Imagem mostra um celular aberto sendo reparado.
Ultima atualização: 13 de abril de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

18Horas investidas

5Estudos avaliados

89Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Você sabia que um curso de manutenção de celular é uma grande oportunidade para recolocação profissional? Com um certificado de conclusão, você pode até mesmo abrir a sua própria assistência técnica!

Interessado em saber o que o curso de manutenção de celular pode te proporcionar e como escolher um que realmente seja de alto nível? Fique conosco, preste atenção nas próximas linhas e reflita se essa é a oportunidade pela qual você espera!




Primeiro, o mais importante

  • A manutenção de eletrônicos é uma ótima área de trabalho em um momento que dispositivos como celulares e computadores portáteis se tornam mais e mais vendidos.
  • Fazer o curso de manutenção de celulares à distância pode ser uma boa ideia pela praticidade de não precisar sair de casa e pela possibilidade de fazer os seus próprios horários de aprendizado.
  • Manutenção de celulares pede por um bom espaço de trabalho e por ferramentas específicas que você já precisará ter para praticar durante as aulas.

Os melhores cursos de manutenção de celular: Nossas recomendações

Se você decidir cursar manutenção de celular, fará disso um investimento para seu futuro. Selecionamos para te apresentar alguns dos cursos que mais merecem destaque:

Guia de escolha: O que você precisa saber sobre curso de manutenção de celular

O conserto de celulares pode ser uma atividade muito rentável, mas será que vale a pena para você trilhar tal caminho? Confira as principais respostas sobre o assunto em nosso guia de escolha!

Imagem mostra uma mão segurando uma placa interna de celular.

Aprender a consertar celulares pode te recolocar no mercado de trabalho. (Fonte: firewings/ 123rf.com)

Quais as vantagens de fazer um curso de manutenção de celular?

Uma pesquisa recente apontou o número de 230 milhões de celulares ativos no Brasil. Muitas pessoas têm mais de um aparelho. Dessa forma, sempre haverá uma grande demanda de consertos a serem realizados.

Quem está sem emprego ou área de atuação profissional tem na manutenção de celulares um mercado para se estabelecer. Existe concorrência, é claro, mas com capricho e dedicação é possível se destacar.

Fazer um bom curso de manutenção de celulares te dá o conhecimento necessário para se destacar no ramo. Você passa a dominar todas as técnicas de conserto e consegue realizar serviços de alto nível.

Com o curso, será possível ou abrir a sua própria assistência técnica, caso você tenha o capital inicial para isso, ou conseguir um emprego na área. O certificado de conclusão te dará o respaldo necessário para se colocar no mercado.

Veja na tabela a seguir as vantagens e desvantagens de ingressar na área de manutenção de celular:

Vantagens
  • Sempre há muita demanda de celulares para conserto
  • É possível abrir a sua própria assistência técnica
  • A área não tem nenhuma previsão de encolhimento
  • Os ganhos com consertos podem ser satisfatórios
Desvantagens
  • A concorrência é considerável
  • Será necessário ter muita dedicação ao curso para se destacar no mercado

O que um bom curso de manutenção de celular deve ensinar?

Muitos bons cursos de manutenção de celulares não exigem experiência prévia na área. Eles oferecem aulas introdutórias de eletrônica e sistemas operacionais, que são as bases da assistência técnica a dispositivos móveis.

Domínio de eletrônica e sistemas operacionais são fundamentais para a manutenção de celulares.

Se você tem conhecimento em eletrônica e sistemas operacionais, ótimo! Caso contrário, procure um curso que ensina os conceitos fundamentais das áreas.

Saiba que um bom curso precisa oferecer tanto o conhecimento para lidar com hardware, como placas, processadores e circuitos, quanto com software, especialmente sistema operacional, e com componentes básicos como lanterna, vibração e touch.

Não tenha pressa. Quem deseja realmente se destacar na área deve saber que existem muitos aspectos a se dominar e que quanto mais completo o curso, melhor.

O que é necessário para fazer manutenção de celular?

O investimento de quem quer aprender a consertar celulares não fica apenas no curso. Há uma longa lista de ferramentas indispensáveis.

Também é preciso aprender a cuidar bem de seus materiais de trabalho e ter uma bancada bem organizada. É nela que você realizará seus consertos.

Dentre as ferramentas mais usadas para a manutenção de celulares estão chaves de fenda, chaves hexalobulares, pinças, espátulas, estiletes, máquinas de solda, grampos, multímetros e colas especiais.

Prepare-se para dominar o manuseio de cada uma dessas ferramentas se você quiser realmente aprender a consertar celulares!

Imagem mostra uma pessoa mexendo em um celular aberto.

É importante saber lidar com variadas ferramentas. (Fonte: ryanivy308/ Pixabay.com)

É possível aprender a consertar celulares à distância?

Aprender a consertar celulares exige muito trabalho prático, uma vez que é preciso abrir, diagnosticar o problema, fazer a manutenção e fechar o aparelho. Como, então, fazer um curso apenas com aulas online?

O curso online não oferece o mesmo detalhamento de exemplos do que o presencial, mas pode, sim, ser eficiente. Há excepcionais métodos com vídeo-aulas e contato constante com professores que permitem aprendizado integral.

Porém, é preciso ter acesso a celulares para mexer e já fazer a compra das ferramentas desde o início. Esses são, talvez, os maiores problemas do curso online. De positivo, a praticidade de não precisar sair de casa.

Preparamos uma tabela comparando cursos online e presenciais:

Curso online Curso presencial
Metodologia Exemplos práticos em vídeo-aulas, dúvidas precisam ser tiradas em chamadas exclusivas Exemplos práticos mostrados na bancada, possibilidade de trabalho supervisionado
Vantagens Facilidade de não precisar sair de casa ou até mesmo da cidade, aulas podem ser feitas a qualquer momento A presença constante dos instrutores pode fazer toda a diferença, há ferramentas para uso coletivo
Desvantagens É preciso fazer a compra das ferramentas desde o princípio, algumas dúvidas podem demorar para ser resolvidas Algumas cidades nem sequer possuem instrutores, é preciso comparecer em horários marcados

Um curso de manutenção de celular também ajuda a consertar outros eletrônicos?

Quem aprende a fazer a manutenção de celulares não tem, a princípio, a competência para consertar outros eletrônicos (com exceção dos tablets, que são muito similares). Porém, o passo para a expansão de horizontes já estará dado.

Ao aprender a lidar com hardware, sistemas operacionais, circuitos internos e componentes de celulares, você já terá a base para fazer também um curso de manutenção de computadores e notebooks e absorver os conteúdos com muita facilidade.

Portanto, os celulares serão apenas o primeiro passo se você desejar se especializar cada vez mais em manutenção de eletrônicos!

Critérios de escolha: Como decidir por um curso de manutenção de celular

Antes de bater o martelo e se matricular em um curso específico, existem alguns critérios que você precisa avaliar. A seguir, falaremos um pouco sobre cada um:

Certificado

Se você deseja trabalhar consertando celulares logo após o curso ou ter credibilidade para abrir a sua assistência técnica, precisará de um certificado válido que te reconheça como hábil na área.

Não faça um curso que não oferece certificado de conclusão. Procure saber sobre o que o documento em questão diz e o que ele te habilita a fazer, bem como a sua procedência. Afinal, é o início de sua carreira que está em jogo!

Imagem mostra uma pessoa segurando um celular com a tela quebrada.

Você precisa estar habilitado para resolver todos os possíveis problemas de um celular. (Fonte: USA-Reiseblogger/ Pixabay.com)

Investimento

Muitas pessoas que buscam um curso de manutenção de celulares estão desempregadas e, por isso, não têm condições de fazer grandes pagamentos. O investimento mais baixo, ou parcelado, pode ser a solução.

Se você está desempregado, preste atenção nas formas de pagamento antes de se matricular.

Se esse é o seu caso, observe atentamente os preços dos cursos e as formas de pagamento. A possibilidade de concentrar o investimento no final, após o início do trabalho remunerado, pode ser buscada.

Outra questão interessante é o investimento que já inclui um kit com todas as ferramentas necessárias, gerando um desconto no valor geral. Trata-se de uma prática comum e que pode ser muito benéfica.

Professores

Os professores do curso escolhido são confiáveis? Possuem a experiência necessária na área de reparo de eletrônicos?

Não se matricule em um curso de manutenção de celulares sem antes conferir os currículos dos instrutores. Eles devem possuir conhecimentos comprovados e formações ou experiências de respeito. A didática também é incrivelmente relevante.

O seu futuro profissional depende de um bom curso e os professores são a parte mais importante disso.

Assistência

O diferencial do curso de manutenção de celulares à distância é a necessidade das aulas práticas e das demonstrações de procedimentos serem feitas com vídeo-aulas. É natural que as dúvidas surjam e problemas aconteçam.

Por isso, lembre-se: O fator mais importante para um curso de reparos de eletrônicos à distância é a qualidade da assistência prestada pelos professores. Eles devem estar disponíveis para chamadas e explicações pessoais por longos períodos de tempo.

Se não houver professores capazes de te atender com frequência, seu aprendizado será severamente prejudicado.

Resumo

A manutenção de celulares é uma área com muita demanda e com futuro claro. Fazer um curso para atrelar seu futuro profissional a ela pode ser uma excelente ideia.

Caso opte por um curso online, preste muita atenção no certificado cedido, no currículo dos professores e na qualidade da assistência prestada. Existem excelentes opções: Algumas até incluem o kit de ferramentas já no investimento inicial.

(Fonte da imagem destacada: Bru-nO/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas