Piazza Venezia em Roma, na Itália.
Ultima atualização: 19 de maio de 2021

Parli italiano? Se a resposta for sim, mas você ainda precisa de um empurrãozinho para aprimorar a língua, seja bem-vindo! Agora, se você não entendeu nadinha da primeira frase, não se preocupe. O nosso artigo de hoje é para qualquer pessoa que queria fazer um curso de italiano, seja para aprender do zero ou para aperfeiçoar o aprendizado.

Por isso, a partir daqui, vamos guiar você nesse universo dos cursos de idiomas. Você vai descobrir quais são os melhores cursos de italiano e como identificar o ideal para você, de acordo com o seu nível de conhecimento e o seu objetivo com a língua.




Primeiro, o mais importante

  • Aprender italiano demanda esforço, dedicação e, de preferência, a ajuda de um bom método.
  • Hoje existem diversos cursos de italiano, online ou presencial. Mas as aulas pela internet são mais acessíveis, flexíveis e baratas.
  • Se a ideia é se matricular no melhor curso de italiano, você vai precisar analisar a reputação da escola e a qualificação do professor, entre outros critérios.

Melhores cursos de italiano: nossas recomendações

Quando se busca por um curso de línguas a ideia é encontrar o melhor método e o conteúdo do seu interesse para não perder tempo. Como existem muitos tipos de cursos de italiano, nós reunimos alguns dos melhores para você. Veja:

Guia de Escolha: tudo o que você precisa saber sobre o curso de italiano

Aprender italiano para viajar, estudar ou trabalhar. Não importa. O importante é escolher bem o curso que vai lhe ensinar o essencial para se comunicar bem. No Guia a seguir, vamos mostrar como você deve fazer isso.

Pessoa estudando online com fone de ouvido e notebook.

Estudar italiano pode ser essencial para trabalhar e viajar. (Fonte: sweetlouise/ Pixabay )

Por que você deve aprender italiano?

São inúmeras as razões pelas quais uma pessoa decide aprender uma nova língua. No caso do italiano, não é difícil imaginar porque alguém gostaria de falar o idioma. Afinal, o italiano é a língua de grandes escritores, pintores renomados, filósofos e cantores.

Mas, de forma mais geral, existem algumas razões para fazer um curso de italiano. São elas:

  • Para o enriquecimento cultural;
  • Para fazer cursos na Itália;
  • Para trabalhar com empresas italianas;
  • Para viajar e conseguir se comunicar sem um tradutor;
  • Para ler livros, assistir filmes e cantar músicas na língua;
  • Para se comunicar com amigos, companheiro (a) ou família.

Além disso, se você pensa em morar, estudar ou trabalhar na Itália, você vai precisar fazer testes de proficiência de idiomas que é uma das exigências para ingressar em cursos de graduação no exterior ou concorrer a bolsas de estudos.

E, ainda que se possa aprender qualquer língua sozinho, o ideal é contar com o apoio de um curso. Veja o porquê.

Por que é melhor aprender italiano em um curso?

O curso de italiano, assim como outros cursos de idiomas, tem a vantagem de oferecer um método de ensino e aprendizagem pronto para o aluno. Além disso, é mais fácil se dedicar a aprender uma nova língua quando você tem um professor para explicar, orientar e tirar dúvidas.

Outro ponto positivo do curso de italiano é que, com ele, você automaticamente se organiza para dedicar tempo tanto para as aulas quanto para fazer os exercícios. E o melhor é que você também consegue avaliar sua evolução.

Enquanto que estudar por conta própria, por mais que seja possível, vai demandar muito mais organização e dedicação da sua parte. E a verdade é que, com a vida corrida de hoje em dia, nem sempre se consegue motivação para sentar e estudar sozinho.

Menina estudando com o notebook.

O curso de italiano oferece um método de ensino que facilita a aprendizagem do aluno. (Fonte: Annie Spratt/ Unsplash)

Por isso, o curso de italiano é recomendado principalmente para quem é iniciante e não sabe nem por onde começar a estudar a língua.

Mas o curso também é importante para quem quer aprimorar os conhecimentos da língua e, para isso, precisa de um professor que tenha um conhecimento mais profundo do idioma.

Mas isso não significa que você não deva complementar os estudos sozinho. Na verdade, boa parte do aprendizado de uma língua como o italiano requer que o aluno pratique o idioma por conta própria sempre que possível e não apenas durante as aulas. Para tanto, é imprescindível que você:

  • Assista filmes, documentários e séries nos quais o italiano é a língua principal;
  • Ouça músicas e podcasts em italiano;
  • Leia livros e notícias em italiano;
  • Converse por chat ou vídeo chamadas com nativos da língua;
  • Use e abuse dos apps para fazer mais exercícios;
  • Troque o idioma do seu celular.

Quais são os tipos de cursos de italiano?

Você vai encontrar uma grande diversidade de cursos de italiano que se diferenciam por conta do formato das aulas e pelo conteúdo que será ensinado. Com isso em mente, nós criamos a tabela abaixo para mostrar as principais opções. Veja:

Formato Tipo Nível
Online ou Presencial Rápido, temático ou completo Iniciante, intermediário e avançado

O que você vai aprender no curso de italiano?

O conteúdo programático de um curso da língua italiana vai depender do tipo, da temática e do nível das aulas. Por exemplo, em um curso básico, você vai começar a aprender o beabá da língua, dando mais enfoque à pronúncia e as primeiras palavras.

Em um curso intermediário, a audição é mais trabalhada, assim como o incremento do vocabulário e o desenvolvimento da escrita e da gramática.

No curso de italiano completo e avançado, o aluno já consegue dominar a pronúncia, a audição e a leitura de uma gama maior de palavras e construções de frases.

Mulher comendo comida italiana com adega de vinhos atrás.

Existem cursos de todos os tipos até aquele no qual você aprende italiano ao mesmo tempo que desenvolve os dotes culinários. (Fonte: Claudio_Scott / Pixabay)

Mas quando tratamos de cursos de italianos com temáticas específicas, o conteúdo também é mais definido. Você vai encontrar, por exemplo, curso de italiano para viagens ou o curso no qual você aprende a língua enquanto cozinha comidas típicas da Itália.

Existem também os cursos voltados para o mundo corporativo e, é claro, para quem precisa de certificados.

Mas, muito mais do que analisar o conteúdo programático, também é importante conhecer o método utilizado no curso para ensinar italiano. Afinal, aprender um novo idioma tem que ser algo prazeroso e divertido justamente para ajudar na fixação do conteúdo.

Para resumir, confira abaixo alguns dos conteúdos presentes em um curso de italiano completo:

  • Alfabeto;
  • Pronúncia das letras;
  • Formações de sílabas;
  • Conversação;
  • Conjugação de verbos;
  • Preposições;
  • Gramática;
  • Pronomes, substantivos, adjetivos, advérbios, artigos, verbos, numerais;

Critérios de Escolha: O que levar em conta ao comparar os cursos de italiano

Primeiro você vai escolher o tipo, o nível e a temática do curso. Depois, você deve levar em conta alguns outros fatores que vão determinar o sucesso ou não do curso. Veja:

Online ou presencial

Como vimos, os cursos de italiano podem ser presenciais ou online. Ainda que a primeira opção tenha muitas vantagens, como a proximidade do professor, estudar online ainda é melhor.

No curso online é você quem escolhe a hora de estudar.

Primeiro porque, no curso online é você quem escolhe a hora de estudar.

Segundo porque você não perde tempo com o deslocamento até a escola.

E, por último, porque a maioria dos cursos online são mais baratos do que os presenciais.

Duração

Antes de se matricular, verifique a duração exata do curso. Você vai encontrar opções que duram algumas horas, semanas ou meses. E, é claro, avalie este critério juntamente com o conteúdo programático a ser ensinado.

Formato das aulas

Se você optar pelas aulas online, considere também que existem diferentes formatos. O curso de italiano pode ser com aulas ao vivo, gravadas ou até mesmo com apostilas em pdf.

As aulas gravadas permitem mais flexibilidade já que, com elas, você pode estudar quando quiser e ainda rever os vídeos, seja no smartphone, tablet ou notebook.

Escola e professor

Sempre verifique a reputação da escola e do professor. Se possível, busque até vídeos nos quais o professor dá aula para você se certificar que o método dele lhe agrada.

Além disso, verifique com a escola qual é o meio de comunicação com o professor. A maioria oferece canais como chats, e-mail e grupos de Whatsapp para você tirar dúvidas.

Resumo

O curso de italiano vai ser útil para quem quer aprender a língua por hobby, para viajar, estudar ou trabalhar. Mas é preciso escolher bem para aprender melhor. Primeiro, decida entre as aulas online ou presenciais. Depois, avalie o nível, a temática do curso e o conteúdo programático.

Em seguida, recomendamos que você observe bem o que é melhor para você: aulas ao vivo, gravadas ou em pdf, com duração de horas, dias, semanas ou meses.

(Fonte da imagem destacada: Michele Bitetto/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas