mulher acompanhando um curso de maquiagem pelo smartphone
Ultima atualização: 9 de abril de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

17Horas investidas

6Estudos avaliados

70Comentários coletados

Uma maquiagem bem feita é o seu cartão de visitas. Saber preparar a pele para receber a melhor produção é um desafio de muitas mulheres — e até de alguns profissionais. Por isso, vale a pena investir em um curso de maquiagem.

O formato on-line é uma evolução na formação do maquiador profissional ou para quem quer cuidar da própria make. Neste artigo, vamos falar sobre o curso de maquiagem e como ele pode transformar a sua carreira e sua auto-estima.




Primeiro, o mais importante

  • O curso de maquiagem é a melhor escolha para quem deseja aprender ou aprimorar as técnicas para cada ocasião.
  • Durante o curso de maquiagem, o professor costuma dar indicações sobre os melhores produtos para cada tipo de pele e make.
  • Uma das vantagens do curso de maquiagem on-line é a possibilidade de rever as aulas quantas vezes forem necessárias.

Melhores cursos de maquiagem: nossas recomendações

Ter habilidade para aquela make digna das capas de revista exige estudo e prática. E isso você pode adquirir com um bom curso on-line. Para facilitar sua pesquisa, selecionamos os mais bem avaliados de 2021.

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre o curso de maquiagem

O curso de maquiagem é a base para que o profissional consiga entender as técnicas do trabalho. Se você ainda não sabe por onde começar, dê uma olhada nesta seção. Aqui, respondemos às principais dúvidas da internet.

pessoa sendo produzida em aula de um curso de maquiagem

Um bom curso de maquiagem vai trazer técnicas para criar a make certa para cada ocasião. (Fonte: freestocks.org/ Pexels.com)

Por que fazer um curso de maquiagem?

Para uma boa maquiagem, não basta aplicar os produtos na sequência indicada pelo fabricante. É preciso conhecer a estrutura do rosto, as partes que devem ser valorizadas e como disfarçar pequenas imperfeições.

Neste sentido, o curso de maquiagem é a melhor ferramenta para obter esse conhecimento. Se for digital, o professor ensina, por meio de aulas gravadas, as técnicas de avaliação e preparo da pele para receber a maquiagem.

Dependendo da abordagem do curso, o aluno aprende a escolher as cores ideais para cada tipo de pele e truques que ajudam a destacar os pontos desejados em cada tipo de make.

Quais os tipos de cursos de maquiagem?

Existem muitas abordagens possíveis em um curso de maquiagem. Os conteúdos podem ser abrangentes ou extremamente focados em um assunto, como a maquiagem para olhos, por exemplo.

Em geral, podemos dividir os cursos de acordo com os tipos mais comuns de make:

  • Curso de maquiagem profissional: voltado para quem deseja ingressar nessa carreira ou se atualizar, aprendendo novas técnicas;
  • Curso de maquiagem focado: indicado para quem já tem conhecimento e deseja se aperfeiçoar em um tipo específico de make;
  • Curso de auto maquiagem: pode ser básico ou avançado. Ideal para quem precisa estar maquiada para o trabalho e precisa cuidar da produção em casa.

O que é ensinado no curso de maquiagem profissional?

O que você vai aprender em um curso de maquiagem profissional depende muito da abordagem e do nível escolhido. O diferencial deste tipo de curso é que, geralmente, têm longa duração e são mais completos.

Se for um curso para iniciantes, é provável que você aprenda deste a escolha dos produtos utilizados e a avaliação do tipo de pele até como montar e gerir o seu negócio, com dicas para precificação e atendimento ao cliente.

Roberta AlcaláProfessora de maquiagem
"O curso de maquiagem dá retorno em pouco tempo. Você pode começar atendendo em casa, indo até as clientes ou em parceria com algum salão de beleza."

O que é o curso de maquiagem focado e para quem é indicado?

Como dissemos, este tipo de curso costuma ser bem específico e, normalmente, requer conhecimento prévio de técnicas de maquiagem. Sendo assim, ele é mais adequado para maquiadores que desejem se especializar em um tipo exclusivo de maquiagem. Os mais comuns são:

Curso O que ensina?
Maquiagem para olhos Desde técnicas para corrigir imperfeições até delineado e esfumado perfeitos
Maquiagem para pele madura Preparar a pele da forma correta para não craquelar e acentuar as marcas da idade
Maquiagem para homens Disfarçar imperfeições de maneira natural e discreta
Curso de Maquiagem para noivas Fazer a produção de acordo com a paleta de cores do evento e o tipo de pele, priorizando pela longa duração
Maquiagem artística Aplicar técnicas que destaquem a região desejada de acordo com o objetivo do trabalho. Ensina a desenvolver pinturas específicas no rosto e no corpo

Como é o curso de auto maquiagem?

Um bom curso de auto maquiagem vai ensinar tudo o que você precisa saber para manter a pele sempre bem produzida. Normalmente, são abordadas as técnicas de maquiagem e dicas para manter a pele saudável.

Isso porque boa parte dos professores dá atenção não apenas à prática da make, mas também ao preparo da pele e os cuidados na remoção da maquiagem, indicando os produtos adequados para cada etapa.

De maneira geral, você vai aprender a montar o seu kit de pincéis e maquiagens, identificar o tom da pele e as cores que mais harmonizam com ele. Depois disso, ficará muito mais fácil aplicar cada técnica para a make perfeita!

Produtos utilizados no curso de maquiagem

Durante o curso de maquiagem, o professor passa orientações sobre os melhores produtos da categoria. (Fonte: Anderson Guerra/ Pexels.com)

Quais as vantagens do curso de maquiagem online?

Uma inovação que a tecnologia nos trouxe foi a possibilidade de estudar remotamente. Assim, os cursos on-line se popularizaram rapidamente e já são uma realidade nos mais diversos segmentos. Basta um computador para você se tornar um maquiador.

No entanto, muitas pessoas ainda ficam em dúvida na hora de investir em um curso à distância. Por essa razão, montamos um quadro que ilustra os prós e contras deste tipo de abordagem:

Vantagens
  • Mais autonomia com horários
  • Possibilidade de assistir a aula novamente
  • O curso pode ser feito no seu ritmo, de acordo com a sua disponibilidade
  • Recursos como vídeos explicativos bem detalhados
  • Custo mais acessível
Desvantagens
  • Menos troca de experiências
  • Dificuldade em tirar dúvidas, dependendo do formato do curso

Critérios de escolha: Como comparar os cursos de maquiagem

Se a tecnologia a seu favor era tudo o que você precisava para investir em uma nova profissão, agora falta pouco! Antes de escolher o curso dos seus sonhos, queremos deixar algumas dicas para que você tire o melhor proveito dessa compra. Confira.

Professor

A página de venda de um curso de maquiagem on-line pode estar cheio de informações convincentes sobre a qualidade daquele material. Mas lembre-se: é uma página feita para vender!

Então, antes de optar por um professor, pesquise sobre o trabalho dele. As redes sociais são a melhor forma de fazer isso. Aproveite para conferir também as avaliações que outros alunos deixaram sobre a didática do professor.

mulher fazendo curso de maquiagem à distância

Uma das vantagens do curso de maquiagem on-line é a possibilidade de rever as aulas quantas vezes forem necessárias. (Fonte: Mikhail Reshetnikov/ 123rf.com)

Currículo

Saber se o curso de maquiagem oferece tudo o que você espera dele é um ponto crucial para o sucesso dos seus estudos. Por esta razão, é preciso ler com atenção o programa do curso e, se possível, assistir a alguma aula de demonstração (alguns professores disponibilizam um vídeo da primeira aula).

Com isso, você vai conseguir perceber se a abordagem está de acordo com as suas expectativas, se o curso está muito avançado ou básico demais em comparação às outras opções.

Material

Aqui, falamos sobre o apoio pedagógico que o autor do curso de maquiagem fornece aos alunos. Em geral, os cursos são ministrados em vídeo, com aulas gravadas — ou até ao vivo, dependendo do curso —.

Mas é comum que os professores forneçam materiais para consulta, com a teoria do curso. Procure se informar sobre a qualidade deste conteúdo e se ele será, de fato, um aliado no seu processo de aprendizagem. Em alguns casos, o material é tão completo que já vale por todo o curso!

Acesso

Por quanto tempo você poderá assistir às aulas do seu curso de maquiagem? Alguns professores limitam o acesso à meses ou anos. Outros, garantem direito vitalício de voltar ao conteúdo e rever os vídeos

Quanto maior o tempo de acesso, mais você aproveita o curso.

Existem alguns produtores de conteúdo que só permitem a visualização dos vídeos uma vez e há os que permitem até fazer o download do material. Não deixe isso passar despercebido, pode fazer muita diferença.

Certificado

Qual o objetivo do seu curso de maquiagem? Se a intenção é investir nessa carreira, o certificado é um documento que pode abrir portas, sobretudo se você precisar começar como funcionário em um salão de beleza, por exemplo.

Portanto, antes de comprar o curso de maquiagem que você está pretendendo, certifique-se sobre a comprovação de conclusão do curso. Este ponto pode fazer diferença na sua profissão.

Resumo

Seja para ter mais segurança na hora de se maquiar ou para investir em uma nova profissão, encontrar o melhor curso de maquiagem vai ser uma força extra para fazer as melhores produções em amigas e clientes.

Neste guia, falamos sobre os principais cursos de maquiagem e destacamos as vantagens de aproveitar o tempo em casa para fazer aulas on-line. Conte com nossas dicas na hora de escolher o curso que melhor atende às suas expectativas.

Se você gostou deste material, garanta sua vaga em um dos cursos da nossa lista e aproveite para desfilar ainda mais bonita por aí! Obrigado e até mais!

(Fonte da imagem destacada: Dmytro / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas