Imagem mostra pessoas trabalhando em seus notebooks com folhas de papel ao lado.
Ultima atualização: 9 de abril de 2021

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você quer alavancar a sua carreira ou facilitar a ascensão da sua empresa, um curso de Power BI pode ter grande utilidade. Dominar essa ferramenta da Microsoft faz toda a diferença no mercado.

No decorrer desse artigo, mostraremos a você como o Power BI pode impactar a sua carreira e o crescimento dos seus negócios e também te ensinaremos como escolher o melhor curso sobre a ferramenta. Leia atentamente e colha os benefícios!




Primeiro, o mais importante

  • O domínio da ferramenta Power BI facilita a vida de profissionais da área de gestão e de quem possui sua própria empresa. Um bom curso pode abrir novos caminhos no mercado de trabalho.
  • Dentre as principais vantagens do uso do Power BI estão o ganho de tempo, o aumento da produtividade, a melhoria do senso de cooperação dentro da empresa e a facilidade na leitura e interpretação de dados.
  • Para escolher um bom curso de Power BI, é preciso observar atentamente questões como currículo dos professores, metodologia e duração.

Os melhores cursos de Power BI: Nossas recomendações

Para que um curso de Power BI se destaque, precisa ser ministrado por um profissional respeitado no mercado e ter uma metodologia de eficiência comprovada. Selecionamos alguns dos melhores disponíveis na internet:

Guia de escolha: O que você precisa saber sobre cursos de Power BI

Você sabe exatamente o que é Power BI e como ele pode fazer a diferença para você? Entende os porquês de escolher um curso de qualidade? Responderemos às questões mais comuns sobre o assunto em nosso guia de compra!

Imagem mostra uma pessoa digitando em um notebook.

Cursos pela internet podem te ajudar a dominar o Power BI (Fonte: StartupStockPhotos/ Pixabay.com)

Afinal, o que é Power BI?

Lançado no segundo semestre de 2015 pela Microsoft, o Power BI é um serviço de mineração de dados que oferece informações e recursos de Business Intelligence (inteligência de negócios, o “BI” do nome) em tempo real, facilitando a produção de relatórios e as análises.

Oferecendo tanto serviços em nuvem como interfaces para uso em desktop ou em dispositivos móveis, o Power BI tem recursos de armazenamento de dados, pesquisa e dashboards interativos.

A ideia do Power BI é que os dados de uma empresa ou negócio sejam compilados e apresentados com facilidade: Há uma revolução no acesso, com pesquisas completas e simplificadas, e outra na apresentação, a partir de relatórios completos e de fácil leitura visual.

Você sabia que logo após o seu lançamento o Power BI já se tornou um enorme sucesso, atingindo ainda em 2016 a marca de 6 milhões de usuários?

De que formas o Power BI pode impactar a sua carreira?

Dominar a ferramenta do Power BI e saber como interpretar os dados ali apresentados possuem uma influência direta na qualidade das decisões tomadas. Há uma clara ajuda para entender o presente e o futuro dos negócios.

Para quem trabalha na área de gestão, o Power BI é um diferencial no currículo.

Por isso, se você é um profissional na área de gestão, o Power BI precisa constar no seu currículo. E se é um autônomo que cuida do próprio negócio, o domínio da ferramenta ajuda a melhoria dos resultados.

Fazer um curso de Power BI de qualidade te transforma em uma pessoa competente para atuar na área de gestão de qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. É um diferencial que pode te ajudar a conseguir determinadas vagas de emprego e, depois disso, ser um profissional de destaque.

Em quais áreas de atuação o Power BI pode ser diferencial?

O Power BI tem suas funções ligadas principalmente à área de gestão, sendo atualmente indispensável para quem administra uma empresa pequena, média ou grande ou oferece serviço para múltiplos empresários.

Além disso, porém, alguns outros profissionais têm muito a ganhar se dominarem a plataforma:

  • Profissionais de marketing: A análise de dados ajuda também na tomada de decisões para a área de marketing e na interpretação de ações que podem ser benéficas à empresa.
  • Gestores de equipe e recursos humanos: Dentre os recursos do Power BI estão relatórios de produtividade e de resultados de cada funcionário. Ele dá um panorama excepcional sobre o desempenho da equipe.
  • Profissionais da área financeira: Com o Power BI, a análise de dados financeiros da empresa também fica mais simples. Quem trabalha nessa área, já precisa da plataforma como diferencial no currículo.

Mesmo que você seja apenas um profissional curioso de outra área, um curso de Power BI pode agregar ao seu leque de conhecimentos!

Quais as vantagens de usar Power BI na sua empresa?

Se você é autônomo e tem a sua própria empresa, o Power BI oferece ainda mais do que qualificação profissional e destaque no currículo. Ele pode ser a diferença entre a prosperidade e o fracasso.

Por ser uma ferramenta que compila dados em tempo real, ele gera um grande ganho de tempo na gestão da empresa. Tais dados, aliás, são transferidos automaticamente para o Microsoft Excel.

O armazenamento em nuvem faz com que os dados sejam compartilhados e estejam acessíveis para todos da empresa, aumentando a produtividade e a interatividade. Os funcionários podem fazer análises variadas a qualquer momento.

Outra integração é com o Microsoft Power Point. A clareza e a qualidade visual dos relatórios automáticos impressionam. A análise é facilitada e, claro, tudo é rapidamente compartilhável.

Veja na tabela a seguir as principais vantagens de usar o Power BI na sua empresa:

Vantagens
  • Proporciona grande ganho de tempo na compilação e análise de dados
  • Interatividade e facilidade de uso encontram a produtividade
  • Ajuda a entender o desempenho de várias áreas da empresa
  • A interatividade proporcionada promove senso de colaboração na empresa
  • Relatórios entregues são de fácil leitura e visualização
Desvantagens
  • Muitos dos principais recursos são pagos
  • É necessário um bom curso para dominar a ferramenta

Onde encontrar um bom curso de Power BI?

Com a importância do Power BI sendo cada vez maior, é comum que cursos se proliferem pela internet.

Para fazer um curso de qualidade, você deve recorrer a plataformas reconhecidas e profissionais requisitados. Nós recomendamos que você observe a Hotmart, Eduzz e Monetizze.

Não adianta fazer um curso de Power BI sem a qualidade necessária para que você passe a dominar a ferramenta!

Critérios de escolha: Fatores para a escolha de um curso de Power BI

Agora que você já sabe a importância de dominar a ferramenta Power BI, precisa entender como escolher o curso ideal. Selecionamos alguns critérios que podem te ajudar:

Professores

Um bom professor é indispensável para a qualidade de qualquer curso. Para escolher o seu curso de Power BI, analise quem são os ministrantes e, em seguida, pesquise sobre seus currículos e experiências na área.

Mesmo que o profissional tenha experiência e seja requisitado na área, porém, não há garantia de que seja um bom professor. Se possível, leia avaliações para descobrir sobre didática e metodologia, além de clareza na passagem dos conteúdos e de prestatividade com os alunos.

Investir em um curso é um momento importante de sua carreira e a escolha do profissional que te ensinará deve ser feita com muito cuidado.

Imagem mostra uma mulher mexendo em um notebook e fazendo anotações.

Você aprenderá muito sobre Power BI com um bom professor. (Fonte: StartupStockPhotos/ Pixabay.com)

Metodologia

Você costuma aprender melhor através de textos ou de vídeos? Exercícios práticos te ajudam? Quantas horas de aprendizado são o ideal? O que te faz se sentir realmente realizado após um dia de novas aulas?

Cada pessoa aprende de uma maneira diferente e você deve saber qual é a sua. Antes de decidir que curso de Power BI comprará, leia sobre a metodologia, a divisão entre vídeos, textos e exercícios práticos e o tempo diário de estudo. Assim, você poderá escolher qual melhor se enquadra na sua forma preferida de aprendizado.

Área específica

Como mencionamos, o Power BI pode ser aplicado não apenas na área de gestão, a sua principal, como também em várias outras, como parte financeira, marketing, vendas e recursos humanos.

Um curso de Power BI aplicado à sua área específica te faz ainda mais qualificado.

Especialistas em uma área específica podem procurar por um curso de Power BI aplicado ao seu campo de atuação: Por exemplo, ao marketing. Além de dominarem os recursos próprios dessa ferramenta, passarão a ter um diferencial ainda mais claro no currículo.

Plataformas como a Hotmart oferecem cursos de Power BI dedicados a áreas bastante específicas, como engenharia civil e mercado de investimentos.

Duração

A duração do curso também é um fator importante a ser analisado. Quantas horas por dia você pode usar para aprender Power BI? Em quanto tempo é necessário ter o absoluto domínio da ferramenta?

Pense se você deseja fazer um curso que leva apenas um dia, semanas ou meses, e em seguida dê preferência a essas durações quando estiver procurando pelo produto nas plataformas. As chances de satisfação serão muito maiores!

Imagem mostra um homem mexendo em um computador.

O domínio do Power BI pode gerar um salto no faturamento de uma empresa. (Fonte: Pexels/ Pixabay.com)

Resumo

A ferramenta Power BI proporciona enormes ganhos na gestão de empresas e pode ser aplicada em variadas áreas. Cada vez mais, seu domínio gera um diferencial no currículo. Para ser um profissional atualizado, você deve saber usar todos os seus recursos.

Para dominar o Power BI, nada como fazer um curso com um profissional renomado e com uma metodologia bem pensada. Há excelentes opções na internet que te permitem ter o conhecimento necessário sobre a ferramenta sem gastar muito dinheiro.

(Fonte da imagem destacada: Free-Photos/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas