computador com curso de tráfego pago na tela
Ultima atualização: 28 de maio de 2021

No mundo do marketing digital, direcionar o orçamento para fazer anúncios da forma mais eficiente é quase um jogo de xadrez. Mas essa rotina pode ficar menos complexa se você fizer um curso de tráfego pago.

Para quem tem dúvidas sobre se vale investir tempo e dinheiro nessa área, nós dizemos que sim! Para ajudar a esclarecer como esse curso pode te ajudar, preparamos este artigo, falando sobre as melhores formações e o que é preciso ter em mente antes de concluir a matrícula. Vem com a gente!




Primeiro, o mais importante

  • O curso de tráfego pago prepara para executar estratégias de marketing digital em redes sociais e ferramentas de busca, como o Google.
  • Investir em um curso de tráfego pago pode ser a oportunidade de começar uma profissão que permite liberdade para trabalhar de qualquer lugar.
  • Um bom curso de tráfego pago deve abordar noções para medir o desempenho das campanhas de marketing.

Melhores cursos de tráfego pago: nossas recomendações

Atualmente, nenhuma empresa se consolida se não tiver presença na Internet. E, para isso, um bom curso de tráfego pago pode ser uma ótima alternativa. Na sequência, trazemos alguns dos mais bem avaliados nas plataformas de ensino on-line.

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre cursos de tráfego pago

Pode ser que você esteja buscando uma nova profissão ou apenas queira melhorar os acessos ao site da sua empresa. Seja como for, é importante saber o que este curso pode fazer pelo seu trabalho. A partir de agora, vamos explorar um pouco deste novo universo.

curso de tráfego pago

O curso de tráfego pago prepara para executar estratégias de marketing digital. (Fonte:Tony Schnagl / Pexels)

O que é tráfego pago?

Antes de tudo, é importante entender o conceito de tráfego pago para que você saiba se realmente é isso que pretende aprender e poderá escolher o curso mais indicado. Ainda que seja uma prática complexa, podemos abordá-la resumidamente.

Tráfego é a circulação de pessoas no seu site.

O tráfego de um site é medido pelo número de acessos que o endereço recebe ao longo de um período. Tráfego pago é quando se investe um determinado valor — pago aos motores de busca, como o Google — para atrair visitantes que tenham o perfil do cliente que você deseja conquistar.

O que é um curso de tráfego pago?

O curso de tráfego pago é uma ferramenta de formação que prepara o aluno para atuar na distribuição do investimento de mídia on-line, avaliar os melhores grupos de anúncios e criar perfis de alcance de acordo com o público alvo pretendido.

Como este mercado está em transformação e evolução constantes, ele pode ser um instrumento para criar afinidade com as terminologias e estratégias de criação de campanhas. Ainda assim, exige atualização continuada por parte do profissional.

Para quem o curso de tráfego pago é indicado?

O curso de tráfego pago pode ser uma alternativa para pessoas que queiram gerir o próprio negócio digital, encontrando ferramentas e aprendendo a criar estratégias de divulgação por meio de anúncios nas redes sociais e em redes de pesquisa.

Além disso, é uma opção para quem já tem afinidade com este segmento e está em busca de uma transição de carreira, ou que desejam ter mais autonomia e liberdade geográfica.

Quer atuar de forma independente como Gestor de Tráfego, por exemplo, e trabalhar de qualquer lugar do mundo? Investir neste curso é o primeiro passo em direção ao seu sonho!

jovem trabalhando ao ar livre

O gestor de tráfego pago pode trabalhar de qualquer lugar. (Fonte: Ivan Samkov / Pexels)

Como são os cursos de tráfego pago à distância?

E, já que estamos falando em liberdade geográfica, você pode começar experimentar essa sensação durante o seu curso de tráfego pago. Para isso, basta escolher uma formação à distância.

Os cursos on-line não se diferem em praticamente nada de um curso presencial. Em geral, as aulas são gravadas e você pode acompanhar nos seus melhores horários.

Alguns realizam encontros ao vivo para tirar dúvidas. Assim como em um curso de marketing digital ou de um curso de Instagram, ele deve promover conhecimento atualizado dos recursos de cada segmento.

Quais as vantagens de um curso de tráfego pago on-line?

Fazer um curso de tráfego pago on-line pode ser muito vantajoso para quem busca investir em uma nova carreira enquanto ainda trabalha em outra área. Mas este não é o único benefício que podemos destacar neste tipo de formação.

Para esclarecer, preparamos um quadro com os prós e contras de um curso de tráfego pago à distância. Dá só uma olhada!

Vantagens
  • As aulas podem ser acessadas em qualquer lugar e horário
  • Conteúdo concentrado em menos aulas, que podem ser repetidas
  • O aluno busca conhecimento de forma mais independente
  • É mais acessível em comparação ao curso presencial
Desvantagens
  • É mais difícil tirar dúvidas com o professor
  • Por não ter horário fixo, muitas pessoas podem abandonar o curso antes da conclusão práticas

O que é ensinado no curso de tráfego pago?

Como você viu, o tráfego pago pode ser focado em atração para sites ou para as redes sociais. Em qualquer um dos casos, o aprendizado-base é, de maneira geral, muito parecido.

No entanto, cada professor aborda assuntos distintos, de acordo com o foco da formação. De forma genérica, podemos destacar alguns pontos que você vai aprender:

  • Conceitos e terminologias do mercado digital;
  • Estratégias de tráfego pago para diferentes segmentos;
  • Criação de campanhas de anúncios;
  • Captação de leads (potenciais clientes);
  • Formatação e análise de relatórios de desempenho.

Critérios de escolha: O que levar em conta ao escolher um curso de tráfego pago

Agora que você já sabe mais um pouco sobre o tráfego pago e o que esperar de um curso, já pode começar a pensar na sua matrícula. Antes, gostaríamos apenas de destacar alguns fatores que podem ser o diferencial entre uma e outra formação. Veja o que destacamos nesta seção.

Tipo de curso

Escolher o curso de tráfego pago ideal passa pelo seu perfil de estudante e pelos objetivos que você pretende atingir. Assim, se prefere uma formação mais autônoma, com liberdade para pesquisar, acessar os materiais e fazer os exercícios, o curso on-line é para você!

Além disso, se já tem algum conhecimento nessa área, vale investir em um curso avançado. O contrário também é válido: se não sabe muito sobre este mercado, comece da formação base para não sentir muita dificuldade no início.

Instrutor

Um aprendizado de excelência depende, em grande parte, da habilidade que o instrutor tem de ensinar o conteúdo. Neste sentido, não basta que o professor seja um “ás” no assunto, ele precisa ter didática para ensinar.

Mas, como avaliar esse ponto antes de escolher o curso? A grande maioria dos produtores de conteúdo de ensino disponibiliza vídeos em plataformas como o Youtube. Assistindo a estes materiais, você vai perceber se consegue aprender com as explicações desse profissional.

pessoas analisando relatórios de tráfego pago

Um bom curso de tráfego pago ensina a medir o desempenho das campanhas. (Fonte: primagefactory / 123rf.com)

Material atualizado

Lembra que falamos sobre as mudanças aceleradas no mundo digital? Pois é, essa velocidade pode fazer com que o conteúdo do curso e os materiais de apoio fiquem desatualizados mais rápido do que se imagina.

Por isso, confira se o curso tem várias versões e escolha sempre a mais atual. Se não encontrar informações sobre a atualização do curso, entre em contato com o professor antes da sua decisão final.

Duração

A flexibilidade dos cursos à distância está, sem dúvidas, entre as principais vantagens desta modalidade de ensino. Mas também pode ser uma armadilha para quem tem tendência à procrastinação.

Se este é o seu caso, saiba que você não está sozinho. Por isso, nossa dica é estabelecer para si mesmo um prazo de duração do seu curso, com um cronograma de aulas e atividades. Se possível, escolha uma formação com acesso vitalício.

Requisitos

Ainda que você possa começar aprendendo os conceitos e técnicas do tráfego pago desde a base, alguns requisitos podem ajudar muito no aprendizado. Se você já tem um computador, mas pouca experiência na prática, pode fazer também um curso de informática.

Ele não é imprescindível, mas ajudará a transitar melhor entre os aplicativos de agendamento de anúncios, no uso das redes sociais e de pesquisa e, especialmente, no acesso à plataforma do seu curso.

Resumo

Imagina descobrir uma profissão em que você precisa apenas de um computador conectado à Internet para trabalhar, atuando como Gestor de Anúncios. Com um bom curso de tráfego pago esse caminho será natural!

Neste guia, falamos sobre essa formação, suas modalidades e abordagens. Mostramos os cursos mais requisitados da atualidade e deixamos dicas para escolher aquele que mais se adapta ao seu perfil e às suas expectativas.

Agora é com você! Visite nossa lista e escolha o seu curso preferido. Depois, lembre de nos contar, aqui nos comentários, como foi sua experiência. Muito obrigado e bons estudos!

(Fonte da imagem destacada: tashatuvango / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas