curso de micropigmentação
Ultima atualização: 12 de junho de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Dizem que “a primeira impressão é a que fica”. Por isso, as pessoas se preocupam em manter a aparência impecável, especialmente no ambiente profissional. E é justamente aí que um curso de micropigmentação pode mudar sua carreira.

Esta formação vai ampliar sua atuação se você já trabalha com estética ou abrir novos caminhos para quem busca por uma mudança de profissão. Tem dúvidas se vale investir nesse curso? É o que pretendemos esclarecer a partir de agora. Vamos começar?




Primeiro, o mais importante

  • O curso de micropigmentação une conceitos do design de sobrancelhas em uma técnica também denominada microblanding. Ele é voltado para a definição das sobrancelhas, mas pode ser aplicado no contorno dos lábios e no delineado das pálpebras.
  • Existem cursos de micropigmentação específicos para a aplicação na região da boca, muito procurada por pessoas com lábios finos e com sinais de envelhecimento.
  • Quem pretende aprender a aplicar essa técnica em outras regiões da face, precisa se certificar que o curso de micropigmentação escolhido irá cumprir essa expectativa.

Melhores cursos de micropigmentação: nossas recomendações

Entre tantas opções de cursos de micropigmentação, escolher o mais adequado pode parecer um desafio. Para aliviar essa dificuldade, preparamos uma seleção com as formações mais bem avaliadas neste segmento.

Guia de escolha: tudo sobre os cursos de micropigmentação

Se você busca por um curso de micropigmentação, é importante saber as diferenças entre as modalidades oferecidas para atingir a formação que deseja. Por essa razão, a partir de agora, vamos trazer informações essenciais sobre este curso e suas aplicações.

 curso de micropigmentação

O curso de micropigmentação é voltado para definição das sobrancelhas e dos lábios.
Fonte: Dmytro Flisak / 123rf.com

O que é um curso de micropigmentação?

O curso de micropigmentação é uma formação profissionalizante. Ele ensina conceitos de harmonização dos traços unidos à técnica de aplicação do microblanding, também conhecido como maquiagem definitiva.

Os profissionais formados por este tipo de curso são capazes de atuar na micropigmentação das sobrancelhas, contorno dos lábios e simulação de delineador nas pálpebras.

A micropigmentação é uma técnica de implantação de pigmentos na pele para realçar o desenho, iluminar ou corrigir imperfeições na face, mantendo o aspecto natural.

Quais as modalidades de ensino do curso de micropigmentação?

A técnica de micropigmentação pode ser abordada no currículo dos cursos técnicos de estética de algumas instituições. No entanto, costuma ser uma vertente ensinada isoladamente.

Até pouco tempo atrás, só era possível fazer essa formação em cursos presenciais, com frequência em dias e horários pré-estabelecidos. No entanto, agora já é possível optar pela modalidade à distância.

Essa forma de ensino garante mais flexibilidade ao aluno, que pode escolher os melhores horários para acessar a plataforma pela internet e assistir às aulas onde quer que esteja.

Quem pode fazer um curso de micropigmentação?

O curso de micropigmentação pode ser feito por qualquer pessoa que tenha interesse em ingressar nessa carreira ou necessite de especialização. Apesar de não ser um pré-requisito específico, quem escolhe pela modalidade on-line precisa ter conhecimento básico de internet, um computador e boa conexão de dados.

Se você já trabalha na área de estética e beleza, seja como designer de sobrancelhas, manicure ou em áreas relacionadas, o curso de micropimentação pode ser uma forma de ampliar seu mercado de atuação e oferecer mais opções de atendimento para seus clientes.

técnicas do curso de micropigmentação

Existem cursos de micropigmentação específicos para a região dos lábios.
Fonte: Olesia Lobanova / 123rf.com

Qual o conteúdo de um curso de micropigmentação à distância?

O conteúdo abordado em um curso de micropigmentação à distância pode variar de acordo com a formação escolhida, exatamente como ocorre na modalidade presencial. A diferença é que as aulas ficam gravadas e você pode rever a qualquer momento.

Mas isso é assunto para falarmos mais adiante. Por agora, vamos destacar alguns pontos gerais que são ensinados na grande maioria dos cursos on-line de micropigmentação ou microblanding:

  • Conceitos do visagismo;
  • Mapeamento facial;
  • Design de sobrancelhas e contorno labial;
  • Colorimetria;
  • Utilização do dermógrafo (caneta de pigmentação);
  • Dosagem de pigmentos;
  • Escolha de produtos adequados;
  • Cuidados pré e pós procedimento;
  • Boas práticas de higiene e segurança.

Quais as vantagens de fazer o curso de micropigmentação on-line?

A facilidade de acesso é uma das principais vantagens de uma formação on-line, conforme começamos a falar há pouco. Além disso, há ainda outros pontos positivos sobre o curso de micropigmentação on-line que merecem destaque.

Por isso, preparamos um quadro com os prós e contras deste tipo de curso, para você conferir antes de tomar uma decisão

Vantagens
  • Flexibilidade. Permite fazer seus próprios horários e acessar as aulas de qualquer lugar
  • Aprendizado intensivo. As aulas ficam gravadas e podem ser repetidas em caso de dúvidas
  • Economia. Além de ser mais acessível, evita custos com deslocamento, lanches e outros gastos.Autonomia. Ao não ter um professor ao lado o tempo todo, o aluno procura conhecimentos extras por conta própria
Desvantagens
  • Dúvidas. Normalmente, não há como tirar dúvidas com o professor
  • Atividades práticas. Pode ser mais difícil encontrar modelos e será preciso adquirir o dermógrafo já no início do curso

Como começar a trabalhar depois do curso de micropigmentação?

O mercado da beleza nunca para. Por isso, o campo de atuação de um profissional de micropigmentação está sempre em expansão. Se você já fez alguma formação anterior, como o curso de design de sobrancelhas, por exemplo, está à frente da concorrência. Assim, pode iniciar de uma das seguintes formas:

  1. Atendimento em domicílio;
  2. Parcerias com salões de beleza;
  3. Indicações de profissionais da área de dermatologia;
  4. Funcionária em um centro de beleza e estética;
  5. Abrindo o seu próprio salão de beleza.

Critérios de escolha: Como escolher um curso de micropigmentação

A este ponto da leitura do nosso guia, você provavelmente já tem em mente muitas ideias para começar nessa carreira. E como a formação não é um mero detalhe, é preciso ter alguns cuidados antes de optar definitivamente por um curso de micropigmentação.

Conteúdo

Como todo curso de micropigmentação — seja ele à distância ou não — é uma formação livre, é importante ter atenção ao conteúdo abordado para ter certeza de que você vai aprender tudo o que espera e precisa para atuar.

Pesquise com calma e compare o que cada curso oferece no currículo.

Veja quais são as bases que a formação oferece e reflita sobre o que é essencial para a sua formação profissional. Como essencial, vale considerar não apenas a técnica de micropigmentação, mas as práticas e normas de saúde e segurança, por exemplo.

Tutor

Boa parte do aprendizado proporcionado por um curso on-line vem das habilidades do tutor. Assim, além do conhecimento técnico, ele precisa ser capaz de vencer a barreira da distância e promover uma troca eficiente de informação.

Se você ainda não conhece o professor, uma dica é procurar por materiais dele em canais como o YouTube. Fazendo isso, você poderá ter contato com a forma com que ele conduz as explicações e já conseguirá perceber se ele será um bom tutor ao longo do curso.

curso de micropigmentação

O curso de micropigmentação ensina técnicas de delineado definitivo.
Fonte: Olga Yastremska / 123rf.com

Acesso

Ao contrário da formação presencial, o curso de depilação on-line permite maior liberdade na hora de assistir às aulas e desenvolver as atividades. Essa é uma vantagem, como já dissemos, mas também pode se tornar um problema.

Isso porque alguns produtores de conteúdo deixam o acesso aberto às aulas por um tempo limitado. E se você descuidar um pouco pode perder o prazo e não conseguir mais seguir com o curso.

Neste sentido, é importante ficar atento e, sempre que possível, optar por formação com acesso vitalício, tanto às aulas quanto ao material de apoio. Não deixe esse detalhe passar despercebido!

Outras formações

Receber um certificado ao final da formação já é, por si só, um diferencial, especialmente se você pretende buscar oportunidades de trabalho em um salão de beleza ou centro de estética, por exemplo.

Mas, com tanta concorrência, vale a pena investir em outras técnicas que complementem a micropigmentação. Uma dica é o curso de designer de sobrancelhas, o curso de maquiagem ou até mesmo um curso de cabeleireiro. Com esse currículo, você vai se tornar um profissional disputado na sua área!

Resumo

Entre uma crise econômica e outra, os profissionais de beleza estão sempre com a agenda lotada. Se você sempre quis começar uma nova profissão, fazer um curso de micropigmentação pode ser a oportunidade que faltava.

Neste artigo, mostramos as vantagens dessa formação e o conteúdo que você vai aprender durante o curso. Fizemos uma seleção com as formações mais desejadas deste segmento para te ajudar na hora da matrícula.

Esperamos ter te ajudado a dar o primeiro passo em direção a sua nova carreira. Depois de escolher o curso, conte para nós aqui nos comentários sobre o que espera dessa formação! Um abraço e boa sorte!

(Fonte da imagem destacada: Igor Golubov / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas