Podólogo cuidando de pé do cliente.
Ultima atualização: 27 de maio de 2021

Cuidar dos pés deveria ser um hábito. Afinal, não é raro que doenças acometam essa região do nosso corpo. Não à toa, existe uma profissão específica para cuidar da saúde dos nossos pés. E se você se interessa por ela deve considerar fazer um curso de podologia.

Neste artigo, você vai descobrir que a podologia vai muito além de tratar da estética dos pés e desencravar unhas. Existe uma boa variedade de especializações que ajudam o profissional a expandir a sua área de atuação e nós vamos mostrar as melhores.




Primeiro, o mais importante

  • O podólogo é o profissional que cuida da saúde dos pés, ajudando a prevenir e tratar doenças.
  • Fazer um curso de podologia ajuda o profissonal a se especializar nas mais diversas áreas desse segmento.
  • Para encontrar o melhor curso de podologia verifique o conteúdo, o tempo de duração e o formato das aulas, que podem ser online.

Melhores cursos de podologia: nossas recomendações

Você vai encontrar desde cursos básicos até os completos. Mas se a ideia é fazer um curso de podologia sobre uma tema específico não vai ser difícil encontrar  um também. A seguir, você confere os melhores de cada categoria.

Guia de Escolha: tudo o que você precisa saber sobre o curso de podologia

Antes de se matricular em um curso é importante dedicar um tempo para entender mais a fundo alguns aspectos. Até porque são vários os tipos de cursos disponíveis e nem todos serão o que você procura. Sendo assim, nós criamos um guia para lhe ajudar a tirar as dúvidas que possam surgir.

Podólogo cuidando do pé de cliente.

O podólogo é o profissional adequado para cuidar dos nossos pés. (Fonte: HansLinde/ Pixabay)

O podólogo é um profissional que cuida dos pés. Mas, como veremos logo mais, a sua atuação é bem diferente da de um pedicure. O podólogo é responsável por tratar de problemas que podem acometer os pés como, por exemplo, unha encravada, infecções, doenças de pele, entre outros.

Além disso, esse profissional é capaz de diagnosticar e atuar na prevenção de patologias. A seguir, você confere algumas das patologias que o podólogo pode tratar:

  • Calosidades;
  • Joanete;
  • Problemas na unha;
  • cavo;
  • Rachaduras no calcanhar;
  • Frieiras;
  • Esporão de calcâneo;
  • Fasciíte plantar;
  • Deformidades congênitas e adquiridas.

Qual a diferença entre podólogo e pedicure?

O trabalho de um profissional formado no curso de podologia têm como objetivo prevenir e tratar doenças e lesões dos pés. Já o trabalho da pedicure é voltado para a estética.

Assim, a pedicure cuida das cutículas, corta as unhas, limpa e higieniza e, é claro, se dedica a embelezar as unhas com a aplicação dos esmaltes.

E ainda que por conta de sua experiência uma pedicure consiga desencravar unhas, é o podólogo o profissional mais indicado para realizar esse procedimento. Isso porque ele estudou para lidar com processos inflamatórios e infecciosos.

No entanto, é até comum que um profissional de manicure e pedicure se especialize também em podologia.

Não é obrigatório ter um diploma para trabalhar como podólogo, mas se você quer atuar nessa área e ter uma clientela assídua vai precisar estudar. Com isso em mente, vale ressaltar que o podólogo pode se formar em um curso técnico ou superior.

De todo modo, depois de concluir o curso técnico ou superior, a maioria dos profissionais complementa a formação com cursos de podologia livres ou de especializações.

Podólogo cuidando de pé.

No curso de podologia, você aprende como cuidar e tratar de problemas que acometem os pés. (Fonte: yanweig86/ Pixabay)

Os nichos de atuação da podologia são variados assim comos os cursos nessa área. Alguns destaques de cursos de especialização são os focados nos cuidados com os diabéticos, os esportistas e os idosos.

Vale destacar que, para se tornar um podólogo, além de realizar um bom curso de podologia, você deve ter interesse por cuidar de pessoas e habilidades manuais.

Como vimos, além do curso técnico e superior, quem busca um curso de podologia também pode focar nas especializações. Nessa área, as especializações mais comuns são as seguintes:

Especialização em Descrição
Podopediatria Tratamento e cuidado para garantir o desenvolvimento dos pés de crianças, ainda em fase de crescimento
Podogeriatria Cuidados com a saúde dos pés dos idosos para amenizar o desconforto e tratar os problemas decorrentes do envelhecimento
Podologia desportiva Tratamento e cuidado com os pés de atletas e pessoas que praticam esportes, que sofrem com lesões devido a esforços e sobrecargas
Podologia laboral Centrada em trabalhadores, essa área de especialização previne doenças e problemas relacionados à postura e hábitos no ambiente de trabalho de pessoas que ficam muito tempo em pé, caminham bastante ou precisam de descanso para os pés
Podólogo de pé diabético Cuidados com os pés de pessoas que sofrem com doenças neurológicas, metabólicas e insuficiência vascular
Quiropodologia Tratamento de patologias da pele e unhas como calos, micoses, unhas grossas e encravadas

É possível fazer um curso online de podologia?

Essa é uma dúvida comum, afinal, um curso de podologia deve ensinar a cuidar dos pés o que, por consequência, leva a expectativa de aulas práticas e presenciais.

No entanto, com a mudança no cenário da educação, os cursos online estão cada vez mais completos e dinâmicos. Além disso, vale pontua que, apesar de existirem cursos de graduação, eles ainda não são muitos.

Já na internet, a oferta de cursos de podologia online é imensa. A vantagem é clara. Um curso virtual permite que o aluno assista às aulas a qualquer momento do dia e da noite, ou seja, garante mais flexibilidade porque ocorre por meio do celular, notebook ou tablet.

Homem fazendo anotações em caderno com notebook ao lado.

Existem ótimos cursos online de podologia. (Fonte: StockSnap/ Pixabay )

No entanto, é preciso sim que você verifique a reputação do curso, da escola e do professor antes de se matricular. O melhor curso de podologia online vai ser capaz de ensinar com excelência tanto a teoria quanto a prática da profissão, mesmo que à distância.

Na dúvida, busque informações com alunos que já tenham concluído o curso, além de vídeos que mostram a dinâmica das aulas.

Critérios de Escolha: O que considerar ao escolher um curso de podologia

Em geral, os cursos online de podologia tem outros aspectos que os diferenciam. Para você não ser pego de surpresa, vale ler atentamente a descrição do curso e analisar os seguintes fatores:

Conteúdo

Não dá para fazer a matrícula de um curso de podologia online sem saber em detalhes qual será o conteúdo ensinado. E o fato é que o conteúdo programático vai variar bastante de acordo com o tipo de curso, seja ele básico, técnico, completo ou específico.

Nós reunimos os tópicos mais importantes que devem ser ensinados em um curso de podologia. Veja:

  • Formato dos pés;
  • Impressões plantares;
  • Deformidades ósseas dos pés e dedos;
  • Podopatias vasculares;
  • Cinesiologia e biomecânica;
  • Podopatologias;
  • Microbiologia aplicada à podologia;
  • Farmacologia;
  • Instrumentação;
  • Órteses das unhas e dos pés.
  • Calos e calosidades;
  • Patologias Ungueais;
  • Eletroterapia;
  • Biossegurança;
  • Procedimentos de limpeza, esterilização e desinfecção;

Duração

Dependendo do tipo de curso de podologia que você escolher fazer, a carga horária vai variar bastante. E isso deve ser levado em conta tanto para você se organizar, quanto para garantir que irá conseguir concluir o curso no período em que deseja.

Para você ter uma ideia, os cursos técnicos duram entre 1,5 a 2,5 anos. Enquanto que um curso livre ou de especialização online pode ter entre algumas horas a alguns meses de carga horária.

Tipo de aula

Quando você opta por fazer um curso de podologia online é preciso checar qual será o formato das aulas e como se dará o seu acesso a elas. Isso porque nem todos os cursos oferecem o conteúdo através de aulas gravadas, que você pode assistir a qualquer momento e para sempre.

Alguns cursos disponibilizam as aulas ao vivo, em horários pré-determinados, enquanto que outras, nas quais o conteúdo é gravado, existe um limite de tempo para que você acesse o conteúdo.

Certificado

Não deixe de conferir também se o curso de podologia oferece um certificado de conclusão. Avalie se esse é um critério importante para você, até porque nem todos os cursos dispõem de um certificado.

Resumo

O podólogo é o profissional que previne e trata de doenças e problemas que podem surgem nos pés, diferentemente de um pedicure que foca na higiene e embelezamento dos pés e unhas. Para ser um bom profissional, fazer um curso de podologia é, de fato, indispensável.

Mas como existem os mais variados tipos de cursos, é preciso escolher com atenção. Os online são mais práticos e acessíveis, mas você também deve avaliar a qualidade do conteúdo, a carga horária, o formato das aulas e se o curso oferece um certificado ao final.

(Fonte da imagem destacada: lucasnavarro979/ Pixabay )

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas