Homem sentado na grama, meditando.
Ultima atualização: 26 de março de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

61Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você já tentou meditar sozinho mas ainda sente falta de um apoio e direcionamento, ou se você nem ao menos chegou a praticar mas tem interesse, talvez seja a hora de considerar um curso de meditação.

O curso de meditação está cada vez mais popular graças aos efeitos benéficos para a saúde física e mental dessa prática. E, justamente por isso, é importante que você saiba analisar e comparar os cursos disponíveis para escolher o ideal para você.



Primeiro, o mais importante

  • Meditação é uma prática milenar que traz inúmeros benefícios para a sua vida.
  • Quem tem uma rotina atribulada ou tem dificuldades com a disciplina pode ser beneficiar ainda mais de um curso de meditação.
  • Existem diversos tipos de cursos de meditação, que ensinam técnicas e munem o aluno de ferramentas para que ele possa seguir com a prática no dia a dia.

Você também pode gostar:

Melhores cursos de meditação: Nossas recomendações

O curso ideal para quem não tem tempo

O curso ‘Meditação Mindfulness: aprendendo a meditar na prática’ ensina técnicas de atenção plena e vai lhe ajudar a desenvolver o hábito da meditação diária. O curso online tem duas horas de duração.

O melhor curso de meditação para iniciantes

O curso ‘Treinamento Online de Meditação’ é voltado para iniciantes e está dividido em 7 módulos. Os exercícios começam com 3 minutos e aumentam gradativamente até chegar nos 15 minutos de meditação, adaptando o corpo e a mente aos poucos.

O curso de meditação mais completo

‘Meditação para Você’ é um curso online que ensina diferentes técnicas para lhe ajudar a conhecer a mente e a lidar melhor com ela. Além disso, o curso de meditação oferece certificação de conclusão digital.

Guia de Matrícula: Tudo sobre cursos de meditação

Meditação, yoga, qualidade de vida. Esses três termos estão muito em voga nos dias de hoje e isso não é à toa. Afinal, com o estresse causado pela rotina, cada vez mais as pessoas procuram por alternativas para desacelerar e aprender a lidar com o caos da vida.

Mas nem sempre é possível adotar essas alternativas sozinho. É então que você deve considerar o apoio de especialistas. Para tanto, hoje em dia existem diversos tipos de cursos. Entre o mais popular está o curso de meditação. A seguir vamos tirar suas dúvidas sobre esse tipo de curso.

Homem e mulher meditando.

curso de meditação ajuda a inserir a prática no seu dia a dia. (Fonte: theformfitness/ Pexels.com)

Como funciona um curso de meditação online?

Você já tentou meditar ou tem interesse na prática, mas não sabe por onde começar? Um curso de meditação pode te ajudar.

De fato, quando você começa a se se interessa pelos conceitos da meditação, você acaba percebendo que a meditação em si não pode ser ensinada. A meditação é uma prática individual.

Ou seja, cada pessoa vai utilizar as técnicas que considerar melhor para meditar. Mas é justamente por isso que o curso de meditação traz benefícios.

Nele você vai conhecer as diversas técnicas que ajudam a abstrair os sentidos, as distrações externas, essenciais para meditar. Além disso, o curso ajuda a criar uma rotina para praticar a meditação diariamente.

O que a meditação propõe é que você, através de técnicas e da prática diária, foque sua atenção no espaço vazio que existe entre um pensamento e outro.

No início a dificuldade de se sentar em silêncio pode ser maior, já que os pensamentos vem e vão. Mas, com o tempo, essa dinâmica de se concentrar no vazio e não no pensamento aumenta e leva ao que se costuma chamar de silenciar a mente.

Parece muito profundo para você? Não se preocupe. Meditação é mais simples do que você imagina e é por isso que os cursos de meditação estão tão em voga nos dias de hoje.

No curso de meditação, os instrutores lhe ensinam técnicas e lhe dão ferramentas para facilitar a sua prática meditativa. Além disso, é possível conhecer várias vertentes da meditação.

E tudo isso pode ser aprendido em cursos de meditação presenciais, online, longos ou curtos.

Quem deve fazer um curso de meditação?

Todos podem e devem fazer um curso de meditação: crianças, jovens, adultos e idosos. Esse tipo de curso é recomendado por quem busca uma melhora na qualidade de vida e disciplina para meditar todos os dias.

A recomendação é que você pratique meditação por, pelo menos, cinco minutos diariamente. À medida que você evolui na prática, deve-se aumentar esse tempo gradativamente.

Criança meditando.

Todos se beneficiam de um curso de meditação, inclusive as crianças. (Fonte: truthseeker08/ Pixabay.com)

O curso de editação também é recomendado para quem não tem muito tempo para pesquisar e estudar o assunto sozinho e precisa de motivação.

Além disso, o curso de meditação também é indicado para quem quer se tornar um instrutor profissional. Dessa forma, esse tipo de curso é indicado para psicólogos e psiquiatras.

Quais as diferenças entre um curso de meditação online e presencial?

Tanto o curso de meditação presencial quanto o online tem prós e contras. O presencial, em geral, costuma ser mais longo e mais caro. E, por ser presencial, requer que o aluno se adeque aos dias e horários do professor.

Por isso, o curso de meditação online acaba sendo uma opção mais flexível para quem tem uma rotina mais corrida.

No curso online de meditação você pode assistir às aulas quando e onde quiser, seja em casa, no trabalho bastando para isso apenas um local calmo e roupas confortáveis. Um local silencioso e um tapete de yoga podem ajudar na prática.

Além disso, você também pode assistir novamente as aulas do seu interesse quantas vezes quiser.

No entanto, o curso de meditação online também demanda um maior planejamento dos seus horários.

Para resumir, confira a seguir as principais diferenças entre o curso de meditação online e presencial:

Curso presencial Curso online
Flexibilidade de horários Você decide quando assistir as aulas A escola determina a hora da aula
Facilidade de acesso Pode assistir as aulas de qualquer local Aulas na escola ou instituto
Preço Maior Menor

Quais os tipos de meditação ensinadas nos cursos?

Existem diversas técnicas e ferramentas para ajudar na prática da meditação. A maioria vem de culturas milenares como o Japão, a China, Índia e Nepal. Mas, com o tempo, novas técnicas foram aprimoradas e criadas.

Vale destacar aqui que meditação não tem vínculo específico com nenhuma religião. Ainda que a maioria das religiões, de uma forma ou de outra, de fato utiliza a meditação e suas variáveis como forma de conexão com o espiritual.

Lao TzuFilósofo e escritor da Antiga China

“Se você está deprimido, você está vivendo no passado. Se você está ansioso, você está vivendo no futuro. Se você está em paz, você está vivendo no momento presente”

De todo modo, a técnica básica, e quase sempre presente em todos os tipos de cursos de meditação, é a que foca na respiração.

Ao se concentrar na sua respiração, no ar entrando e saindo, a atenção nos pensamentos diminui e o princípio da meditação começa a fluir.

Mas existem outra técnicas. Por exemplo, você pode praticar meditação focando em um objeto, como a chama de uma vela; ou ainda entoando os mantras.

Existem também as meditações guiadas na qual o instrutor do curso guia o aluno, levando a um estado de concentração. Confira a seguir algumas das meditações mais populares:

  • Vipassana: Com foco na tranquilização e concentração da mente, a meditação Vipassana utiliza a respiração, a postura e as sensações do corpo;
  • Mantra: Os mantras ajudam na concentração e também tem foco na cura por meio das palavras. A meditação transcendental é uma das que utiliza mantras;
  • Zazen: Praticada especialmente no Japão, esse tipo de meditação é praticada sentado, com a coluna ereta, com o foco da atenção na respiração;
  • Mindfulness: Criado em 1979, esse tipo de meditação, também chamada de Atenção Plena, coloca o foco nas sensações do corpo e na respiração;
  • Meditação ativa: É um tipo de meditação plena, mas nesse caso pode ser praticada enquanto você anda, come, lava louça e etc.

Qual o conteúdo de um curso de meditação?

O conteúdo programático vai depender do tipo de curso de meditação que você escolher.

Mas, geralmente, você aprende na teoria e na prática os conceitos da meditação, realiza exercícios, práticas de alimentação consciente e atividades para gerenciar crises de ansiedade.

Confira a seguir, alguns dos conteúdos mais presentes nos cursos de meditação:

  • História da meditação;
  • Origens, tipos e técnicas de meditação;
  • Técnicas de concentração, posturas e mantras;
  • Aprendendo a respirar.

É claro que, se você escolher um curso de nível avançado ou mesmo um curso de formação de meditação, o conteúdo será mais aprofundado e diferenciado.

Quais os benefícios da meditação na sua vida?

Meditação é uma prática executada há milênios de formas diferentes em todo o mundo.
Em comum a todas as técnicas está a busca pela harmonia, qualidade de vida e maior clareza sobre si mesmo.

Os benefícios da prática são imensos e comprovados por neurocientistas. De modo geral, a meditação ajuda a diminuir a ansiedade, o estresse e o nervosismo. Além disso, ela ajuda a aumentar a criatividade, a calma, a paciência, a capacidade lógica, e etc.

foco

Você sabe a relação entre o yoga e a meditação?

Dentro da filosofia do Yoga, a prática dos ásanas (posturas) existe para fortalecer e preparar o corpo para a prática da meditação.

Quanto custa e onde fazer um curso de meditação?

O preço de um curso de meditação vai depender da duração e do formato. Mas, de modo geral, esse tipo de curso custa entre R$30 e R$1 mil.

Você pode escolher escolas e institutos na sua cidade ou cursos de meditação online. Nesse caso, dê preferência à plataformas de cursos como a Hortmart. Nela você encontra diversos tipos de cursos para todos os objetivos e bolsos.

Critérios de Matrícula: Como comparar os cursos de meditação

Para investir no melhor curso de meditação online, recomendamos que você compare alguns critérios. São eles:

Abaixo você descobre como analisar cada um desses fatores.

Temática e instrutor

Além do tipo de meditação, recomendamos que você avalie a temática do curso de meditação.

Ainda que você encontre cursos que vão lhe guiar na prática da meditação utilizando diversas técnicas, alguns cursos são mais específicos.

Não deixe de avaliar também o instrutor do curso.

Não deixe de avaliar também o instrutor do curso e se certificar de que ele é qualificado para a ensinar a temática do curso. Busque informação com outros alunos.

Por exemplo, hoje em dia é possível encontrar curso de meditação aliado à cura quântica, ao Ho’oponopono, ao tratamento da ansiedade, da depressão, entre outros.

Duração

A duração do curso de meditação deve ser escolhida de acordo com o seu objetivo. Se a ideia é praticar meditação com a assistência de um instrutor por mais tempo, opte por cursos cuja duração seja superior a quatro meses.

No entanto, se você quer apenas receber uma instrução inicial e seguir a prática sozinho, um curso de algumas horas a até três dias pode ser o suficiente para você.

Acesso vitalício ou não

Leve em consideração que alguns cursos de meditação online permitem que você tenha acesso vitalício ao conteúdo das aulas. Porém, outros cursos podem limitar esse período.

Certificação

Os cursos mais completos, incluindo aí os cursos de formação em mediação, costumam oferece um certificado de conclusão de curso ao final.

Se isso é de alguma forma importante para você vale checar antes de se matricular para não se decepcionar.

Resumo

Em um curso de meditação você aprende na teoria e na prática os fundamentos e técnicas para introduzir a prática da meditação no seu dia a dia. Meditando todo dia você melhora a sua saúde física e mental, e tem mais qualidade de vida.

Mas para escolher o curso de meditação ideal é preciso considerar a a temática, o instrutor, a duração, o conteúdo programático e o seu objetivo.

(Fonte da imagem destacada: brenkee/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.