curso de investimentos
Ultima atualização: 1 de julho de 2021

“Ganhe dinheiro enquanto dorme”! Você certamente já viu anúncios como este e pensou que este seria o mundo perfeito, não é mesmo? Pois temos uma notícia que vai te surpreender: é possível fazer o dinheiro para “trabalhar” por você. E um bom curso de investimentos pode ajudar a descobrir como.

Sim, não tem milagre, o que existe são estratégias e muita análise de mercado para encontrar o melhor lugar para investir. Neste artigo, reunimos as informações essenciais para saber qual o curso ideal de acordo com as suas expectativas. Vamos ver tudo isso juntos?




O mais importante

  • O curso de investimentos é uma ferramenta de aprendizado para pessoas que desejam ingressar no mercado de aplicações ou precisam diversificar os investimentos.
  • Em um curso de investimentos on-line é possível rever as aulas pelo tablet e aprender como monitorar suas aplicações em aplicativos no smartphone.
  • Com um bom curso de investimentos, o aluno aprende a gerar renda passiva, aplicando suas economias em fundos de alta rentabilidade.

Curso de investimentos: nossa recomendação dos melhores produtos

Encontrar um curso de investimentos que combine com o seu perfil pode ser um desafio. Por isso, separamos alguns dos mais requisitados das plataformas de cursos on-line para que você escolha o ideal:

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre o curso de investimentos

Se você tem um dinheirinho praticamente parado na poupança e tem medo de arriscar em outros investimentos, esta seção é o lugar certo para começar a mudar essa realidade. Aqui, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o curso que vai te ajudar a investir da maneira mais lucrativa. Acompanhe:

curso de investimentos

O curso de investimentos é uma ferramenta para quem deseja ingressar no mercado de aplicações. Fonte: Nonwarit Pruetisirirot / 123rf.com

O que é um curso de investimentos?

O curso de investimentos é uma ferramenta útil e necessária para começar a entender o mercado financeiro e encontrar as melhores alternativas para rentabilizar o dinheiro. Por se tratar de um segmento muito amplo, cada formação costuma ser direcionada para um determinado modo de investimento.

Em geral, é conduzido por economistas ou pessoas dos mais diversos segmentos que encontraram uma forma lúdica e descomplicada de entrar no universo das bolsas de ações e fundos de investimentos.

Quais os tipos de investimento que se pode aprender em um curso?

Como dissemos agora mesmo, o mercado de investimentos é muito diversificado. Justamente por isso, os cursos de investimentos precisam acompanhar toda essa variedade. É comum encontrar formações nas mais diversas áreas e para os mais variados perfis de investidores.

Apesar disso, podemos destacar os tipos mais comuns do curso de investimento. que são focados em orientar sobre as possibilidades de aplicação mais procuradas do mercado:

  • Mercado financeiro;
  • Trader ou Day trader;
  • Fundos imobiliários;
  • Renda fixa.

Quem pode fazer um curso de investimentos?

Não existe uma exigência específica para que alguém possa fazer um curso de investimentos. Apesar disso, é mais comum que essa formação seja procurada por pessoas que têm algum capital para investir ou que pretendem diversificar as aplicações

Murilo OliveiraBanco Neon
"Ao contrário do que alguns pensam, não é preciso ter muito dinheiro para começar a investir. Existem investimentos para todos os bolsos."

Em geral, podemos dizer que, aqueles que já tem alguma afinidade com contabilidade, economia e gerenciamento, costumam ter mais facilidade no decorrer do curso.

Por isso, pode ser interessante se preparar antes com um curso de finanças pessoais ou até uma formação para utilizar melhor as ferramentas de organização, como o curso de Excel, por exemplo.

curso de investimentos

No curso de investimentos on-lineo aluno aprende a monitorar aplicações pelo smartphone. Fonte: Dario Lo Presti / 123rf.com

Como são as aulas de um curso de investimentos on-line?

Quem já fez alguma outra formação à distância, percebeu que os cursos on-line costumam ser muito dinâmicos e imersivos, com diversas atividades práticas, sempre usando situações do dia a dia como meio de aproximação com o aluno.

Com os cursos de investimentos, acontece a mesma coisa. Na maioria dos casos, as aulas são em vídeo previamente gravados. Em cada um deles, o professor explica os conceitos e parte para a prática, usando as plataformas usadas por investidores para simular investimentos e facilitar a assimilação do conteúdo.

Vale a pena fazer um curso de investimentos à distância?

Para quem tem vontade de investir mas não sabe bem por onde começar, contar com um curso de investimento é mais que vantajoso: é necessário! Mas, quando falamos em cursos à distância, os benefícios vão além do aprendizado.

Para ilustrar isso, listamos alguns prós e contras desse tipo de formação que desejamos destacar. E você pode conferir no quadro abaixo:

Vantagens
  • Permite estudar em qualquer lugar e fazer os próprios horários
  • Por terem formato de tutorial e ficarem gravadas, as aulas garantem maior assimilação, além de poderem ser repetidas quando surgirem dúvidas
  • O aluno precisa estudar por conta própria, sem a supervisão de um tutor
  • O valor é em geral mais acessível do que a formação presencial
Desvantagens
  • A maioria dos cursos não oferecem a possibilidade de tirar dúvidas com o professor
  • Por ter que realizar as atividades práticas individualmente, muitas pessoas podem deixar de fazer todos os exercícios propostos

Qual é o conteúdo de um curso de investimentos?

Como dissemos no início desta seção, existem vários tipos de cursos de investimentos. Por essa razão, o conteúdo pode ser extremamente diferente de uma formação para outra.

As pessoas que optam por um curso de Day trade dificilmente terão no currículo conteúdos relacionados ao Tesouro Direto, por exemplo. O que você pode esperar, de maneira geral, são alguns dos tópicos que vamos listar a seguir, direcionados para o curso escolhido, por exemplo:

  • Conceitos básicos - lucro, dividendo, riscos, taxas;
  • Funcionamento do investimento escolhido;
  • Estratégias de investimentos e diversificação;
  • Análise de mercado.

Critérios de escolha: O que levar em conta ao escolher um curso de investimentos

Se você está empenhado em participar de um curso de investimentos antes de entrar definitivamente nesse mercado, é sinal de que não costuma fazer nada por impulso. Por isso, queremos falar agora sobre alguns critérios que merecem sua atenção antes de decidir por um ou outro curso.

Tipo de curso

Como você viu, existe uma infinidade de cursos de investimentos disponíveis nas plataformas de ensino à distância. Nossa dica é que você comece definindo o seu perfil de investidor e qual mercado pretende explorar.

Se ainda tiver dúvidas a respeito, procure por um curso mais genérico, que ensine os conceitos do mercado e oriente os alunos sobre como começar a investir. Pode ser importante tanto para ter uma formação mais abrangente quanto para se conhecer enquanto investidor.

Instrutor

A maioria dos cursos de investimentos é ministrada por pessoas ligadas a área da economia, do mercado financeiro ou apenas investidores que aprenderam, na prática, a melhor forma de interagir com esse mercado.

Então, na hora de escolher o curso, verifique o histórico do instrutor, veja as avaliações de outros alunos sobre ele, se conhece bem os conceitos e usa livros de economia. Ou seja, tenha certeza de se tratar de um profissional que já tenha experiência nessa modalidade. Afinal, é o seu investimento que está em jogo!

curso de investimentos

Com um bom curso de investimentos, o aluno aprende a gerar renda passiva, aplicando suas economias em fundos de alta rentabilidade. Fonte: Olga Yastremska / 123rf.com

Comunidade on-line

Muitos professores dão acesso, assim que concluída sua matrícula, a grupos fechados em redes sociais ou até mesmo no site do curso. Esse é um ponto que merece ser considerado, ainda mais por se tratar de um mercado tão dinâmico.

Se possível, opte por um curso de investimento que conceda esse tipo de troca de experiência. Fica mais fácil aprender por meio das histórias reais e das dúvidas de outras pessoas.

Duração

Ao contrário de um curso presencial, ao optar por um curso de investimentos on-line você terá liberdade de assistir às aulas e praticar as atividades na hora que desejar. Por este motivo, o tempo para concluir o curso pode variar de acordo com o seu ritmo de estudos.

Por essa mesma razão que é muito importante ficar atento ao período de acesso que o curso garante. Alguns têm o conteúdo liberado por tempo determinado e outros são vitalícios. Não deixe esse detalhe passar despercebido!

Resumo

Fazer o dinheiro render mais é o objetivo de todas as pessoas que decidem fazer qualquer tipo de aplicação financeira. E, com tantas disponíveis no mercado, contar com um curso de investimentos pode ser a melhor saída para não colocar suas economias em risco.

Neste artigo, mostramos as características dos cursos on-line e explicamos o que você pode esperar desse tipo de formação. Deixamos uma lista com os cursos mais bem avaliados da Hotmart e esperamos que o melhor para suas expectativas esteja entre eles.

Se você gostou deste guia, envie para aquele amigo que ainda prefere deixar o dinheiro na poupança. Um abraço, até logo!

(Fonte da imagem destacada: Ngampol Thongsai / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas