Ultima atualização: 14 de março de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

Tocar teclado é o sonho de muitos. Seja você iniciante, amador ou profissional, o fato é que, hoje em dia, está cada vez mais fácil aprender e aprimorar a prática musical desse instrumento. Não à toa, existe uma grande oferta de cursos de teclado.

Se você tem interesse em aprender a tocar teclado musical, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje, vamos mostrar como funciona o curso de teclado online, para quem ele é recomendado e como escolher o melhor para você.



Primeiro, o mais importante

  • O curso de teclado é o caminho mais fácil para aprender a teoria e a prática desse instrumento.
  • Se você optar pelo curso online de teclado é preciso considerar alguns fatores que o diferenciam de um curso presencial.
  • Vamos ajudar você a escolher o melhor curso de teclado de acordo com o seu objetivo, nível e condição financeira.

Você também pode gostar:

Melhores cursos de teclado: Nossas recomendações

O melhor curso de teclado como um todo

O ‘Curso de Teclado Online – Wiliam Silva’ já ajudou mais de 80 mil pessoas a realizar o sonho de tocar teclado musical. As aulas online são ministradas pelo professor Wiliam Silva e o curso oferece suporte via WhatsApp sempre que você precisar.

A melhor opção para técnica harmônica

O ‘Harmonia de Gigante’ é um curso de teclado ou piano voltado para o aperfeiçoamento da parte harmônica, ministrado pelo professor Deusnir Souza. Voltado para quem já têm algum conhecimento musical, o curso tem aulas teóricas e práticas, em PDF e vídeos. Você tem acesso vitalício ao conteúdo e suporte no WhatsApp.

O curso de teclado ideal para iniciantes

No curso ‘Tecladista Iniciante – Aprenda a Tocar suas Primeiras Músicas’, você irá aprender os primeiros passos para tocar teclado sem depender de partitura e de teorias complicadas. O conteúdo desse curso de teclado inclui aulas sobre acordes, ritmos e cifras.

Guia de Matrícula: O que você precisa saber sobre o curso de teclado

Aprender a tocar teclado, ou aprimorar o seu conhecimento sobre esse instrumento, pode parecer complicado, afinal existem diversos tipos de cursos.

Para ajudar você a escolher o melhor curso de teclado, nós criamos esse Guia da Matrícula. A seguir, você vai poder tirar todas as suas dúvidas.

Banda em estúdio, com menina tocando teclado.

Com o curso de teclado, você pode começar a tocar as primeiras músicas em pouco tempo. (Fonte: NejroN/ 123rf.com)

Qual a diferença entre um curso de teclado online e presencial?

Se você procura um curso de teclado é porque quer aprender a teoria e a prática do zero, ou aprimorar seu conhecimento e técnica já adquiridos, certo?

Mas na hora de escolher o melhor curso de teclado o primeiro ponto que você deve analisar é qual será o formato das aulas: Online ou presencial.

Hoje em dia existe uma grande oferta de cursos de teclado online e isso ocorre, principalmente, pela facilidade que as aulas ministradas pela internet proporcionam ao aluno.

Afinal, em um curso online de teclado você pode estudar quando e onde quiser, bastando apenas ter acesso à internet.

Por outro lado, por conta da grande oferta, é preciso atenção redobrada na hora de escolher um bom curso de teclado online. Não raro, você vai encontrar cursos caros, de baixa qualidade e que prometem milagres.

Pessoa tocando teclado com partitura.

O curso de teclado pela internet é mais flexível. (Fonte: artcomstudio/ Pixabay.com)

Um dica da maioria dos especialistas é: Fuja de cursos de teclado que prometem um aprendizado muito rápido do tipo “Aprenda a tocar teclado em 30 dias”.

Você de fato pode aprender a tocar uma ou outra música em pouco tempo. Mas, se você quiser dominar a arte de tocar teclado musical, você vai precisar se dedicar por um período muito maior.

Por isso, fazer aulas em escolas tradicionais pode ajudar principalmente quem não tem disciplina para estudar online. Por outro lado, o curso de teclado presencial requer que você se adeque ao horário das aulas, o que pode ser um obstáculo.

Além disso, em geral, o curso presencial oferece apenas uma aula de teclado por semana. Enquanto que com o curso online você pode estudar e praticar todos os dias mesmo que seja por alguns minutos.

Para você entender melhor a diferença entre um curso de teclado online e presencial, e escolher o melhor para você, confira a seguir a tabela que preparamos.

Curso de teclado online Curso de teclado presencial
Formato Vídeo-aulas e/ou PDF Escola ou estúdio
Flexibilidade de horário Maior Menor
Duração Pequena, média e grande Média e grande
Preço Menor Maior 

Como funciona um curso de teclado online?

Na maioria dos cursos de teclado online as aulas são gravadas em vídeo e divididas em módulos, seguindo uma sequência lógica de estudo.

Uma das vantagens desse formato de conteúdo gravado em vídeo é que você pode ver e rever a mesma aula quantas vezes quiser.

E o melhor, pode treinar sempre que tiver um tempo livre o que favorece o domínio da técnica.

Para aprender a tocar teclado você deve treinar pelo menos de 15 a 30 minutos por dia.

Com isso, o tempo de estudo para você tocar as primeiras músicas no teclado pode variar entre 3 e 6 meses.

Mas, além das aulas em vídeo, alguns cursos de teclado também disponibilizam materiais de apoios em forma de apostilas.

Também faz parte da característica de um curso de teclado online o contato com o professor para tirar dúvidas, seja por meio de chat, e-mail ou até mesmo pelo WhatsApp.

Quem deve fazer um curso de teclado?

Por conta das características do curso online de teclado ele costuma ser recomendado para qualquer pessoa que deseja iniciar os estudos com esse instrumento, mas que precisa de flexibilidade de horário.

Mas também é o curso ideal para quem quer tocar teclado em bandas, apresentações em espaços  pequenos e em estúdio para gravação.

Assim, independentemente de você ser iniciante, ter conhecimento intermediário ou até avançado, se você escolher um bom curso de teclado online ele será relevante para o seu aprendizado.

Pessoa tocando teclado.

Qualquer pessoa pode fazer um curso de teclado online. (Fonte: Soonios Pro/ Pexels.com)

Mas é claro que, por ser online, o curso de teclado acaba sendo mais vantajoso para algumas pessoas.

É o caso de pessoas que não tem tempo para frequentar uma escola de música, seja por conta do trabalho ou de outros estudos.

Além disso, muitos teclados permitem que você utilize o fone de ouvido, o que ajuda ainda mais quem só pode estudar teclado musical em casa e à noite, por exemplo, evitando incomodar os vizinhos.

foco

Você conhece as principais características de um teclado?

O teclado possui sons de diferentes instrumentos como piano, guitarra, sanfona, saxofone, clarinete, além de ritmos eletrônicos.

Além disso, o teclado costuma ter menos teclas do que um piano e mais recursos para quem quer gravar e compor sons.

O que você vai aprender em um curso de teclado?

As matérias ensinadas nesse curso podem variar de acordo com o tipo de aprendizado que se deseja focar.

Por exemplo, você pode encontrar cursos de teclado que focam na parte harmônica, enquanto outros priorizam o aprendizado de ritmos brasileiros.

Mas o conteúdo de um curso de teclado também vai depender do nível de estudo, seja ele iniciante, intermediário ou avançado.

Confira a seguir o conteúdo básico que você vai aprender em um curso de teclado musical para iniciantes:

  • Noções sobre o instrumento;
  • As notas musicais;
  • A escrita musical básica;
  • Posição dos dedos no teclado;
  • Arpejos e dedilhados;
  • Acordes: Maiores, menores, sustenidos, etc;
  • Cifras e símbolos;
  • Inversões e encadeamentos;
  • Mão esquerda e mão direita;
  • O pedal de sustain;
  • Rudimentos dos ritmos e estilos musicais.

No entanto, se você já passou por essa etapa, e o que procura é um curso que vai lhe ajudar a dar um passo além na hora de tocar teclado, o ideal é que você opte por um curso intermediário.

E, ainda que o conteúdo das aulas varie bastante dependendo do curso de teclado que você escolher, em geral, no nível intermediário você vai ter acesso a aulas de:

  • Intervalos musicais, formação das escalas e graus;
  • Acordes: Tríades M, m, aug, sus4 e diminutas;
  • Tétrades (maj7, m7, 9ª etc);
  • Arpejo continuado com 9ª e outros;
  • Harmonia, funções harmônicas e análises harmônicas;

Quais vantagens e desvantagens de um curso online de teclado?

O curso de teclado tem muitos pontos positivos. O principal é que, com ele, você pode escolher o melhor horário e local para assistir as aulas.

Outra vantagem é que é possível escolher o nível do curso de teclado musical de acordo com o seu conhecimento.

E o melhor, por serem aulas pré-gravadas, você pode assistir a mesma aula quantas vezes quiser.

No entanto, assim como ocorre com todos os tipos de cursos online, também no curso de teclado é preciso mencionar as desvantagens.

O principal ponto negativo de um curso online de teclado é que ele demanda uma maior organização em termos de horários de estudos.

Outra desvantagem é que, com a grande oferta desse tipo de curso, existem muitos que não prezam pela qualidade. Não raro, os cursos online vão lhe habilitar a tocar apenas algumas músicas.

Para resumir, criamos uma tabela com as principais vantagens e desvantagens do curso de teclado online.

Vantagens
  • Permite assistir as aulas quando, onde e quantas vezes quiser
  • Suporte online do professor
  • Vários níveis de aprendizagem
  • Preço acessível
Desvantagens
  • Requer organização de horários
  • Alguns cursos são superficiais

Quanto custa um curso de teclado online?

O preço de um curso online de teclado musical vai variar de acordo com a qualificação do professor, o nível de aprendizado e a duração.

Em geral, esse tipo de curso custa entre R$ 200 e R$ 500. O pagamento também varia. O curso de teclado online pode ser pago mensalmente ou em uma única parcela.

Critérios de Matrícula: Como comparar os cursos de teclado

Na hora de escolher o melhor curso online de teclado, você precisará comprar alguns pontos que diferenciam um de outro. Para lhe ajudar, listamos a seguir os principais critérios que você deve considerar:

Abaixo vamos mostrar como analisar cada um desses pontos.

Reputação e qualificação

O primeiro fator que você deve levar em conta é a reputação do professor do curso de teclado. Para tanto, faça uma pesquisa sobre a experiência dele, tanto como tecladista quanto como professor.

Você pode levantar informações na internet e buscar pela avaliação de outros alunos também.

Nível

Como vimos, você vai encontrar todos tipo de curso de teclado na internet. Por isso, fique atento para escolher aquele que corresponde ao seu nível de conhecimento e prática com o instrumento.

Para ter certeza da sua escolha sempre leia com atenção o conteúdo programático das aulas.

Duração

Outro critério que você deve analisar é a duração do curso de teclado. Essa escolha vai depender do seu objetivo.

Um curso de teclado básico dura de 3 a 6 meses.

Um curso de teclado básico dura de 3 a 6 meses. Mas esse período pode variar de acordo com o seu ritmo de estudos e com o objetivo do curso também.

Para chegar em um nível mais avançado, os especialistas recomendam que você estude o instrumento por pelo menos um ano.

Forma de comunicação

Também é importante que você considere qual será a forma de comunicação entre você e o professor. Como no curso de teclado online as aulas são fornecidas em forma de vídeo, você precisa ter um meio de tirar dúvidas com o professor.

Resumo

O curso de teclado online pode oferecer vantagens a todos os interessados no aprendizado desse instrumento.

O formato deste curso permite flexibilidade para estudar na hora e no local que você desejar. Além disso, o preço costuma ser mais acessível do que um curso de teclado presencial.

Mas, para garantir a matrícula no curso de teclado ideal, leve em consideração a qualificação do professor, o conteúdo das aulas e a duração do curso.

(Fonte da imagem destacada: stevepb/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

Pedro d'Ávila Músico e Viajante Incansável
Os cinco anos vagando pela Europa e tocando de metrô em metrô e deram a Pedro uma experiência de vida incrível, só comparada a seus anos e anos acampando pelo Brasil e pela América do Sul. Hoje, estabelecido em Dublin, ele segue conhecendo novos lugares e comparilhando o conhecimento adquirido com as experiências de vida.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.