Pessoa desenhando projetos.
Ultima atualização: 27 de maio de 2021

O sucesso de um empreendimento online está intimamente ligado à forma como o cliente ou usuário interage na sua página, app ou plataforma. E quem garante a satisfação do internauta é o UX designer. Se você pensa em se tornar um, vale investir no curso de UX - User Experience.

Mas não em um curso qualquer. Para escolher o melhor de todos, você deve considerar alguns pontos que farão toda a diferença como o conteúdo ensinado e a carga horária.




Primeiro, o mais importante

  • O profissional de UX precisa criar soluções criativas e funcionais para que o internauta navegue com fluidez por qualquer site, app ou página da internet.
  • Ensinar como focar na experiência do usuário é o grande objetivo de um curso de UX.
  • Além de um profundo desejo de encontrar soluções e se colocar no lugar do outro, o profissional de UX também precisa dominar algumas linguagens de programação.

Melhores cursos de UX: nossas recomendações

Você vai encontrar centenas de opções de cursos voltados para esse segmento. Nós nos adiantamos e selecionamos os mais populares do momento. Veja:

Guia de Escolha: tudo sobre os cursos de UX

Fazer um curso demanda investimento financeiro e de tempo. No Guia a seguir, nós vamos explicar como você pode escolher o melhor curso de UX de acordo com os seus objetivos e necessidades.

Mulher fazendo apresentação a um grupo de pessoas.

O papel do UX é fundamental para o sucesso do empreendimento. (Fonte: Leon/ Unsplash)

O que faz um designer de UX?

Um aplicativo ou software pode ser o melhor em termos de tecnologia e criatividade mas, se não for fácil e prazeroso para o usuário utilizar não vai atingir o seu objetivo.

Seja para vender, informar ou garantir a interação do internauta, um site ou página da internet precisa levar em conta o que o usuário ou cliente precisa e deseja encontrar. E quem garante que isso seja colocado em prática é o profissional UX.

A sigla UX remete à “experiência do usuário” ou “user experience”, no original em inglês. Portanto, esse profissional se dedica a pesquisar e analisar o que o usuário de uma determinada páginaa, app ou website precisa e como ele age para buscar o que quer.

Homem fazendo anotação.

O profissional UX foca na experiência do usuário. (Fonte: StockSnap/ Unsplash)

Com isso em mente, o UX designer implementa uma série de estratégias para facilitar a navegabilidade do usuário.

Para realizar o seu trabalho, o profissional UX precisa ter conhecimentos sobre o mercado onde a empresa atua, o produto ou o serviço e, principalmente, sobre as demandas e o comportamento de seus clientes.

Com isso, as ações do UX designer vão desde facilitar a navegação dentro de um site, reduzindo, por exemplo, o número de cliques que ele precisa dar para realizar uma ação, até garantir a melhor forma de atendimento.

Qual a diferença entre UX e UI?

Quando você procura por um curso de UX, você vai se deparar com opções de UI, também. O primeiro, como vimos, se refere ao profissional que foca na experiência do usuário com relação a um produto ou serviço, promovendo uma interação amigável entre eles.

Já o UI designer, do inglês "user interface" ou, em tradução livre, “interface do usuário”, é aquele que se dedica à parte estética e visual do projeto.

User Experience é tudo! É a forma com que você sente o mundo, é a forma como você experiencia a sua vida, é a forma como você experiencia um serviço, um aplicativo, um sistema de computador, Don Norman, criador do termo UX.

É ele quem define, por exemplo, o local estratégico de um determinado botão que o usuário deve clicar, as cores e tipografias que serão usadas nos sites, apps, redes sociais e etc.

Assim, ambos os profissionais trabalham juntos. Tanto que, ainda que sejam funções diferentes, não raro você vai encontrar aulas de UX e UI em um único curso. A seguir, você confere algumas atividades que cada um exerce:

UX designer UI designer
Faz reuniões e pesquisas com clientes/usuários Cria a aparência visual da interface
Determina objetivos para facilitar a ação do usuário Decide sobre as cores e tipografia que serão usadas
Cria wireframes Desenvolve e define a linguagem visual

Qual o conteúdo de um curso de UX?

O conteúdo programático de um curso de UX pode variar dependendo do tipo de curso e do objetivo a ser atingido. Na maioria das aulas, porém, o aluno vai aprender desde os conceitos teóricos de UX até a parte prática.

Geralmente, o aluno vai aprender sobre as regras e estratégias usadas pelo UX designer com o intuito de melhorar a interação do produto ou serviço com o usuário. Confira abaixo alguns dos assuntos de um curso de UX:

  • Como fazer pesquisas e analisar o comportamento dos usuários;
  • Criação de wireframe;
  • Arquitetura da informação;
  • Bases dos sistemas operacionais;
  • Linguagem de programação .

Quais são as outras habilidades que o designer UX deve ter?

Como vimos, o UX designer precisa entender o usuário. Por isso, esse profissional deve exercitar a habilidade de se colocar no lugar do internauta, observando a interação dele com o produto ou serviço, identificando problemas, obstáculos e as suas necessidades.

Outra habilidade interessante que você deve ter, e que pode ser adquirida no curso, é a atenção para a resolução de problemas. Para isso, vale focar também no que o usuário não quer.

Destaque de mão fazendo anotação.

No curso de UX, o aluno aprende a criar estratégias que deixam o usuário feliz. (Fonte: Firmbee/ Unsplash )

Por exemplo, dependendo do tipo de website ou aplicativo, você pode identificar que os clientes estão insatisfeitos com a quantidade excessiva de anúncios que atrapalham a navegação fluida.

A partir daí, é preciso desenvolver soluções para garantir o lucro da empresa e a satisfação do usuário ao mesmo tempo.

Quem deve fazer um curso de UX?

Obviamente, o curso de UX é recomendado para quem quer se tornar um profissional dessa área. Mas ele também é indicado para profissionais de outros segmentos que precisam garantir a satisfação do cliente.

Assim, quem atua na área de marketing e vendas, por exemplo, certamente irá se beneficiar do conhecimento adquirido nessas aulas já que precisa conquistar e reter novos e antigos clientes.

Outros profissionais da tecnologia também devem tirar vantagem ao fazer um curso de UX. Veja alguns deles:

  • Desenvolvedores de aplicações móveis;
  • Startupeiros;
  • Gerentes de projetos;
  • Desenvolvedores frontend e backend;
  • Arquitetos corporativos;
  • ScrumMasters;
  • Profissionais de QA.

Critérios de Escolha: O que levar em conta ao comparar os cursos UX

Além de analisar bem o conteúdo que será ensinado nas aulas, o interessado em estudar UX design deve considerar outros componentes de um bom curso. São eles:

Formato do curso

A sua primeira decisão na hora de escolher o melhor curso de UX deve ser sobre o formato do curso, que pode ser virtual ou presencial. Os prós e os contra são claros. Enquanto o curso online de UX é mais prático e versátil, o presencial demanda mais tempo e dinheiro.

Isso porque, em geral, o curso online costuma ser mais barato. Esse formato também permitem que você crie seu próprio planejamento, podendo acessar as aulas quando e onde quiser, com um smartphone ou notebook.

Já o curso realizado em uma instituição de ensino, ainda que tenha a vantagem de ter o professor in loco, demanda mais tempo para o deslocamento e tem horários pré-definidos.

Formato das aulas

Se a sua escolha for pelo curso de UX online, não deixe de verificar também como serão as aulas. Em alguns cursos, as aulas são gravadas enquanto que em outros elas são ao vivo.

De todo modo, o mais importante é conferir se você poderá ter acesso posterior ao conteúdo, caso precise tirar dúvidas.

Qualidade e comunicação

Para analisar a qualidade de um curso você já precisa colocar em prática algumas das habilidades de um profissional UX. Para isso, você deve fazer uma boa pesquisa e descobrir o que os outros alunos estão falando sobre o curso

Além disso, verifique com o coordenador do curso qual será a forma de comunicação com o professor. Esse é um recurso importante para que você possa tirar dúvidas e receber o feedback sobre a sua evolução.

Duração

Não deixe de levar em conta também a duração do curso de UX. Você vai encontrar opções que duram apenas 8 horas. Enquanto que outros tipos de cursos podem levar meses e até alguns anos para serem concluídos.

Resumo

O curso de UX vai preparar você para analisar o usuário e definir o que ele quer e o que ele não quer. Com isso, será possível implementar ações em sites, páginas online e apps visando o lucro do empreendimento por meio da satisfação do usuário.

Para se matricular no melhor curso de UX verifique o conteúdo programático, compare a duração dos diversos cursos, o formato das aulas e não esqueça de pesquisar bem sobre a reputação do curso.

(Fonte da imagem destacada: Amélie Mourichon/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas