curso de pintura
Ultima atualização: 25 de junho de 2021

Como escolhemos

8Produtos analisados

11Horas investidas

5Estudos avaliados

95Comentários coletados

Os grandes pintores da Antiguidade descobriram por conta própria como misturar as cores e fazer o movimento perfeito com o pincel. Mas isso não significa que você precisa aprender sozinho. Um bom curso de pintura vai trazer a técnica necessária para colocar seu talento à mostra.

Se você tem vontade de pintar quadros, peças de roupa e outros itens, mas não sabe bem por onde começar, recomendamos que inicie com a leitura desse artigo. Vamos falar tudo sobre o curso de pintura e suas características, com dicas práticas para escolher o melhor.




Primeiro, o mais importante

  • O curso de pintura ensina desde conceitos básicos como teoria das cores até técnicas avançadas de diversos gêneros artísticos e para aplicação em diferentes materiais.
  • Em um curso de pintura on-line é possível rever as aulas pelo tablet ou smartphone enquanto desenvolve as atividades práticas.
  • O curso de pintura em tecido permite criar estampas exclusivas em seda. O de madeira, serve para restaurar móveis ou produzir novas peças.

Melhores cursos de pintura: nossas recomendações

Escolher uma formação pode ser uma tarefa complicada, especialmente se considerarmos a grande oferta. Os cursos de pintura on-line são uma alternativa prática e econômica e, por isso, fizemos uma seleção com os mais requisitados na internet. Confira:

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre o curso de pintura

Se você sempre sonhou em fazer um curso de pintura, mas sempre faltou tempo e segurança de que seria uma boa escolha, esta seção vai te ajudar. Aqui, mostramos tudo o que você sempre quis saber sobre esse tipo de aprendizado. Fique com a gente.

curso de pintura

No curso de pintura on-line é possível rever as aulas pelo tablet ou smartphone. (Fonte: dolgachov / 123rf.com)

O que é um curso de pintura?

O curso de pintura é uma forma de aprender desde as técnicas básicas de pintura nos mais diversos materiais, de acordo com a formação escolhida. O aprendizado costuma começar em um nível básico para pintores iniciantes.

No entanto, também são muito comuns os cursos que oferecem aperfeiçoamentos em técnicas bem específicas, para quem já domina a pintura mas deseja se aventurar em outros trabalhos e materiais, por exemplo.

Quais os tipos de pintura que se pode aprender em um curso?

Um curso de pintura pode ensinar desde os princípios básicos, como falamos há pouco ou oferecer aprofundamento em gêneros artísticos específicos. Assim, é possível fazer desde um curso sobre pintura impressionista até aprender a criar retratos.

Porém, para tornarmos este guia mais objetivo, vamos nos ater aos tipos de cursos segundo o material em que a pintura vai ser trabalhada. Neste sentido, temos:

  • Pintura em tela - o aluno aprende a pintar usando tinta à óleo para a composição de quadros. Essa técnica é considerada uma das mais complexas;
  • Pintura em tecido - são usadas tintas específicas para tecido e/ou seda para criar estampas em roupas e peças de decoração;
  • Pintura em madeira - com uso de tintas acrílicas, o curso ensina as técnicas para cobrir peças em MDF ou outros tipos de madeira e derivados e, assim, restaurar móveis e objetos de decoração.

Existe pré-requisito para um curso de pintura?

Não existe um requisito indispensável para que você possa fazer um curso de pintura, mas ter alguma afinidade com trabalhos manuais e conceitos de arte pode ajudar a tornar sua formação mais ágil e proveitosa.

Se você já fez alguma formação anterior, como um curso de desenho, por exemplo, terá mais facilidade em reproduzir os movimentos do lápis para o pincel. Mas, como dissemos, essa não é uma exigência para aproveitar sua formação.

Além disso, se vai fazer um curso de pintura on-line, é importante ter uma boa conexão com a internet e um notebook ou smartphone, para conseguir navegar bem pelos conteúdos das aulas.

curso de pintura

O curso de pintura ensina desde os conceitos básicos como teoria das cores até técnicas avançadas. (Fonte: Olga Yastremska / 123rf.com)

Como são as aulas de um curso de pintura on-line?

Quem já fez alguma outra formação à distância, seja ela um curso de automaquiagem ou de corte e costura, percebeu que as aulas costumam ter abordagem expositiva e muito prática. Assim também acontece nos cursos de pintura on-line.

De modo geral, o aluno acompanha as aulas, que são previamente gravadas, e estuda com o material de apoio e atividades práticas orientadas pelo professor, como nos tutoriais que costumamos assistir pela internet.

O conteúdo abordado varia de acordo com o curso escolhido, mas costuma ser focado no aprendizado intensivo por ter curta duração. Com isso, é comum encontrar cursos com currículo mais completos que os ministrados em sala de aula.

Quais as vantagens de fazer um curso de pintura à distância?

A maior vantagem de uma formação à distância é a independência do aluno, pois é você quem dita o ritmo do seu curso de pintura. Além disso, há outros pontos positivos (e alguns que merecem atenção) que desejamos destacar. Para isso, preparamos um quadro abaixo:

Vantagens
  • Torna possível estudar em qualquer lugar e fazer os próprios horários
  • Por ficarem gravadas, as aulas podem ser repetidas sempre que surgirem dúvidas
  • Garante autonomia, pois o aluno precisa estudar por conta própria, sem supervisão do tutor
  • Costuma ter valor mais acessível do que a formação presencial
Desvantagens
  • A maioria não oferece a possibilidade de tirar dúvidas com o professor
  • As atividades práticas são realizadas individualmente
  • É preciso comprar todo o material necessário de uma só vez

Qual é o conteúdo de um curso de pintura?

Como dissemos ao longo desta seção, você pode escolher o seu curso de pintura de acordo com o material ou o gênero artístico que pretende trabalhar. Assim, o conteúdo abordado pode ter variações consideráveis.

Alguns podem ser bem amplos, apresentando desde os conceitos básicos, enquanto outros podem contemplar técnicas específicas. Mas, de maneira geral, é possível descrever alguns tópicos que normalmente são abordados:

  • História da arte e dos movimentos artísticos;
  • Teoria das cores;
  • Características dos materiais;
  • Tipos de tintas e aplicações;
  • Uso do cavalete para pintura ou bastidores;
  • Escolha das ferramentas como pincéis ou aerógrafo.

Critérios de escolha: O que levar em conta ao escolher um curso de pintura

Se, a este ponto do nosso guia, você já está empolgado com a possibilidade de aprender a pintar, está chegando a hora de falarmos sobre pontos importantes que podem definir a qualidade do curso e precisam ser avaliados antes de concluir a matrícula. Vamos ver?

Tipo de curso

Você viu que existe uma infinidade de cursos de pintura nas plataformas de ensino à distância. Nossa dica é que você comece definindo em que material pretende trabalhar. Assim, fica mais fácil escolher a abordagem, por exemplo:

  • Em tecido: pode ensinar desde pintura em panos de prato até composição de estampas em seda;
  • Em madeira: aplicação de técnicas para decoração ou recuperação de móveis como pátina;
  • Em tela: ensina pintura de retratos, paisagens e temas abstratos.

Instrutor

Sabe aquele artista que você já segue nas redes sociais e até acompanha alguns tutoriais que ele publica eventualmente? Então. Pode ser que ele tenha um curso on-line na Hotmart, por exemplo. Que tal tê-lo como instrutor?

Porém é sempre bom ter em mente que conhecer o professor ajuda, mas não é garantia de sucesso. Por essa razão, vale a pena procurar por profissionais que já tenham experiência e pesquisar a avaliação de ex-alunos.

curso de pintura

O curso de pintura em tecido permite criar estampas exclusivas em seda. (Fonte: plpchirawong / 123rf.com)

Currículo

Se existem muitas técnicas e possibilidades no mundo das artes, é fundamental ter atenção ao conteúdo ensinado pelo curso de pintura no qual você pretende se matricular. Para isso, consulte a grade curricular da formação e veja se ela está de acordo com as suas expectativas.

Antes de escolher, faça também uma reflexão sobre os conhecimentos prévios que você já possui. Desta forma, vai perceber se o currículo é básico demais — ou muito avançado — para o nível em que você está.

Duração

Ao contrário de um curso presencial, ao optar por um curso de pintura on-line você terá liberdade na hora de assistir às aulas e desenvolver as atividades. Neste sentido, o tempo para concluir o curso varia de acordo com o seu ritmo de estudos.

E por essa mesma razão, é importante ficar atento ao período de acesso que cada curso garante. Alguns têm o conteúdo liberado por tempo determinado e outros são vitalícios. Não deixe esse detalhe passar despercebido!

Resumo

Reproduzir paisagens na tela ou criar suas próprias estampas são apenas algumas das possibilidades que você pode explorar ao decidir fazer um curso de pintura. Para isso, mostramos o que vai encontrar nessa formação, as diferentes técnicas que são ensinadas nos cursos on-line e quais as vantagens dessa modalidade.

Esperamos que nossa lista de cursos possa ajudá-lo a encontrar aquele que mais combina com você. Se gostou deste conteúdo, aproveite para compartilhar com seus amigos. Obrigado!

(Fonte da imagem destacada: Dmitrii Shironosov / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas