Na foto quatro mãos fazendo sinais que formam a palavra love.
Ultima atualização: 6 de abril de 2021

Atualmente existem mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil. Para conseguir incluí-las de maneira satisfatória na sociedade há a Língua Brasileira de Sinais, que pode ser ensinada através dos melhores cursos de libras.

Importante ferramenta de inclusão social, a Libras permite a comunicação através de gestos e expressões faciais e corporais. Ela pode ser aprendida por todos e no decorrer deste artigo você conhece tudo sobre esse curso.




Primeiro, o mais importante

  • O curso de libras pode ser realizado de maneira online ou presencial e é oferecido com diferentes cargas horárias.
  • É possível aprender Libras para as mais diversas finalidades e existem cursos de variados nichos como Libras para iniciantes, avançada e muito mais.
  • Avaliar o conteúdo programático é uma das maneiras mais eficientes de escolher o melhor curso de libras.

Melhores cursos de libras: nossas recomendações

Para aprender de forma eficiente a Língua Brasileira de Sinais é fundamental fazer um bom curso. Para te ajudar com isso, selecionamos abaixo as melhores opções para que você comece a estudar logo.

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre curso de libras

Nesse guia de compra vamos te explicar tudo a respeito do curso de libras. Assim, você conseguirá fazer a melhor escolha e aprender a fundo essa língua.

Na foto um homem sorrindo usando blusa azul.

Através da Libras pessoas surdas e mudas podem se comunicar. (Fonte: Thiago Barletta/ Unsplash)

Como é um curso de libras?

O curso de libras tem como função principal capacitar as pessoas para utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A partir disso, cada curso irá ter o seu próprio conteúdo programático, ou seja, os temas que serão abordados durante as aulas.

No entanto, de um modo geral, é muito comum que nelas se aprenda sobre a origem dessa língua, sendo possível entender como ela surgiu e foi instituída.

Após isso se dá início às aulas teórico-práticas, em que será mostrado o alfabeto em Libras, como criar as palavras e também a melhor maneira de manter a comunicação com uma pessoa surda.

Qualquer pessoa pode fazer um curso de libras?

Um dos principais pontos positivos do curso de libras é que ele é voltado para todas as pessoas.

Dessa forma, não há nenhuma restrição e quem quer que tenha vontade de aprender mais sobre essa língua é bem-vindo.

Porém, normalmente ele é procurado por professores, principalmente os que dão aula para crianças ou adultos especiais. Inclusive, os próprios governos buscam capacitar seus docentes para promover uma maior inclusão na sala de aula.

Pessoas que convivem com surdos, sejam elas mães, pais, tios, tia e afins, também costumam procurar por esse tipo de curso para tornar a comunicação mais eficiente.

A Libras foi reconhecida como uma língua oficial no Brasil em 24 de abril de 2020 através da Lei n° 10.436.

É possível realizar o curso de libras online?

Nós estamos na era da internet, por isso, muitas coisas já são feitas de maneira totalmente online e o curso de libras é um exemplo disso.

Atualmente existem diversas opções de cursos desse tipo disponíveis nas mais variadas plataformas. Graças a isso, é possível que qualquer pessoa com conexão a internet e um smartphone ou computador possa aprender Libras.

Porém, saiba que é preciso ter uma internet com roteador de qualidade para conseguir assistir as aulas online.

Na foto uma pessoa assistindo uma aula online no computador.

O curso de libras online dá maior liberdade para o aluno assistir as aulas onde e quando quiser. (Fonte: Julia M Cameron/ Pexels)

Quanto tempo demora para fazer um curso de libras?

A durabilidade de um curso de libras depende muito da sua carga horária e da modalidade de ensino.

Com isso, saiba que existem opções de 45 horas, outras de 100 horas e as mais completas podem alcançar 220 horas ou mais.

Logo, para saber a durabilidade do curso basta dividir o número de horas pelo total de aulas. Ou seja, um curso com carga horária de 10 horas, que tem uma aula semanal de uma hora, vai demorar cerca de 3 meses para acabar.

Todavia, isso se aplica nos casos de aulas presenciais ou ao vivo transmitidas pela internet. Caso o curso seja totalmente online o tempo que você demorará para concluí-lo só depende da sua dedicação.

Emmanuelle LaborritAtriz e escritora francesa
"Recuso-me a ser considerada excepcional, deficiente. Não sou. Sou surda. Para mim, a língua de sinais corresponde à minha voz, meus olhos são meus ouvidos. Sinceramente nada me falta. É a sociedade que me torna excepcional."

Critérios de escolha: como comparar os diferentes cursos de libras

Se você está decidido a fazer um curso de libras, confira agora quais são os principais critérios a serem analisados antes de escolher uma das opções disponíveis.

Conteúdo

Conforme te explicamos mais acima, o curso de libras pode oferecer diferentes conteúdos programáticos e, por mais que todos tenham como intuito ensinar essa língua, há opções mais ou menos completas.

Dessa forma, na hora de escolher um desses é preciso avaliar minuciosamente o que será abordado durante as aulas.

Com isso, leia atentamente todos os módulos na descrição do curso e avalie qual se adapta melhor ao que você busca e às suas expectativas.

Na foto as mãos de uma pessoa.

Quanto mais completo for o curso de libras melhor será a comunicação através da Língua Brasileira de Sinais. (Fonte: Jo Hilton/ Unsplash)

Carga horária

Avaliar a carga horária do curso de libras é outra maneira de fazer uma boa escolha.

É possível encontrar esse curso com as mais variadas durações. Assim, existem os cursos rápidos, que duram entre 1 e 2 meses, os cursos de média duração, com aulas que duram por cerca de 6 meses, e os mais longos, que podem ser de até 1 ano.

Há cursos rápidos que duram de 1 a 2 meses.

Qual escolher depende muito da sua disponibilidade. Se a ideia é aprender libras de maneira rápida e menos aprofundada os cursos de menor carga horária são ideais.

Porém, se o que se deseja é aprender essa língua a fundo, vale mais a pena investir nos cursos de longa duração.

Online ou presencial

Na hora de fazer um curso de libras é necessário escolher entre a modalidade das aulas, que podem ser presenciais ou online.

Os cursos presenciais têm como maior ponto positivo o contato direto com os professores e colegas de classe. Assim, há uma maior interação e o processo de aprendizado na prática é melhor.

O ponto negativo é que é preciso sair de casa e se deslocar até a escola para ver as aulas.

Por outro lado, os cursos de libras online dão uma total liberdade ao aluno e permitem que ele assista às aulas onde e quando quiser. Assim, não é preciso ter o compromisso de estar na escola no horário determinado.

No entanto, a parte prática acaba sendo prejudicada nesse modelo de ensino e também não existe um contato tão próximo com alunos e professores.

Além disso, é interessante checar se as aulas serão totalmente gravadas, no qual o aluno recebe acesso aos vídeos assim que se matricula, ou se serão ministradas ao vivo.

Isso porque nessas é possível interagir em tempo real com o professor, tirar dúvidas, praticar e muito mais, algo que é bastante interessante.

Curso de libras presencial Curso de libras online
Vantagens Oferece um contato direto com alunos e professores Pode ser realizado quando e onde quiser
Desvantagens É preciso estar na escola nos dias e horários determinados Não é tão bom para aprender o conteúdo na prática

Certificado

Outro ponto importante a respeito do curso de libras está relacionado ao fato de ter ou não certificado após a conclusão das aulas.

Possuir um certificado de conclusão de curso em mãos pode auxiliar em diversas questões. Por exemplo, para dar aula dessa língua é preciso comprovar que já estudou sobre ela.

Então, se isso é relevante para você busque essa informação.

Suporte ao aluno

O suporte ao aluno oferecido pela instituição de ensino faz toda a diferença na experiência de quem está realizando um curso de libras.

Isso vale principalmente para as modalidades online, no qual pode-se ter dificuldades para acessar as aulas, dúvidas a respeito do conteúdo e muito mais.

Portanto, para não ficar na mão, analise se o suporte oferecido para o aluno é eficiente ou não.

Resumo

O curso de libras é uma ferramenta de extrema importância para a inclusão social das pessoas surdas e praticamente todos deveriam saber um pouco sobre essa língua.

Por isso, nesse artigo explicamos tudo sobre esse curso e quais são os pontos mais importantes na hora de escolher uma das opções oferecidas pelas instituições de ensino.

Seguindo todas as nossas dicas você conseguirá escolher o curso de libras ideal para as suas necessidades. Se gostou desse artigo compartilhe ele com seus amigos para que possamos alcançar mais pessoas!

(Fonte da imagem destacada: StockSnap/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas