Notebook sobre a mesa ao lado de bloco de notas, caneta, celular e xícara de café
Ultima atualização: 7 de maio de 2021

PNL é uma sigla para Programação Neurolinguística. Por ser uma ferramenta de transformação pessoal, em um momento em que o autoconhecimento vem sendo cada vez mais buscado, o termo vem crescendo e se popularizando nos últimos anos. Quer fazer um curso de PNL, mas não sabe por onde começar? Seja bem-vindo!

Nesse guia completo você vai encontrar as melhores opções para poder aprender técnicas para lidar com as emoções negativas.




Primeiro, o mais importante

  • PNL é a abreviação de Programação Neurolinguística. Também chamada de Ciência do Sucesso, a PNL é uma poderosa ferramenta de transformação e desenvolvimento pessoal.
  • Existem cursos de PNL para quem quer aplicar as técnicas para melhoramento próprio e também para formar profissionais da área.
  • A PNL surgiu em 1970, quando Richard Bandler e John Grinder, aluno e professor da área, iniciaram os estudos na Universidade de Santa Cruz, na Califórnia.

Melhores cursos de PNL: nossas recomendações

Com um curso de PNL você vai aprender a reprogramar suas emoções negativas, sabendo lidar com a insegurança, o medo, a ansiedade, entre outros sentimentos. Dessa forma você vai alcançando a transformação pessoal.

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre curso de PNL

Todo comportamento é resultado de um pensamento e emoção. Isso influencia nossas ações e impacta nos resultados que alcançamos em diversos aspectos da vida. Quer aprender a lidar com os momentos difíceis e colher os melhores ensinamentos? O curso de PNL é o que você precisa experienciar.

Continue lendo esse guia para tirar suas dúvidas e encontrar o curso ideal para sua transformação pessoal.

Imagem de uma pessoa com saco de pão com expressão triste na cabeça

A PNL é capaz de transformar a forma como você lida com os sentimentos negativos. (Fonte: arash payam/ Unsplash.com)

O que a pessoa aprende em um curso de PNL?

De forma bem resumida, um curso de PNL vai ensinar ferramentas e técnicas para que a pessoa possa aprender a lidar com suas emoções negativas e comportamentos destrutivos.
A partir daí, ela começa a “reprogramar” sua forma de ver e viver, transformando suas ações, que impactam diretamente nos resultados que alcança.

Os detalhes de conteúdo dentro de um curso de PNL podem variar. Enquanto alguns ficam no básico, explorando os primeiros conceitos e trazendo as ferramentas mais simples, alguns cursos entram no conteúdo de forma mais aprofundada, até mesmo formando profissionais para trabalhar na área.

Também existem cursos para nichos bem específicos, como a aprendizagem de técnicas de PNL para atender melhor aos clientes, por exemplo.

John GrinderFilósofo e psicólogo e Ph.D em linguística, criador da PNL
“A maneira como pensamos afeta nosso corpo, e como usamos nosso corpo afeta a maneira como pensamos”

Quem pode fazer o curso de PNL?

Por ensinar estratégias para reprogramar a forma de pensar e agir, o curso de PNL pode ser feito por pessoas comuns que buscam o autoconhecimento. Para isso, basta se certificar de que o curso é destinado para essa finalidade.

De qualquer forma, como a PNL é a base de trabalho de coaches e terapeutas, a maioria dos cursos no mercado são desenvolvidos para que esses profissionais possam aprofundar seus conhecimentos e, assim, transformar a vida de seus mentorados e pacientes.

O curso de PNL também é muito buscado por empreendedores, que querem mudar seus padrões de pensamentos e deslanchar seus negócios.

Quais os benefícios de usar a PNL na vida?

A PNL nos ensina a gerenciar pensamentos e emoções. Esse controle por si só já resulta em diversos benefícios no aspecto pessoal e profissional.

Aprendendo a lidar com esses sentimentos, quem aplica a PNL em sua vida, seja por conta própria ou a ajuda de um profissional, vira líder de si mesmo, impactando no seu desempenho.

Quem aplica as técnicas aprende a:

Ou seja, os benefícios da PNL se estendem para vida pessoal e profissional, tendo em vista que a transformação acontece na estrutura do ser.

Homem de costas palestrando para uma grande audiência.

A PNL oferece ferramentas para aumentar a confiança e melhorar a comunicação. 8Fonte: Miguel Henriques/ Unsplash.com)

Quais as diferentes técnicas de PNL?

Até aqui você já entendeu os conceitos e as transformações que um curso de PNL pode proporcionar. Mas, e na prática, como funciona?

Selecionamos duas técnicas ensinadas nos cursos de PNL para que você possa entender de maneira mais prática suas aplicações no dia a dia.

Objetivo Como aplicar Exemplo
Ancoragem Uso de gatilhos para criar associações positivas Um objeto que gera um bom sentimento pode provocar a mudança de estado de espírito para encarar a atividade Quem tem dificuldade para dormir, pode usar algum estímulo (gatilho) para entrar no modo de relaxamento, como usar óleo essencial de lavanda no quarto e ter uma máscara preferida de dormir
Reforço positivo Incentivar e recompensar comportamentos positivos Criar recompensas para que a pessoa, ou você mesmo, se esforce para desempenhar determinada função Se você deseja correr com frequência, por exemplo, pode criar uma recompensa para que esse hábito seja conquistado, como a compra de equipamentos que melhorem seu desempenho conforme for conquistando metas pré-estabelecidas

A PNL ainda trabalha com outras técnicas como: metáforas, espelhamento, metamodelo linguagem, método Disney, linguagem hipnótica, entre outros. Essas ferramentas são abordadas com mais profundidade em um curso de PNL.

Critérios de escolha: como comparar os cursos de PNL

Talvez você esteja pensando. “Legal, o curso de PNL vai mesmo me ajudar em diversos aspectos da minha vida. Mas, e agora? Qual escolher?”. Pensando em facilitar sua pesquisa, selecionamos critérios para você decidir qual o curso certo para suas necessidades:

Conteúdo

Você é iniciante em PNL ou já conhece os fundamentos básicos? Isso muda a escolha do curso que você vai se matricular. Isso porque existem opções para começar do zero e ainda cursos voltados para quem já trabalha há anos utilizando essas ferramentas.

Portanto, leia a descrição do conteúdo, o que vai ser ensinado em cada módulo e para quem o curso é destinado. Em caso de dúvida, contate o suporte antes de se matricular.

A escolha de um conteúdo muito básico ou muito avançado para você pode te desestimular ao invés de agregar.

Imagem de uma mulher mordendo um lápis em frente ao computador.

O conteúdo do curso de PNL precisa estar alinhado com seu conhecimento e expectativas. (Fonte: JESHOOTS.COM/ Unsplash.com)

Avaliação

Uma excelente forma de avaliar um curso é conferir o que as pessoas que fizeram têm a dizer. Na plataforma onde o curso está hospedado, como na Hotmart, você consegue ver quantas estrelas o curso possui e ainda ler o depoimento dos alunos.

Priorize cursos que possuam, pelo menos, 4 estrelas.

Cheque tanto os positivos quanto os negativos, assim você terá embasamento mais equilibrado para tomar sua decisão.

Duração e formato de aulas

Enquanto alguns cursos oferecem aulas ao vivo, outros gravam o conteúdo e disponibilizam na plataforma. Perceba ainda se essas aulas já estão todas lá ou se vão ser liberadas aos poucos, isso muda a velocidade em que você pode concluir o curso.

É preciso conferir se o formato está alinhado com sua expectativa e necessidade.

Certificado

Quem quer o conhecimento para fins profissionais precisa avaliar o certificado que o curso de PNL oferece. Qual conceito e validade desse certificado no mercado de trabalho.
Ainda, vale uma pesquisa para conferir quem é o professor que ministra as aulas, ou ainda qual empresa está realizando esse curso.

Saber de onde vem a informação é fundamental para garantir a credibilidade dela, especialmente no mercado de cursos online.

Resumo

A programação neurolinguística reprograma a forma de pensar e agir, melhorando a forma como lidamos com sentimentos e comportamentos negativos. Um curso de PNL pode transformar sua vida, em todos os aspectos.

Ele traz ferramentas e técnicas para colocar em prática tanto na vida pessoal quanto profissional. Desejamos que esse guia tenha te ajudado a tomar a melhor decisão!

(Fonte da imagem destacada: Andrew Neel / Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas