Palestrante asiático sorrindo e discursando na frente de uma sala com vários alunos que estão de costas
Ultima atualização: 16 de abril de 2021

Que tal melhorar a sua retórica, habilidade de persuasão e autoestima? Ou então garantir mais confiança, saber mediar conflitos e melhorar seu marketing pessoal? Saiba que um Curso de Oratória bem feito pode fazer isso e muito mais.

Seja muito bem-vindo! Neste artigo nós preparamos um material completo que vai te ajudar a escolher o melhor Curso de Oratória do mercado, de acordo com suas necessidades.

Além disso, vamos te mostrar o que você deve procurar em cada curso para saber se ele é de qualidade ou não. Continue a leitura e boa sorte na escolha!




Primeiro, o mais importante

  • Saber se comunicar é algo essencial para todos nós. Um Curso de Oratória é uma excelente opção de investimento, independentemente se você é envergonhado ou não.
  • Conhecer as suas necessidades vão te ajudar a definir o Curso de Oratória ideal.
  • Pesquise bem a metodologia, grade curricular e professores do Curso de Oratória antes de realizar a sua compra.

Os melhores Cursos de Oratória: nossas recomendações

Vamos apresentar agora uma lista com os melhores Cursos de Oratória disponíveis no mercado. Eles foram classificados de acordo com a avaliação de usuários e através de alguns aspectos técnicos importantes, como: metodologia, professores, grade curricular e estrutura.

Assim, você conseguirá escolher aquele que for mais adequado para os seus objetivos. São cursos que você pode fazer de qualquer lugar, até do sofá de casa. Veja:

Guia de escolha: o que você precisa saber para encontrar o Curso de Oratória ideal

Quais as suas necessidades? O que um Curso de Oratória agregaria para você? A verdade é que você encontrará uma infinidade de cursos de oratória disponíveis no mercado. Mas como saber se ele é o curso ideal?

É bastante comum surgirem diversas dúvidas nesse momento. Por conta disso, a partir de agora responderemos as principais dúvidas dos compradores.

Prepare-se para receber um guia de compra completo sobre o produto. Veja!

Homem em cima de um palco discursando para várias pessoas ao redor dele sentadas em cadeiras

Faça um bom curso de oratória, treine muito e perca o medo de falar em público. (Fonte: Alexandre Pellaes/ Unsplash.com)

O que é e por que é importante fazer um Curso de Oratória?

Você já parou para pensar que grande parte dos problemas em relacionamentos, seja no trabalho ou em qualquer outro lugar, começa na comunicação? Ou é claro, na falta dela? Agora pare para pensar quando esse problema se resolve. Ele também acontece por conta da comunicação.

Nem sempre o que nós falamos, significa o que os outros entendem. Ou seja, saber se comunicar é fundamental. Existem aqueles que nasceram com o dom de se comunicar. Entretanto, a maioria precisa desenvolver este atributo. É para isso que servem os Cursos de Oratória.

Com eles podemos desenvolver algumas habilidades como: autoconhecimento, controle das emoções, melhora nas apresentações e domínio das ferramentas corporais. Ferramentas essenciais, principalmente se você gosta de empreendedorismo.

Nelson MandelaEx-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz
"Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração."

O que se aprende em um Curso de Oratória?

Um Curso de Oratória pode utilizar os mais variados exercícios, para atingir além da consciência corporal os seguintes itens:

  •  Postura
  •  Voz
  •  Expressões Faciais
  •  Gestos
  •  Movimentos
  •  Respiração
  •  Conteúdo
  •  Comunicação Assertiva
  •  Storytelling

A maioria dos cursos irá te oferecer as ferramentas para você vencer o medo de falar em público; a ter postura de palco; a driblar o branco na hora da fala; a elaborar uma introdução para reter a atenção da plateia; e claro, a como fazer um final perfeito para a sua apresentação.

Quais as vantagens de fazer um Curso de Oratória?

Nada melhor do que comunicar as suas ideias com clareza, seja para uma única pessoa ou uma multidão.
Veja o que você pode aperfeiçoar ao fazer um curso de oratória qualificado:

Vantagens
  • Perca o medo de falar em público
  • Aprenda a fazer boas apresentações
  • Perca o medo de se comunicar no dia a dia
  • Melhore seu marketing pessoal
  • Tenha consciência de como se movimentar diante do ouvinte
  • Conheça técnicas de improviso
  • Ganhe poder de argumentação
Desvantagens
  • Se você não se entregar, a vergonha pode atrapalhar

Quem deve fazer o Curso de Oratória?

Existem diversas pessoas que possuem um conhecimento fora do comum, mas que muitas vezes não atingem algum objetivo seja em suas carreiras ou na vida pessoal, porque não conseguem expressar todo esse potencial de maneira convincente. Você conhece alguém assim? Você é esse tipo de pessoa?

Existem pessoas com muito conhecimento, mas que não conseguem expressar esse potencial.

Pare, pense e reflita os seguintes cenários:

Você precisa preparar uma apresentação para a empresa que você trabalha. Como você se sente? Fica nervoso porque vai ter que falar na frente de todo mundo?

Dias antes da apresentação, você começa a pensar em diversas maneiras de poder fugir disso? Inventa problemas no computador ou em alguma outra coisa. Isso acontece? Já aconteceu?

Saiba que estes podem ser sinais de que um curso de oratória faria muito bem para você.

Agora, se você é do tipo de pessoa que não tem vergonha alguma de falar na frente dos outros, pode estar lendo isso pensando que um curso de oratória não vai agregar muita coisa para você. Ledo engano! Não ter vergonha de falar em público não quer dizer que você se comunica bem.

É importante ressaltar: não existe um profissional que não possa melhorar, não é mesmo? E como se expressar com clareza tem sido uma competência cada vez mais exigida no ambiente profissional, um Curso de Oratória é uma excelente pedida.

Critérios de escolha: o que levar em conta ao escolher o melhor Curso de Oratória para você

Se você chegou até aqui em sua leitura, já conseguiu perceber que os benefícios de uma boa oratória podem fazer uma diferença gigantesca, seja na vida pessoal ou profissional.

Por isso, a partir de agora, nós vamos listar os principais fatores que você deve procurar na hora de escolher o seu Curso de Oratória ideal.

Metodologia

Você vai encontrar no mercado diversas vertentes de curso. Alguns podem focar na desinibição, outros na potência da voz ou liderança, outros na apresentação ideal. Por isso, é importante ler com bastante carinho todos os detalhes do curso e sua metodologia.

Assim, você conseguirá escolher o mais voltado para as suas necessidades.

Procure por cursos que dedicam boa parte do tempo para aulas práticas. A teoria sozinha não fará grande efeito. Você só desenvolverá a sua comunicação praticando. 

Grade Curricular

Este item é bastante importante na hora da escolha do curso. Existem diversos tipos de nível de curso: de iniciantes a avançados e do amador ao profissional.

É importante você ficar atento se ela respeitará todas as suas demandas. Pode não fazer sentido você se inscrever num curso de oratória voltado exclusivamente para apresentações para plateias, se o seu foco for a comunicação para o dia a dia.

Professores

Hoje em dia está muito fácil saber sobre a trajetória dos professores do curso. Primeiro de tudo, vá assistir a vídeos desses professores. Eles falam bem? Se expressam de uma maneira que você gostaria de se expressar?

Se tiver a oportunidade, uma conversa com ele para expor as suas demandas e perguntar o que o curso pode oferecer é uma excelente ideia.

Homem em cima de um palco em posição de palestrante, olhando para o horizonte.

Uma boa oratória traz benefícios gigantes, seja na vida pessoal ou profissional. (Fonte: Product School/ Unsplash.com)

Estrutura

Qual é a estrutura que o curso de oratória te oferece? Possui um sistema exclusivo para alunos? Você poderá ter contato direto com o professor? Terá a oportunidade de postar vídeos praticando, para ele assistir e te passar feedbacks? É claro que quanto mais estrutura e atendimento, mais alto é o seu valor.

Entretanto, a estrutura do curso também deve ser um fator importante na hora de escolha.

Resumo

O seu grau de autoridade e poder de influência depende da forma como você se comunica! Conseguir expor as ideias de forma clara, é algo essencial para todos nós. Por isso, um Curso de Oratória voltado para as suas necessidades é uma excelente ideia.

Como falamos neste artigo, todos podemos melhorar a nossa forma de se comunicar. Independentemente se temos vergonha de falar em público ou não. Até porque, é importante lembrar que não ter vergonha de falar em público não significa que a pessoa é uma boa oradora.

Lembre-se de pesquisar muito bem sobre os critérios de escolha antes de adquirir o seu Curso de Oratória ideal.
Boa sorte na escolha e bons discursos!

(Fonte da imagem destacada: Thananit Suntiviriyanon/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas