Homem em curso de primeiros socorros com a professora ao fundo
Ultima atualização: 11 de maio de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

32Horas investidas

6Estudos avaliados

89Comentários coletados

Nem sempre é possível evitar acidentes, como uma queda ou um afogamento. Mas, especialmente para quem tem crianças ou idosos por perto é fundamental saber como proceder em casos assim. É aí que entra um curso de primeiros socorros.

Se você chegou a este artigo em busca de mais informações para escolher o curso ideal, pode contar com a gente. Aqui, vamos falar sobre as abordagens, as vantagens e o que é importante observar na hora de escolher o melhor curso. Acompanhe.




Primeiro, o mais importante

  • O curso de primeiros socorros é uma formação que pode ser feita presencialmente ou à distância e permite conhecer os procedimentos de emergência que podem salvar vidas.
  • O curso de primeiros socorros ensina a identificar sinais vitais e manter uma vítima estável e segura até a chegada do atendimento médico.
  • Depois de fazer o primeiro curso de primeiros socorros, você pode querer se especializar no cuidado de crianças ou idosos.

Melhores cursos de primeiros socorros: nossas recomendações

São várias opções de cursos de primeiros socorros disponíveis no mercado. Então, decidimos auxiliar na sua busca e selecionar os mais bem avaliados de 2021.

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre o curso de primeiros socorros

Quem busca por um curso de primeiros socorros precisa ter em mente alguns pontos que ajudam a definir se esta é mesma a formação desejada. Por essa razão, a partir de agora, vamos trazer informações essenciais sobre ele.

Mulher ensinando técnicas em curso de primeiros socorros.

O curso de primeiros socorros é uma formação que permite conhecer os procedimentos de emergência que podem salvar vidas. (Fonte: Ian Allenden/ 123rf.com)

O que é um curso de primeiros socorros?

O curso de primeiros socorros é uma formação, que pode ser utilizada tanto em nível profissional quanto na vida pessoal, e garante as noções básicas para prestar assistência de emergência em casos de acidentes.

Assim, até a chegada de um médico ou socorrista, a pessoa que tem conhecimento em primeiros socorros é capaz de estabilizar as condições da vítima, permitindo que ela se mantenha com vida.

Quais os tipos de cursos de primeiros socorros?

Os primeiros socorros são genéricos. A mesma técnica pode ser aplicada a qualquer pessoa. No entanto, é comum que as escolas profissionalizantes ofereçam opções mais segmentadas.

Assim, de maneira geral, podemos dividir os cursos de primeiros socorros da seguinte forma:

  • Atendimento geral;
  • Para bebês e crianças;
  • Para idosos;
  • Para pets.

Para quem é recomendado saber sobre primeiros socorros?

O curso de primeiros socorros pode ser feito por qualquer pessoa que tenha interesse em estar preparado para agir em casos de urgência e emergência. Assim, não é necessário ser um profissional da área da saúde ou segurança para aprender essas técnicas.

Se você tem sob sua responsabilidade especialmente crianças ou idosos deve procurar essa formação. Ela garante o conhecimento necessário para as providências corretas em caso de quedas, engasgamento, queimaduras e até infartos e AVCs.

mulher ajudando uma senhora caída com as técnicas de primeiros socorros

O curso de primeiros socorros ensina a manter a vítima estável e segura até a chegada do atendimento médico. (Fonte: stylephotographs/ 123rf.com)

É possível fazer um curso de primeiros socorros à distância?

Atualmente, é possível aprender quase tudo à distância, desde cursos de inglês até curso de finanças pessoais. Com os primeiros socorros também é assim. Então, optar pela modalidade pode ser uma opção excelente, sobretudo para quem tem a rotina conturbada.

Como regra, o conteúdo abordado é o mesmo tanto no presencial quanto no virtual. Neste caso, as aulas podem ser ministradas ao vivo, mas o mais comum é que o aluno tenha acesso, pelo computador, a vídeo-aulas previamente gravadas.

Quais as vantagens do curso de primeiros socorros on-line?

Os cursos on-line trazem uma série de vantagens, especialmente para quem busca uma formação mais autônoma e flexível. No entanto, também pode trazer algumas desvantagens.

Por isso, preparamos um quadro com os prós e contras de um curso de primeiros socorros à distância. Assim, você poderá escolher com mais clareza!

Vantagens
  • Permite estudar em qualquer lugar e horário
  • As aulas ficam gravadas e podem ser repetidas
  • Garante mais autonomia
  • Respeita a sua disponibilidade
  • Permite concluir o curso no seu ritmo
  • É mais acessível se comparado com um curso presencial
Desvantagens
  • Normalmente, não permite tirar dúvidas com o professor
  • Pode ser mais difícil realizar atividades práticas
  • Ao não ter horários fixos, pode levar ao abandono do curso
  • Exige atenção redobrada durante os treinamentos

O que é ensinado no curso de primeiros socorros?

O conteúdo abordado pode variar de acordo com o curso de primeiros socorros que você escolher. Como dissemos, alguns podem ser bem direcionados ao cuidado de bebês ou de idosos, por exemplo.

No entanto, de maneira geral, é possível descrever alguns tópicos que normalmente são apresentados em todos os cursos. Você vai aprender:

  • Identificar situações que possam colocar a vida em risco;
  • Utilizar instrumentos como medidor de pressão e frequência cardíaca;
  • Aplicar as técnicas adequadas para atendimento de emergência;
  • Acalmar e estabilizar a vítima, na medida do possível em cada situação;
  • Controlar sangramentos;
  • Minimizar o risco de lesões e complicações;
  • Monitorar e controlar outras condições que coloquem a vida em risco.

Critérios de escolha: O que levar em conta ao escolher um curso de primeiros socorros

Quem busca por um curso de primeiros socorros sabe o quanto a qualidade no ensino das técnicas pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Por essa razão, vale a pena avaliar com cuidado alguns aspectos do curso antes de finalizar a matrícula.

Tipo de curso

Como dissemos, existem os cursos que ensinam primeiros socorros de forma abrangente, para atendimento a todas as pessoas. Mas há também os específicos para quem é cuidador de idosos e até para quem tem um bichinho de estimação.

Assim, antes de comprar, pense na aplicação que deseja dar a este conhecimento e pesquise o currículo do curso com atenção para ter certeza de estar escolhendo o tipo mais adequado às suas expectativas.

Professores

Se você já conhece algum instrutor, o acompanha pelas redes sociais ou por outros canais, pode ser uma boa opção. Optar por professores de credibilidade é o primeiro passo para uma boa formação.

Se ainda não o conhece, pesquise avaliações do curso e do instrutor com outros alunos e garanta que ele tem a qualificação necessária para ensinar todas as técnicas de primeiros socorros que você pretende aprender.

instrutor de curso de primeiros socorros ensinando técnica em crianças

Depois de fazer o primeiro curso de primeiros socorros, você pode querer se especializar no cuidado de crianças ou idosos. (Fonte: macor/ 123rf.com)

Duração

Ao contrário de um curso presencial, os realizados à distância permitem maior liberdade na hora de assistir às aulas e desenvolver as atividades propostas. Neste sentido, o prazo para conclusão do curso pode ser mais ou menos longo, de acordo com o seu ritmo.

Por essa razão, é importante ficar atento ao período de acesso que essa compra vai garantir a você. Alguns têm acesso limitado e outros são vitalícios. Considere essa opção, mesmo que o investimento pareça maior inicialmente, isso vai garantir que você revise os conteúdos sempre que quiser!

Material de apoio

Contar com material de apoio, ainda que seja em formato digital, é um grande diferencial de um bom curso de primeiros socorros. Assim, você pode estudar ou tirar dúvidas em qualquer momento, mesmo que esteja off-line.

Com isso em mente, lembre-se de comparar os materiais oferecidos por cada um dos cursos que estiver pesquisando. Este pode ser o fator de “desempate”. Contar com PDFs mostrando um procedimento, na prática, pode fazer diferença em uma emergência.

Certificado e especializações

Obter um certificado ao final da formação é um diferencial, especialmente se você trabalha como cuidador, babá ou em uma escola, por exemplo. Então, veja se o curso de primeiros socorros que você pretende fazer traz essa possibilidade.

E por falar em possibilidades, pode ser que, depois do primeiro curso, você deseje começar uma nova carreira e procure mais algumas especializações. Neste sentido, é interessante verificar de antemão se o mesmo instrutor oferece outros aperfeiçoamentos.

Resumo

Infelizmente, ainda são poucas as pessoas que se interessam por um curso de primeiros socorros. Mas, como você viu, saber como proceder em uma situação de emergência pode aumentar radicalmente as chances de sobrevivência de uma pessoa até que ela receba atendimento especializado.

Neste artigo, mostramos o que é este curso, a quem ele é recomendado e o que você vai aprender ao passar por essa formação. Falamos sobre as vantagens de optar pela modalidade on-line, com dicas para escolher o mais adequado ao seu perfil.

Esperamos ter ajudado a esclarecer suas dúvidas a este respeito. Se gostou, aproveite para compartilhar com amigos e familiares que podem se interessar por saber mais sobre primeiros socorros. Muito obrigado e até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: microgen/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas