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Ultima atualização: 27 de fevereiro de 2020

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Se você está interessado em aprender e aplicar as estratégias de Marketing Digital no seu negócio, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje, vamos falar da forma mais rápida e eficiente de adquirir conhecimento e prática nessa área: O curso de Marketing Digital.

O Marketing Digital é fundamental para empreendimentos que atuam ou querem atuar na internet. E, por isso, hoje existe uma grande oferta de cursos que ensinam técnicas e estratégias de marketing online. A seguir, vamos mostrar como escolher melhor curso.




Primeiro, o mais importante

  • Ter conhecimentos sobre Marketing Digital é essencial nos dias de hoje, seja para você que é empreendedor, profissional ou estudante.
  • As estratégias de Marketing Digital revolucionaram a forma de se fazer publicidade e são as responsáveis por gerar novas oportunidades de negócios na web.
  • Mas é preciso atenção na hora de escolher o melhor curso de Marketing Digital para garantir um aprendizado de qualidade.

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O melhor curso de marketing para arquitetos

Esse curso de Marketing Digital tem foco em técnicas de Instagram, Facebook e Whatsapp para arquitetos e designers de Interiores. Por isso, ele é ideal para quem quer aprender tudo sobre Marketing Digital nas redes sociais, aumentar a visibilidade do negócio e transformar seguidores em clientes. O curso é composto por sete módulos + bônus.

O curso de marketing digital mais completo

Com vídeos de curta duração, a 'Academia de Marketing Digital' publica toda semana um conteúdo novo. Já são mais de 200 conteúdos sobre SEO, Social Media, Links Patrocinados, Marketing de Conteúdo, Web Analytics, Email Marketing, Experiência do Usuário e Usabilidade e WordPress.

A melhor opção para quem não tem tempo

Nesse curso de Marketing Digital, você vai aprender, passo a passo, como criar um negócio online que gere venda. São 29 horas de curso e entre os conteúdos você verá: Tráfego orgânico, Google Ads, Facebook e Insta Ads, Youtube, E-mail marketing, SEO, além de conteúdo bônus como, por exemplo, Empreendedorismo familiar e Empresário digital.

Guia de Matrícula: Tudo sobre o curso de Marketing Digital

Com a expansão do Marketing Digital em praticamente todas as áreas de trabalho, também a procura por profissionais especializados tem crescido. Por isso, a oferta de cursos de Marketing Digital é cada vez maior.

Mas, justamente por isso, nem sempre a qualidade do curso ofertado é garantida. Por isso, criamos esse Guia de Matrícula. A seguir, vamos mostrar para você quais são as características de um bom curso de Marketing Digital e porque você deve considerar fazer um agora mesmo.

Homem sentado em mesa com notebook.

Se você trabalha na internet, é essencial ter conhecimentos de marketing digital. (Fonte: StockSnap/ Pixabay.com)

Para que serve um curso de Marketing Digital?

O Marketing Digital é um conjunto de estratégias que utiliza as técnicas do marketing para promover produtos e serviços na internet e nas mídias digitais.

O objetivo é atrair consumidores, criar laços com eles e, por fim, aumentar os lucros do empreendimento.

Ou seja, independentemente do que seja o seu trabalho, se ele envolve clientes e internet você precisa entender sobre marketing online. Daí a explosão de ofertas de cursos de Marketing Digital.

Isso porque o curso de Marketing Digital tem como principal finalidade oferecer conhecimento e habilidades para que você esteja capacitado a utilizar a internet em processos de venda, seja de produtos ou serviços.

Homem fazendo anotações.

Com um curso de marketing digital você se prepara para atuar nas redes sociais de forma lucrativa (Fonte: FirmBee/ Pixabay.com)

Para isso, no curso de marketing digital você descobre como utilizar ferramentas online para conhecer o seu potencial consumidor e descobrir o que e como ele quer.

De forma geral, durante o curso os alunos aprendem a executar e planejar campanhas de marketing na internet, em sites, em blogs e em redes sociais, usando para isso algumas das principais estratégias como SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Qual a diferença entre o Marketing tradicional e o digital?

Para entender mais a fundo a importância do Marketing Digital é preciso que você entenda a diferença entre esse segmento do Marketing tradicional.

O Marketing também é um conjunto de estratégias empresariais que são utilizadas para otimizar os lucros de um negócio. E isso é feito pensando nas necessidades e nas preferências dos consumidores.

Para tanto, os profissionais do marketing utilizam pesquisas de mercado, campanhas publicitárias e atendimentos pós-venda como ferramentas principais. Tudo como meio de chegar até o consumidor e oferecer aquilo que ele precisa.

Homem digitando no notebook.

O marketing digital atua no mundo online para promover e fortalecer a presença de uma marca. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Como vimos, essa definição é basicamente a mesma do Marketing Digital. Mas a principal diferença entre eles é que o Marketing Digital utiliza essas estratégias no mundo virtual.

Ou seja, enquanto o Marketing é utilizado por meio de veículos de mídia tradicionais, como revistas, jornais, outdoors e televisão, para promover marcas de produtos e serviços, o Marketing Digital utiliza blogs, sites e as redes sociais para chegar até o consumidor.

E, justamente por utilizar a web, o Marketing Digital adotou novas formas de atuação. Por exemplo, por conta da internet, é possível segmentar as estratégias de alcance e as campanhas de maneira mais concreta do que ocorre com o Marketing Tradicional.

Tela de celular com apps de redes sociais.

Saber lidar com o consumidor online é uma das propostas do curso de marketing digital. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Assim, no curso de Marketing Digital você descobre que existem ferramentas online de análise, métrica e monitoramento que são essenciais para alcançar o público alvo do seu negócio, possibilitando então ações personalizadas e que ainda fidelizam seus clientes.

Para resumir, confira a tabela que preparamos com as principais diferenças do Marketing tradicional e o Marketing Digital:

Marketing Marketing Digital
Características Estratégias utilizadas em mídias convencionais Estratégias utilizadas na internet
Vantagens Chega em locais onde a internet não chega Custos baixos, fácil de mensurar resultados e maior segmentação
Desvantagens Custos altos, difícil de mensurar resultados e de implementar segmentação Requer conexão com a internet

Quais são as matérias de um curso de Marketing Digital?

Pronto, agora você já sabe que o Marketing Digital vai ajudar você a conhecer o seu cliente, a atrair a atenção dele para o seu produto ou serviço, o que por consequência, vai aumentar a lucratividade do seu empreendimento.

Mas você pode estar se perguntando: Na prática, o que se aprende em um curso de Marketing Digital?

O conteúdo programático vai variar dependendo do tipo de curso que você escolher: Seja ele de curta, média ou longa duração; seja ele de nível básico, intermediário ou avançado.

Mas nós listamos a seguir os principais tópicos que se aprende em um curso de Marketing Digital:

  • Introdução ao Marketing;
  • Ferramentas do Marketing Digital;
  • Marketing de conteúdo;
  • Monitoramento de redes sociais;
  • Comunicação corporativa;
  • Brand Engagement;
  • SEM & SEO;
  • E-mail marketing;
  • Análise de Mídia;
  • Atendimento ao consumidor.

Por que fazer um curso de Marketing Digital?

Se você tem algum negócio que tem atuação na internet, seja por meio de blog, sites ou redes sociais, incluindo aí o Whatsapp, você precisa ter conhecimento de Marketing Digital.

E, ainda que exista muita informação disponível gratuitamente na web, quando você opta por fazer um curso de Marketing Digital, você economiza tempo.

foco

Você sabia que o faturamento das cerca de 90 mil lojas virtuais existentes hoje no Brasil estava previsto para ser de R$ 80 bilhões em 2019, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm)? (1)

No curso de Marketing Digital você aprender na teoria e na prática como analisar e entender o mercado no qual o seu negócio está inserido.

Você também descobre quais são as técnicas de marketing mais indicadas para que você atinja o seu objetivo, seja atrair novos clientes, manter os já existentes ou vender mais.

Sem contar que, no curso de Marketing online você também aprende como medir os resultados e monitorar as ações que estão dando certo ou errado.

De forma resumida, veja a seguir porque você deve fazer um curso de Marketing Digital.

  • Credibilidade: Quando você escolhe um curso de Marketing Digital de renome você tem a garantia de que o conteúdo ensinado será de qualidade e atualizado;
  • Economia de tempo: Ao fazer o curso, você não precisar pesquisar o conteúdo e aprender por conta própria;
  • Conteúdo organizado: Em um curso de Marketing Digital, você já encontra o conteúdo de forma estruturada, o que torna o aprendizado mais fácil;
  • Dúvidas: Os cursos mais completos permitem que você interaja com o professor e possa tirar dúvidas.

Quem deve fazer um curso de Marketing Digital?

Fazer um curso de Marketing Digital é útil para diversos profissionais, em diferentes momentos da carreira.

Se você é empreendedor, pode usar o conhecimento adquirido em um curso de Marketing Digital para alavancar as vendas e manter a fidelidade de clientes. Se você é gestor ou consultor, um curso de Marketing Digital pode ser um diferencial no seu currículo.

A carreira em Marketing Digital é uma das mais promissoras.

Já para estudantes, vale lembrar que a carreira em Marketing Digital é uma das mais promissoras atualmente, já que pode e deve ser utilizada nas mais diversas áreas e segmentos.

Isso porque, como vimos, quem tem algum negócio ou presta serviços, inevitavelmente, irá utilizar a web para se comunicar com os clientes ou promover e vender produtos.

E para ter sucesso nessa empreitada é preciso saber como aplicar estratégias de marketing online.

O que faz o profissional formado em Marketing Digital?

O profissional formado no curso de Marketing Digital possui um amplo campo de atuação. Ele pode trabalhar em qualquer tipo de negócio, desde pequenas e grandes empresas até órgãos públicos e institutos de pesquisa.

A sua principal função é promover a marca dos produtos ou serviços prestados na internet, em especial nas redes sociais.

Além disso, o profissional de marketing digital também pode atuar como pesquisador de mercado, no atendimento ao consumidor online, em criação de campanhas, de conteúdo online e análise de métricas.

Quanto custa um curso de Marketing Digital?

O preço de um curso de Marketing Digital vai depender, principalmente, da duração e do formato. Por isso, você poderá encontrar opções desde as gratuitas até as que custam mais de R$20 mil.

É claro que você não precisa escolher o mais caro de todos. A não ser que esteja atrás de uma qualificação, como especialização ou mestrado.

Mas fique atento também aos cursos muito baratos que podem pecar na qualidade do material de ensino.

Critérios de Matrícula: Como escolher um curso de Marketing Digital

Como a oferta e a variedade de cursos de Marketing online são grandes, é preciso que você compare alguns fatores para escolher o melhor de acordo com sua necessidade e objetivo. São eles:

Abaixo vamos mostrar como analisar esses tópicos.

Reputação

O primeiro fator que você deve considerar na hora de escolher o melhor curso de Marketing Digital é a reputação da escola, instituição ou professor. Quando se trata de uma instituição de ensino, esse fator é mais simples de ser verificado.

Mas quando o curso de Marketing Digital é ofertado por um professor ou profissional da área o ideal é recorrer à internet e checar o currículo e comentários de quem já fez o curso.

Nível

Outro critério que você deve analisar é o nível do curso de Marketing Digital. Você vai encontrar desde os cursos introdutórios, voltados para quem quer dar os primeiros passos no Marketing Digital, até os mais avançados e acadêmicos.

Se você já tem algum conhecimento no assunto e quer se atualizar com as últimas tendências do marketing digital, você pode optar por um curso de nível intermediário. Já o curso avançado é destinado a quem já tem experiência prática na área.

Área de atuação

A sua área de atuação profissional também deve ser considera. Isso porque, hoje em dia, apesar de você encontrar muitos cursos genéricos de Marketing Digital, você poderá optar por um curso específico.

Por exemplo, você pode escolher um curso de Marketing Digital para advogados, empreendedores, jornalistas, engenheiros, arquitetos, dermatologista, nutricionista e etc.

Duração e qualificação

Recomendamos que você também avalie a duração do curso de Marketing Digital e a qualificação que você terá ao terminar os estudos.

A duração do curso, em geral, está relacionado à qualificação, ainda que isso não seja uma regra.

De modo geral, você vai encontrar opções de cursos de Marketing Digital que podem durar entre um mês a até 4 anos.

Notebook e pessoa segurando tablet com imagem de calendário.

Escolha um curso com duração adequada às suas necessidades. (Fonte: Pixabay/Pexels.com)

Nesse aspecto, você pode escolher entre cursos técnicos, de graduação, pós graduação, mestrado ou doutorado.

Quanto maior for a qualificação mais capacitado você será para atuar com a criação de estratégias de gestão online e de conteúdo para diversos meios digitais, e também com o planejamento, a execução e a análise de um plano de comunicação digital.

Online ou presencial

Por fim, mas não menos importante, você precisará escolher entre um curso de Marketing Digital online ou presencial.

É claro que o curso online traz mais comodidade e flexibilidade. Com ele, você pode assistir as aulas e praticar os exercícios quando e onde quiser.

Mas, justamente por isso, o curso online demanda uma maior planejamento organizacional de sua parte.

Já o curso presencial demanda tempo para se deslocar até o local da aula, mas para algumas pessoas é fator determinante para garantir dedicação aos estudos.

Resumo

O curso de Marketing Digital é um daqueles cursos que todo profissional deve considerar fazer. Afinal, se você trabalha com a venda de produtos ou de serviços, você precisará estar, de alguma forma, na internet.

Com esse curso, você vai aprender estratégias de comunicação online e conhecer ferramentas digitais que irão alavancar a sua presença na internet e os lucros do seu negócio.

Mas pela alta procura por profissionais da área, o mundo dos cursos de Marketing Digital também cresceu. Por isso, é preciso analisar alguns tópicos antes de escolher o melhor curso para você.

Glossário de Marketing Digital

  • Personas: São perfis criados com base nos consumidores reais do seu negócio e utilizados para criar ações segmentadas.
  • CRM: É um software responsável pela gestão do relacionamento de uma empresa com os seus potenciais e atuais clientes.
  • Landing Page: São as páginas na internet que oferecem um conteúdo ou produto e, em troca, os visitantes deixam suas informações de contato.
  • SEO: 'Search Engine Optimization', o que na prática são técnicas que melhoram o rankeamento de suas páginas e conteúdos no sistema de busca do Google, por exemplo.
  • CMS: 'Sistema de Gestão de Conteúdos', uma ferramenta que permite a produção, edição e publicação de conteúdos na internet sem a necessidade de conhecimento técnico em programação.

(Fonte da imagem destacada: Launchpresso/ Pexels.com)

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Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.