Mulher olhando as unhas feitas na manicure.
Ultima atualização: 16 de junho de 2021

Higienizar e embelezar as unhas parece ser uma tarefa simples, mas requer conhecimento e muita técnica. Por isso, se você pretende iniciar neste ramo, é indispensável investir em um bom curso de manicure e pedicure. Hoje em dia, já existem diversas opções e nós vamos mostrar como escolher a melhor de todas.

A seguir, você vai entender que, para dominar com maestria as mais diversas técnicas de manicure, é preciso levar em conta o formato do curso, as disciplinas que serão ensinadas, a carga horária e, principalmente, a reputação da professora e da instituição de ensino.




Primeiro, o mais importante

  • A profissão de manicure e pedicure sempre esteve e, provavelmente, sempre estará em alta no Brasil. Por isso, vale a pena apostar nesse segmento.
  • Mas se você quer viver desse ofício, vai precisar estudar, se especializar e praticar bastante até formar uma clientela fixa.
  • Para atingir esse objetivo, você deve escolher um curso de manicure que lhe ensine o que você precisa aprender ou aprimorar.

Melhores cursos de manicure: nossas recomendações

No universo online, você vai encontrar os mais variados tipos de cursos de manicure e pedicure. Para facilitar seu processo de pesquisa, nós listamos a seguir os mais populares. Veja:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre um curso de manicure

O ofício de manicure evoluiu muito ao longo dos anos tanto que, hoje, existem diversas técnicas de cuidados e embelezamento das unhas. Por isso, a partir daqui nós vamos guiar você por esse universo e tirar todas as suas dúvidas.

Manicure fazendo as unhas de uma cliente.

A prática é fundamental, mas fazer um curso aumenta sua chances de sucesso. (Fonte: spabielenda/ Pixabay)

Como ganhar dinheiro sendo manicure?

Manicures são especialistas nos cuidados das unhas das mãos, enquanto que a pedicure trata das unhas dos pés. Mas é muito comum que a mesma profissional domine técnicas de higienização e embelezamento de ambas.

E quem pensa que trabalhar como manicure e pedicure não dá dinheiro, se engana. Esse é um mercado que permanece forte em todo o país, principalmente em meio ao público feminino.

Mas para conseguir se manter nessa área, e viver bem, seja trabalhando em um salão de beleza, seja como autônoma, você precisa adquirir habilidades que a destaquem em meio a tantos profissionais.

Para lhe ajudar, nós pontuamos a seguir algumas atitude que você pode adotar para ganhar dinheiro como manicure:

Como se destacar  
Adquira conhecimentos Por mais que você tenha vocação e talento, para ser uma boa manicure você precisa fazer cursos para aprender e aprimorar novas técnicas
Personalize Seja trabalhando por conta própria ou em um salão, você pode oferecer serviços individualizados, como o atendimento a domicílio ou pacotes de promoções
Invista na higiene Nunca é demais reforçar: o trabalho de manicure e pedicure precisa ter a higiene como prioridade máxima. Por isso, invista em ferramentas e equipamentos que ajudem você nesse processo
Divulgue sempre Nunca parar de divulgar o seu trabalho. Faça promoções, parcerias, contacte as clientes, publique fotos dos seus trabalhos nas redes sociais e distribua cartões de visitas

Por que você deve fazer um curso de manicure?

Trabalhar como manicure requer que você esteja em constante aprendizado para conhecer técnicas novas que surgem a cada dia.

E, como vimos, ao adquirir mais conhecimento, você pode aprimorar o seu trabalho e se destacar, atraindo e fidelizando mais clientes. Por isso fazer um curso de manicure é tão importante.

Manicure pintando as unhas de uma cliente com esmalte azul.

Ao fazer um curso de manicure, você aprende mais e aprimora o que já sabe. (Fonte: Engin_Akyurt / Pixabay)

Se você está começando, é durante um curso profissionalizante que você irá aprender o passo a passo de como cortar e esmaltar as unhas, como usar o alicate e os métodos de esterilização dos materiais de trabalho.

E, ainda que você já tenha experiência no ramo, um curso de manicure também trará benefícios. Com ele, você não apenas vai aprimorar o que já sabe, como vai aprender técnicas novas.

O que você vai aprender em um curso de manicure?

A metodologia de ensino de um curso de manicure vai depender do nível e formato das aulas. Por exemplo, em um curso presencial, além das aulas expositivas, você poderá participar de atividades práticas com modelos, o que não é possível em um curso online.

Mas, de modo geral, em um curso completo de manicure, você vai estudar as seguintes disciplinas:

  • Normas da vigilância sanitária, de segurança do trabalho e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
  • Limpeza, higienização e desinfecção de instrumentos;
  • Anatomia e patologias da pele e unhas;
  • Técnicas de manicure: corte, lixamento, hidratação e esfoliação;
  • Técnicas de embelezamento: esmaltação, decoração e unhas postiças;
  • Cutilagem;
  • Método da luvinha com creme;
  • Retoque das unhas;
  • Unhas decoradas.

Quais são os materiais usados no curso de manicure

Para fazer um curso de manicure, você não precisa de conhecimentos prévios, mas terá que adquirir alguns instrumentos, que serão os mesmos que você vai usar no dia a dia com seus clientes. Confira os principais:

  • Base normal e extra brilho;
  • Emoliente de cutículas;
  • Removedor de esmaltes;
  • Lixa para unhas e de pé;
  • Óleo secante;
  • Palito de madeira de 125 x 3,5mm;
  • Toalha de rosto de algodão;
  • Adesivos para decoração;
  • Unha postiça autoadesiva;
  • Cola para unha postiça;
  • Algodão.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher um curso de manicure

Além de verificar com atenção as disciplinas que serão apresentadas no curso de manicure, você também deve verificar algumas outras informações referente às aulas. Com isso, você terá mais segurança de que está investindo em um curso de boa qualidade. Sendo assim, recomendamos que você avalie os seguintes critérios:

Confiabilidade

É essencial que você pesquise antes sobre a reputação do curso e da professora, e verificar se a instituição de ensino é confiável.

Para tanto, busque a avaliação de outros alunos que já realizaram o curso e cheque as páginas nas redes sociais para ter mais informações.

Online ou presencial

Hoje o curso de manicure já é oferecido também pela internet. Ainda que você encontre muitas opções presenciais, é no mundo online que as alternativas são maiores.

Primeiro porque o curso presencial costuma ser bem mais caro e ainda exige que você compareça nas aulas nos dias e horários pré-determinados pela instituição de ensino profissionalizante.

E a verdade é que não é fácil ter tempo de sobra para ir e voltar das aulas. Por outro lado, as aulas online proporcionam uma maior comodidade, abrindo inclusive a possibilidade para que mais pessoas possam estudar quando e onde quiserem.

Manicure fazendo as unhas de uma cliente.

Dá para aprender a fazer as unhas em cursos online também.
(Fonte: StockSnap/ Pixabay)

Afinal, para estudar pela internet, basta ter um dispositivo, que pode até mesmo ser o celular, e conexão com internet.

Mas, como vimos, o curso de manicure precisa contar com as aulas práticas, o que é mais fácil de ocorrer no formato presencial. Por isso, se você optar pelo curso online dê preferência pelos que ofereçam encontros ao vivo com os professores para treinar a parte prática.

Tipo de curso

Existem cursos profissionalizantes, que são mais completos e longos, e cursos livres e pontuais, que focam em uma ou mais técnicas. O ideal é que, se você é iniciante, invista em um curso de manicure que vai do básico ao avançado.

Agora, se você já domina as técnicas básicas, vale apostar em cursos mais específicos como, por exemplo:

  • Curso de unhas de fibra vidro;
  • Curso de pincelada chinesa;
  • Curso de unhas de gel;
  • Curso de Nail Design.

Carga horária

Não deixe de verificar também qual é a duração do curso de manicure. Isso vai fazer a diferença no seu objetivo, principalmente se a ideia é terminar as aulas logo para começar a trabalhar.

Com isso em mente, saiba que você vai encontrar cursos de manicure online com carga horária que varia entre 40 horas e 240 horas.

Formato das aulas

Leve em conta também o formato das aulas, principalmente se você escolher o curso online de manicure. Basicamente, você vai encontrar três opções: aulas ao vivo, aulas gravadas e aulas por meio de apostilas em PDF.

Certificado

Certifique-se de que o curso de manicure irá emitir um certificado de conclusão de curso. Essa é uma forma de valorizar e comprovar o seu aprendizado.

Vale destacar que existem certificados que são aceitos em todo o Brasil e alguns até no exterior.

Resumo

Se tem um mercado que não entra em crise é o da beleza. E, nesse meio, o ofício da manicure tem destaque. Mas para se tornar uma profissional de excelência, você deve sempre aprimorar seu conhecimento. Para isso, invista em um curso de manicure.

Para escolher o melhor, leve em conta o nível e o conteúdo programático, a carga horária, o formato das aulas e se a instituição emite um certificado de conclusão.

(Fonte da imagem destacada: picjumbo_com/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas