Imagem de uma mulher fazendo um curso online.
Ultima atualização: 9 de abril de 2021

Como escolhemos

17Produtos analisados

19Horas investidas

3Estudos avaliados

84Comentários coletados

O curso de inglês online é uma excelente alternativa para quem prioriza a flexibilidade no aprendizado do idioma. Inúmeras instituições nacionais e internacionais oferecem opções de curso de inglês online gratuitos ou pagos.

Mas para escolher um curso de inglês com qualidade você deve analisar diversos critérios como metodologia, conteúdo teórico, professores, material didático, ferramentas adicionais, certificado, entre outros. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.




Primeiro, o mais importante

  • Um curso de inglês online deve oferecer atividades que exercitem as quatro modalidades mais importantes no aprendizado de idiomas: escuta, leitura, escrita e fala, além de gramática, vocabulário e pronúncia.
  • Além das atividades dividas em módulos, o curso de inglês online pode oferecer aulas ao vivo com professores nativos, sejam em grupo ou particulares.
  • O curso de inglês online deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação e órgãos internacionais como o Conselho Britânico.

Melhores cursos de inglês online: nossas recomendações

A fluência em inglês é fundamental para quem quer viajar, estudar ou morar no exterior. O aprendizado de língua estrangeira também pode ajudar a conquistar uma boa vaga de emprego. Mas para aprender inglês, você precisa fazer um curso online:

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre cursos de inglês online

Existem muitas opções de cursos de inglês online, embora essa seja uma tendência relativamente recente. No entanto, muitas pessoas questionam se a qualidade de ensino é semelhante ao estudo presencial... dependendo do curso, a qualidade pode ser superior! Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

O curso de inglês online pode oferecer aulas ao vivo.

O curso de inglês online pode oferecer aulas ao vivo. (Fonte: Vanessa Garcia/ Pexels.com)

Vale a pena fazer curso de inglês online?

O curso de inglês online vale muito a pena, pois você consegue estudar diariamente, ao contrário de um curso presencial que oferece aulas apenas uma ou duas vezes por semana.

Além disso, um curso online pode oferecer diversas ferramentas como dicionário virtual com definição e pronúncia em inglês britânico e americano, laboratório de gramática, oficina de redação, flashcards, teste de nivelamento, comunidade virtual e muitos outros recursos.

O curso de inglês online oferece interação com professores?

Os melhores cursos de inglês online oferecem interação entre aluno e professor em tempo real, através de aulas particulares ou em grupo. O tutor consegue avaliar cada aluno, oferecer feedback e um plano de ensino personalizado.

Durante as aulas, o engajamento do aluno dependerá de sua participação, ou seja, da realização das atividades, esclarecimento de dúvidas e interação com outros colegas.

Quais são as principais vantagens e desvantagens do curso de inglês online?

Assim como um curso presencial, o curso de inglês online oferece vantagens e desvantagens. A primeira vantagem é que você pode interagir com seu(s) professor(es) através da plataforma do curso ou de uma ferramenta de videochamada.

E você pode participar bastante da aula, pois geralmente as turmas são menores e os demais colegas estão no mesmo nível de conhecimento que o seu.

Outra vantagem é a variedade de tópicos discutidos nas aulas. Além do inglês geral, alguns cursos oferecem inglês para negócios, indústria, viagens e/ou preparatórios para exames.

E além das aulas práticas, você encontra atividades em texto, áudio, vídeo, exercícios, jogos e outras atividades que dinamizam o aprendizado. Você pode montar sua rotina de estudos de acordo com a disponibilidade e concluir o curso em seu próprio ritmo.

O curso de inglês online também possui um custo inferior quando comparado com escolas de inglês convencionais. Outra vantagem é que você não precisa se deslocar até a escola, isso reduzirá custos com transporte e alimentação.

Em relação às desvantagens, podemos mencionar que você precisa de bastante concentração e comprometimento para estudar, pois não terá um professor conferindo se você está fazendo as atividades e "deveres de casa".

Atividades dinâmicas e em grupo também não ocorrem no curso de inglês online. Por fim, o curso online requer uma boa conexão com a internet para realizar as atividades, ou seja, falhas técnicas podem acontecer a qualquer momento.

Como tirar o máximo proveito do curso de inglês online?

Para aproveitar ao máximo o curso de inglês online você deve conhecer o método de ensino da escola de inglês e o plano de aulas, para entender se o curso atenderá suas preferências e metas de ensino.

Também é importante definir um espaço para estudar e uma rotina de estudos. Para evitar distrações, estude em um local silencioso e com boa iluminação, desligue seu celular e evite acessar sites que não sejam relacionados ao estudo.

Também é importante praticar as diferentes habilidades em inglês como escuta, leitura, fala e escrita. Variar as atividades ajudará com que você mantenha a motivação nos estudos. E você pode utilizar materiais complementares como livros em inglês, notícias, artigos, filmes, séries, audiolivros e podcasts.

Para alunos em nível iniciante, sugerimos o consumo de materiais em inglês destinados para crianças, como livros infantis em inglês e desenhos animados.

Não esqueça de realizar pausas para manter a disposição nos estudos. Manter um estilo de vida saudável também é importante, portanto, durma de seis a nove horas por noite, alimente-se bem e pratique atividade física.

Para finalizar, seja paciente e saiba que seus esforços serão recompensados com resultados consistentes. Com o tempo, você notará o progresso em seu nível de inglês.

Imagem de um dicionário online.

Utilize todas as ferramentas de aprendizado oferecidas pelo curso para maximizar o aprendizado. (Fonte: Icons8 Team/ Unsplash.com)

Critérios de escolha: Como escolher o melhor curso de inglês online

Fazer um curso de inglês online pode elevar suas chances de sucesso pessoal e profissional. Mas antes de investir seu tempo e dinheiro, você precisa encontrar um bom curso de inglês. Pensando nisso, selecionamos os critérios que devem ser analisados e comparados antes de fazer sua matrícula:

Metodologia do curso

A metodologia do curso de inglês é um dos fatores mais importantes no aprendizado do aluno. Você deve encontrar um curso que possua método de ensino compatível com você. Preparamos uma tabela comparando as diferentes metodologias de ensino abaixo:

Psicolinguística Lexical Áudio-oral Tradicional Direta
Ênfase Habilidade comunicativa Uso da língua como um nativo Compreensão da escuta e fala Estudo da gramática Estímulo das quatro habilidades essenciais
Sistema de aprendizado Relação entre aluno e professor Foco em vocabulário Foco em conversação Ênfase em gramática Imersão no idioma estrangeiro

Alguns cursos utilizam uma combinação dessas metodologias. Além de entender o que funciona melhor em seu processo de aprendizado, você pode verifique a possibilidade de acessar a plataforma e realizar uma aula teste experimental antes de se matricular.

Professores

Um curso de inglês é conduzido por um ou mais professores que podem garantir uma experiência de ensino satisfatória ou insatisfatória. O ideal é optar por um curso que ofereça professores qualificados, com formação pedagógica, certificação ou vivência internacional.

O aluno também pode questionar o professor sobre sua metodologia e material didático e consultar possibilidade de alterações no currículo, caso seja necessário. O ideal é que esse primeiro contato ocorra em uma aula experimental.

Materiais didáticos

O curso online oferece uma grande variedade de materiais didáticos para facilitar o aprendizado do aluno. Para analisar o conteúdo teórico do curso, consulte a lista de tópicos gramaticais, atividades teóricas e práticas e o material complementar oferecido.

Em alguns casos, você precisará investir em materiais didáticos, em outros, a escola oferecerá o material em versão PDF disponível para download. Esclareça essa questão antes de realizar a matrícula no curso e descobrir que terá custos adicionais.

Imagem de uma mulher fazendo um curso online.

Os materiais didáticos podem otimizar seu aprendizado de inglês. (Fonte: Icons8 Team/ Unsplash.com)

Reconhecimento do curso

É muito importante que você escolha uma instituição de ensino com reconhecimento junto ao Ministério da Educação (MEC) e órgãos de referência internacional, como o Conselho Britânico.

Para checar a reputação da escola de inglês, você pode buscar por avaliações de alunos e ex-alunos, através das redes sociais como Facebook e Youtube. Caso seja possível, entre em contato com uma dessas pessoas para uma opinião mais detalhada.

Mensalidade do curso

O valor da mensalidade de um curso de inglês online varia de R$200 a R$700 em planos anuais que podem cobrar uma taxa de cancelamento de 10% a 30% do valor total do curso em caso de canelamento antes do fim do contrato.

Para evitar o cancelamento do curso, é muito importante escolher uma opção com custo compatível com seu orçamento. Você também pode checar a possibilidade de adquirir uma bolsa de estudos para pagar um valor mais acessível.

Resumo

O curso de inglês online pode proporcionar inúmeros benefícios para o aluno. Basta encontrar um que possua metodologia eficiente, material didático diversificado, professores qualificados e flexibilidade de horários.

Para encontrar um curso que atenda às suas necessidades, você deve utilizar as informações e dicas que compartilhamos nesse artigo. Desejamos sucesso em sua jornada de aprendizado de inglês.

(Fonte da imagem destacada: Paige Cody/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas