Imagem mostra um computador com códigos de programação.
Ultima atualização: 13 de abril de 2021

Como escolhemos

34Horas investidas

7Estudos avaliados

90Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Você deseja aprender a linguagem de programação mais usada do mundo? Então chegou a hora de fazer um bom curso de Java. Nós preparamos um artigo para te mostrar como escolher a opção que melhor atende às suas necessidades!

Java é uma linguagem de programação que transcende a informática e que está presente em variadas áreas das nossas vidas. Dominá-la é interessante para profissionais de múltiplos campos e para todos existe um curso ideal!




Primeiro, o mais importante

  • A longevidade da Java impressiona: Mesmo criada em 1995, ela ainda está no topo das linguagens de programação. Dominá-la é importantíssimo para programadores.
  • É relativamente fácil aprender Java se você já entende um pouco de programação, mas começando do zero pode haver complicações. Ter um bom inglês é fundamental para se dar bem no aprendizado.
  • Antes de escolher um curso de Java, verifique informações importantes como o currículo dos professores e a metodologia aplicada.

Os melhores cursos de Java: Nossas recomendações

Para escolher um bom curso, é preciso avaliar fatores como professores, metodologia e área de aplicação. Nós fizemos a seleção de alguns que se destacam:

Guia de escolha: O que você precisa saber sobre curso de Java

Será que você deveria fazer um curso de Java? Como ele poderia te trazer benefícios? A partir de agora, responderemos algumas importantes questões sobre o assunto!

Imagem mostra um homem sentado em frente a um notebook.

Saber Java é indispensável para programadores. (Fonte: StockSnap/ Pixabay.com)

O que é Java e quais seus diferenciais?

A linguagem de programação Java foi criada em 1995 e hoje é a mais usada no mundo. Além do sucesso de aplicação, ela também tem incrível durabilidade, já que é raro se manter não obsoleto por tanto tempo nesse campo.

Java é uma linguagem de uso gratuito e de fácil aprendizado.

Dentre os principais motivos que fazem a Java ser uma linguagem de tanto destaque, podemos citar o fato de seu uso ser gratuito, não sendo necessário pagar nada para desenvolver um aplicativo usando-a, e a sua facilidade de domínio, muito maior do que com outras frequentemente utilizadas.

Em resumo, Java é uma linguagem de uso gratuito, de fácil domínio e que é orientada para objetos, possibilitando um enorme campo de aplicações. Com uma biblioteca aberta de códigos e uma ampla comunidade de suporte, ela permite que você rapidamente esteja dando seus passos iniciais na programação!

Para quem é importante aprender Java?

Se você quer trabalhar com programação, não há como fugir de aprender Java. Além dela ser a linguagem mais usada, quem a domina recebe excelentes remunerações. É indispensável saber tudo sobre ela.

Mas aprender Java também é interessante para quem possui interesse em desenvolver projetos online por conta própria, apenas como hobby ou trabalho secundário.

Quer fazer sites ou aplicativos apenas por teste, por conta própria para seu negócio pessoal ou como uma aposta de possível retorno? Essa é uma ótima linguagem para se escolher!

Como Java é uma linguagem usada não apenas em informática, mas também em robôs, automóveis, máquinas industriais e objetos domésticos, engenheiros que desenvolvem tais produtos também devem dominá-la. Até sua televisão e geladeira talvez a rodem!

Caso você queira trabalhar com uma dessas áreas, pode começar um curso de Java antes mesmo da faculdade.

Você sabia que o nome Java vem de um café que os desenvolvedores da linguagem frequentemente tomavam durante o trabalho?

Ele era oriundo de Java, uma ilha na Indonésia.

Aprender Java é fácil ou difícil?

Nós já mencionamos algumas vezes que Java é uma linguagem de programação fácil, porém, uma rápida busca pela internet encontra várias pessoas reclamando de dificuldade no aprendizado. Afinal, qual é a verdade?

Para quem não tem experiência com programação, pode haver dificuldades para aprender Java. Porém, em comparação às demais linguagens, ela é bem mais tranquila.

Um fator que pode dificultar o aprendizado de Java é o seu estilo que se relaciona muito com texto, e sua base é em inglês. A fluência no idioma estrangeiro é importante para ter um domínio rápido da linguagem.

Se você não domina o inglês, nós recomendamos um investimento no aprendizado da língua antes de uma incursão pelo Java.

Imagem mostra uma pessoa programando.

Java não é uma das linguagens de programação mais difíceis. (Fonte: Free-Photos/ Pixabay.com)

Quais as vantagens de fazer um bom curso de Java?

Sabendo Java, você já tem o domínio da linguagem mais usada no mundo e pode conseguir empregos em várias áreas. A remuneração costuma ser excelente e a quantidade de vagas é satisfatória.

Caso sua intenção não seja trabalhar diretamente com ela, passa a ter um conhecimento em programação que te ajuda com projetos pessoais.

Java é uma linguagem de uso gratuito e grande versatilidade. Sua comunidade de suporte em fóruns e sites especializados é enorme, possibilitando a resolução de dúvidas e de problemas durante o trabalho.

Dentre as desvantagens do Java, podemos citar a necessidade do domínio de inglês para o aprendizado e a competitividade do mercado.

Preparamos uma tabela para te mostrar as principais vantagens e desvantagens da Java:

Vantagens
  • Linguagem de aprendizado relativamente fácil
  • Seu uso é gratuito
  • Há excelente remuneração para quem a usa profissionalmente
  • É possível usá-la para desenvolver projetos pessoais
  • A comunidade de suporte ajuda muito
  • É necessária em várias áreas de conhecimento
  • Pode ser porta de entrada para outras linguagens
Desvantagens
  • Saber inglês é necessário para dominá-la
  • O mercado de trabalho com Java é bastante competitivo

Java é a melhor linguagem para se aprender no momento?

Para quem deseja atuar profissionalmente no ramo da programação, Java é uma das linguagens básicas. É necessário ao menos conhecer seus princípios básicos, assim como os de sua colega de longevidade e popularidade, a C.

Diz-se que um programador deve dominar pelo menos uma linguagem de sistemas, caso da C, e uma voltada a objetos, como é a Java.

Inclusive, aprender a linguagem em ascensão no momento, a Python, já sabendo a Java é muito mais fácil. Com ela, seu leque de opções no mercado se torna ainda maior.

Pela gama de usos e facilidade, a Java é sempre uma ótima opção de linguagem para se aprender também para quem não pretende trabalhar profissionalmente com programação.

Critérios de escolha: Fatores para decidir por um curso de Java

Decidido a fazer um curso de Java? Vamos te apresentar a seguir alguns critérios que podem ser úteis no momento de escolher em qual se matricular!

Área de aplicação

Muitos cursos de Java disponíveis no mercado são indicados para programadores ou possuem um aspecto mais generalista, apenas ensinando a linguagem sem aplicações específicas.

Caso a sua ideia seja apenas aprender a programar usando Java, tais cursos são ideais. Porém, saiba que há a opção de especificar para qual área você quer direcionar o aprendizado.

Há cursos de Java especiais para engenheiros, para desenvolvedores de aplicativos, para quem pretende fazer jogos, entre outros. Com isso, você consegue já ter certa especialização no momento da conclusão!

Imagem mostra uma pessoa programando.

Java pode ser aplicada a várias áreas. (Fonte: StartupStockPhotos/ Pixabay.com)

Profundidade

Existe uma longa distância entre conhecer os princípios básicos de Java e ter o domínio integral da linguagem.

É importante saber se o curso tem a profundidade de ensino que você precisa.

Alguns cursos apenas te ajudam a compreender o que é fundamental para começar a brincar com a linguagem, e são recomendados para quem tem curiosidade com a programação ou deseja ter um conhecimento básico em suporte à sua programação. Outros, são muito mais complexos.

Você também pode fazer a sua escolha de curso levando em conta o quão importante para você é ter o domínio completo de Java.

Professores

Para alguém ser capaz de ensinar determinado assunto, precisa dominá-lo completamente. Nunca faça a matrícula em um curso sem saber exatamente com quem terá aula.

Nossa recomendação é a análise do currículo do professor, das experiências práticas com Java e teóricas dando aula. Ao observar todos esses fatores, você conseguirá concluir se a pessoa é qualificada para te ensinar a linguagem de programação.

Metodologia

Verifique se a metodologia do curso escolhido é compatível com o seu estilo de aprendizagem. Existem muitos exercícios práticos? As aulas são majoritariamente em texto ou vídeo? O curso é ao vivo ou gravado?

Além disso, o aspecto é mais extensivo, com aulas espalhadas por um longo período de tempo, intensivo, comprimidas em uma semana ou mês, ou livre, permitindo a você ter o controle da duração do aprendizado?

Cada pessoa tem mais facilidade com um jeito diferente, e seguir o que é melhor para você torna a jornada mais fácil.

Resumo

Saber Java, a linguagem de programação mais usada no mundo, é indispensável para programadores profissionais e muito útil para quem trabalha em outras áreas. Nós recomendamos que se faça um curso sobre o assunto, mesmo que básico.

Os cursos de Java podem ser aplicados a uma determinada área, ter apenas um nível simples ou ser extensos e generalistas, permitindo total domínio da linguagem. Você deve escolher o que é mais interessante para a sua formação e adicionar mais esse conhecimento ao seu leque!

(Fonte da imagem destacada: Goumbik/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas