curso de lettering
Ultima atualização: 18 de junho de 2021

É uma tendência que ganhou o mercado de decoração e a indústria da moda. Por onde se anda, é possível encontrar uma placa ou quadro com frases detalhadamente desenhadas. Com certeza, por ali passou um profissional formado em um curso de lettering.

Se você não sabe muito sobre essa técnica e os cursos disponíveis, fique tranquilo. Preparamos este artigo com todos os detalhes sobre a formação on-line, para aprimorar sua caligrafia e investir em uma nova profissão sem sair de casa. Vem com a gente para saber mais!




Primeiro, o mais importante

  • O curso de lettering é essencial para quem deseja aprender técnicas de caligrafia para confecção de convites, quadros e camisetas.
  • Ao concluir um curso de lettering, é possível empreender em diversos segmentos, de eventos a decoração de interiores.
  • Para escolher o melhor curso de lettering é fundamental ter em mente de que forma deseja trabalhar. É possível encontrar formações para os mais diversos fins, das artes manuais ao design digital.

Melhores cursos de lettering: nossas recomendações

As plataformas de ensino à distância estão recheadas de oportunidades de aprender essa técnica. Para ajudar na sua pesquisa, fizemos uma seleção dos cursos de lettering mais bem avaliados pelos alunos. Veja os destaques que encontramos:

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre o curso de lettering

Ter uma grafia bonita é um privilégio. Mas você pode conquistá-lo com um bom curso de lettering. Para quem tem dúvidas sobre a real efetividade dessa formação e como ela pode ajudar a conquistar a independência financeira, esta seção conta tudo! Aqui, vamos responder às perguntas mais comuns sobre essa profissão.

curso de lettering.

O curso de lettering é essencial para quem deseja aprender técnicas de caligrafia para confecção de convites, quadros e camisetas. (Fonte: Clara Shalyapina / 123rf.com)

O que é lettering e como essa técnica é aplicada?

Lettering é uma técnica de caligrafia que consiste na combinação de diferentes estilos de letras para compor palavras e frases. Atualmente, ela tem sido muito usada em convites, cartões, quadros e até estampas de camisetas, por exemplo.

Esse trabalho pode ser feito à mão ou digitalmente. Nele, cada palavra é desenhada de acordo com o estilo desejado, geralmente misturando a escrita cursiva com as letras de forma e grafismos como linhas, setas e arabescos.

O que é preciso para fazer um curso de lettering?

Em geral, não existe um pré-requisito essencial para quem deseja fazer um curso de lettering. Basta ter interesse nessa área e escolher a técnica desejada para começar a participar das aulas.

Entretanto, é bom levar em conta o fato de que as pessoas que já têm alguma formação nessa área, como um curso de desenho — ou experiência com design gráfico, por exemplo —, terão mais facilidade em desenvolver a técnica.

Outro ponto importante é a sua intimidade com a navegação na internet para o uso de plataformas de ensino on-line. Se não tem esse conhecimento, considere fazer um curso de informática.

Quais os tipos de curso de lettering?

Assim como a técnica de lettering se divide em duas vertentes básicas, os cursos também seguem essa definição. Por isso, podemos dividir essa formação em lettering manual e digital.

No manual, o aluno aprende a desenvolver as letras à mão, fazendo a disposição das palavras no espaço determinado de acordo com o estilo escolhido para transmitir a mensagem desejada.

Já na formação de lettering digital, é ensinada, além do planejamento gráfico, a utilização de softwares de ilustração que permitem a criação de fontes e imagens no computador.

curso de lettering

Ao concluir um curso de lettering, é possível empreender em diversos segmentos, de eventos a decoração de interiores. (Fonte: Sergii Mostovyi / 123rf.com)

Como é um curso de lettering à distância?

Há algumas diferenças básicas entre o curso de lettering presencial e o realizado à distância. Mas, a principal delas é mesmo o fato de que você não precisa se deslocar até a escola várias vezes por semana.

Do ponto de vista do aprendizado, as aulas da formação on-line são acessadas em vídeo, com conteúdos expositivos e propostas de exercícios práticos para treino das técnicas. A maioria dos professores seguem o estilo de tutorial para ensinar.

Quais as vantagens do curso de lettering on-line?

Não precisar sair de casa para participar das aulas é uma das grandes vantagens de um curso de lettering on-line. Essa modalidade traz mais liberdade para criar a sua rotina, estudando nas horas vagas.

Além disso, há outros pontos positivos que acompanham a escolha de um curso à distância, como mostramos abaixo:

Vantagens
  • Você pode estudar em qualquer lugar e horário
  • As aulas ficam gravadas e podem ser repetidas em caso de dúvidas
  • Traz aprendizado mais autônomo, já que não existe uma cobrança por parte de professores
  • Costuma ser mais econômico do que o curso presencial, especialmente se considerados os custos com deslocamento
Desvantagens
  • Poucos cursos permitem tirar dúvidas com o professor
  • Não há acompanhamento nas atividades práticas individualmente
  • É preciso comprar os materiais necessários antes de começar a praticar, como lápis de cor, papéis e outros acessórios

Onde trabalhar depois de um curso de lettering?

Trabalhar com lettering pode ser uma alternativa rentável para quem busca independência financeira e deseja empreender. Quem conclui um curso como este pode se inserir em diversos segmentos de atuação, como:

  • Moda - criação de estampas para camisetas;
  • Decoração - confecção de grafismos para peças como quadros e almofadas;
  • Eventos - elaboração de convites;
  • Propaganda - design de cardápios e cartazes publicitários.

Critérios de escolha: O que levar em conta ao escolher um curso de lettering

Para iniciar uma nova carreira é fundamental ter uma formação consistente, que o prepare para um trabalho de alta qualidade. Por isso, na hora de se matricular em um curso de lettering, vale avaliar alguns aspectos importantes, como destacamos nesta seção.

Tipo de trabalho

Como dissemos, existem cursos que ensinam basicamente dois tipos de formação. Um deles, é focado no desenho das letras à mão e em técnicas de composição visual. O outro, ensina a usar as ferramentas da informática para desenvolver ilustrações.

Assim, antes de escolher um curso de lettering é importante saber como e onde você pretende atuar para tirar o máximo proveito possível das aulas e conseguir aplicar a técnica assim que concluir o curso.

Conteúdo

Ainda relacionado ao tipo de trabalho que você pretende desenvolver, este aspecto tem influência direta na sua atuação. Quando estiver pesquisando, verifique se o curso escolhido aborda todos os tópicos necessários para sua formação.

Para exemplificar: se você vai fazer um curso de lettering digital mas ainda não tem conhecimento dos softwares necessários, é importante que a formação escolhida passe também por esse assunto e ensine, ainda, a utilizar todos os recursos da informática, como a mesa digitalizadora.

curso de lettering

Para escolher o melhor curso de lettering é fundamental ter em mente de que forma deseja trabalhar. É possível encontrar formações para os mais diversos fins, das artes manuais ao design digital. (Fonte: Galyna Tymonko / 123rf.com)

Instrutor

Muitas pessoas são excelentes profissionais mas não têm a didática necessária para ensinar o ofício. E isso fica ainda mais desafiador nos cursos à distância. Por esse motivo, vale a pena procurar por professores que já tenham experiência nessa modalidade.

Se você ainda não conhece o instrutor, não deixe de pesquisar a opinião de ex-alunos sobre o método de ensino e a eficiência do profissional no ensino das técnicas que pretende aprender.

Material de apoio

O curso de lettering é uma formação essencialmente prática. O aluno precisa treinar o olhar e desenvolver a percepção para a harmonia das formas e cores para ter sucesso na transmissão da mensagem.

Contar com um material de apoio que traga conteúdos mais complexos como teoria das cores, história da arte, técnicas de planejamento gráfico, entre outros assuntos teóricos, pode fazer toda a diferença na sua formação profissional. Fique atento a este ponto!

Acesso às aulas

Em geral, assim que finaliza o pagamento do seu curso, você já recebe o acesso ao conteúdo das aulas. Ao contrário do curso presencial, o curso de lettering on-line permite escolher a hora em que vai assistir às aulas e desenvolver as atividades.

Como o tempo para concluir o curso varia de acordo com o seu ritmo, é preciso estar atento ao período de acesso que cada curso disponibiliza. Alguns são vitalícios — se possível, dê preferência a eles.

Resumo

Se você gosta de desenhar ou tem afinidade com as ilustrações digitais, o curso de lettering pode ser a sua chance de investir em uma nova carreira e mudar o seu jeito de trabalhar.

Foi pensando nisso que elaboramos este guia para ajudá-lo a definir a melhor formação. Falamos sobre os tipos de abordagem, as vantagens do aprendizado à distância e deixamos uma seleção com os cursos mais procurados da Hotmart.

Se este material ajudou a esclarecer suas dúvidas, aproveite para compartilhar com amigos e familiares. Muito obrigado e bom estudo!

(Fonte da imagem destacada: Mykola Kravchenko / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas