curso de hipnose
Ultima atualização: 18 de junho de 2021

Todo mundo já viu, ainda que pelas telas da TV, uma pessoa sendo hipnotizada. Deixando de lado a mítica que envolve essa técnica e o entretenimento que é criado em torno dela, trata-se de um recurso que pode ajudar até no tratamento de doenças. Por isso, investir em um curso de hipnose pode mudar os rumos da sua carreira.

Se você encontrou este artigo enquanto buscava por mais informações que ajudem a definir se este é o curso mais adequado aos seus objetivos, chego no lugar certo. A partir de agora vamos falar sobre essa técnica e como colocá-la em prática por meio de uma formação on-line. Preparado? Vamos lá: 1, 2, 3...




Primeiro, o mais importante

  • O curso de hipnose capacita o aluno para conduzir o paciente ao estado hipnótico e acessar suas memórias, traumas e conflitos.
  • A formação do curso de hipnose pode ter duas vertentes: a do entretenimento e a terapêutica. Cada uma delas tem características e abordagens distintas.
  • Dependendo da abordagem escolhida, o aluno do curso de hipnose pode aprender desde os estados de consciência até a aplicação de técnicas para equilíbrio de energias e controle emocional.

Melhores cursos de hipnose: nossas recomendações

Entre tantas opções de cursos de hipnose no mercado, como saber qual é o adequado para você? Nossa dica é começar conhecendo o que os produtores prometem ensinar. Por essa razão, fizemos uma lista com os cursos mais bem avaliados da Hotmart:

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre o curso de hipnose

Muitas pessoas usam a hipnose como entretenimento, em espetáculos de ilusionismo. Mas existem formações para capacitar hipnoterapeutas clínicos. Por isso, é importante conhecer mais sobre esse tipo de curso. Nesta seção, vamos responder às perguntas mais comuns entre os alunos on-line. Fique com a gente.

curso de hipnose

O curso de hipnose capacita o aluno para conduzir o paciente ao estado hipnótico e acessar suas memórias, traumas e conflitos. (Fonte: Olga Yastremska / 123rf.com)

O que é hipnose e como se aprende essa técnica?

A hipnose é um estado mental a que uma pessoa pode ser conduzida com o auxílio de um profissional qualificado. Essa técnica faz com que o paciente tenha aumento de concentração e redução de consciência.

Juntos, esses dois fatores fazem com que a pessoa aceite e obedeça sugestões, conseguindo acessar regiões e sentimentos que não conseguiria se estivesse “acordada”.

Para aplicar essa técnica, é preciso passar por uma formação específica que prepara o profissional para conduzir a sessão, monitorar os sinais vitais e os níveis de consciência do paciente.

Qualquer pessoa pode fazer um curso de hipnose?

Os cursos de hipnose podem ser feitos, em geral, por qualquer pessoa. Mas isso depende da abordagem e dos objetivos da formação. Uma pessoa que queira aprender a chamada “hipnose de palco”, para entretenimento não precisa ter conhecimento prévio sobre o tema.

Para quem pretende iniciar o uso terapêutico da técnica, é interessante ter alguma intimidade com o assunto. Pessoas que fizeram curso de meditação ou têm formação em áreas afins como o curso de PNL (Programação Neurolinguística), por exemplo, terão mais facilidade durante o curso.

Sabe quando você fica tão concentrado em uma tarefa a ponto de não ver a hora passar ou perceber o que acontece à sua volta? Você acabou de praticar, sem saber, a auto hipnose.

Quais as modalidades do curso de hipnose?

Como dissemos há pouco, existem basicamente duas formas de se praticar a hipnoterapia. Para o entretenimento e para fins terapêuticos. E é justamente sob esses dois aspectos que podemos distinguí-las.

A diferença entre elas é auto-explicativa: enquanto uma se destina à diversão, a outra requer uma série de conhecimentos para conduzir o paciente pelo tratamento de problemas físicos e emocionais.

Tanto uma quanto a outra, podem ser estudadas de duas formas: em cursos presenciais ou em plataformas de ensino à distância, que é o foco deste artigo.

curso de hipnose

A formação do curso de hipnose pode ser para entretenimento ou terapia. (Fonte: lightfieldstudios / 123rf.com)

É possível aprender hipnose à distância?

Sim, como costumamos dizer por aqui: “para tudo o que pode ser ensinado, existe um curso à distância”. Assim, sem sair de casa, você pode acompanhar as aulas de um curso de hipnose e concluir sua formação de forma flexível e independente.

O conteúdo é apresentado em aulas gravadas em vídeos a que o aluno tem acesso assim que se inscreve no curso. Alguns professores podem promover os chamados “aulões” ao vivo, para tirar dúvidas e compartilhar experiências.

Quais as vantagens de fazer um curso de hipnose on-line?

Uma das principais vantagens de um curso de hipnose on-line é a flexibilidade durante a sua formação. Isso porque, você pode acessar as aulas quando quiser e onde quer que esteja.

Mas, além disso, há outros benefícios que gostaríamos de destacar. Por isso, preparamos uma tabela que mostra os prós e contras de um curso à distância, para você refletir antes de tomar sua decisão.

Vantagens
  • Flexibilidade. O aluno pode estudar em qualquer lugar e horário
  • Aprendizado intensivo. Por ficarem gravadas, as aulas podem ser repetidas em caso de dúvidas
  • Autonomia. É preciso ter interesse em pesquisar e estudar sem o monitoramento constante de um professor
  • Economia. Costuma ser mais acessível do que a formação presencial
Desvantagens
  • A maioria não tem plantão para tirar dúvidas com o professor
  • É preciso realizar as atividades práticas individualmente

Onde a hipnoterapia pode ser utilizada depois do curso de hipnose?

A sua área de atuação depois de concluir o curso de hipnose vai depender, antes de tudo, do tipo de formação escolhida. Neste sentido, se você optar por um curso voltado ao entretenimento, poderá utilizar a técnica em:

  • Animações de eventos;
  • Apresentações de rua;
  • Shows de ilusionismo.

Já para quem procura a técnica terapêutica, o curso de hipnose vai aprofundar seu conhecimento sobre este estado e poderá ser usado em apoio a outros tratamentos para:

  • Cura de traumas;
  • Equilíbrio emocional;
  • Controle de distúrbios psicológicos;
  • Prevenção de doenças psicossomáticas.

Critérios de escolha: O que levar em conta ao escolher um curso de hipnose

Quando se fala em formação profissional, especialmente para atuar diretamente com a saúde e o emocional das pessoas, a qualidade de ensino pode fazer a diferença para uma carreira promissora. Por isso, é preciso avaliar alguns aspectos do curso antes de concluir a matrícula.

Abordagem

Como dissemos, existem os cursos que ensinam a profissão de forma abrangente mas há também os específicos. É o caso do curso de hipnose. Dependendo do seu objetivo, será necessário escolher uma abordagem.

Dentro de cada segmento pode, ainda, haver cursos mais direcionados. Assim, você pode escolher, de acordo com a finalidade da hipnose, formações que ensinem:

  • Discurso pré-hipnose;
  • Persuasão;
  • Controle dos sinais vitais;
  • Preparação do ambiente com incensos;
  • Apoio da aromaterapia, com uso de óleos essenciais;
  • Técnicas de equilíbrio energético, como Heiki.

Tutor

Para ensinar em um curso on-line é preciso vencer a barreira da distância e competir com outros estímulos aos quais o aluno é exposto ao longo de cada aula. Neste sentido, vale a pena procurar por profissionais que já tenham experiência nessa modalidade.

Se ainda não conhece o professor, pesquise avaliações do curso com ex-alunos e garanta que ele tem a qualificação necessária para ensinar as técnicas que você pretende aprender, sobretudo se seu objetivo for a hipnose clínica.

curso de hipnose

O aluno do curso de hipnose aprende sobre os diferentes estados de consciência. (Fonte: sylv1rob1 / 123rf.com)

Duração

Com o curso de hipnose on-line o aluno pode criar a própria rotina de estudos. Ao contrário de um curso presencial, você tem liberdade na hora de assistir às aulas e desenvolver as atividades.

Essa mesma facilidade requer atenção. Dependendo do período em que o curso fica disponível, o prazo pode se esgotar antes que você conclua sua formação. Por isso, dê preferência àqueles com acesso vitalício.

Certificado

Obter um certificado ao final do curso é um diferencial, especialmente se você pretende buscar parcerias com clínicas de saúde e bem estar. Comprovar que passou por uma formação o coloca um passo à frente dos concorrentes.

Além disso, caso esteja querendo investir de fato nessa profissão, é bom começar a pensar nas especializações. Veja se o mesmo instrutor oferece outros cursos. Assim, você dá continuidade aos estudos mantendo a linguagem da sua formação inicial.

Resumo

O estudo da mente abre portas para incontáveis possibilidades profissionais. Uma delas é através de um bom curso de hipnose. A técnica, praticada há milênios, permite acessar espaços da consciência e tratar assuntos pendentes.

Neste artigo, mostramos como você pode atuar após concluir essa formação e os pontos a observar antes de escolher um curso específico. Deixamos uma lista com os mais procurados da atualidade. Pesquise o currículo de cada um e veja o que mais atende às suas expectativas.

Se gostou deste material, continue navegando em nosso site. Temos muitos conteúdos que podem ajudar na sua formação profissional. Um abraço!

(Fonte da imagem destacada: Wavebreak Media Ltd / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas