curso de yoga
Ultima atualização: 23 de junho de 2021

Ao pensar em praticar yoga, a maioria das pessoas têm aquela imagem já pronta na memória: cenas instagramáveis ao pôr do sol, com posturas impossíveis de reproduzir para a maioria dos mortais comuns. Mas, em um curso de yoga você vai descobrir que essa prática vai muito além disso.

Seja para melhorar a sua relação com você mesmo e com o universo ou para investir em uma nova profissão, esse curso pode transformar a sua vida. E é exatamente sobre isso que vamos conversar a partir de agora. Neste artigo, contaremos tudo o que você sempre quis saber sobre os melhores cursos de yoga.




Primeiro, o mais importante

  • O curso de yoga on-line pode ser voltado tanto para a prática diária da técnica quanto para capacitar profissionais que desejam atuar em estúdios ou como professores.
  • Qualquer pessoa pode praticar a técnica por meio de um curso de yoga on-line, com aulas ao vivo ou previamente gravadas.
  • A escolha do curso de yoga ideal depende de definir qual o seu objetivo, quais técnicas deseja aprender ou praticar e qual a abordagem utilizada pelo instrutor.

Melhores cursos de yoga: nossas recomendações

Escolher o melhor curso de yoga passa por entender as opções disponíveis no mercado. Então, para começar, que tal ver um pouco do que você pode encontrar nas plataformas de ensino?

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre o curso de yoga

Praticar ou ensinar yoga passa por conhecimentos com a anatomia humana e com tudo o que envolve nossas emoções. Por isso, é comum que você tenha dúvidas na hora de escolher uma formação tão complexa. Nesta seção, vamos responder às perguntas mais comuns da Internet. Acompanhe com a gente.

curso de yoga

O curso de yoga on-line pode ser voltado tanto para a prática diária da técnica quanto para capacitar profissionais que desejam atuar em estúdios ou como professores. Fonte: Vadim Guzhva / 123rf.com

O que é, exatamente, um curso de yoga?

Antes de falar sobre o curso de yoga, vale a pena explicar, resumidamente, o que essa técnica é na realidade. A yoga é um conjunto de práticas que ajudam a levar o praticante ao estado de consciência em que ele consegue alcançar o autoconhecimento e sua integração com o entorno.

Quando falamos sobre o curso de yoga, ele pode ser desde uma formação ou um acompanhamento para a prática da técnica, de acordo com a modalidade escolhida. A ideia é preparar o praticante para evoluir na meditação, no autocontrole e na união de corpo e mente.

Quais os tipos de curso de yoga?

A yoga é um método milenar que foi se transformando ao longo dos anos, com a influência das culturas por onde foi se popularizando. Desta forma, passamos a contar com diversas técnicas dessa prática, o que também faz com que tal variedade seja percebida nos cursos de yoga.

Assim, temos entre os principais cursos, os que contemplam as técnicas mais populares, como listamos abaixo:

  • Hatha yoga;
  • Prana yoga;
  • Iyengar;
  • Ashtanga Vinyasa;
  • Vinyasa Flow;
  • Sivananda Yoga;
  • Yoga Restaurativa;
  • Yoga Integrativa;
  • Yoga Terapia.

Qual o objetivo de um curso de yoga?

Como dissemos no início desse artigo, você pode ter mais que um objetivo ao escolher um curso de yoga on-line. Pode ser que sua ideia seja se especializar na técnica para produzir conteúdo ou dar aulas — e para isso haverá um tipo de curso.

Mas você também pode, apenas, querer praticar a técnica em casa. E, neste caso, há uma outra infinidade de cursos à disposição, alguns com plataformas próprias e até aulas ao vivo.

Em todos eles, a finalidade do curso é colocar o praticante em contato com a técnica para o despertar da consciência corporal, espiritual e a harmonia com a energia universal.

curso de yoga

Qualquer pessoa pode praticar a técnica por meio de um curso de yoga on-line. Fonte: Elnur Amikishiyev / 123rf.com

É possível fazer um curso de yoga on-line?

Sim, é totalmente possível! E, aliás, essa tem sido a primeira opção da maioria das pessoas que querem aprender mais sobre a técnica ou criar uma rotina de meditação em casa, com a prática da yoga no dia a dia.

Se você tem dúvidas sobre a viabilidade desse método, pesquise nas plataformas de ensino aqueles cursos que oferecem uma aula experimental. Assim, você poderá testar se essa modalidade é uma boa alternativa para suas expectativas e necessidades.

Quais as vantagens do curso de yoga à distância?

A maior vantagem de optar por um curso de yoga à distância é a sua independência, sob diversos aspectos. Você poderá criar a própria rotina, praticando ou estudando nos horários mais convenientes.

Mas, entre todos os pontos positivos, podem haver alguns inconvenientes também. Por isso, preparamos um quadro comparativo entre os prós e contras de um curso de yoga on-line:

Vantagens
  • Permite praticar ou estudar em qualquer ambiente ou endereço, além de fazer os próprios horários
  • Com aulas previamente gravadas, você pode rever sempre que tiver dúvidas
  • Ajuda a criar uma rotina, desenvolvendo afinidade com a técnica
  • Pode praticar em família
  • Costuma ser mais acessível do que fazer um curso presencial
Desvantagens
  • É mais difícil executar as posturas sem o acompanhamento de um professor
  • É preciso comprar todo o material necessário antes de começar a praticar

Quem pode fazer um curso de yoga?

Qualquer pessoa que tenha interesse em fazer uma formação em yoga ou começar a praticar alguma dessas técnicas pode optar pelo curso de yoga sem problemas. Por não ter impacto, as posturas podem ser, gradualmente, reproduzidas por praticantes das mais diversas.

Antes de começar a praticar, é interessante que você tenha os acessórios necessários, como o tapete de yoga, roupas confortáveis e contar com alguns incensos ou óleos essenciais para harmonizar o ambiente por meio da aromaterapia.

Critérios de escolha: O que levar em conta ao escolher um curso de yoga

A este ponto do nosso guia, você possivelmente já tem em mente de que forma o curso de yoga ideal. Chegou a hora de decidir! E para isso, gostaríamos de mostrar alguns pontos que merecem atenção no momento da escolha. Vamos ver juntos?

Técnica

Você viu que mostramos uma lista com diversos tipos de cursos de yoga. Cada um relacionado a uma técnica específica dentro desse grande método. Portanto, antes de definir o curso, é fundamental conhecer um pouco mais sobre cada técnica para saber qual delas mais se enquadra nos seus objetivos.

Se tiver dúvidas a respeito, consulte fóruns na internet ou converse com amigos que já praticam yoga. Informação nunca é demais!

Instrutor

Estamos falando de uma prática que envolve concentração, meditação e autoconhecimento. Sendo assim, a confiança no seu instrutor é determinante para que você se sinta à vontade para se envolver de fato durante suas aulas de yoga.

Se seu objetivo é se tornar um professor, isso é ainda mais importante. Pesquise sobre a experiência dele e o método de ensino. O que nos leva ao próximo ponto que, por sinal, pode fazer a diferença na sua formação.

curso de yoga

A escolha do curso de yoga ideal depende de definir qual o seu objetivo e as técnicas que deseja aprender ou praticar. Fonte: fizkes / 123rf.com

Abordagem

Já que existem muitas técnicas e possibilidades em um curso de yoga, é fundamental ter atenção na hora de escolher a abordagem da sua formação. Imagine que você procura por uma prática mais contemplativa e introspectiva, mas escolhe, sem perceber, um curso de yoga focado em dança, por exemplo?

Por isso, saber qual a técnica ensinada ou praticada em um determinado curso é muito importante. Se não estiver essa informação clara na página do produtor, entre em contato com ele e tire suas dúvidas antes de se matricular.

Aulas ao vivo

Mudar a rotina não é uma tarefa fácil. Neste sentido, se você contar com um curso de yoga que tenha aulas ao vivo, vai se sentir mais estimulado a praticar. E fica melhor ainda se o professor tiver alguma espécie de plantão para tirar dúvidas.

Além disso, alguns promovem encontros on-line de alunos. Parece um ponto supérfluo, mas pode ser muito estimulante conversar com outras pessoas e aprender com as dúvidas e experiências de outros praticantes. Se encontrar um curso de yoga que oferece essa possibilidade, não pense duas vezes

Resumo

Reproduzir as posturas e compartilhar os benefícios de uma técnica milenar de autoconhecimento são apenas algumas vantagens garantidas a quem opta por fazer um curso de yoga. Mesmo que sua intenção seja apenas para a prática pessoal, essa formação pode transformar a sua vida.

Pensando nisso, fizemos questão de mostrar as oportunidades de praticar e aprender mais sobre a yoga, com dicas de como escolher o curso que mais combine com o seu perfil e seus objetivos.

Esperamos que nosso guia possa ajudá-lo a descobrir nessa nova prática um caminho para ser mais feliz e realizado. Se gostou deste conteúdo, aproveite para compartilhar com seus amigos. Obrigado!

(Fonte da imagem destacada: soloway / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas