Livros com textos sagrados e bíblia.
Ultima atualização: 10 de junho de 2021

Como escolhemos

23Produtos analisados

19Horas investidas

9Estudos avaliados

90Comentários coletados

Estudar as religiões, os textos sagrados e seus efeitos nos indivíduos e na sociedade. Essa é a linha de estudos de um curso de Teologia. Se você tem interesse em se matricular em um, é importante, porém, saber quais são as opções disponíveis, sejam elas online, presencial, livre ou de graduação.

No artigo de hoje, nós vamos mostrar isso e também quais são as matérias ensinadas nesses cursos, os principais formatos de aulas e porque vale a pena apostar em um curso online para se tornar um teólogo.




Primeiro, o mais importante

  • O curso de Teologia pode ser feito por qualquer pessoa e não necessariamente por líderes religiosos, padres e pastores.
  • Hoje em dia, existem aulas de vários níveis que ensinam desde a Teologia básica até a teoria mais aprofundada em cursos de mestrado EAD.
  • Mas para garantir um bom investimento, você vai precisar dedicar tempo para avaliar o conteúdo programático, o que dizem outros alunos que já fizeram o curso, o canal de comunicação com o professor e os materiais extras.

Melhores cursos de Teologia: nossas recomendações

Para poupar o seu tempo e ajudá-lo a encontrar o curso ideal, nós listamos para você os cursos de Teologia online mais populares do momento. Confira:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o curso de Teologia

Quem se interessa por Teologia pode ter várias dúvidas, principalmente sobre a atuação no mercado de trabalho e os tipos de cursos disponíveis hoje em dia. No nosso Guia de Compra a seguir, nós vamos ajudá-lo a desvendar essas e outras questões.

Homem sentado lendo a bíblia.

Estudar os textos sagrados estão entre os objetivos de um curso de Teologia. (Fonte: pedroivo / Pixabay)

O que é Teologia?

Teologia é a ciência que estuda as religiões, os textos sagrados, os rituais, dogmas e doutrinas. Mas não é só isso.

Quem se forma em Teologia aprende tudo isso dentro de um contexto histórico, com o objetivo de desvendar os efeitos das mais diversas crenças nos indivíduos e na sociedade. Ou seja, a Teologia foca na influência que a religião tem na vida das pessoas.

Por isso, um teólogo precisa ir além do campo religioso e aprofundar seus conhecimentos estudando várias áreas das ciências humanas, entre elas a Sociologia, a Antropologia e a Psicologia.

É necessário seguir uma religião para cursar Teologia?

Não, você não precisa se devoto de nenhuma religião para fazer um curso de Teologia. Nem há a necessidade de seguir a carreira de pastor ou de padre após concluir os estudos. Na verdade, até mesmo ateus podem se formar em Teologia.

Mas, sim, um pastor ou padre, e líderes religiosos de uma forma geral, costumam ter um maior interesse pela Teologia. Nesses casos, o teólogo então terá que se converter à religião a que se propor seguir.

No entanto, quem estuda Teologia verá que pode atuar em diversos segmentos, além das instituições religiosas, como no ensino e na pesquisa.

Qual o mercado de trabalho para quem se forma em Teologia?

É claro que um dos caminhos para quem se forma no curso de Teologia é atuar como líder religioso e celebrar cultos e missas em igrejas e templos. Mas, além do sacerdócio, o teólogo pode trabalhar em outras áreas. Veja as principais a seguir:

  • Aconselhamento espiritual: Ao fazer um curso de Teologia você vai poder oferecer conforto espiritual em hospitais, presídios, asilos e orfanatos;
  • Pesquisa: O teólogo também pode continuar os estudos das tradições religiosas, dogmas, doutrinas e rituais na área da pesquisa como, por exemplo, em cursos de mestrado e doutorado;
  • Ensino: A área da educação é, de fato, um campo fértil para quem se forma em Teologia. Você vai poder ensinar em escolas dominicais, de educação básica e no ensino superior;
  • Setor Público: E também existem concursos públicos para Teólogo no serviço público, especialmente na Polícia Militar, Marinha, Exército e Aeronáutica, onde o profissional pode atuar como capelão;
  • Trabalho Social: Como o teólogo estuda outras áreas de conhecimento, ele também está capacitado para desenvolver trabalhos sociais em ONGs e instituições filantrópicas.
  • Mercado Editorial: No segmento de publicações de temáticas religiosas, os teólogos podem encontrar espaço para atuarem como escritores e revisores de livros e artigos para revistas.

Quais são os tipos de cursos de Teologia?

Na hora de se matricular em um curso de Teologia, você vai precisar decidir qual o nível deseja cursar. Isso porque a Teologia pode ser estudada em cursos básicos e curtos, além dos avançados, completos e de graduação.

O curso de Teologia livre, por exemplo, costuma ser ministrado pelas igrejas, de forma presencial ou virtual. Com duração de aproximadamente dois anos, esse curso é ideal para quem busca se tornarnum membro mais ativo da congregação.

Lupa sobre uma passagem da Bíblia.

Estudar os textos sagrados estão entre os objetivos de um curso de Teologia. (Fonte: sammisreachers / Pixabay)

Já o curso de Teologia voltado para formar líderes religiosos dura em média quatro anos e prepara o estudante para a atividade sacerdotal com teoria cristã ou evangélica.

A graduação em Teologia, assim como mestrado, pós-graduação e doutorado, formam teólogos para atuarem como líderes religiosos, pesquisadores ou professores.

Vale a pena fazer um curso de Teologia online?

O curso de teologia online ainda gera muitas dúvidas porque, pela tradição, esse tipo de aula sempre foi ministrado presencialmente, seja nas escolas dominicais, nos colégios ou nas universidades.

Mas com a evolução do sistema de ensino, as aulas de Teologia também chegaram à Educação à Distância (EAD) e aos cursos livres ministrados online.

Homem usando notebook.

O curso online de Teologia oferece mais flexibilidade para estudar. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Hoje existem diversos tipos de cursos de Teologia na internet, desde os básicos, passando pelos intermediários até os mais completos. E a vantagem em relação ao curso presencial é grande.

O curso online atrai mais alunos, já que grande parte não tem tempo para se deslocar a instituições de ensino. Além disso, o curso pela internet pode ser feito todo com um notebok ou tablet.

Para lhe mostrar as principais vantagens e desvantagens de cada formato, nós criamos o quadro abaixo. Veja:

Curso online Curso presencial
Flexibilidade Maior, já que aluno pode escolher quando e onde assistir as aulas Menor, porque as aulas tem dias e horários fixos
Esforço do aluno Maior, porque é preciso se planejar para estudar sozinho Menor, pois o professor está presente nas aulas para tirar dúvidas

Critérios de compra: Como escolher o melhor curso de Teologia

Antes de se matricular em um curso, você precisa entender todos os detalhes para não ser pego de surpresa. Pensando nisso, nós listamos a seguir os principais tópicos que você deve analisar:

Nível

O primeiro aspecto que você deve verificar é o nível do curso de Teologia. Como vimos, você vai encontrar cursos voltados para o ensino básico e avançado da Teologia.

Mas se você deseja aprimorar ainda mais o seu conhecimento sobre o tema, vale apostar também em cursos de graduação, mestrado e até PHD.

Conteúdo

Na hora de avaliar qual é o melhor curso de Teologia para você, é preciso conferir com atenção as matérias que serão ensinadas nas aulas.

Alguns cursos dão ênfase ao estudo dos textos sagrados, enquanto outros se dedicam a fazer uma correlação sociológica e antropológica das religiões.

De todo modo, existem algumas disciplinas que se fazem presentes na maioria dos cursos de Teologia. São elas:

  • História das culturas e religiões;
  • Filosofia;
  • Psicologia;
  • Ética;
  • Sociologia e Antropologia;
  • Teologia Prática;
  • Ciência das religiões;
  • Idiomas antigos e bíblicos;
  • Estudo de textos sagrados.

Aulas em vídeo ou em PDF

Observe também que quando as aulas são online elas podem ser gravadas, ao vivo ou apenas oferecidas por meio de apostilas em PDF.

Geralmente, as aulas gravadas são mais proveitosas por contarem com o estímulo oferecido pelas explicações didáticas de um professor e porque podem ser acessadas a qualquer momento.

No curso que oferece o conteúdo apenas em PDF, o aluno vai precisar de ainda mais dedicação para estudar sozinho e compreender o conteúdo.

Carga horária

Outro critério que você deve comparar na hora de se matricular em um curso de Teologia é a carga horária. Verifique quanto tempo vai levar para que você finalize as aulas.

Alguns cursos, como os de formação e de gradução, podem ter duração de dois a quatro anos. Mas é possível encontrar opções com aulas que duram entre algumas horas, dias ou meses.

Resumo

Estudar as religiões e a sua relação com os indivíduos e a sociedade é o objetivo dos teólogos. Para tanto, os formados em curso de Teologia podem atuar como líderes religiosos, pesquisadores, escritores, consultores e professores.

Se você busca um curso assim, nós reocmendamos que você analise fatores que podem fazer a diferença no seu aprendizado e no sue bolso como, por exemplo, o formato das aulas, a duração e as disciplinas a serem ensinadas em cada nível do curso.

(Fonte da imagem destacada: RCarvalho / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas