curso de limpeza de pele
Ultima atualização: 9 de junho de 2021

Os centros de estética e os esteticistas autônomos estão entre os profissionais mais visitados por quem procura manter a pele sempre saudável e bonita. Se você deseja investir nessa carreira, saiba que há um futuro promissor para quem passa por um curso de limpeza de pele.

Esta formação, feita até mesmo à distância, pode ser a sua porta de entrada para um mercado que não sabe o que é crise econômica! Quer conhecer mais sobre este segmento e como se tornar um profissional qualificado? Ao fim desse artigo, você vai ter visto tudo sobre o curso de limpeza de pele. Vem com a gente.




O mais importante

  • O curso de limpeza de pele é uma formação que garante ao profissional a capacidade de tratar de todos os tipos de pele, garantindo a assepsia periódica profunda da derme.
  • No curso de limpeza de pele o aluno aprende a forma correta de aplicar cada técnica, como a remoção correta de cravos sem agredir a pele.
  • Dependendo da abordagem escolhida, o aluno do curso de limpeza de pele vai aprender desde a avaliação das condições da pele até tratamentos intensivos, como a limpeza 3D.

Curso de limpeza de pele: nossa recomendação dos melhores produtos

As plataformas de ensino on-line oferecem diversas opções de cursos de limpeza de pele, desde iniciantes até técnicas avançadas. Para facilitar a sua busca, selecionamos os mais bem avaliados pelos alunos. Veja os destaques:

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre o curso de limpeza de pele

Se você tem vontade de se matricular em um curso de limpeza de pele mas fica apreensivo, pensando se essa formação é a mais indicada, esta seção é o lugar certo. Aqui, vamos responder às perguntas mais comuns sobre os cursos, especificamente na modalidade on-line. Confira.

curso de limpeza de pele.

O curso de limpeza de pele capacita o aluno para o tratamento de todos os tipos de pele.
Fonte: sima / 123rf.com

O que é um curso de limpeza de pele?

O curso de limpeza de pele é uma formação que deve fazer parte da jornada profissionalizante de um bom esteticista. Ele capacita o aluno para tratar todos os tipos de pele, promovendo a limpeza adequada para cada caso.

A limpeza de pele profissional é um passo fundamental para tratamentos bem sucedidos. Mesmo as pessoas que mantêm uma rotina disciplinada de skincare em casa precisam passar periodicamente por este procedimento.

Para quem o curso de limpeza de pele é indicado?

Todas as pessoas que tenham interesse na área de beleza, visagismo e estética podem fazer um curso de limpeza de pele. Ele ajuda a entender melhor os tipos de cútis e tratar adequadamente a pele para receber outros procedimentos.

Em geral, não existem pré-requisitos rígidos para participar de um curso como este. Para quem opta pela modalidade on-line, é importante ter algum conhecimento prévio de uso das ferramentas de navegação na internet para acessar as aulas com mais facilidade.

Se este não é o seu caso, considere fazer um curso de informática para adquirir mais conhecimentos nessa área. Ele também vai ajudar, mais tarde, a gerir o seu novo negócio.

O que você vai aprender em um curso de limpeza de pele?

O conteúdo ensinado em um curso de limpeza de pele pode variar bastante de acordo com o autor da formação e, especialmente, com o nível escolhido, as técnicas empregadas e a amplitude do curso.

Mas, para que você tenha uma noção básica do que vai aprender, pesquisamos o currículo de uma formação iniciante. Ela aborda, em geral, os seguintes módulos:

  1. Conceitos básicos da limpeza de pele.
  2. Tipos de pele.
  3. Avaliação facial.
  4. Acne e manchas.
  5. Envelhecimento.
  6. Materiais e produtos utilizados.
  7. Indicações e contraindicações.
  8. Limpeza de pele passo-a-passo.
  9. Uso do instumental.
  10. Boas práticas de higiene e segurança.

Alguns cursos de limpeza de pele incluem um módulo de empreendedorismo. Esse conteúdo pode ser muito interessante se você deseja abrir o seu próprio negócio de beleza.

curso de limpeza de pele.

No curso de limpeza de pele o aluno aprende a remoção correta de cravos sem agredir a pele. (Fonte: Robert Przybysz / 123rf.com)

Qual a diferença entre o curso de limpeza de pele on-line e o presencial?

Ainda que o conteúdo básico não tenha grandes mudanças entre uma modalidade e outra, o método de ensino de um curso on-line costuma ser bem diferente dos aplicados presencialmente.

No presencial, muitas escolas seguem o modelo tradicional, com professor à frente da sala, expondo a teoria. Já a modalidade à distância se vale melhor dos recursos da tecnologia para oferecer uma formação mais abrangente e intensiva.

Em geral, o instrutor é um profissional com grande experiência no segmento e pode compartilhar vivências reais e ensinar, na prática, as técnicas necessárias para atuar na profissão.

O aluno pode não só acompanhar as aulas previamente gravadas mas ter acesso a guias práticos e vídeos expositivos.

Vale a pena investir em um curso de limpeza de pele à distância?

Se você é uma pessoa que gosta de estudar por conta própria e busca flexibilidade na sua formação, vale investir no curso de limpeza de pele on-line. E estas são apenas duas entre as vantagens desta modalidade. Pensando nisso, preparamos um quadro com os prós e contras deste tipo de curso:

Vantagens
  • Permite estudar em qualquer lugar e fazer os próprios horários
  • É possível acessar as aulas quantas vezes julgar necessário
  • Promove aprendizado flexível e autônomo
  • Costuma ter valor mais acessível do que os cursos presenciais
Desvantagens
  • A maioria dos cursos não permite tirar dúvidas com o professor
  • É preciso realizar as atividades práticas individualmente
  • Necessita de investimento em equipamentos (nos cursos presenciais, você pode usar o instrumental da escola enquanto aprende)

Onde atuar após concluir o curso de limpeza de pele?

Um curso de limpeza de pele de qualidade, por mais inicial que seja, permite atuar nesta área assim que concluir a formação. Entre as formas de começar sua carreira, podemos destacar:

  • Salões de beleza.
  • Centros de estética.
  • Atendimento em domicílio.

Critérios de escolha: O que levar em conta ao escolher um curso de limpeza de pele

Quando se fala em escolher o melhor curso de limpeza de pele, é preciso ter atenção especial a alguns pontos como os seus objetivos e o conteúdo da formação. Por essa razão, destacamos aspectos desta decisão para avaliar antes de concluir a matrícula.

Finalidade

Assim como em outras formações, o curso de limpeza de pele pode abrir um leque de possibilidades profissionais para você. No entanto, é preciso ter em mente qual é a finalidade deste aprendizado.

Se você quer apenas ter conhecimentos para usar em si mesmo, com amigos ou familiares, um curso básico já será suficiente. Já se pretende aprimorar a técnica para oferecer mais esse serviço aos seus clientes, pode procurar por formações específicas, como remoção de cravos ou limpeza 3D.

Currículo

Alinhado ao ponto anterior, está o conteúdo curricular do curso de limpeza de pele que você vai escolher. É importante analisar com cuidado o programa de cada formação para ter certeza de tudo o que ela vai ensinar está de acordo com as suas necessidades.

Se você é iniciante, mais uma vez vale a observação: eleja aquele que ofereça o todo o conhecimento básico necessário para começar a atuar. Reveja o tópico que fala sobre isso, na seção anterior, para ter em mente o que se espera desse currículo.

curso de limpeza de pele

O aluno do curso de limpeza de pele aprende avaliar as condições da pele e indicar os tratamentos necessários.
Fonte: sima / 123rf.com

Duração

Lembra quando falamos sobre autonomia e flexibilidade para estudar no tempo livre, sem ficar preso aos horários de aula? Apesar de ser um ponto positivo, isso requer mais atenção.

Alguns autores limitam o acesso a um determinado período após o início do curso. Com isso, você pode acabar perdendo o prazo e não conseguir terminar a formação.

Formações complementares

Um bom esteticista não se limita apenas à limpeza de pele. Por isso, se seu objetivo é investir nessa carreira, vale pesquisar, de antemão, quais outras profissionalizações o mesmo professor costuma oferecer.

Nesta área, você pode pensar em inúmeras opções, desde o curso de micropigmentação até o curso de depilação. Para isso, além de uma boa formação, você poderá investir em um depilador a laser e atender em domicílio, por exemplo.

Resumo

Se você sempre pensou em como seria trabalhar como esteticista, o curso de limpeza de pele é uma chance para mudar de vida, com uma profissão requisitada e rentável.

Neste artigo, mostramos as principais abordagens deste curso, esclarecendo pontos como para quem ele é indicado e o que você pode esperar de uma formação on-line, estudando em casa. Deixamos sugestões de cursos para te ajudar a encontrar o que mais se adapta aos seus objetivos.

Se este material ajudou a responder suas dúvidas, aproveite para compartilhar com amigos e familiares. Muito obrigado e bom estudo!

(Fonte da imagem destacada: annefreeling / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas