação em banho e tosa, por exemplo. Essa popularização se deve à versatilidade deste tipo de curso, que pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora do dia, de acordo com a sua disponibilidade.

Quais as vantagens do curso de francês on-line?

Já falamos aqui no site sobre diversos cursos on-line. E sempre comentamos que eles trazem uma série de vantagens, especialmente para quem busca uma formação mais autônoma e flexível.

No caso do curso de francês também é assim, com muitos pontos positivos e alguns negativos, como mostramos logo abaixo.

Vantagens
  • É flexível, permite estudar em qualquer lugar e horário
  • As aulas ficam gravadas e podem ser repetidas
  • Torna o aluno mais independente, responsável pelo próprio aprendizado
  • Respeita a sua disponibilidade
  • Costuma ser mais acessível
  • Em alguns cursos, é possível conhecer falantes nativos e treinar a conversação
Desvantagens
  • A maioria dos cursos não permite tirar dúvidas com o professor
  • Pode ser mais difícil treinar a pronúncia e a escuta
  • Pessoas que gostam de atividades coletivas podem ficar entediadas

Em quais países um curso de francês pode ser útil?

Se engana quem pensa que o francês só é falado na França! Ao redor do mundo, existem muitos países que já foram — ou ainda são — territórios franceses. Em muitos destes locais, o idioma oficial é a língua franca, outros são parcialmente francófonos.
Assim, pode começar a treinar o “biquinho” para falar francês caso você pretenda viajar para:

Países que falam francês (1)
Língua Oficial Benin, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, França metropolitana e Córsega, Gabão, Guiné, Mali, Senegal, Togo, Mônaco e Niger, entre outros
Língua Co-oficial Bélgica, Burundi, Camarões, Canadá, República Centro-Africana, Comores, Djibouti, Guinée equatorial, Haïti, Luxemburgo, Madagascar, Mauricio, Ruanda, Seicheles, Suiça, Chade, Vanuatu
Parcialmente francófonos Argélia, Marrocos, Mauritânea, Líbano, Tunísia, Cambodja, Laos, Vietnam, Dominica, Haïti- Santa-Lucia

Critérios de escolha: O que levar em conta ao escolher um curso de francês

Se você quer aprender a falar mais um idioma, já viu aqui que fazer um curso de francês on-line pode ser uma ótima alternativa. No entanto, é importante avaliar alguns fatores antes de escolher a formação e fazer sua matrícula.

Tipo de curso

Como você viu, os tipos de cursos podem variar de acordo com o seu objetivos e até mesmo de quem vai ensinar. Neste sentido, é importante ter clareza sobre suas expectativas e conhecer qual a sua melhor forma de aprender.

Se as regras gramaticais causam um bloqueio na hora de falar, pode ser mais interessante começar pela conversação.
Acessando conteúdos em francês, você vai se familiarizar com a sonoridade da língua e fica mais fácil aprender.

Professores

Sempre que possível, procure por um instrutor que seja falante nativo do idioma. Se não encontrar esse perfil, priorize aquele professor que já viveu em um país de língua francesa, que conhece a cultura e as diferenças regionais.

Este tipo de vivência pode fazer toda diferença na hora de ensinar o idioma, pois ele vai te ensinar a identificar diferentes entonações e fazer a pronúncia mais próxima possível da forma de falar dos nativos.

Professora do curso de francês tirando dúvidas on-line.

Em muitos cursos de francês, é possível treinar conversação com um professor nativo, o que melhora o aprendizado. (Fonte: Milkos/ 123rf.com)

Prática

Este ponto está relacionado ao anterior. Criar o hábito de conversar em outro idioma é fundamental para chegar à fluência. Como diz o dito popular: “a prática leva à perfeição!”.

Por essa razão, dê preferência aos cursos que tenham atividades em grupo ou que dêem acesso a aulas ao vivo, com falantes mais avançados do francês. Vai ser uma ajuda e tanto para o seu aprendizado!

Material

Se você optar por um curso mais voltado para a gramática, este fator é essencial. O material de apoio de uma formação com esta pode ser o que determina o seu sucesso no curso.

Sendo assim, não hesite em entrar em contato com o instrutor ou com outras pessoas que já fizeram o curso para se certificar sobre a qualidade do material oferecido. Além disso, é importante saber se ele permanece disponível para download ou consulta ao fim dos módulos.

Resumo

Chegamos ao fim deste artigo com vontade de começar hoje mesmo a estudar a língua de uma das nações mais charmosas do mundo. Se você também ficou interessado, agora é a hora de visitar a nossa seleção e escolher o curso de francês que mais se encaixa em suas expectativas.

Antes, lembre-se de avaliar cada um dos critérios que mostramos há pouco. Esperamos que nosso material tenha ajudado a entender um pouco mais sobre a importância deste idioma e sobre as vantagens dos cursos on-line. Se gostou, compartilhe com seus amigos de viagem! Merci!

(Fonte da imagem destacada: Kichigin Aleksandr/ 123rf.com)

Referências (1)

1. Países onde se fala Francês.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Site oficial Wizard
Países onde se fala Francês.
Ir para a fonte
Resenhas