curso de vendas
Ultima atualização: 28 de maio de 2021

Já pensou em quantos vendedores você conhece? E quantas vezes já vendeu ou, pelo menos, pensou em vender algo? Esta profissão está na base de toda empresa. Por isso, seja para ofertar produtos ou serviços, fazer um curso de vendas pode incrementar a sua carreira.

Pensando nisso, fomos pesquisar como funciona essa formação, a quem ela se destina e o que é ensinado, especialmente nos cursos on-line. A partir de agora, queremos compartilhar com você tudo o que encontramos sobre os melhores cursos de vendas de 2021.




Primeiro, o mais importante

  • O curso de vendas é uma formação que capacita o profissional para entender as necessidades do cliente e fechar negócios de oferta de produtos ou serviços.
  • O curso de vendas ajuda a despertar sua vocação em negociação para os mais diversos segmentos, desde o comércio de roupas até os serviços on-line.
  • O tipo do curso de vendas escolhido pode determinar se sua formação será em vendas presencial, televendas ou comércio digital.

Melhores cursos de vendas: nossas recomendações

Para ser um bom vendedor, é preciso investir em uma formação de qualidade. Se você não sabe bem por onde começar, preparamos uma seleção com os cursos de vendas com as melhores avaliações. Confira:

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre o curso de vendas

Pode ser que você esteja buscando uma nova profissão ou queira aperfeiçoar aquilo que já é sua rotina. De qualquer forma, é importante saber mais sobre os cursos de vendas, especialmente se pretende fazer uma formação on-line. Nesta seção, contamos tudo para ajudar nessa escolha!

profissional exercitando as técnicas do curso de vendas

O curso de vendas capacita o profissional para entender as necessidades do cliente e fechar negócios. (Fonte: Andriy Popov / 123rf.com)

O que é um curso de vendas?

O curso de vendas é uma formação que oferece desde as noções básicas de compra e venda até técnicas avançadas de negociação e persuasão. Assim, com uma formação bem direcionada, você poderá atuar como vendedor nos mais diversos segmentos.

Ao optar por um curso de vendas, é possível escolher desde a formação básica e genérica como vendedor, até o aprimoramento de técnicas específicas, como vendas de serviços, negociações virtuais e até supervisão de outros vendedores.

Quais os tipos de curso de vendas?

As técnicas de vendas podem ser muito abrangentes. Da mesma forma, um curso que prepare o profissional para este mercado também precisa ser versátil e funcional. Assim, independentemente da formação pretendida, sempre haverá um curso de vendas para você.

Entre as modalidades de cursos, podemos destacar os seguintes:

  • Técnico presencial: geralmente tem dois anos de duração e pode ou não estar inserido em outra formação;
  • Livre: com curta duração (entre 24 e 60 horas), traz técnicas específicas de vendas;
  • À distância: com foco em técnicas de negociação, pode ensinar de orientações básicas ao uso da neurociência como ferramenta de persuasão.

Para quem o curso de vendas é indicado?

O curso de vendas é desenvolvido para os mais diversos perfis, desde pessoas que queiram aperfeiçoar os conhecimentos até para quem deseja entender mais sobre como usar as ferramentas de vendas on-line, por exemplo.

Sobre os pré-requisitos, tudo vai depender da sua preferência e dos conteúdos que deseja ter conhecimento. No caso de um curso virtual, feito de maneira remota, basta ter um computador com acesso a Internet para aproveitar o conteúdo das aulas.

curso de vendas

O curso de vendas pode despertar sua vocação em negociação. (Fonte: Wavebreak Media Ltd / 123rf.com)

Como são os cursos de vendas à distância?

Como dissemos, se você tem um computador, tablet ou smartphone, já está pronto para começar a estudar on-line. O curso de vendas à distância não se diferencia, em qualidade, de um curso presencial.

Em geral, as aulas são pré-gravadas. Mas existem algumas formações que realizam encontros ao vivo, por videoconferência. Ao se matricular em um curso, você já terá acesso aos conteúdos das aulas, materiais de apoio e, em muitos casos, plantão de dúvidas com o professor.

Quais as vantagens do curso de vendas on-line?

Ter interesse em obter uma formação, por si só, já é uma vantagem. Buscar um curso de vendas on-line traz benefícios que vão além do seu crescimento profissional. Para esclarecer essa afirmação, elencamos uma série de vantagens que você pode obter com um curso à distância:

  • Flexibilidade: por não ter horários fixos, permite que você acompanhe as aulas nos momentos mais adequados, de acordo com a sua rotina;
  • Autonomia: por não estar em sala de aula com professor presente o tempo todo, é comum que você se sinta mais responsável pela formação, pesquisando e buscando novos conteúdos além das aulas;
  • Reforço do aprendizado: a maioria dos cursos on-line tem um longo período de acesso, o que garante que você retome as aulas sempre que tiver alguma dúvida, para ratificar o conteúdo apreendido;
  • Economia: em geral, fazer um curso on-line é mais barato do que pagar por uma formação presencial. Isso sem contar os custos com deslocamento, alimentação e materiais, o que deixa a diferença financeira ainda maior.

O que se aprende em um curso de vendas?

Como falamos há pouco, existem vários tipos de formação para que você se torne um vendedor de sucesso. Assim, o conteúdo ensinado em cada um deles depende justamente da abordagem desejada — se é um curso básico ou com técnicas mais avançadas —.

Para ilustrar, pesquisamos os tópicos que normalmente são apresentados em um curso básico de vendas. Ao se matricular neste tipo de formação, você vai aprender:

  1. Características esperadas do profissional de vendas;
  2. Perfis de consumidores;
  3. Técnicas de interação com os clientes;
  4. Técnicas de fechamento de vendas;
  5. Fidelização e pós-venda;
  6. Direitos do consumidor.

Critérios de escolha: O que levar em conta ao escolher um curso de vendas

Avaliar bem a qualidade de um curso de vendas é um passo fundamental na hora de escolher a formação ideal. Mais que isso, há outros critérios que merecem atenção para que sua decisão traga os maiores benefícios.

Tipo de curso

Você pretende uma formação mais independente ou prefere ter um professor sempre por perto para tirar dúvidas e trocar experiências? Em cada uma das situações, haverá um curso que mais se encaixa ao seu perfil.

Se deseja interagir com colegas de sala, talvez seja melhor fazer um curso presencial. Se, por outro lado, prefere uma abordagem mais prática e funcional, com autonomia e flexibilidade de horários, o curso de vendas on-line é a escolha ideal.

Professor

Grandes tubarões do segmento de consultoria e vendas podem até parecer os melhores mestres, mas nem sempre é essa a realidade. Por isso, não se deixe levar apenas pela fama de bom vendedor de um professor.

Antes, é importante ter certeza de que ele tem a didática necessária para dar aulas, se oferece explicações claras e exercícios práticos que ajudem no aprendizado. Se ficar com dúvidas sobre este ponto, procure a opinião de outros alunos.

curso de vendas

O tipo do curso de vendas escolhido pode determinar sua atuação em vendas. (Fonte: Elnur Amikishiyev/ 123rf.com)

Material de apoio

A rotina diária de um vendedor nunca se repete. Suas experiências e prática vão depender do perfil de cada um dos clientes que atender. Por isso, a experiência e aprendizado pode chegar aos poucos.

E também por isso, você pode sentir necessidade de consultar materiais de apoio ao longo da formação. Então, informe-se se o curso tem um material bem completo e, sobretudo, disponível para consulta offline. Isso pode fazer a diferença.

Duração

Muito se fala sobre a liberdade de poder estudar em qualquer horário e de qualquer lugar. Essa é, sem dúvidas, uma das grandes vantagens de um curso à distância. No entanto, justamente por isso, sua formação pode acabar sendo mais longa do que esperado.

Assim, antes de optar por um curso de vendas, verifique por quanto tempo o produtor deste conteúdo deixa o seu acesso liberado ao material e às aulas. O ideal é, se possível, escolher um que tenha acesso vitalício.

Certificado

O mercado é competitivo em todos os segmentos. Mas, entre vendedores, a concorrência é imensurável. Neste sentido, ter como comprovar seus conhecimentos pode colocá-lo à frente em uma fila de emprego.

Com isso em mente, verifique se o curso escolhido aplica avaliações, trabalhos finais e, especialmente, se oferece certificado de conclusão. Se possível, dê preferência a este tipo de formação.

Resumo

Dominar as técnicas de persuasão, negociação e fechamento de vendas é uma habilidade que pode ser aperfeiçoada com estudo e dedicação. Por isso, investir em um bom curso de vendas pode alavancar sua carreira.

Neste artigo, mostramos os diferenciais de escolher uma formação à distância, destacamos a flexibilidade e autonomia proporcionadas por esta modalidade de ensino e deixamos uma lista com os cursos de vendas mais requisitados de 2021.

Se este material foi útil para você, aproveite para compartilhar com outros colegas. Especializar-se é sempre necessário! Um abraço e bons estudos!

(Fonte da imagem destacada: milkos/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas