Teclado de computador.
Ultima atualização: 7 de maio de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

35Horas investidas

6Estudos avaliados

75Comentários coletados

Quase tudo hoje em dia tem alguma relação com a informática: desde os sites, passando pelos aplicativos até as televisões e demais aparelhos eletrônicos. Por isso, saber o básico do assunto é imprescindível. E, para tanto, o caminho mais certo e curto é fazer um curso de informática.

Mas para lhe ajudar a escolher o melhor curso entre tantos, no artigo de hoje, nós vamos explicar a diferença entre os formatos disponíveis, seja online ou presencial, básico ou completo.




Primeiro, o mais importante

  • Estudar informática é fundamental para turbinar o currículo e conseguir melhores colocações no mercado de trabalho.
  • Mas também é importante ter noções básicas de informática para realizar tarefas do dia a dia como usar programas no notebook e aplicativos no celular.
  • O melhor curso de informática é aquele que, além de caber no seu bolso, vai ensinar o conteúdo que você deseja aprender para facilitar a sua vida.

Melhores cursos de informática: nossas recomendações

Para que você possa ter mais opções de escolhas, e poupar o seu tempo, nós fomos atrás dos melhores cursos de informática, desde o básico, passando pelos de temáticas específicas até o mais completo. Veja e escolha:

Guia de Escolha: tudo sobre o curso de informática

Saber enviar um e-mail, editar um texto e criar planilhas talvez não seja uma novidade para você. Mas existem alguns comandos e programas mais complexos que apenas com um bom curso de informática você vai conseguir dominar. No Guia de Escolha a seguir, vamos focar nas dúvidas que podem surgir na hora de escolher o melhor curso.

Homem trabalhando com vários monitores de computador.

Aprender informática é importante para o dia a dia e mais ainda para a parte profissional. (Fonte: CDC/ Unsplash)

Quem deveria fazer um curso de informática?

O curso de informática deveria ser feito por todos, crianças, jovens, adultos e idosos. Afinal, aprender a dominar as funções de um computador, notebook, tablet e celular é uma máxima nos dias de hoje.

Tanto é que conhecimentos de informática também são necessários para lidar com caixas eletrônicos, pagamentos virtuais, orçamento familiar, entre tantos outros serviços que são existem e são oferecidos mundo afora.

Sem contar que o curso de informática é especialmente funcional para crianças, jovens e idosos, porque reforça a inclusão digital. Por isso, o curso de informática não serve apenas para quem quer se tornar um profissional da área como muitos podem pensar.

Mulher trabalhando com dois monitores de computador e um notebook na mesa.

Desde leigos até profissionais da área, todos se beneficiam do curso de informática. (Fonte: ThisisEngineering RAEng/ Unsplash )

No entanto, é claro que quem deseja aprimorar suas habilidades profissionais, seja para trabalhar com informática ou não, esse tipo de curso também é muito vantajoso.

Até porque, a maioria das profissões já precisam lidar com recursos da informática como editores de textos e de planilhas, bancos de dados, plataformas, sites e redes sociais.

Quanto tempo dura o curso de informática completo?

A duração de um curso de informática vai depender de dois fatores, que costumam andar juntos: A carga horária e o formato do curso.

Por exemplo, um curso de informática básica pode ter uma carga horária que varia entre 30 e 60 horas. Enquanto que um curso avançado pode durar entre 96 horas a até 1 ano.

Sala de aulas com professor, alunos e computadores nas mesas.

O curso de informática presencial costuma ter uma duração maior. (Fonte: dschap/ Pixabay)

A duração do curso de informática também vai depender se o curso for online ou presencial. De forma geral, ainda que não seja uma regra, os cursos costumam ser mais rápidos quando ocorrem pela internet.

Isso porque, como o aluno é quem determina o ritmo de aprendizado, ele pode estudar quantas horas desejar por dia, podendo terminar o curso mais rapidamente. Já o curso presencial, oferece aulas em dias e horários pré-definidos, o que não permite acelerar o término.

Quem tem curso de informática pode trabalhar em quê?

Não necessariamente quem faz um curso de informática irá trabalhar nessa mesma área. Hoje, os profissionais dos mais diferentes segmentos precisam dominar pelo menos o básico da computação.

Por isso, é quase que global a necessidade de aprender a utilizar de forma eficiente os programas de texto, planilha, imagem e vídeos, seja para criar relatórios, atualizar banco de dados ou administrar plataformas de e-commerce.

Mas se você planeja seguir dentro da área da informática, ao realizar um curso  como esse você poderá entrar em alguns setores que estão em alta demanda hoje em dia, como:

  • Programação;
  • Análise de Sistemas;
  • Administração de Redes de Computadores;
  • Hardware e Periféricos;
  • Informática Biomédica;
  • Suporte técnico;
  • Gestão da Tecnologia da Informação (TI).

Quais são os tipos de cursos de informática?

Existem pelo menos três formatos de cursos de informática: os de graduação, os tecnólogos e os de curta duração. Os cursos de graduação são indicados para quem deseja seguir carreira nesta área, como vimos no tópico acima, até porque eles são mais longos e podem durar até 5 anos.

Já os cursos de tecnólogos são mais rápidos e, em geral, focados em um determinado segmento da informática. Os cursos rápidos, por sua vez, são aqueles voltados para uma aprendizagem mais pontual, bem mais rápida e, muitas vezes, indicados para leigos no tema.

Critérios de Escolha: O que analisar antes de se matricular no curso de informática

Em meio a tantos cursos oferecidos, vale dedicar um tempo para encontrar o melhor para você. Pensando nisso, nós separamos alguns tópicos que você deve analisar:

Básico ou completo

Antes de mais nada você vai precisar escolher entre um curso básico, com temática específica ou completo. O curso de informática básica é, de fato, a melhor forma de começar a aprender sobre esse tema.

No curso de iniciantes são ensinadas teorias, funções e programas básicos de um computador.

No curso de iniciantes são ensinadas teorias, funções e programas básicos de um computador.

Mas se você já domina os programas de edição e criação de texto e planilhas, além de saber como acessar a internet e utilizar o e-mail, talvez você precise de um curso de informática avançado.

No curso de informática completo, outros tópicos são incluídos no conteúdo programático como o PowerPoint e Photoshop.

No entanto, pode ser que, por conta de sua necessidade, um curso específico seja ainda mais relevante. E esse tipo de curso está relacionado à temática, sobre a qual falaremos a seguir.

Temas

Se a ideia é se especializar ou aprender mais sobre um determinado tema da área da informática, cursos não irão faltar.

Você pode, por exemplo, precisar dominar o programa de planilhas para criar relatórios, orçamentos ou até mesmo para ter o controle dos gastos em casa. Nesse caso, o ideal é que você faça um curso de Excel.

Caso você precise saber utilizar com maestria outros programas, também é possível fazer um curso sobre o Pacote Office. Esse curso de informática é ideal para quem trabalha em escritório ou está na faculdade.

Suporte pedagógico e técnico

Para ter certeza de que o curso de informática vai valer a pena, você precisa ter acesso ao professor para tirar dúvidas. Por isso, verifique se o curso oferece suporte pedagógico, em qual meio e com qual frequência.

Além disso, para um curso de informática também é fundamental ter um suporte técnico. Afinal, a maioria das atividades e trabalhos serão realizados no computador e com instalações de programas que podem gerar dúvidas e trazer dificuldades para você.

Pré-requisitos

Outro critério que deve ser analisado antes de realizar a matrícula é se você cumpre os pré-requisitos para se tornar um aluno. Isso acaba variando de curso para curso mas, geralmente, é preciso que você tenha:

  • Acesso a um computador com conexão à Internet;
  • Instalado o sistema operacional Windows;
  • Instalado o Word, o Excel e o PowerPoint;
  • Um endereço de e-mail.

Em casa ou na escola

Por fim, mas, certamente, não menos importante, você deve escolher entre o curso de informática online e presencial. Estudar em casa já é tendência hoje em dia e isso não é à toa. Por ser online, as aulas podem ser acessadas na hora que você escolher.

Ou seja, é você quem dita o ritmo do curso. E, como vimos, no curso presencial, os dias e os horários das aulas tem que ser respeitados. Sem contar que o aluno vai precisar de mais tempo para se deslocar ao curso.

Resumo

Hoje qualquer trabalho vai se beneficiar de pessoas com conhecimento de computação como no caso do Pacote Office, e-mail e redes sociais. Mas não é apenas para o trabalho que a informática será útil.

Em casa e no dia a dia, você também vai precisar ter habilidades com esse tipo de conhecimento. Por isso, um curso de informática é tão útil. Para se matricular no ideal, avalie o que é melhor para você: Aulas em casa ou na escola, duração do curso, temática e nível.

(Fonte da imagem destacada: Geralt/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas