Mãos em closeup sovando a massa em um curso de panificação
Ultima atualização: 19 de maio de 2021

Ele é uma instituição nacional! O pãozinho nosso de cada dia está presente no café da manhã da grande maioria das casas. E, para quem gosta de preparar os próprios alimentos ou está pensando em uma nova carreira, o curso de panificação é uma ótima pedida.

Neste artigo, vamos mostrar como funciona essa formação, que tipos de cursos você pode escolher e falar sobre as vantagens de aprender sem sair de casa, com aulas pelo computador. Animado? Então, já pode colocar o forno para aquecer!




Primeiro, o mais importante

  • O curso de panificação apresenta técnicas de fermentação natural para fazer os mais diversos tipos de pães, dos integrais aos recheados, doces e salgados.
  • Um bom curso de panificação ensina a medir e manipular os ingredientes da maneira correta na hora de preparar a massa dos pães.
  • O curso de panificação pode ser o primeiro passo para ingressar em uma nova carreira e empreender no setor de alimentos.

Melhores cursos de panificação: nossas recomendações

Não importa se você nunca viu um fermento de perto ou se já se arrisca na fabricação de massas, haverá um curso de panificação ideal para cada caso. Para ajudar sua busca, separamos alguns dos mais bem avaliados:

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre o curso de panificação

Pode ser que você esteja sonhando com uma nova profissão ou apenas queira aperfeiçoar o seu hobby. De qualquer forma, é importante saber mais sobre os cursos de panificação antes de escolher. Nesta seção, contamos tudo sobre essa formação. Fique de olho!

Pão preparado em curso de panificação em uma bancada branca

O curso de panificação apresenta técnicas para fazer os mais diversos tipos de pães, dos integrais aos recheados, doces e salgados. (Fonte: Mariana Kurnyk/ Pexels)

O que é um curso de panificação?

O curso de panificação é uma formação que oferece desde as noções básicas na fabricação e manipulação de massas de pães até o ensino de técnicas específicas desse segmento.

Ao optar por um curso como este, a pessoa pode receber a formação de padeiro profissional ou a certificação em uma técnica específica. Tudo vai depender da formação e da instituição escolhida.

Quais as variações de um curso de panificação?

Fazer pão é quase uma arte. E pode ser exercitada de diversas formas, em muitas variações de sabores e técnicas. De maneira geral, existem tipos de abordagem para os cursos de panificação:

  • Panificação básica: pães doces e salgados;
  • Padaria para alimentações restritas: pães veganos, sem glúten, sem gorduras e/ou açúcares;
  • Panificação artesanal: técnicas de fermentação natural;
  • Panificação gourmet: receitas sofisticadas e contemporâneas.

Para quem o curso de panificação é indicado?

O curso de panificação pode ser feito por qualquer pessoa que sinta afinidade com a gastronomia e pretenda investir nessa formação, seja para a vida pessoal ou para uma mudança de carreira. Neste caso, também vale considerar fazer um curso de confeitaria, por exemplo.

De modo geral, a formação em panificação não tem pré-requisitos, mas conhecer alguns termos da culinária e ter alguma intimidade com ingredientes e procedimentos pode ser um passo à frente na hora de começar o curso.

homem separando ingredientes para fazer a massa, seguindo as orientações do curso de panificação

Um bom curso de panificação ensina a medir e manipular os ingredientes da maneira correta.(Fonte: Klaus Nielsen/ Pexels)

Como são os cursos de panificação à distância?

Uma das vantagens dos avanços da tecnologia é a liberdade que ela nos trouxe tanto para trabalhar quanto para estudar. Hoje, é fácil encontrar formações on-line em diversos segmentos.

Pela internet, você pode fazer um curso de desenho ou aprender a cuidar das finanças pessoais. Com o curso de panificação, também existem muitas opções nas plataformas de ensino. Basicamente, ele só se difere de um curso presencial na forma de acessar as aulas.

O conteúdo, a proposta de atividades práticas e até o acesso ao material de apoio seguem a mesma abordagem de um curso tradicional, mas com a vantagem de não precisar sair de casa!

Quais as vantagens do curso de panificação on-line?

Fazer um curso de panificação on-line pode ser especialmente vantajoso para quem busca uma formação mais flexível. Mas este não é o único benefício que podemos destacar neste tipo de formação.

Pensando nisso, preparamos um quadro com os prós e contras de um curso de panificação à distância.Esperamos que seja útil para que você possa escolher.

Vantagens
  • É flexível, as aulas podem ser acessadas em qualquer lugar e horário
  • Por ficarem gravadas, as aulas podem ser repetidas mais vezes
  • Promove um aprendizado mais autônomo
  • Respeita a sua disponibilidade e pode ter duração prolongada
  • É mais acessível em comparação ao curso presencial
Desvantagens
  • É mais difícil tirar dúvidas com o professor
  • Nem todas as pessoas têm a estrutura e os equipamentos necessários para as atividades

O que se aprende em um curso de panificação?

Como você viu há pouco, existem vários tipos de cursos de panificação. Assim, o conteúdo ensinado em cada um deles depende justamente da abordagem da formação — se é um curso básico ou com técnicas mais avançadas —.

Por essa razão, é fundamental observar o conteúdo proposto antes de optar por um ou outro curso. De maneira geral, os tópicos que normalmente são apresentados em todos os cursos passam por:

  • Conhecer os diversos tipos de pães e suas características;
  • Identificar os ingredientes mais comuns e suas combinações;
  • Entender o processo físico-químico da fermentação;
  • Executar e criar receitas;
  • Reconhecer as boas práticas na manipulação de alimentos;
  • Informar sobre as normas regulamentadoras da profissão.

Critérios de escolha: O que levar em conta ao escolher um curso de panificação

Todos sabemos o quanto a qualidade de um curso, seja ele de panificação ou de idiomas, pode fazer a diferença na hora da prática. Por essa razão, é importante estar atento a alguns critérios na hora de escolher o seu curso de panificação.

Finalidade

O que você pretende fazer ao concluir um curso de panificação? Presentear a família com alimentos artesanais ou abrir um pequeno negócio? Para cada objetivo, o curso ideal pode ser diferente.

Se a motivação é profissional, por exemplo, vale investir em uma formação que também envolva conceitos de empreendedorismo, precificação e conhecimento de normas técnicas. Assim, seu aprendizado será mais completo!

Instrutor

Um grande chef padeiro ou confeiteiro pode dominar todas as técnicas da profissão e, ao mesmo tempo, não ter a didática necessária para ensiná-las. Por essa razão, é fundamental saber mais sobre o instrutor antes de finalizar sua matrícula.

Se você o conhece pelas redes sociais, por exemplo, já sabe como é o jeito dele de se comunicar. Possivelmente, é essa abordagem que ele vai manter no curso. Se não o conhece, pesquise avaliações do curso e do instrutor com outros alunos para ter certeza da sua escolha.

padeiro aplicando técnicas de panificação na finalização da receita

O curso de panificação pode ser o primeiro passo para ingressar em uma nova carreira. (Fonte: siraphol/ 123rf.com)

Atividades práticas

Em panificação, a prática é essencial para aprimorar as técnicas aprendidas durante a formação. Neste sentido, lembre-se de se certificar de que o curso de panificação escolhido oferece tutoriais e vídeos bem detalhados das atividades práticas.

É sempre bom ter em mente que, dificilmente, você poderá tirar dúvidas diretamente com o professor. Portanto, é preciso assegurar-se de que conseguirá acompanhar a execução das receitas pelo vídeo.

Duração

A flexibilidade dos cursos à distância podem representar uma grande vantagem, mas também podem levá-lo a prolongar muito a conclusão do curso, deixando as aulas em segundo plano.

Se você tem uma rotina muito corrida e teme não ter muito tempo hábil para acompanhar o curso com certa frequência, considere optar por uma formação com acesso vitalício. Assim, não importa quanto tempo leve para concluir, você sempre poderá assistir às aulas.

Materiais necessários

Falamos há pouco sobre a estrutura necessária para os cursos de panificação. Ao contrário de um curso menos prático, neste caso, é preciso contar com utensílios como batedeira planetária e um bom forno elétrico ou a gás.

Assim, lembre-se de avaliar estes pontos antes de se matricular em um curso. Se você não contar com esses materiais, pode ser mais conveniente optar por uma formação presencial até que consiga equipar sua própria cozinha.

Resumo

Dedicar-se a uma paixão, seja por hobby ou como fonte de renda, é sempre um bom investimento. Se você tem afinidade com o mundo dos pães, o curso de panificação pode transformar sua relação com a cozinha.

Neste artigo, conversamos sobre esse tipo de formação, o que você poderá aprender em cada tipo de curso e deixamos dicas de como encontrar a modalidade ideal, com uma seleção dos cursos com as melhores avaliações.

Finalizamos este material esperando que ele tenha ajudado na sua decisão. Se você já fez algum curso on-line, deixe-nos um comentário contando sobre sua experiência. Um abraço!

(Fonte da imagem destacada: Sergii Kumer/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas