curso de Instagram
Ultima atualização: 28 de maio de 2021

Se tem uma prática que já faz parte da vida de quase todo brasileiro é aquela espiadinha nas redes sociais ao longo do dia! E, como não poderia deixar de ser, as empresas já viram nesse hábito uma forma de lucrar. Não sabe como? O curso de Instagram vai te ensinar essa fórmula!

Esse tipo de formação ensina a explorar as ferramentas desta rede social usada como vitrine no Brasil e no mundo. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre como você pode ingressar neste mercado e lucrar com o seu smartphone, dominando o Instagram!




Primeiro, o mais importante

  • O curso de Instagram é uma ferramenta para aprender a usar a rede social tanto para fins pessoais quanto para começar uma nova profissão, como social media.
  • Um bom curso de Instagram vai ajudar a descobrir todas as funções dessa rede social, como lives e enquetes, e usá-las a seu favor.
  • Fazer um curso de Instagram com professores qualificados ajuda a melhorar o desempenho do seu perfil pessoal ou do seu negócio.

Melhores cursos de Instagram: nossas recomendações

Mesmo quem já tem intimidade com essa rede social, pode aprender a usá-la de forma integral depois de passar por um curso de Instagram. Se você não sabe bem o que procurar nesta formação, deixamos algumas dicas dos cursos mais escolhidos da Hotmart:

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre o curso de Instagram

Se você já tem um negócio e precisa melhorar o perfil da sua empresa no Instagram ou se pretende começar em outra área de atuação, o curso de Instagram pode ser o caminho. Nesta seção, vamos falar sobre o que esperar desse tipo de curso. Siga com a gente!

tela inicial do instagram vista por uma lupa

O curso de instagram é uma ferramenta para aprender a usar a rede social para começar uma nova profissão. (Fonte: inbj / 123rf.com)

O que é um curso de Instagram?

O curso de Instagram é uma formação que oferece desde as noções básicas de uso dessa rede social até o uso dos recursos para criação de estratégias de engajamento, atração de seguidores, marketing e vendas.

Neste sentido, o curso pode prepará-lo tanto para aprender a lidar com essa ferramenta para seu uso pessoal quanto transformar o “insta” em uma fonte de renda. Mais que conquistar muitas curtidas, um bom curso vai ensinar como transformar esses números em lucro.

O Instagram é um aplicativo gratuito que pode ser baixado em smartphone para tirar fotos com o celular, aplicar efeitos nas imagens e compartilhar entre amigos.

Para que serve um curso de Instagram?

O curso de Instagram prepara o estudante para atuar como produtor de conteúdo nesta rede social, a partir do conhecimento das ferramentas e recursos que ela disponibiliza. Após passar por esse tipo de formação, você pode iniciar uma nova carreira, atuando como vendedor de produtos digitais ou mesmo como gestor de mídias sociais.

De modo geral, podemos dizer que um bom curso de Instagram, de acordo com a sua abordagem, pode formar:

  • Criadores de conteúdo;
  • Estrategistas de marketing;
  • Gestores de redes sociais;
  • Vendedores de produtos digitais, como cursos e e-books;
  • Influenciadores digitais.

Para quem o curso de Instagram é indicado?

O curso de Instagram pode ser feito por qualquer pessoa que tenha afinidade com as redes sociais e esteja em busca de uma nova orientação profissional. Também é indicado para profissionais de comunicação e de vendas, que desejem aprimorar a atuação, investindo nas mídias digitais.

Os requisitos básicos passam por gostar de produzir conteúdo e interagir com outras pessoas nas redes sociais Além disso, é preciso ter um computador ou um smartphone conectados à internet para começar o curso.

tela do instagram com recurso de live

Um bom curso de Instagram vai ajudar a descobrir todas as funções dessa rede social, como lives e enquetes. (Fonte: Cosmin-Constantin Sava / 123rf.com)

Como são os cursos de Instagram à distância?

Assim como todo o dia a dia de quem usa as redes sociais como ferramenta de trabalho, um curso de Instagram também pode ser feito à distância. Assim, você pode completar sua formação onde quer que esteja e mesmo que não tenha muito tempo disponível todos os dias.

O conteúdo do curso, as atividades práticas e o acesso ao material de apoio são oferecidos de forma remota, geralmente com aulas previamente gravadas. Alguns cursos oferecem “aulões” ao vivo e grupos virtuais para tirar dúvidas e trocar experiências.

Quais as vantagens do curso de Instagram on-line?

Fazer um curso de Instagram pode ser muito vantajoso para quem pretende conhecer mais sobre os recursos dessa rede social e usá-los a seu favor. Se a formação for on-line, tem ainda outros benefícios próprios do aprendizado à distância. Veja o que destacamos a seguir:

Vantagens
  • Garante autonomia no aprendizado
  • Tem horários e datas flexíveis — você estuda nas horas vagas
  • O conteúdo fica disponível para revisão
  • Ensina técnicas e recursos para otimizar o uso das redes sociais
  • É mais econômico do que um curso presencial
Desvantagens
  • Por ser uma rede em constante transformação, exige estudo e aperfeiçoamento constantes
  • É um mercado concorrido, por isso é preciso investir em uma formação de qualidade

Quais formações podem complementar o curso de Instagram?

Como você viu há pouco, há muitas atividades que você pode desempenhar depois de concluir um curso de Instagram. Para atuar em cada uma delas, você pode complementar sua formação com outros aprendizados.

A melhor notícia é que todos eles também podem passar por cursos on-line. Alguns deles são:

Critérios de escolha: O que levar em conta ao escolher um curso de Instagram

A esta altura da nossa conversa, é provável que você já esteja pesquisando sobre o curso de Instagram que vai começar hoje mesmo! No entanto, antes de fechar sua matrícula, recomendamos que você fique atento aos seguintes critérios:

Tipo de curso

Além de escolher entre a modalidade presencial ou à distância, é fundamental pensar sobre a abordagem ideal para os seus objetivos. Para cada finalidade e expectativa, há um curso diferenciado.

Então, se você precisa aprender desde os princípios básicos desta rede social, o curso ideal será diferente do que aquele que seria indicado para pessoas que já atuam nessa área e buscam especializar-se no segmento.

Professor

Já viu aquelas pessoas que “bombam” nas redes sociais mas não tem um conteúdo tão relevante? Pois é, mesmo com um grande número de seguidores, esse tipo de professor pode não ser o mais indicado, especialmente para quem está começando.

Desta forma, o ideal é que você pesquise sobre o instrutor, as avaliações do curso e como é o trabalho deste professor. Visite as redes sociais dele — e as que ele gerencia — para ver se realmente tem expertise para ser tutor de novos profissionais.

perfil do instagram

O curso de Instagram com professores qualificados ajuda a melhorar o aprendizado. (Fonte: dimarik16/ 123rf.com)

Atualização

Como você já deve saber, o Instagram é a rede social que mais cresce atualmente. Com isso, as mudanças são inevitáveis. Novos recursos, nova linguagem e até parâmetros para medir o desempenho das publicações são lançados frequentemente.

Por essa razão, antes de se matricular, tenha certeza de que se trata de um curso de Instagram com conteúdos atualizados e que esteja focado nas tendências deste segmento. Se não, você já vai chegar ao mercado desatualizado, o que é uma má impressão para qualquer profissional.

Material

Ainda que a internet esteja repleta de conteúdo sobre as redes sociais e outras ferramentas de marketing digital, contar com materiais vindos “direto da fonte” é sempre melhor!

Isso quer dizer que vale a pena investir em um curso de Instagram que traga apostilas, e-books e outras ferramentas de aprendizado, para consultas posteriores, especialmente no início da sua atuação.

Fique atento ao período em que os materiais ficam disponíveis. O ideal é que eles possam ser acessados pelo maior tempo possível.

Outros conhecimentos

Falamos há pouco sobre a importância de escolher outros cursos para complementar sua formação e torná-lo um profissional ainda mais capacitado. E, neste sentido, vale a pena pensar nos próximos cursos mesmo antes de começar o primeiro!

Procure saber se o produtor do curso escolhido também oferece outras formações. Assim, quando você decidir aprender outras habilidades poderá continuar com a mesma linha de aprendizado da primeira formação.

Resumo

Imagina conseguir conciliar seu interesse pelas redes sociais com o trabalho e passar a atuar neste mercado? Para isso, basta escolher o seu curso de Instagram e começar hoje mesmo!

Neste artigo, mostramos as principais características deste tipo de formação, falamos sobre as vantagens de um curso on-line e destacamos outras habilidades que você pode desenvolver sem sair de casa.

Se ficou interessado, aproveite a nossa seleção de cursos para escolher aquele que mais combina com o seu perfil. Se tiver dúvidas, deixe-nos um comentário e vamos te ajudar! Um abraço!

(Fonte da imagem destacada: dimarik16/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas