Hambúrger artesanal gourmet em uma tábua
Ultima atualização: 27 de abril de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

34Horas investidas

7Estudos avaliados

89Comentários coletados

Já passou o tempo em que os hambúrgueres preferidos eram aqueles de fast-food, não é mesmo? Hoje em dia, o que a maioria realmente gosta, é de saborear um delicioso hambúrguer artesanal. Você também é assim? Com tanta procura, o que também tem feito muito sucesso são os cursos de hambúrguer artesanal.

Que tal aprender a fazer um hambúrguer daqueles inesquecíveis? Se você veio até aqui é porque provavelmente está interessado. Existem diversas opções de cursos online. Entretanto, como saber qual é o melhor?

Nós preparamos um artigo exclusivo que vai te ajudar com essa e muitas outras dúvidas. Basta continuar a leitura para saber mais!




Primeiro, o mais importante

  • Saiba exatamente o que você está procurando. Você encontrará no mercado cursos de hambúrguer artesanal variados. Os que ensinam a produção do hambúrguer em si, até aqueles que, além da produção do hambúrguer, dão dicas de como abrir um delivery. Fique atento aos detalhes do curso.
  • Lembre-se de pesquisar muito bem a abordagem do curso, a quantidade de horas aula disponíveis, a sua reputação junto aos compradores e quem são os professores do Curso de Hambúrguer Artesanal desejado.
  • O Curso de Hambúrguer Artesanal pode ser uma excelente opção caso você esteja procurando um novo ramo de trabalho.

Os melhores cursos de Hambúrguer Artesanal: nossas recomendações

Guia de escolha: o que você precisa saber para encontrar o curso de hambúrguer artesanal ideal

Os hambúrgueres artesanais têm ganhado cada vez mais espaço na mesa da população. Tanto é que existem diversas formas e receitas para chegar ao hambúrguer artesanal perfeito.

Você encontrará diversos cursos de hambúrguer artesanal que ensinam o que você deve fazer para chegar ao hambúrguer perfeito.

Entretanto, na hora da escolha do curso ideal surge a dúvida: “Qual o melhor para mim? ”.

Por conta disso, a partir de agora responderemos as principais dúvidas dos compradores. Prepare-se para receber um guia de compra completo. Veja!

pessoa segurando hambúrguer com a mão esquerda

Legenda: O Curso de Hambúrguer Artesanal pode ser uma excelente opção caso você esteja procurando um novo ramo de trabalho. (Fonte: Tristan Gassert/ Unsplash.com)

O que é hambúrguer artesanal?

Começamos a responder essa pergunta trazendo o conceito da palavra “artesanal” do dicionário: “Feito pelos processos tradicionais, individuais e manuais, em oposição à produção industrial. ”

Ou seja, todo hambúrguer feito de forma manual é um hambúrguer artesanal.

Ou seja, todo hambúrguer feito de forma manual é um hambúrguer artesanal. Você não vai encontrar hambúrgueres artesanais em redes de fast food ou supermercado, pois aqueles são hambúrgueres processados.

Você pode estar se questionando que já viu hambúrgueres gourmet à venda nesses locais. E você não está errado. Isso porque os hambúrgueres gourmet nem sempre são artesanais, você sabia? Mas isso é um assunto para logo mais.

O que você vai aprender em um Curso de Hambúrguer Artesanal?

Como já citamos aqui no artigo, você encontrará cursos dos mais simples aos mais completos. Vai depender do seu objetivo e do quanto você deseja investir para escolher o Curso de Hambúrguer Artesanal ideal.

Entretanto, alguns itens são quase que obrigatórios no processo de ensino. Veja quais são:

  • Como escolher a carne ideal?
  • Como manipular e armazenar o pedaço escolhido?
  • Técnicas de preparo;
  • Onde fazer? Chapa, churrasqueira ou frigideira;
  • Como misturar as carnes e fazer blends deliciosos?
  • Ponto ideal da carne;
  • Receitas de pães;
  • Os melhores acompanhamentos.

Você ainda poderá encontrar cursos que ensinem a fazer hambúrgueres veganos ou de peixe, além de te darem dicas de como montar a sua hamburgueria ou delivery.

O que são blends?

Você provavelmente vai ouvir muito disso no curso que escolher. Blend é o ato de misturar diferentes tipos de carne para fazer um hambúrguer artesanal especial.

Entendeu agora por que falamos há pouco que existem diversas formas e receitas de se fazer um hambúrguer artesanal?

Hambúrguer Artesanal x Gourmet: Qual a diferença entre eles?

Você sabia que hambúrguer artesanal e hambúrguer gourmet são hambúrgueres diferentes?

Muita gente acha que eles são sinônimos e muitas lanchonetes vendem, erroneamente, hambúrgueres gourmet, que na verdade são apenas artesanais. Ficou confuso? Nós explicamos.

Para começar: todo hambúrguer que não seja industrializado (daqueles vendidos em supermercado), é artesanal. Isso porque ele passou por um processo manual para ser feito. Entretanto, nem todo hambúrguer artesanal é gourmet.

A palavra gourmet remete a alta gastronomia, com modo de preparo diferenciado. A carne e os ingredientes geralmente são mais caros, nobres e requintados.

Portanto, para ser gourmet, o hambúrguer tem que passar por um processo elaborado de criação. Esse processo Gourmet pode ser tanto artesanal, quanto processado. Nesse último caso, as grandes empresas industrializam seu processo com carnes nobres.

Hambúrguer completo sendo amassado com a mão, um smash burguer.

Todo hambúrguer que não seja industrializado (daqueles vendidos em supermercado), é artesanal. (Fonte: Marcelo de Souza/ Unsplash.com)

Quem deve fazer o Curso de Hambúrguer Artesanal?

Os cursos de hambúrguer artesanal são ideais para quem adora cozinhar e tem vontade de aprender novas coisas na cozinha.

Além disso, é uma excelente opção para quem está procurando uma renda extra ou até mesmo mudar de ramo profissional.

Os hambúrgueres artesanais são uma moda que vieram para ficar. Para realizar o curso, é necessário que você possua apenas um computador, celular ou tablet com conexão de internet.

O ideal é que você também possua equipamentos mínimos de cozinha como frigideira. Prepare-se para gastar um pouco com os seus blends. Afinal, você não vai querer apenas olhar o professor e não testar em casa, não é mesmo?

Como fazer um hambúrguer artesanal mais saboroso?

Preparamos algumas dicas para te ajudar a deixar o seu hambúrguer simplesmente delicioso. Veja:

  • Utilize a grelha para fazer hambúrgueres mais grossos;
  • Para os menores prefira a chapa ou a frigideira;
  • Escolha carnes de boa procedência;
  • Ao preparar os seus blends não esqueça de deixar a gordura. É ela que dá suculência e o sabor;
  • Picanha, alcatra, maminha, fraldinha e patinho são boas opções para o seu hambúrguer artesanal;
  • O peso ideal de cada hambúrguer é de 160 a 250g de carne;
  • Capriche no pão e nos acompanhamentos;

Critérios de escolha: O que levar em conta ao escolher o curso de hambúrguer artesanal ideal

Se você chegou até aqui em sua leitura, já conseguiu imaginar o que um curso de hambúrguer artesanal pode te oferecer.

Por isso, a partir de agora, nós vamos listar os principais fatores que você deve levar em conta na hora de escolher o seu Curso de Hambúrguer Artesanal ideal.

Estratégias de ensino

Você vai encontrar no mercado cursos com diferentes estratégias de ensino. A forma que o professor irá utilizar no curso pode ser um diferencial importante na hora da escolha. As aulas também possuem conteúdo teórico? Conteúdo prático? Conteúdo teórico + prático?

Por isso, é muito importante que você leia todos os detalhes do curso. Assim, você conseguirá escolher o mais voltado para as suas necessidades.

Procure por cursos que te incentivem a praticar. Afinal, a teoria sozinha não fará grande efeito, principalmente na cozinha. Você só desenvolverá seus dotes culinários praticando.

Conteúdos abordados

Os conteúdos abordados farão toda a diferença. Não deixe de observar atentamente cada um deles. Alguns podem focar na construção do hambúrguer artesanal perfeito. Outros irão te apresentar, além do hambúrguer, estratégias para montar a sua hamburgueria ou delivery em casa.

Também existirão aqueles que ensinarão a fazer o hambúrguer com foco na grelha, por exemplo. Pode ser um empecilho caso você prefira na chapa ou frigideira.

Hoje em dia também é bastante comum cursos que ensinem hambúrgueres de peixe ou veganos.

O mais importante é você ficar atento se os conteúdos respeitarão todas as suas demandas.

Professores

Conhecer a reputação e habilidade do professor são fundamentais nesse momento. A sugestão é que você faça uma pesquisa rápida na internet e nas redes sociais os resultados desse professor.

Ele possui alguma hamburgueria ou casa de carnes famosa pela qualidade dos hambúrgueres? Suas redes sociais mostram fotos de dar água na boca?

Ele sabe se expressar e é comunicativo? Saiba que este detalhe pode ser essencial. Afinal, muitos sabem fazer mas não sabem ensinar.

Vários hambúrgueres sendo feitos em uma grelha

É bastante comum encontrar cursos que ensinem a fazer hambúrgueres de peixe ou veganos.(Fonte: Alexei Novikov/ 123rf.com)

Estrutura

Qual é a estrutura que o curso de hambúrguer artesanal te oferece? Você poderá ter contato direto com o professor? Vai ter a oportunidade de tirar dúvidas? O curso possui um sistema exclusivo para alunos? É claro que quanto mais estrutura e atendimento, mais alto será o seu valor.

Entretanto, a estrutura do curso também deve ser um fator importante na hora de escolha.

Resumo

Existem várias formas de se fazer um hambúrguer artesanal. Seja pelo blend da carne e pelo pão escolhidos, seja a plataforma que você vai utilizar (grelha, chapa ou frigideira), seja pelos molhos e acompanhamentos.

Entendido isso, não seria nem um pouco estranho os cursos que ensinam a fazer hambúrguer artesanal, também serem diferentes, não é mesmo?

Como você viu ao longo do artigo, são vários os fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher o Curso de Hambúrguer Artesanal ideal.

Lembre-se de pesquisar muito bem sobre os critérios de escolha antes de adquirir o seu Curso de Hambúrguer Artesanal ideal.

Boa sorte na escolha e na cozinha!

(Fonte da imagem destacada: mafe studio/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas