App do Wordpress
Ultima atualização: 10 de junho de 2021

O WordPress é a forma mais fácil de criar e administrar sozinho um site ou blog. Além disso, quem dominar esse sistema tem um upgrade garantido no currículo profissional. E, ainda que não seja obrigatório, fazer um curso de WordPress te faz sair na frente nesse mercado.

Com a variedade de cursos, você pode escolher o melhor para você, seja do nível iniciante ou avançado. Mas não deixe de analisar bem a qualidade do curso, a forma como as aulas são ministradas e o conteúdo detalhado.




Primeiro, o mais importante

  • O WordPress é um dos softwares mais utilizados para a criação de blogs e websites por que é gratuito e fácil de usar.
  • Para aprender a usar essa plataforma é preciso tempo e dedicação. Por isso, fazer um curso de WordPress ajuda você a descobrir todas as funcionalidades de forma rápida.
  • Hoje existem diversos tipos de cursos de WordPress. Mas é importante que um certificado seja oferecido na conclusão.

Melhores cursos de WordPress: nossas recomendações

Saber escolher o melhor curso de WordPress é essencial para que você domine esse software e consiga criar sites e páginas na internet sozinho. Para lhe ajudar, nós selecionamos alguns dos melhores cursos disponíveis online. Veja:

Guia de compra: tudo sobre o curso de WordPress

Se você ainda tem dúvidas sobre o curso que ensina a trabalhar com o WordPress, esse Guia de Compra vai lhe ajudar. A partir daqui, vamos mostrar tudo o que você precisa saber.

Homem criando blog no WordPress.

Com o WordPress, qualquer pessoa pode criar seu próprio blog. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Por que você deve fazer um curso de WordPress?

A não ser que você já trabalhe com programação ou tenha muito tempo para aprender a usar sozinho o WordPress, você talvez não precise de um curso.

Caso contrário, você vai se beneficiar e muito em aprender a usar esse sistema através de aulas com professores experientes.

O fato é que um curso permite que você descubra como usar o WordPress, e seu macetes, de maneira mais rápida e eficiente.

O WordPress é um software livre e gratuito de criação, edição e publicação de conteúdo, na forma de blogs e websites.

Quem aprende a usar o WordPress não precisa entender de codificação e pode gerenciar seu próprio conteúdo, adicionar textos, inserir imagens e vídeos, desenvolver formulários, editar o layout e a estrutura do site. Tudo isso sozinho e sem a ajuda de um profissional.

Além disso, ao fazer um curso de WordPress você tem a oportunidade de se tornar um especialista no desenvolvimento de páginas, blogs e sites tanto para administrar o seu próprio negócio, quanto para criar projetos para clientes.

Tamanha a importância do WordPress que hoje essa é a plataforma de Gerenciamento de Conteúdo mais usada no mundo.

Quais as vantagens de usar o WordPress?

Como vimos, a principal vantagem de dominar o WordPress é que, com ele, você pode gerenciar sua própria página na internet sozinho.

Mas, muito mais do que isso, ao saber como usar todas as funcionalidades de um software como esse, você também expande sua área de atuação no mercado de trabalho.

Hoje, qualquer negócio que tenha presença online, como o E-commerce e o Marketing Digital, vai precisar de uma página, um site ou um blog com layout de fácil navegabilidade e com otimização de SEO. E é aí que entra o profissional de WordPress, capaz de fazer isso e muito mais.

Mas se você ainda não está convencido de que vale a pena se dedicar para estudar e aprender a usar o WordPress, nós listamos a seguir todas as vantagens dessa plataforma. Confira:

  • Livre: O WordPress é um software open source, ou seja, qualquer pessoa pode desenvolver e criar temas, plugins e melhorias;
  • Gratuito: Para começar a usar o WordPress, você só precisa baixar e instalar o software no seu computador;
  • Recursos: O WordPress também possui vários recursos, que são gratuitos e ajudam você a personalizar o seu site;
  • Plugins e Temas: Os plugins são extensões que adicionam novas funcionalidades ao WordPress. E os temas são modelos prontos para criação de páginas e sites. Com isso, você não precisa criar uma página do zero;
  • SEO: Toda página, blog ou site precisa ser otimizada para ser encontrada pelos buscadores online como o Google, por exemplo. Mais do que isso, é preciso usar estratégias de SEO para rankear o seu conteúdo no topo das pesquisas. E o WordPress também te ajuda a fazer isso de forma simples e objetiva.

O que você vai aprender a fazer no curso de WordPress?

Existem vários cursos de WordPress que se diferenciam basicamente pelo nível, seja ele básico, intermediário ou avançado.

Com base nisso, você pode aprender diferentes habilidades para trabalhar com o WordPress e descobrir como utilizar cada funcionalidade para criar sites e blogs exclusivos e de acordo com o seu objetivo, do seu negócio ou do seu cliente.

No curso completo e avançado, por exemplo, além de criar e gerenciar sites e blogs, você vai aprender a administrar os comentários feitos em sua página pelos internautas, a evitar os spams, a incluir links nos textos, inserir formulários nas páginas e muito mais.

Confira na tabela a seguir alguns assuntos que serão ensinados de acordo com o nível do curso.

Nível do curso O que você vai aprender Ideal para
Para iniciantes Fundamentos e gerenciamento do WordPress, como configurar temas, usar o painel de controle e adotar boas práticas de SEO Blogs
Intermediário Algumas linguagens como CSS/HTML e PHP, SEO avançado, segurança do WordPress, como modificar as páginas e a estrutura delas Criar sites e projetos online mais seguros e de nível profissional
Avançado WordPress completo, com todas as funcionalidades e recursos que podem ser utilizados Trabalhar como desenvolvedor de sites WordPress

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os cursos de WordPress

No meio de tantas opções, não é tão simples escolher e se matricular no melhor curso de WordPress e nós sabemos disso. Mas não se preocupe, porque vamos ajudá-lo nesse processo também. Para tanto, recomendamos que você verifique os seguintes itens:

Online ou presencial

Ainda que a maioria dos cursos de WordPress hoje em dia sejam online, você também vai encontrar opções de aulas presenciais. Essa escolha deve ser individual, mas para você acertar é preciso conhecer os prós e contras de cada opção.

As aulas presenciais certamente têm a vantagem de contar com a presença in loco do professor. Com isso, você pode tirar dúvidas mais rapidamente e de forma eficiente.

Notebook com WordPress na tela, caderno de anotações, celular e xícara de café ao lado.

Aprender a usar o WordPress em um curso online é bem mais prático e fácil. (Fonte: 27707 / Pixabay)

No entanto, se você escolher uma aula em uma instituição de ensino é preciso considerar o tempo que você vai precisar para ir e voltar das aulas, além do tempo de aula em si. Ou seja, para estudar presencialmente você precisa de mais tempo livre.

O contrário do que ocorre com um curso de WordPress online, que possibilita uma maior flexibilidade de horários. Com as aulas na internet você só precisa de um notebook, computador ou tablet para estudar quando e onde quiser. Você pode até mesmo acelerar o aprendizado e terminar o curso mais rapidamente.

Duração

A carga horária de um curso de WordPress vai variar de acordo com o nível, seja para iniciantes, intermediário ou avançado e completo. Mas, geralmente, você vai encontrar opções com carga horária que varia entre 12h e 100 horas de duração.

Com certificado

Não deixe de verificar também se o curso disponibiliza um certificado de conclusão ao final. Ainda que a prática e o aprendizado sejam os mais importantes, o fato é que ter um certificado pode ser muito importante, principalmente para quando você for se candidatar a novas vagas de emprego.

Extras

Antes de finalizar a sua matrícula também recomendamos que você leve em consideração alguns outros aspectos que se diferenciam de um curso para o outro. Veja alguns deles:

  • Canal de comunicação: Verifique como vai acontecer o seu contato com o professor para tirar dúvidas. Geralmente, isso ocorre por meio de chat, fóruns ou grupos de Whatsapp;
  • Acesso vitalício das aulas: Alguns cursos de WordPress oferecem as aulas gravadas ou ao vivo apenas por um certo período de tempo. Sempre que possível, opte pelas aulas que podem ser acessadas ilimitadamente;
  • Material teórico para imprimir: Observe também que os melhores cursos disponibilizam material de estudo extra, em geral, no formato de apostilas em PDF.

Resumo

O curso de WordPress é ideal para quem deseja aprender a criar, editar e publicar blogs, páginas e websites sem a ajuda de um profissional e sem precisar entender de códigos e programação.

Entretanto, preste bem atenção na hora de escolher um bom curso. O ideal é analisar o conteúdo que será ensinado, a carga horária, a forma de comunicação com o professor, entre outros critérios.

(Fonte da imagem destacada: Souvik Banerjee/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas